-
No item C tem um erro. Segundo Begon et al. (4ª edição), livro Ecologia de invíduos a ecossitemas, grupos sucessionais primários têm altas taxas de respiração. Analisando todos os itens, eu percebi que esta questão não tem resposta... Deveria ter sido anulada.
-
Mas se os indivíduos têm porte pequeno como a taxa de respiração é alta? Seria as plantas? Mas a vegetação em um estágio desses deve ser de arbustos e gramíneas ou não?
-
Os organismos pioneiros mais comuns em uma sucessão ecológica terrestre são os líquens, musgos, gramíneas e insetos. Estes organismos, bastante resistentes a consições climáticas, apresentam grande produção líquida, uma vez que sua taxa de fotossíntese é muito superior a respiração, restando um saldo positivo onde produzem mais matéria orgânica do que utilizam.
https://blogdoenem.com.br/sucessao-ecologica-biologia-enem/
-
ODUM (2015), cap. 8, relata que, na composição de espécies, no começo muda rapidamente; depois, gradualmente (revezamento florístico e faunístico).
-
Acredito que esses questão não tem resposta correta. A letra C tem erro, pois "espécies em estágio inicial apresentam altas taxas de respiração".
-
Não marquei a C devido ao conceito de baixa taxa de respiração. Qual o erro da B?