Gabarito: Letra D.
De acordo com a CAB nº 15_Hipertensão Arterial Sistêmica.2006-DF.
Crianças e adolescentes
A prevalência de hipertensão arterial em crianças e adolescentes pode variar de 2% a 13%, sendo obrigatória a medida anual da pressão arterial a partir de 3 anos de idade. Além da avaliação habitual em consultório, recomenda-se a medida rotineira da PA no ambiente escolar.
Atenção especial deve ser dada à presença de fatores de risco cardiovascular associados, que representam importante alvo para medidas de prevenção primária. Quanto mais altos forem os valores da pressão arterial e mais jovem o paciente, maior será a possibilidade da hipertensão arterial ser secundária, com maior prevalência das causas renais.
De acordo com o CAB Nº 33 Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento.Brasília-DF.2012
Há consenso na literatura, mas sem embasamento em estudos bem delineados, de que a pressão arterial deve ser aferida a partir dos 3 anos de idade nas consultas de rotina. Sugere-se que se faça uma medida aos 3 anos e outra no início da idade escolar (6 anos) (BLANK, 2003; SOCIEDADE..., 2006) [D].
Gabarito: Letra D.
Complementando
Outra questão agora da banca Quadrix que nos ajuda a responder sobre a temática, vejam:
Q949238 Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: SEDF Prova: Professor Substituto - Enfermagem
Segundo as normas dos programas do Ministério da Saúde, julgue o seguinte item no que se refere às atribuições do enfermeiro para a atenção à saúde.
Nas consultas de acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento, é recomendado que o enfermeiro faça uma medida da pressão arterial em crianças com 3 (três) anos de idade e outra no início da vida escolar, aos 6 (seis) anos de idade.