SóProvas



Questões de Sucessão ecológica


ID
169669
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As espécies exóticas e invasoras são um problema global, sendo uma das importantes causas de extinção de espécies do mundo. As espécies de plantas invasoras bem sucedidas têm dentre suas características serem

Alternativas
Comentários
  • E. Plantas exóticas só sao invasoras de sucesso quando possuem alta capacidade de dispersão nos ambientes. Para isso elas precisam de plasticidade fenotípica para se adaptar às variantes ambientais e reprodução rápida (a auto-compatibilidade permite isso). Sua plasticidade permite que ocupem ambientes hostis às demais plantas, o que às tornam excelentes pioneiras.

  • GABARITO: E

    Características das espécies invasoras. Grande capacidade reprodutora. Capacidade de reprodução assexual. Crescimento rápido. Dispersão e colonização eficiente. Tolerância a diferentes condições ambientais. 

     

  • a palavra pioneira me sabotou

  • Não entendi o porquê de serem pioneiras...


ID
476410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com
as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e
setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na
vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.

Após a ocorrência do incêndio, é admissível prever aumento na taxa de fotossíntese na vegetação das proximidades.

Alternativas
Comentários
  • A intensidade com a qual uma célula executa a fotossíntese pode ser avaliada pela quantidade de oxigênio que ela libera para o ambiente, ou pela quantidade de CO2 que ela consome. 
  • Provavelmente, pode se considerar o aumento de CO2, ocasionado pela fumaça da queima; em conjunto com um possível aumento de luminosidade, devido à retirada de sombras feitas por plantas vizinhas...
  • Apenas as plantas C3 são beneficiadas pelo aumento de CO2 na atmosfera, isso não faz muita diferença para plantas com metabolistmo C4 e CAM.

  • Processo de sucessão ecológica. Após o incêndio inicia um novo processo de sucessão e a comunidade pioneira possui maiores taxas de fotossíntese .


ID
549697
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere o desenvolvimento de um ecossistema, desde sua fase inicial até a obtenção de sua estabilidade e do equilíbrio de seus componentes, por meio de um processo que envolve alterações na composição das espécies com o tempo, levando sempre a uma maior diversidade. Tal processo de desenvolvimento é denominado

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa A

     

    A questão define o que é sucessão ecológica.


ID
556057
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O que acontece com a produção primária de um lago profundo quando há um período de estratificação térmica?

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar?

  • Gabarito letra D.

    Em lagos temperados ou tropicais profundos, durante o período de estratificação térmica da coluna d’água, o hipolímnio, de onde se origina a maior parte dos nutrientes para a zona eufótica, permanece isolado. Assim, ocorre um esgotamento dos principais nutrientes na zona eufótica, com a consequente queda da produtividade primária do fitoplâncton.


ID
556060
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A porção iluminada de um lago na qual se concentra boa parte da produção primária é denominada

Alternativas
Comentários
  • O grau de penetração da luz solar na coluna da água é usado para classificar zonas do mar, com mais ou menos luminosidade. São três as zonas:

    Zona eufótica - camada de água com grande luminosidade, possibilitando a ocorrência da fotossíntese. Vai até cerca de 80 metros de profundidade.

    Zona disfótica - camada de água onde a luz é difusa, devido à dificuldade de ela penetrar. Vai até cerca de 200 metros de profundidade.

    Zona afótica - área totalmente escura, além dos 200 metros de profundidade.

    Gabarito: Letra B.


ID
556063
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em qual(is) compartimento(s) de um lago ocorre a produção primária?

Alternativas

ID
688273
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Observe a seqüência dos organismos abaixo:

1 - Musgos, samambaias, microrganismos.
2 - Arbustos, gramíneas, insetos, lagartos, microrganismos.
3 - Árvores frutíferas, liquens e musgos, insetos, aves, mamíferos, cobras, lagartos, microrganismos.
4 - Liquens e microrganismos.

Considerando o processo de sucessão ecológica primária, a seqüência correta dos estágios de surgimentos das comunidades é

Alternativas
Comentários
  • A sucessão ecológica primária ocorre em ambientes antes desabitados, que não apresentam condições favoráveis à sobrevivência da maioria dos seres vivos, como alto de rochas, por exemplo. Nesses casos, os primeiros organismos a se estabelecerem no local são os líquens e microrganismos (4), que alteram o ambiente, possibilitando a colonização por outras espécies, como musgos, samambaias e microrganismos (1). Em seguida, observa-se o estabelecimento de arbustos, gramíneas, insetos, lagartos (2) e enfim, árvores frutíferas, animais de grande porte, musgos, líquens, etc (3), constituindo-se uma comunidade clímax.


