SóProvas


ID
1598989
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os atos administrativos são aqueles praticados por agentes competentes para o cumprimento de alguma finalidade pública. Os atos seguem a forma prevista na lei e devem ser motivados e justificados. Em determinados momentos a lei oferece ao gestor público várias opções na hora de decidir, isto é, há uma escolha política, quanto a conveniência e oportunidade. Como se identifica essas características desse ato?

Alternativas
Comentários
  • Respostas que não respondem não são boas.  Nenhum dos dois respondeu, apenas acharam o máximo.

  • Gab C - Letra A) ERRADA - A Adm. Pública Revoga atos sem decisão judicial

    B) ERRADA – Não há promoção para outra carreira do servidor público, ele apenas é aposentado cumprindo o que detrmina a Lei e a CF 88

    C) CERTA – Ato discricionario de fato dá margem de liberdade para o gestor e se confirma o caso da exoneração de um servidor público em cargo de confiança que é de livre nomeação e exoneração

    D) ERRADA – Nomeação de servidor, depende, pois, só se for servidor para cargo de comissão ou confiança. Se for para carreira ou efetivo, tem que seguir o certame, edital, classificação em concurso, que neste caso há uma vinculação ao instrumento. Portanto, ato vinculado.

    E) ERRADA - Revogação: em virtude de a administração não mais julgar oportuno e conveniente o ato administrativo, pode aquela revogá-lo motivadamente e garantindo a ampla defesa dos interessados, fazendo cessar seus efeitos a partir do momento da revogação. Assim, todos os efeitos surgidos enquanto o ato permaneceu válido também o são. A revogação é prerrogativa da administração, não podendo ser invocada por meio judicial.

    Anulação ou invalidação: se um ato administrativo possuir vícios insanáveis, deve a administração anulá-lo de ofício ou por provocação de terceiro. Também o judiciário pode anular tal ato. A anulação age retroativamente, ou seja, todos os efeitos provocados pelo ato anulado também são nulos.

    Cassação: extingue-se o ato administrativo quando seu beneficiário descumpre as condições que permitiam a manutenção do ato e seus efeitos. E a alternativa ainda disse: cassação de aposentadoria eivada de vícios legais, quando deveria ser ilegais

  • Complementando Assertiva E.

    A questão confunde os conceitos em varios momentos, pois quando se fala em REVOGAÇÃO entendemos pela retirada de um ato válido por motivos de conveniencia e oportunidade (Em que pese certa discricionariedade). Um dos erros esta em falar que se vai anular um ato com base em seu merito.

    *Anula-se atos Ilegais;

    *Revoga-se atos por motivo de conveniencia e oportunidade= Merito.

    -Cassação: o beneficiario deixa de cumprir os requisitos do ato e por culpa própria o ato válido se torna inválido.

    Ex: Possuir CNH e poder dirigir + Receber 21 pontos CNH = Cassação CNH.

    -Não se revoga ATOS VINCULADOS.

     

    Bons Estudos