SóProvas


ID
1593121
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

A deficiência de surfactante é a causa principal da síndrome do sofrimento respiratório (RDS). Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    surfactante pulmonar é uma mistura lipoproteica com propriedades  produzido pelos  pneumócitos tipoII. As proteínas e lipídios desta mistura reduzem a tensão superficial na interface entre o líquido presente na cavidade alveolar e o ar. A reserva de surfactante pulmonar aumenta com a idade gestacional a partir da 20ª semana de gestação o feto humano esta acumulando surfactante, entre a 22ª e a 24ª semanas de gestação algumas células vão se diferenciando em células alveolares tipo II. Da 25ª a 26ª semana, o amadurecimento anatômico e bioquímico pulmonar é cada vez mais acelerado, na 28ª semanas o feto já esta bem preparado para respirar as células alveolares maduras do tipo II secretam ativamente material tensoativo ou surfactante.Essas células participam em minoria do epitélio alveolar que é constituído de células alveolares tipo I .

    É na 33ª semana de gestação que se inicia a formação dos alvéolos pulmonares, as paredes alveolares estão formadas pelos capilares, células alveolares do tipo I e grande numero de células tipo II, da 34ª ate a 36ª semana de gestação o amadurecimento progressivo dos alvéolos.

  • O surfactante é produzido e secretado pelos pneumócitos do tipo II.