    Letra C correta.

  • 1. Comunidade secundária (sere)

    3. Comunidade clímax (maior diversidade e relações ecológicas)

    4. Formam a comunidade primária (ecese)

     


ID
1019884
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As comunidades que existem em nosso planeta não surgiram de uma só vez. Surgiram aos poucos, com organismos que foram colonizando os solos nus e criando condições para que outros organismos se instalassem. Assinale o conceito que se aplica à sucessão vegetal primária:

Alternativas
Comentários
  • Sucessão Primária:

    Exemplo de sucessão ecológica em areia. Ocorre em ambientes desprovidos de vida anteriormente, como dunas de areia, rochas varridas pela erosão, um fluxo de lava, um lago recém-formado.

    Sucessão secundária:

    Ocorre num ambiente que foi anteriormente ocupado por outras comunidades e que sofreu algum tipo de perturbação, como forças naturais (vendavais, inundações, deslizamentos, furacões, etc), ou perturbações provocadas pelo homem ou animais, como o fogo, áreas cultivadas, corte de florestas.

    Sucessão clímax:

    A sucessão ecológica para quando o ser consegue alcançar um equilíbrio com o ambiente físico e biótico, ou estado estacionário. A comunidade atinge o ápice de suas relações ecológicas,onde se chega ao ponto final da sucessão, ou clímax. Esta diversidade vai persistir indefinidamente, a não ser por ocorrência de grandes perturbações.

     

  • As sucessões ecológicas podem ser caracterizadas a partir do potencial de adaptação de comunidades pioneiras em ambientes anteriormente inabitados (sucessão primária), ou pela substituição destas por outras(sucessão secundária), com melhor tendência ao equilíbrio, estabelecendo comunidade clímax de acordo com os fatores abióticos: temperatura, umidade, insolação, pluviosidade e outros, perdurando por várias décadas, alguns séculos ou milhares de anos. 

    Entende-se por sucessão primária, aquela que ocorre em regiões estéreis (sem vida), por exemplo, terrenos cobertos pelo extravasamento e escoamento de lava, rochas expostas por recuo de geleiras, ilhas vulcânicas ou dunas de areias. 

    Sucessão secundária ocorre nos locais já habitados cujo equilíbrio foi rompido devido alterações ambientais drásticas, causadas ou não pelo ser humano. Essa condição configura o cenário observado em plantações abandonadas, matas destruídas por incêndios e lagos que secaram, sendo a vegetação parcialmente ou completamente destruída. 

     

    fonte: site mundo educação


ID
1021987
Banca
IBFC
Órgão
PM-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo James Lovelock “Trinta anos atrás, fui insensato e plantei 20 mil árvores, na esperança de restituir à natureza a propriedade rural que tinha comprado. Percebo agora que foi um erro: deveria ter deixado a terra intocada e permitido que emergisse um ecosistema, uma floresta natural, repleta de biodiversidade e abundante, no próprio ritmo de Gaia.
Em vez de uma mera plantação, uma floresta assim poderia evoluir, ou morrer se preciso, à medida que o clima mudasse.”
(Revista Visão socioambiental, Ano 4, nº 23, Abril/Maio 2010, pg. 07)

A análise feita pelo considerado propagador do ambientalismo moderno, nos remete sobre a sucessão ecológica e pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O processo descrito por James Lovelock é considerado uma sucessão secundária, pois o terreno já havia sido habitado e provavelmente teve seu equilíbrio rompido. Na sucessão ecológica secundária, a ecese é provavelmente formada por gramíneas, organismos de rápido e fácil crescimento, com baixa exigência de nutrientes. Durante o processo de sucessão ecológica, a complexidade e diversidade dos organismos estabelecidos aumenta. Com isso, a produtividade primária bruta também aumenta. Entretanto, o consumo dessa própria comunidade aumenta igualmente. Logo, a produtividade primária líquida (que é a produtividade primária bruta menos o consumo) vai diminuindo ao longo da sucessão. Em uma comunidade clímax a produtividade primária bruta é alta enquanto a líquida é baixa, demonstrando o equilíbrio estabelecido. Gabarito incorreto.

