SóProvas


ID
1599724
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) Open Source mais usados hoje em dia é o MySQL. Este SGBD alia características como robustez e velocidade. Suas tabelas podem ter 5 formatos básicos (BDB, InnoDB, ISAM, HEAP e MyISAM), dependendo de como o mesmo é compilado. Mais de um tipo de tabela pode ser empregado no mesmo banco de dados.

Com relação aos formatos de tabelas, apenas dois apresentam segurança com relação às transações. Marque a alternativa que apresenta estes dois formatos de tabelas.

Alternativas
Comentários
  • Provavelmente a questão se refere à versão 5.0 do MySQL, de acordo com a documentação, ( http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/storage-engines.html ):  "The InnoDB and BDB storage engines provide transaction-safe tables. To maintain data integrity, InnoDB also supports FOREIGN KEY referential-integrity constraints."

    NA versão 5.0 temos os seguintes "storage engines":

    InnoDB, MyISAM, MEMORY (HEAP), BDB (Berkeley DB), NDB (NDB Cluster), CSV, ARCHIVE, BLACKHOLE, FEDERATE, EXAMPLE.


    Na versão 5.7 do MySQL (a mais recente) temos disponíveis os "storages engines":

    InnoDB, MyISAM, MEMORY, CSV, ARCHIVE, BLACKHOLE, FEDERATE, EXAMPLE.


    Gabarito: A

  • O MySQL Apresenta 6 tipos de tabelas diferentes. São elas: MyISAM , Merge, Isam, heap, Innodb, BDB ou BerkeleyDB.
    Dos 6 tipos, 2 são os mais utilizados: MyISAM e InndoDB.

    Resumidamente falando um pouco de cada uma, temos:
    Merge: Inclusa a partir da versão 3.2, Merge é uma coleção de tabelas MyISAM. Ela agrupa tabelas e cria uma Merge. Excluir/Dropar um Merge sem where exclui apenas o agrupamento, mantendo as tabelas referenciadas.
    Isam: Descontinuada da versão 5.0 adiante, os modelos Isam são antecessores do tipo MyIsam. Tem a mesma função, porém, suporta um número menor de chaves, não é portável de SO, torna tabelas dinâmicas mais fragmentadas, etc.
    Heap: É muito rápida e perfeita para tabelas temporárias, as tabelas Heap são armazenadas na memória e usam índice HASH. Se o MySQL falhar você irá perder todos os registros contidos nela.
    BDB: Um tipo de tabela que pode se tornar mais resistente as falhas do MySQL. São também capazes de realizar operações de COMMIT E ROLLBACK .
    MyISAM: Um tipo de tabela que é muito utilizado para transações de Inserção. Boa para transação e compressão. Dispõe de opções de melhora de performance de diversos pontos, incluindo AUTO_INCREMENT e compressão.
    InnoDB: Tabelas InndoDB foram criadas para atuarem com uma alta-performance em transações de consulta. Suporta as trasassões de Commit e Rollback e tem suporte a falhas do MySQL. É também o primeiro que suporta as restrições de Foreign Key.

     


    São muitas as informações e especificações de cada tipo de tabela, conhece-las é importante para trabalhar em cima de um ambiente estável e performático.
    Mais informações, recomendo o acesso ao site do MySQL ao qual dá mais informações e dicas ao uso de cada tabela:
    http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/storage-engines.html

     

    Fonte: https://13minutosdeumdba.wordpress.com/2011/08/06/definicao-dos-tipos-de-tabelas-do-mysql/