- ID
- 70087
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 3ª Região (MG)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
A terapia com pressão positiva expiratória (PEP) pode auxiliar no tratamento de atelectasia, pois
A terapia com pressão positiva expiratória (PEP) pode auxiliar no tratamento de atelectasia, pois
São modalidades de pressão positiva indicadas para a terapia de expansão pulmonar no paciente sem via aérea artificial:
Com relação ao equilíbrio ácido-base, é INCORRETO afirmar:
A insuficiência respiratória
I. aguda pode ser causada pelas alterações da capa- cidade de carreamento do oxigênio até as células, como ocorre em situações de choque, mesmo em pulmões normais.
II. é classificada quanto ao tempo de instalação da doença em aguda e crônica, podendo a forma agu- da ocorrer em pacientes com pulmões previamente sadios ou se sobrepor a uma insuficiência crônica.
III. crônica tem instalação lenta e gera poucos sinto- mas devido aos mecanismos compensatórios que minimizam as alterações fisiopatológicas.
IV. hipoxêmica está invariavelmente associada à hipo- capnia secundária e ao aumento do volume minuto.
V. aguda tem como alteração mais importante a redu- ção da ventilação alveolar, definida como a porção da ventilação minuto que efetivamente alcança os alvéolos e participa das trocas gasosas. Está correto o que se afirma em
Durante o suporte ventilatório mecânico, a pressão positiva ao final da expiração (PEEP) é um recurso utilizado para o suporte dos pacientes com insuficiência respiratória aguda. NÃO são considerados benefícios diretos da apli- cação da PEEP
São objetivos do tratamento fisioterapêutico para o paciente traqueostomizado dependente do ventilador mecânico:
Em relação à pneumonia, considere:
I. O termo pneumonia abrange entidades distintas em sua fisiopatologia, apresentação e gravidade, e seus germes causadores são de fácil identificação.
II. Pneumonia trata-se de inflamação das vias aéreas proximais, dos alvéolos e do interstício pulmonar.
III. A pneumonia aspirativa ocorre pela aspiração gros- seira de conteúdo contaminado da orofaringe, se- cundária à falha importante de fechamento da glote.
IV. A pneumonia nosocomial se instala em 48 a 72 horas após a internação e é similar às adquiridas na comunidade em relação aos patógenos.
Está correto o que se afirma em
Em um paciente com diagnóstico de pneumotórax extenso à direita observa-se expansibilidade torácica
Quanto à avaliação dos músculos respiratórios, é correto afirmar:
A ventilação não-invasiva NÃO está indicada em
Os critérios de finalização da fase inspiratória dos modos ventilatórios: volume controlado, pressão controlada e pressão de suporte são, respectivamente,
NÃO é condição para iniciar o desmame da ventilação mecânica:
O sistema respiratório infantil não poder ser considerado como um sistema de um "miniadulto". Este sistema passa por mudanças gradativas iniciadas a partir da fecundação, passando pela infância e que culminam na vida adulta. Em relação à distribuição da ventilação, é correto afirmar:
A respiração freno-labial é uma técnica de desinsuflação pulmonar, que consiste na inspiração lenta pelo nariz, manter os lábios semicerrados, expirar lentamente deixando o ar sair pelos lábios franzidos sem forçá-los. O paciente que se beneficia desta técnica é aquele com
Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC),
julgue os itens a seguir.
Pacientes estáveis apresentam, progressivamente, aumento da frequência respiratória e redução do volume corrente, à medida que a doença evolui.
Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC),
julgue os itens a seguir.
Na fase estável da doença, as alterações das trocas gasosas podem ser atribuídas a fatores como o efeito Haldane, a redução da sensibilidade do centros respiratórios e o aumento na produção do dióxido de carbono.
Com respeito à fisioterapia em pacientes em estado crítico que
necessitem ou não de suporte ventilatório, julgue os itens
seguintes.
As técnicas de expansão pulmonar obrigatoriamente utilizam como princípio fisiológico o aumento da pressão transpulmonar.
Com respeito à fisioterapia em pacientes em estado crítico que
necessitem ou não de suporte ventilatório, julgue os itens
seguintes.
Um dos principais indicadores da necessidade de higiene brônquica em pacientes ventilados mecanicamente é a observação da onda em dente de serra gerada pela curva fluxo-tempo.
Considerando as modalidades da ventilação mecânica, julgue os
itens a seguir.
A PSV é um modo de suporte ventilatório exclusivamente parcial.