    Letra C correta.


  • eu chutando repondi mais certo que a banca. 

    gab: C (segundo a prof. do QC)

  • Como assim o gabarito é a Letra D???

    Em uma comunidade clímax, toda a matéria orgânica produzida pelas plantas é consumida por elas e pelos outros seres vivos no ambiente. A produtividade líquida tende a zero!

  • ?????????????


ID
1022896
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere os itens abaixo:

I. Biomassa

II. Biodiversidade

III. Tipos de relações ecológicas

Ao longo do processo de sucessão ecológica constata- se

Alternativas
Comentários
  • A sucessão ecológica é um processo natural em que comunidades biológicas passam por transformações até se atingir um equilíbrio (o que chamamos de comunidade clímax, ou seja, estável). Durante esse processo, a biomassa da comunidade aumenta à medida que as espécies pioneiras são substituídas por espécies de porte maior, o que aumenta também a biodiversidade e consequentemente as relações ecológicas entres os indivíduos.

     Letra A correta.
  • Ao longo da sucessão ecológica, observamos, de fato, o aumento da diversidade, da biomassa e da complexidade das relações ecológicas.

  • bom


ID
1080877
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:

I. A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira.

II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.

III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Produtividade bruta: TODA a fotossinteze

    Prod Liquid: Toda fotossinteze - respiração(consumo)

    Em um climax, a comunidade está estável, em equilibrio então Prod liquida é = zero. Já se pensar em produtividade bruta, no climax é a maior que tem, pois tem mais especies de produtores

  • Na comunidade primária não possui muito animal, portanto, não há complexidade.

  • Numa comunidade clímax, em que há quantidade de indivíduos muito maior que na comunidade pioneira, haverá muita produção de energia (produtividade primária bruta) pelos vegetais por fotossíntese. No entanto, os indivíduos que produzem essa energia também vão consumir muito dela por respiração celular, o que faz com que se deixe pouca energia para os outros níveis tróficos, que seriam, por exemplo, os consumidores primários. Essa energia deixada para o próximo nível trófico é a produtividade primária líquida, e é por isso que, em uma comunidade pioneira, em que haverá pouco consumo de energia por aqueles que a produziram, essa produtividade será maior.


ID
1516474
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao longo do processo de sucessão ecológica em ecossistemas terrestres, quando se chega à comunidade clímax:

Alternativas
Comentários
  • Ambiente maduro: constante ou previsivelmente variável. ALTERNATIVA A.

  • Comunidade clímax :

    Equilibrio dinâmico;

    Elevada e constante biomassa total e biodversidade;

    Produtividade liquida quase nula; (P=R)

    Estável;

    Ciclos de nutrientes fechados

    Elevado número de nichos ecológicos.

  • comunidade clímax é a mais complexa da sucessão ecológica. Esta etapa é a mais desenvolvida e biodiversa que pode ocorrer em determinado ambiente, pois este grupo de seres vivos explora todos os recursos e potencialidade de um local. Em geral, as comunidades clímax apresentam grande biomassa, assim, sua produtividade líquida é baixa (apesar das altas taxas de fotossíntese), pois o gasto energético dos seres desse ambiente é proporcional ao seu tamanho. As comunidades clímax geralmente apresentam grande diversidade de espécies, nichos e relações ecológicas.

    https://blogdoenem.com.br/sucessao-ecologica-biologia-enem/

  • típico de questão subjetiva da CESPE. Questões desse tipo, o melhor a ser feito é deixar em branco

  • errei pelo mesmo motivo!

  • Errei pelo mesmo motivo.

  • Se todos podem , algum também pode. Conjunto. Pensei assim.

  • Realmente a questão está correta, visto que o cespe não restringiu dizendo somente alguns e sim alguns.

  • Questão passível de anulação, na letra da lei não fala sobre ALGUNS, e sim sobre todos.

    Parágrafo único. O  Presidente da República  poderá  delegar  as atribuições mencionadas nos incisos  VI, XII e XXV, aos  Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União , que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.


