SóProvas


ID
1595053
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de DST e Aids do Brasil é reconhecido como uma das melhores respostas governamentais perante a epidemiologia de Aids no mundo. Entretanto, existem diversos desafios importantes no combate à epidemia, na área da infância e da adolescência. Considerando esses desafios, leia as frases e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.


I. Um dos desafios é a prevenção da transmissão vertical do HIV e da sífilis.


II. Um dos desafios é a prevenção da transmissão sexual entre adolescentes e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/Aids.


III. O teste anti-HIV e o exame da sífilis (VDRL) fazem parte de um pré-natal de qualidade, sendo um direito de toda gestante.


IV. Para poder prevenir a transmissão vertical da sífilis é importante que as gestantes façam no mínimo quatro exames de sífilis durante o pré-natal.


Estão corretas as frases:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    Item IV-Errado.

     

    DE acordo com o CAB nº 32 Pré-natal de Baixo Risco

     

    4.2 Condições básicas para a assistência pré-natal

    As ações de saúde devem estar voltadas para a cobertura de toda a população-alvo da área de abrangência da unidade de saúde, assegurando minimamente 6 (seis) consultas de pré-natal e continuidade no atendimento, no acompanhamento e na avaliação do impacto destas ações
    sobre a saúde materna e perinatal.

  • O teste para diagnosticar a sífilis deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, idealmente no primeiro trimestre da gravidez, no início do 3º trimestre (28ª semana) e no momento do parto (independentemente de exames anteriores), pois a sífilis congênita pode causar aborto e má-formação do feto, entre outros problemas. 

    Ou seja, são necessários no mínimo dois exames durante o pré-natal.

     

    Fonte: http://www.aids.gov.br/pagina/acompanhamento-durante-gravidez

  • 2 exames durante o Pré-Natal