Considerando as modalidades da ventilação mecânica, julgue os
itens a seguir.
Nos modos assistidos de ventilação, o mecanismo de disparo é essencial para efetividade dos mesmos. Por isso, uma deficiência no funcionamento de abertura da válvula de demanda pode acarretar um aumento do trabalho ventilatório e a redução do tempo para assistência mecânica ser desencadeada.
Acerca da ventilação mecânica aplicada à DPOC, julgue os itens
subsequentes.
Em pacientes com DPOC grave, a aferição da constante de tempo do sistema respiratório auxilia na determinação da taxa de esvaziamento pulmonar passivo. Desse modo, a hiperinsuflação pulmonar pode ser reduzida mediante a regulagem do tempo inspiratório e expiratório.
Acerca da ventilação mecânica aplicada à DPOC, julgue os itens
subsequentes.
A aplicação da PEEP externa em nível inferior ao da auto- PEEP ou da PEEP intrínseca, implicará em aumento do volume pulmonar ao final da expiração, pois as pressões se somarão e, invariavelmente, a capacidade pulmonar total aumentará.
A doença pulmonar obstrutiva crônica é caracterizada pela redução lenta, progressiva e irreversível do fluxo expiratório. O melhor parâmetro para estimar a gravidade dessa doença é
Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica apesar de apresentarem dispneia, que normalmente é um fator limitante para exercícios contínuos, se beneficiam de exercícios aeróbicos e resistidos, pois o fortalecimento muscular diminui os reflexos que levam à hiperpneia nos esforços de vida diária. A frequência de fisioterapia para estes pacientes deve ser:
Durante o transporte intra-hospitalar de um paciente grave, a oferta de oxigênio deve ser aumentada em
O ciclo ativo das técnicas de respiração é um método flexível de tratamento que pode ser adaptado para uso de quaisquer pacientes, jovens ou velhos, clínicos ou cirúrgicos, em que haja secreção brônquica. Em relação ao tema, é correto afirmar:
Desmame da ventilação mecânica é definido como a redução gradual do suporte ventilatório até a retomada da ventilação espontânea. Acerca disso, considere os seguintes critérios:
1. Controle da causa determinante da ventilação mecânica.
2. Estabilidade hemodinâmica e instabilidade da infecção.
3. PaO2/FiO2<200 e PEEP≥10 cm H2O.
4. PS livre e PaO2>80 para FiO2≤40.
5. pH≥7,35 com PaCO2<55 mm Hg.
São critérios para iniciar desmame da ventilação mecânica:
A entubação orotraqueal traz inúmeras complicações, inclusive pneumonia nosocomial. A ventilação mecânica teve um avanço muito grande dos meados do século passado até os dias atuais. Hoje em dia, o fisioterapeuta tomou frente à modalidade, principalmente quando se trata de ventilação não-invasiva. Quanto a essa técnica, considere as afirmativas a seguir:
1. A seleção da interface, modalidade ventilatória e até do paciente podem predizer o sucesso ou não da sua utilização.
2. Insuficiência respiratória aguda hipoxêmica ou hipercápnica são beneficiadas com tal técnica, mas em relação ao desmame devemos ter algum critério, principalmente nas cirurgias abdominais altas.
3. É uma técnica em que temos total interação com o paciente, e este pode dar parâmetros em relação ao seu sucesso ou não, interferindo na interrupção ou continuidade da aplicação da técnica.
4. Pacientes com rebaixamento do nível de consciência se beneficiam mais da técnica, pois o fisioterapeuta consegue acoplá-lo melhor tanto na interface quanto na modalidade ventilatória.
Assinale a alternativa correta.
A monitorização hemodinâmica e ventilatória, além do exame físico e clínico constante do paciente submetido à ventilação mecânica, faz parte da rotina diária do fisioterapeuta que atua em hospitais. Dentre esses exames, os mais relevantes e necessários são:
Entre as principais complicações no aparelho respiratório no pós-operatório das cirurgias abdominais do tipo laparotomia, está:
As atelectasias têm inúmeros fatores causais e podem ser passivas ou de absorção. Paciente neurológico, escala de coma de Glasgow 8 (resposta motora 3, resposta verbal 3 e abertura ocular 2), ventilando espontaneamente em ar ambiente, sem via aérea artificial, mantendo-se estável hemodinamicamente, com raio X mostra atelectasia em área do terço médio inferior de pulmão direito. A conduta mais adequada nesse caso é:
Na década de 1980, o professor Postiaux e seu grupo descreveram a técnica conhecida como expiração lenta total com a glote aberta no decúbito infralateral (ELTGOL). Em relação a essa técnica, considere as seguintes afirmativas:
1. Não utiliza a força da gravidade para o deslocamento da secreção e é indicada tanto para neonatologia e pediatria quanto para adultos.
