SóProvas


ID
1595050
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A síndrome da imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade. Leia as frases abaixo e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.


I. A contagem de linfócitos T CD4+ é um importante marcador dessa imunodeficiência, sendo utilizada tanto para estimar o prognóstico e avaliar a indicação de início de terapia antirretroviral.


II. Uma das prioridades do Programa Nacional de DST e Aids é a redução da transmissão vertical do HIV.


III. O período de identificação do contágio pelo vírus depende do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade) e da reação do organismo do indivíduo. Na maioria dos casos, a sorologia positiva é constatada de 30 a 60 dias após a exposição ao HIV.


IV. Os testes rápidos HIV-1/2 são testes qualitativos, de baixa especificidade e sensibilidade para a detecção de anticorpos para o vírus da imunodeficiência humana dos tipos 1 e 2, necessitando de comprovação com outros métodos específicos. Podem ser realizados apenas com amostras de sangue total.


Estão corretas as frases:

Alternativas
Comentários
  • O teste rápido é quantitativo. (indica se existe o virus ou não)

  • Os testes rápidos HIV-1/2 são testes qualitativos, de alta especificidade e sensibilidade para a detecção de anticorpos específicos para o vírus da imunodeficiência humana dos tipos 1 e 2, não necessitando de comprovação com outros métodos específicos. Podem ser realizados com amostras de soro, plasma e sangue total.

     

    ANA FRANCO você se equivocou em seu comentário, pois os testes rápidos HIV-1/2 realmente são qualitativos.

     

    Fonte: Brasil, Ministério da Saúde. Realização do Teste Rápido para HIV e Sífilis na Atenção Básica e Aconselhamento em DST/Aids. Disponível em: Acesso em: 13 de nov 2016.

  • Realmente, o teste rápido é qualitativo. Errei no comentário!

  • IV. Os testes rápidos HIV-1/2 são testes qualitativos, de ALTA especificidade e sensibilidade para a detecção de anticorpos para o vírus da imunodeficiência humana dos tipos 1 e 2, NÃO necessitando de comprovação com outros métodos específicos. Podem ser realizados com amostras de sangue total, PLASMA E SORO.