Item A: "É só a partir da incorporação das bactérias Gram negativas ao biofilme dentário que serão notados os sinais clínicos da gengivite" verdadeiro
A colonização primária da placa é dominada por cocos Gram-positivos anaeróbios facultativos. A medida em que os microorganismos vão aderindo e a placa bacteriana vai tornando-se espessa, eles permitem a adesão de bactérias Gram-negativas. A heterogenicidade da placa aumenta gradualmente e, com o tempo, aumenta o número de microrganismos Gram-negativos. O acúmulo de placa ao longo da margem gengival leva a uma reação inflamatória dos tecidos moles.A disponibilidade de sangue e fluido gengival promovem o crescimento de bactérias Gram-negativas com um potencia periodontopático aumentado.Nessa fase, ocorre o predomínio de bastontes anaeróbios Gram-negativos e espiroquetas.
Item C: O cálculo deve ser entendido como fator de retenção de placa bacteriana, não sendo fator etiológico PRIMÁRIO da doença periodontal, uma vez que todo cálculo é coberto por placa bacteriana visível.