2. Há uma variação da técnica em decúbito dorsal quando não se pode utilizar o decúbito infralateral, descrita como ELTGO.
3. É necessária a colaboração do paciente para manter a glote aberta com um bocal e realizar inspiração nasal até o volume corrente e expiração oral lenta até o volume residual.
4. É classificada com uma técnica de desobstrução brônquica, pois desloca secreções de vias aéreas até sua posterior eliminação, mas não auxilia na depuração do muco brônquico.
Assinale a alternativa correta.
A respeito da avaliação fisioterapêutica pneumofuncional e morfodinâmica do tórax e do abdome, é correto afirmar:
A dispneia e a intolerância ao exercício são sintomas frequentes em pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Em relação aos fatores responsáveis pela diminuição da capacidade funcional nesses pacientes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A inatividade física, desnutrição proteico-calórica, hipoxemia e o próprio processo inflamatório sistêmico são causas estabelecidas de disfunção muscular na DPOC.
( ) Alguns pacientes desenvolvem hipertensão pulmonar, que tem como consequência a diminuição da fração de ejeção do ventrículo esquerdo, podendo limitar ainda mais a atividade física nesses pacientes.
( ) Para aumentar a ventilação alveolar ao esforço, esses pacientes elevam a frequência respiratória, com pouca modificação no volume corrente.
( ) Uma das causas da intolerância ao esforço é a limitação ventilatória, pois não ocorre aumento adequado da ventilação para eliminação de CO2 produzido durante a atividade física.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A respeito das bronquiectasias, é correto afirmar:
Durante a exacerbação da asma, a avaliação da função pulmonar mostra:
Um paciente foi internado em uma unidade de terapia intensiva, com crise de asma aguda. Para o atendimento desse tipo de paciente, o Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica determina uma série de cuidados e procedimentos. Com base no que é preconizado, é correto afirmar que, nos casos de crise de asma aguda, se deve
Nos pacientes portadores de DPOC, o conhecimento das indicações e dos objetivos do uso da ventilação mecânica deve ser também de domínio do fisioterapeuta da equipe de terapia intensiva. Assinale a alternativa correta quanto às indicações, aos objetivos e às repercussões do uso da ventilação mecânica no paciente com DPOC.
Embora a maioria dos fabricantes de espirômetros tenha procedimentos rígidos de controle de qualidade, numerosos problemas com acurácia e software são encontrados. A calibração envolve a medida do débito do espirômetro, a sensibilidade do aparelho de registro ou a geração de um fator de correção do software e, portanto, engloba o ajuste do equipamento para o desempenho dentro de certos limites. A calibração pode ser necessária antes dos testes quando da operação de certos sistemas.
Considerando os critérios acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Volume: uma seringa menor que 3L de volume deve ser fornecida pelo fabricante junto com o equipamento. O teste de volume deve ser feito diariamente antes do início dos trabalhos.
II. Para teste de volume a seringa deve ser conectada à porta de entrada do espirômetro usado nos testes. Para prevenir a correção automática para o BTPS, a correção da temperatura do espirômetro deve ser estabelecida em 24 °C.
III. Para espirômetros de fluxo, um tubo deve ser interposto entre a seringa e o sensor. Isto evita artefatos causados pelo fluxo turbulento gerado pela seringa.
Assinale:
Para controle de qualidade de vazamento do espirômetro deverá ser levado até aproximadamente a metade de sua faixa de volume e uma pressão constante ( ≥3cmH2O) deve ser aplicada através de pesos colocados sobre a campânula com a porta de saída ocluída. Mudança de volume deve ser vista após um minuto, enquanto a pressão é aplicada. O espirômetro deve retornar à sua posição original quando a pressão é retirada. Este teste deve ser diário. Quanto de volume deverá ser observado após 1 minuto, enquanto a pressão é aplicada na campânula.
Na caracterização dos distúrbios ventilatórios obstrutivos através da espirometria não observamos os seguintes parâmetros alterados:
As diretrizes para teste de função pulmonar de 2002, colocam que a gradação da qualidade do teste deve ser feita pelo profissional imediatamente após o término do exame, para ser incorporada ao relatório.
