SóProvas


ID
1594705
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante de uma PCR (parada cardiorrespiratória) são utilizadas vias de administração para medicamentos. Qual é a via de administração que NÃO se utiliza em uma PCR?

Alternativas
Comentários
  • Dentre todas as situações que caracterizam risco de morte iminente, nenhuma emergência supera a prioridade do atendimento da PCR. Esta é definida como a cessação abrupta das funções cardíacas, respiratórias e cerebrais. É comprovada pela ausência de pulso central (carotídeo ou femoral), de movimentos respiratórios (apneia) ou respiração agônica (gasping), inconsciência que ocorre de oito a 12 segundos após a PCR e midríase completa em menos de três minutos.

    Na RCP pode-se der utilizada diversas medicações e para isso há várias vias de administração. As vias de Acesso para Infusão das drogas podem ser Central (CVC); Acesso Venoso Periférico (AVP), que tem como vantagem não requer interrupção das manobras e Endotraqueal pelo tubo orotraqueal (TOT). Também pode ser utilizada a via intraóssea, nesse caso a disponibilidade da droga é similar ao venoso central.

    Na Endotraqueal as drogas que podem ser administradas são Lidocaína, Lidocaína, epinefrina epinefrina, atropina, , atropina, naloxone naloxone e vasopressina.

    Ou seja, a única via que não é utilizada na RCP é por sonda naso gástrica SNG.

    Resposta A

    Bibliografia

    Curso de especialização profissional de nível técnico em enfermagem – livro do aluno: urgência e emergência / coordenação técnica pedagógica Julia Ikeda Fortes ... [et al.]. São Paulo : FUNDAP, 2010.

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010.

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.

  • Utiliza-se a via com absorção mais rápida, podendo ser pela corrente sanguínea, intra óssea ou inalatória.

    Resposta correta letra A.

  • As drogas utilizadas na RCP são aplicadas EV e IO. em caso de PCR por uso de opioides usar o antidoto nas vias IM ou IN ( intranasal). Nao se usa mais uso de medicações por TOT. A questao deveria ser revista para ser anulada.