SóProvas


ID
1597045
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, tem histórico clínico de úlcera péptica e relata dor aguda espontânea na região do dente 24, não conseguindo dormir à noite, devido a esta dor. O exame clínico mostra uma restauração fraturada no dente 24, que apresenta a lâmina dura intacta, ao exame radiográfico. Os testes de sensibilidade ao frio e ao calor mostram vitalidade pulpar.


Aliado ao procedimento clínico para a remoção da causa desta condição clínica, o controle da dor pós-operatória requer a prescrição de

Alternativas
Comentários
  • As alternativas A, C e D não poderiam ser consideradas devido ao erro na posologia, mas o Ibuprofeno 600mg na posologia indicada também apresenta ação antiinflamatória e analgésica. Fico sem entender.

  • Daniel Bittencourt, acredito que a diferença esta na contra-indicação quanto a ulcerações pepticas .No caso do cetaprofeno, esta na bula que não deve ser usado em ulceras ativas.Ja o ibuprofeno é contraindicado em historia de ulcerações gastrointestinais ( e em ulceras ativas tambem!)

  • Ibuprofeno a posologia correta não seria a cada 12 horas? a alternativa diz a cada 8 horas. 

  • O ibuprofeno não deve ser administrado em pacientes com:

    Insuficiência cardíaca 

    Elevado risco de doenças cardiovascular, como infarto 

    Gastrite ou úlcera péptica 

    Insuficiência renal 

    Doença hepática avançada, como cirrose 

    Sangramentos ativos.

    Trombocitopenia (nível sanguíneo de plaquetas muito baixo).

    Grávidas ou mulheres amamentando.

  • Segundo a ANVISA o Cetoprofeno é contraindicado:

    - Pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade (alergia ou intolerância) ao cetoprofeno, como crises asmáticas (doença pulmonar caracterizada pela contração das vias respiratórias ocasionando falta de ar) ou outros tipos de reações alérgicas ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não hormonais (como diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno).

    Também é contraindicado nos seguintes casos:

    - Histórico de úlcera péptica (lesão localizada no estômago ou duodeno com destruição da mucosa da parede destes órgãos) ou úlcera péptica ativa/hemorrágica. - Histórico de sangramento ou perfuração gastrintestinal (sangramento ou perfuração no estômago ou intestino), relacionada ao uso de AINES (anti-inflamatórios não hormonais). - Mulheres no terceiro trimestre da gravidez