Para qualidade A, pelo menos duas manobras aceitáveis (de até 8 tentativas) com os dois maiores valores de capacidade vital forçada (CVF) e de volume expiratório forçado, no primeiro segundo (VEF) diferindo:
Os crescimentos corporal e pulmonar são proporcionais durante a infância, mas não são linearmente relacionados. A estatura é o fator que exerce a maior influência sobre a CV na infância e a relação entre ambas é mais bem descrita por equações exponenciais ou baseadas em potência. Muitas equações consideram apenas a estatura, na infância.
No maior estudo que derivou valores nacionais de referência em crianças (Mallozi,1996), a idade e o peso, embora tenham contribuição menor, tiveram efeito significativo nas regressões. Muitos dos estudos de função na infância não avaliaram os modelos de maneira estatisticamente adequada. Durante a adolescência, as pernas crescem proporcionalmente mais do que o tórax. A estatura em geral é máxima aos 17 anos no sexo masculino, mas a Capacidade Vital Forçada (CVF) continua a aumentar.
Assinale a alternativa que indica até que idade a CVF aumenta.
Para critérios de aceitação de curvas, o início do teste deve ser abrupto e sem hesitação. Qualquer manobra, mesmo sem início lento aparente, deve ter o volume retroextrapolado calculado. O VEF1 e todos os outros fluxos devem ser medidos após a extrapolação retrógrada conforme detalhado em técnica. Volume de retroextrapolação maior do que 5% da CVF ou 150mL (o que for maior) torna a manobra inaceitável.
Com relação ao texto, assinale a afirmativa incorreta.
Ocasionalmente são encontrados casos em que o diagnóstico clínico é de doença obstrutiva, mas existem achados que classificam o distúrbio como restritivo ou combinado. Estudos demonstram que em 10-15% dos casos de Distúrbio Ventilatório Restritivo (DVR), o diagnóstico clínico é de doença obstrutiva. As curvas são aceitáveis. Considerando o texto acima, assinale a afirmativa incorreta.
Podemos afirmar que os principais requisitos dos espirômetros para utilização em crianças e adolescentes são:
I. O equipamento deve ter baixa inércia e sensibilidade para baixos volumes e fluxos e possibilitar a medida de fluxos em altos volumes pulmonares.
II. A acurácia para fluxos instantâneos deve ser de aproximadamente 5% de leitura ou de 0,1 litros por segundo e para volumes de cerca de 3% de leitura ou 30 mL. Os espirômetros sem estas características podem produzir grandes erros.
III. O espirômetro deve ter a capacidade de fornecer resultados reprodutíveis que possam ser comparáveis agudamente ou longitudinalmente para o mesmo indivíduo.
IV. Devem ser utilizados preferencialmente equipamentos que disponham de um dispositivo para registro gráfico automático das manobras respiratórias, para avaliação do esforço do paciente e detecção de artefatos produzidos durante os testes.
Assinale:
Com relação aos requisitos necessários para estabelecer critérios de qualidade na espirometria em pediatria, assinale a afirmativa incorreta:
Com relação aos cuidados preliminares necessários para a realização da espirometria, assinale a afirmativa correta.
De acordo com os volumes e capacidades pulmonares é incorreto afirmar:
O fluxo expiratório forçado entre 25 e 75% da CVF (FEF25-75%) é a média dos fluxos correspondentes aos volumes situados entre 25% e 75% da CVF e representa fluxos na porção média da CVF. Neste parâmetro é incorreto afirmar:
Na Interpretação da espirometria, de acordo com a classificação dos distúrbios ventilatórios obstrutivos, o distúrbio deve ser classificado pelo grau mais acentuado se houver discordância entre os graus. Os limites da normalidade são variáveis e devem ser estabelecidos individualmente.
Com relação à classificação dos distúrbios, assinanle a afirmativa correta.
Na classificação da intensidade da crise de asma grave em adultos e crianças podemos observar a presença de vários parâmetros, mas não necessariamente todos. A esse respeito assinale a afirmativa correta.
As forças elásticas teciduais e a tensão superficial se opõem à insuflação pulmonar. A complacência mensura a distensibilidade do pulmão, enquanto que a elastância é a propriedade de resistência à deformação.
Assinale a afirmativa correta.
Com relação ao Distúrbio Ventilatório Restritivo, caracterizado por uma redução da CPT que não pode ser medida na espirometria, assinale a afirmativa incorreta.
