SóProvas


ID
1599115
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Homem de 57 anos, internado na UTI com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e com supradesnivelamento do segmento ST, é submetido à angioplastia com implante de duas próteses (stents) em coronária esquerda, sem intercorrências. O tempo porta-agulha foi de 120 minutos. Durante a sua admissão pós-procedimento apresenta desconforto torácico associado com ritmo idioventricular acelerado (RIVA) no eletrocardiograma. Qual é a conduta mais adequada para o caso?

Alternativas
Comentários
  • O Ritmo Idioventricular Acelerado ou RIVA, observa-se após a reperfusão de uma artéria obstruída na Síndrome Coronariana Aguda.

    É causado por um automatismo anormal dos ventrículos.

    No eletrocardiograma observa-se um ritmo com QRS de morfologia ventricular (semelhante a uma Taquicardia Ventricular), mas com frequências baixas (entre 60 e 110 bpm), com início e final gradual, o que o diferencia da Taquicardia Ventricular que geralmente começa com um extra-sístole.

    É um sinal de reperfusão coronária, pelo que a sua aparição em um Infarto Agudo com Elevação do ST é de bom prognóstico. Tratamento de suporte.