SóProvas


ID
1596331
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Cirurgião-dentista está prestando atendimento a paciente de serviço oncológico. Dentre as complicações bucais decorrentes da quimioterapia antineoplásica, classificadas como estomatotoxicidade direta, incluem-se a

Alternativas
Comentários
  • Estomatotoxicidade direta

    São os efeitos não específicos das drogas nas células em mitose (Sonis et al., 1996), com os autores se referindo a este fato de modo diferente. Sung (1995) explica como o medicamento causa uma diminuição na renovação das células na camada basal do epitélio, resultando em atrofia e ulceração; causando só atrofia (Focazio, 1997), já afinamento e descamação são os sinais relatados por DePaola et al., (1986), sendo afinamento e inflamação da mucosa os sinais relatados por Coleman (1995) e Toth et al., (1995). Manifesta-se por mucosite, xerostomia e neurotoxicidade.

    Estomatotoxicidade indireta

    São os efeitos em células específicas, como as da medula óssea, que propiciam o desenvolvimento de infecções (devido à granulocitopenia) e hemorragias (devido a trombocitopenia), que normalmente ocorrem entre 10-16 dias após a aplicação da quimioterapia (Sung, 1995; Coleman, 1995). 

    Complicações bucais da quimioterapia antineoplásica

    Adriane de Castro Martinez Martins , Neli Pialarissi Caçador e Walderez Penteado Gaeti*