Testes espirométricos com broncodilatador (BD) devem ser administrados a todos os pacientes que realizam espirometria pela primeira vez: nos casos de doença obstrutiva nos pacientes com espirometria normal mas com quadro clínico sugestivo de obstrução e nos casos em que processos obstrutivos ou mistos não podem ser afastados com a espirometria simples.
Habitualmente utilizam-se B2-adrenérgicos na forma de spray, salbutamol ou fenoterol, na dose de 400ug. Após a administração da droga, devem-se esperar pelo menos 15 minutos para repetição da prova. A resposta ao BD é usualmente avaliada por variações do VEF e da CVF.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Nas pressões respiratórias estáticas máximas a técnica de mensuração em condições ambulatoriais, como a PImáx costuma ser medida a partir da posição de expiração máxima, quando o volume de gás contido nos pulmões é o volume residual (PImáxVR); contudo, pode ser medida a partir do final de uma expiração calma, quando o volume de gás contido nos pulmões é a capacidade residual funcional (PImáxCRF).
A PEmáx é geralmente medida a partir da posição de inspiração máxima, quando o volume de gás contido nos pulmões é a capacidade pulmonar total (PEmáxCPT), mas também pode ser medida a partir do final de uma expiração calma (PEmáxCRF).
Assinale a afirmativa incorreta.
A Fibrose Cística (FC) é uma doença generalizada das glândulas exócrinas que em seu estado de manifestação total, produzem altas concentrações de suor eletrolítico, deficiência pancreática e doença pulmonar crônica supurativa.
A esse respeito, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Sobre as regras gerais para controle de infecção na espirometria, avalie as afirmativas a seguir.
I. Luvas descartáveis devem ser usadas quando da manipulação de peças bucais, quando da limpeza de equipamento exposto à saliva e escarro, e especialmente quando sangue for retirado.
II. A água dos espirômetros de campânula deve ser trocada semanalmente. A campânula e o corpo do espirômetro devem ser lavados e desinfetados a cada 1-2 meses.
III. PPD deve ser feito periodicamente no pessoal do laboratório.
IV. Superfícies acessíveis internas e externas do equipamento exposto ao ar expirado devem ser lavadas e desinfetadas antes de testar novos pacientes.
Assinale:
Nos casos em que a espirometria é normal e não há resposta significativa ao broncodilatador (BD), os testes de broncoprovocação (BP) têm utilidade na definição diagnóstica de tosse, cansaço, dispneia e dor torácica, no sentido de diagnosticar a hiper-responsividade das vias aéreas.
Sobre a indicação desse teste assianle a afirmativa incorreta.
Sr. Tadeu é fumante desde a adolescência e, aos 46 anos, foi diagnosticado como enfisematoso. Como resultado da DPOC, desenvolveu muitos comprometimentos físicos com o tempo. Apresenta tosse produtiva crônica, dispneia, taquipneia, diminuição da mobilidade da caixa torácica, postura anormal e diminuição da resistência geral à fadiga durante as atividades funcionais. Ao receber a visita do NASF em sua residência, o fisioterapeuta traçou um plano de tratamento associado a intervenções que pudessem ser realizadas no domicílio do usuário. Qual das alternativas abaixo relacionadas ao plano de tratamento/intervenções fisioterapêuticas está inadequada?
Pacientes idosos com pneumonia normalmente apresentam sinais e sintomas diferentes quando comparados aos jovens. Em vez de sintomas clássicos de pneumonia, o idoso pode apresentar confusão mental, queda e piora de uma doença crônica. A complicação do curso da pneumonia está associada a alguns fatores. Correspondem a complicação do curso da pneumonia:
I. Aumento da capacidade residual funcional e volume residual.
II. Diminuição da capacidade vital forçada e fluxo expiratório.
III. Diminuição da diferença alvéolo-arterial de oxigênio.
IV. Aumento da capacidade de difusão e oxigenação arterial.
V. Diminuição da força dos músculos respiratórios.
Está correto o que se afirma APENAS em
Mary, 10 anos de idade, encontra-se hospitalizada com diagnóstico de pneumonia. Seu RX de tórax revela desvio da traqueia para a direita e estreitamento dos espaços intercostais do mesmo lado. O gradiente de pressão transpulmonar e a pressão alveolar desta área estão, respectivamente,
Jimy, 60 anos, com diagnóstico de enfisema pulmonar há cinco anos, apresenta respiração rápida e superficial, com certa dificuldade em realizar expiração forçada. Sua mecânica pulmonar é alterada em virtude do aumento da complacência pulmonar. Em relação à mecânica respiratória considere:
I. O músculo diafragma é fundamental na inspiração, quando ele se contrai o conteúdo abdominal é forçado para baixo e para a frente, e a dimensão vertical da cavidade torácica é aumentada.
