I - CORRETA.
Item 9.3.3 Concretagem em temperatura muito quente: Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a concretagem deve ser suspensa se as condições ambientais forem adversas, com temperatura ambiente superior a 40°C ou vento acima de 60 m/s.
II - CORRETA.
item 9.6.2 Cuidados no adensamento com vibradores de imersão: - preferencialmente aplicar o vibrador na posição vertical; - vibrar o maior número possível de pontos ao longo do elemento estrutural; - mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante.
III - CORRETA.
9.7 Juntas de concretagem As juntas de concretagem, sempre que possível, devem ser previstas no projeto estrutural e estar localizadas onde forem menores os esforços de cisalhamento, preferencialmente em posição normal aos esforços de compressão, salvo se demonstrado que a junta não provocará a diminuição da resistência do elemento estrutural.
e) I,II, III.
I – Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a concretagem deve ser suspensa se as condições ambientais forem adversas, com temperatura ambiente superior a 40°C ou vento acima de 60 m/s.
II – Durante o adensamento do concreto armado com o uso de vibradores de imersão destacam-se os seguintes cuidados: preferencialmente, aplicar o vibrador na posição vertical, vibrar o maior número possível de pontos ao longo do elemento estrutural e mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante.
III – As juntas de concretagem, sempre que possível, devem ser previstas no projeto estrutural e estarem localizadas onde forem menores os esforços de cisalhamento, preferencialmente em posição normal aos esforços de compressão, salvo se demonstrado que a junta não provocará a diminuição da resistência do elemento estrutural.
ÍNTEGRA DA NBR 14931/2004:
PROPOSIÇÃO I
Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a concretagem deve ser suspensa se as condições ambientais forem adversas, com temperatura ambiente superior a 40°C ou vento acima de 60 m/s.
PROPOSIÇÃO II
Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha. Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior.
Tanto a falta como o excesso de vibração são prejudiciais ao concreto.
Devem ser tomados os seguintes cuidados durante o adensamento com vibradores de imersão (ver figura 2):
- preferencialmente aplicar o VIBRADOR NA posição VERTICAL;
- vibrar o MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE PONTOS ao longo do elemento estrutural;
- retirar o vibrador LENTAMENTE, mantendo-o sempre ligado, a fim de que a cavidade formada pela agulha se feche novamente;
- não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma, para evitar a formação de bolhas de ar na superfície da peça, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que não se formem vazios;
- mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante.
PROPOSIÇÃO III
As juntas de concretagem, sempre que possível, devem ser previstas no projeto estrutural e estarem LOCALIZADAS ONDE FOREM MENORES OS ESFORÇOS DE CISALHAMENTO, PREFERENCIALMENTE EM POSIÇÃO NORMAL AOS ESFORÇOS DE COMPRESSÃO, salvo se demonstrado que a junta não provocará a diminuição da resistência do elemento estrutural. No caso de vigas ou lajes apoiadas em pilares, ou paredes, o LANÇAMENTO DO CONCRETO DEVE SER INTERROMPIDO NO PLANO HORIZONTAL.
@ocivilengenheiro