SóProvas


ID
1593223
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

É uma patologia causada pelo HTLV1 e caracterizada clinicamente por paraparesia espástica com sinais piramidais de evolução lenta e progressiva, afeta a medula espinal e a substância branca do cérebro. O enunciado se refere a qual doença?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    A paraparesia espástica tropical (PET) constitui uma enfermidade desmielinizante crônica que afeta predominantemente a medula espinhal na porção média e baixa da coluna torácica. Ela é causada pelo vírus HTLV-1 que é um retrovírus pertencente à família retroviridae onde sua contaminação é endêmica em várias regiões do mundo tais como Japão, África, Caribe e América do Sul onde no Brasil o estado de maior prevalência é a Bahia.

     

    O quadro clínico característico é uma paraparesia espástica com sinais piramidais de evolução lenta e progressiva, graus variáveis de distúrbios esfincterianos, sensitivos, distúrbios na marcha e ao exame sorológico, a presença de sorologia positiva para o HTLV-1.

     

    A maioria dos indivíduos infectados pelo HTLV-1 permanecem assintomáticos no decorrer de suas vidas. Dos indivíduos sintomáticos, uns desenvolvem PET e outros linfoma de célula T.

     

    A imagem por ressonância magnética (IRM) revela lesões sobre a substância branca e nas regiões paraventriculares do cérebro, bem como na medula espinhal.

     

     

     

    https://www.uva.br/sites/all/themes/uva/files/pdf/paraparesia_espastica_tropical_htlv1.pdf