II. Quando o diafragma está paralisado, ele se move para cima, ao invés de para baixo, com a inspiração, porque a pressão intratorácica aumenta.
III. Os músculos mais importantes da expiração ativa são os da parede abdominal, incluindo o reto abdominal, músculos oblíquo externo e interno, e o transverso abdominal.
IV. Os músculos acessórios da inspiração incluem os escalenos, que elevam as duas primeiras costelas, e os esternocleido- mastoideos que elevam o esterno. Durante a respiração tranquila estes músculos praticamente não apresentam nenhuma atividade.
Está correto o que se afirma em
Considerando-se a FiO2 administrada e os resultados da segunda gasometria arterial, é correto afirmar que
Qual dos itens a seguir aumenta como resultado da estimulação nervosa parassimpática da musculatura lisa brônquica?
A redução da zona de aposição observada em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ocorre em função de:
Durante um programa de Reabilitação Pulmonar voltado para o paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), a principal intervenção a ser adotada pelo fisioterapeuta é:
A técnica de vibrocompressão é uma somatória da vibração manual associada à compressão do tórax e deve ser realizada pelo fisioterapeuta durante a:
A técnica que consiste em respirar o maior volume minuto capaz de ser sustentado por 10 a 15 minutos denomina-se:
A contra-indicação para a realização do exame de oximetria de pulso é:
Entre as possíveis complicações decorrentes da aspiração traqueal, não se inclui
O VEF 1’, um dos importantes dados espirométricos utilizados na prática da fisioterapia respiratória, é considerado normal quando representar sobre a CVF o mínimo percentual de:
A técnica de “Descompressão Brusca”, utilizada com fins de estimular a expansão das estruturas colapsadas durante a ventilação mecânica, caracteriza-se por
O conhecimento da causa primária da disfunção da bomba ventilatória, elemento primordial para o fisioterapeuta desenvolver sua estratégia de ação, pode ter origem em diferentes compartimentos, exceto
Assinale a alternativa que apresenta o equipamento fisioterapêutico cujo efeito terapêutico específico é facilitar a remoção da secreção pulmonar.
Durante a inspiração,
Quais músculos se contraem ativamente durante uma expiração forçada?
Valores de PEmáx e Peak-flow que indicam tosse ineficaz são:
Um indivíduo apresentou os seguintes volumes pulmonares: Volume corrente 400 mL, volume de reserva inspiratório 2.600 mL, volume residual 1.000 mL e volume de reserva expiratório 1.200 mL. Responda quanto é a capacidade residual funcional desse indivíduo.
Quando a porcentagem de saturação da hemoglobina estiver em 90%, provavelmente a pressão arterial de oxigênio estará em:
A expansão pulmonar durante a sustentação máxima da inspiração acontece pela:
A PEEP (pressão positiva expiratória final) pode beneficiar os pacientes portadores de doenças cardiovasculares e pulmonares, porque, EXCETO:
A relação ventilação/perfusão de um indivíduo que apresenta frequência respiratória de 15 ipm, volume corrente 400 mL, espaço morto 100 mL, frequência cardíaca 60 bpm e volume sistólico de 75mLé de?
A fórmula de tempo é volume/fluxo. Tomando como base o volume cor rente de 400 mL e fluxo 60 L/minuto, responda quanto é o tempo inspiratório deste indivíduo.
As seguintes doenças ou condições físicas descritas podem provocar insuficiência respiratória crônica, EXCETO:
Constituem indicações para uso de suporte ventilatório invasivo ou não invasivo, EXCETO:
O índice de respiração rápida superficial (IRRS), se estiver abaixo de 105, orienta os profissionais de saúde a descontinuar a ventilação mecânica artificial. Quanto é o IRRS de um paciente que apresentou volume minuto de 8.000 mL e frequência respiratória de 20 ipm?
Durante a inspiração máxima sustentada, partindo do volume residual, um paciente conseguiu gerar 1.200 cc/seg de fluxo de ar. Como ele manteve apneia após inspiração em 03 segundos, responda quanto foi sua capacidade vital?
Um atleta jovem teve sua capacidade inspiratória estimada em 3.000 mL. Qual das capacidades descritas abaixo contraindicaria a inspirometria de incentivo?