SóProvas


ID
1595983
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Com relação aos regimes de previdência social aplicáveis aos agentes públicos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


    A) Servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão = Segurado empregado (não se vincula a RPPS);


    B) Vincula-se ao RPPS pelo cargo efetivo e ao RGPS pelo emprego público (regido pela CLT = segurado empregado);


    C) Servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão Segurado empregado.

    Servidor público efetivo ocupante de cargo em comissão = Permanece vinculado ao RPPS.


    D) Na ausência aplica-se o RGPS;


    E) Mantém-se vinculado ao RPPS; 


  • Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. 

    § 13 - Ao servidor ocupante, EXCLUSIVAMENTE, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social. 

  • O servidor ocupante de cargo efetivo que assumir cargo em comissão permanecerá vinculado a rpps , contudo vale lembrar que o os não-servidores efetivos ocupantes de cargo exclusivamente comissionado não fazem parte do rpps, portanto vinculam-se ao regime geral de previdência social .

  •  

    a)  Compete à lei que instituir o Regime Próprio de Previdência Social de cada ente da Federação disciplinar a vinculação, a esse regime, dos servidores detentores exclusivamente de cargo de provimento em comissão. ERRADO - ART. 40  § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social

    b) Após a edição da Emenda Constitucional nº 41/2003, o servidor titular de cargo de provimento efetivo que vier a acumular com este um emprego público, nas hipóteses constitucionalmente autorizadas (art. 37, XVI), vincula-se exclusivamente ao Regime Próprio de Previdência Social.ERRADO - neste caso,cabe receber duas aposentadorias por ambos os regimes - ART, 40 § 6º - Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma desta Constituição, é vedada a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência previsto neste artigo.

    c) Servidor público efetivo nomeado para cargo em comissão permanece vinculado ao Regime Próprio de Previdência Social. CORRETA- primeiro servidor depois nomeado - Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário  E §13  Ao servidor ocupante, EXCLUSIVAMENTE , de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social

    d) Na ausência de lei instituidora de Regime Próprio de Previdência Social no âmbito do ente da Federação, o Regime Geral de Previdência Social não é aplicável aos seus servidores titulares de cargos efetivos.  ERRADA -  ART. 40 § 12 - Além do disposto neste artigo, o regime de previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo observará, no que couber, os requisitos e critérios fixados para o regime geral de previdência social.

    e) Servidor público efetivo que se afastar do cargo para exercer mandato eletivo será vinculado ao Regime Geral de Previdência Social.  ERRADA, O SERVIDOR É AFASTADO MAS MANTÉM NO RPPS aRT. 38  § 13 - Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração bem como de outro cargo temporário ou de emprego público, aplica-se o regime geral de previdência social