ID
1528924
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O desenvolvimento de um ecossistema desde sua fase inicial até a obtenção de sua estabilidade e do equilíbrio entre os seus componentes é chamado:

Alternativas
Comentários
  • Amplificação biológica -> o nome dado ao aumento da concentração de determinados elementos e compostos químicos, notadamente os poluentes da água, à medida que se avança na cadeia alimentar 
    Sucessão Ecológica -> Processo ordenado da instalação e desenvolvimento de uma comunidade. Ocorre com o tempo e termina quando se estabelece na área uma comunidade estável. 
    A produtividade primária bruta de um ecossistema -> corresponde ao total da biomassa ou matéria orgânica que é produzida pelas plantas (produtores), por unidade de área e por unidade de tempo. Ela pode ser medida em kg/m²/ano ou em cal/m²/ano. 
    Cadeia alimentar -> é uma sequência que mostra quem se alimenta de quem. O equilíbrio ecológico depende diretamente da interação, das trocas e das relações que os seres vivos estabelecem entre si e com o ambiente. 
    relação de pares -> diversas definições, mas nenhuma na área da biologia


ID
1600084
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com o passar do tempo uma série de mudanças ocorrem nas comunidades que compõem o ecossistema. Neste processo, pode-se dizer que o estágio inicial tem características distintas do estágio final ou comunidade clímax.


Assinale a alternativa que apresenta todas as características de um estágio inicial de sucessão.

Alternativas
Comentários
  • No item C tem um erro. Segundo Begon et al. (4ª edição), livro Ecologia de invíduos a ecossitemas, grupos sucessionais primários têm altas taxas de respiração. Analisando todos os itens, eu percebi que esta questão não tem resposta... Deveria ter sido anulada.

  • Mas se os indivíduos têm porte pequeno como a taxa de respiração é alta? Seria as plantas? Mas a vegetação em um estágio desses deve ser de arbustos e gramíneas ou não?
  • Os organismos pioneiros mais comuns em uma sucessão ecológica terrestre são os líquens, musgos, gramíneas e insetos. Estes organismos, bastante resistentes a consições climáticas, apresentam grande produção líquida, uma vez que sua taxa de fotossíntese é muito superior a respiração, restando um saldo positivo onde produzem mais matéria orgânica do que utilizam. 

    https://blogdoenem.com.br/sucessao-ecologica-biologia-enem/

     

  • ODUM (2015), cap. 8, relata que, na composição de espécies, no começo muda rapidamente; depois, gradualmente (revezamento florístico e faunístico).

  • Acredito que esses questão não tem resposta correta. A letra C tem erro, pois "espécies em estágio inicial apresentam altas taxas de respiração".

  • Não marquei a C devido ao conceito de baixa taxa de respiração. Qual o erro da B?


ID
1614247
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Krakatau, uma ilha do tamanho de Manhattan, localizada entre Java e Sumatra, foi destruída em 1883 após uma série de poderosas erupções vulcânicas. Apenas um pequeno pedaço da ilha original permaneceu acima do nível do mar. Essa pequena ilha, chamada de Rakata, não possuía qualquer vida, era uma ilha estéril. Mas a vida logo começou a surgir novamente...”

WILSON, E. O. Diversidade da vida. Companhia das Letras, 1992. Adaptado.

Quando o biólogo E. O. Wilson diz que “a vida logo começou a surgir novamente”, ele estava se referindo a que fenômeno ecológico?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    A forma de sucessão primária acontece a partir de rochas vulcânicas. Ocorre principalmente pelo intemperismo dessas rochas. De acordo com as condições de geração destes novos subtratos, seu desenvolvimento pode ser:

     Hidrossere: comunidades em água doce
     Lithosere: comunidades sobre rochas
     Psammosere: comunidades em areia
     Xerosere: comunidades em áreas secas
     Halosere: comunidades em corpo salino (ex: pântanos)

  • A sucessão ecológica primária ocorre após uma devastação completa de algum ambiente, eliminando toda a vida lá existente... e depois de um tempo, ocorre a sucessão ecológica primária. A secundária ocorre sem a eliminação total da vida existente.


ID
1640050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

     A mata atlântica da região sul da Bahia é uma floresta tropical úmida muito rica em espécies e com alto grau de endemismo. Um fator que vem contribuindo para a conservação de parte da biodiversidade dessa floresta é o cultivo tradicional do cacau sob a mata raleada. Nesse sistema de plantio, conhecido como cabruca, conserva-se apenas uma parte selecionada das árvores da mata nativa, substituindo-se o sub-bosque por cacaueiros.

R. H. R. Sambuichi. Fitossociologia e diversidade de espécies arbóreas em cabruca (mata atlântica raleada sobre plantação de cacau) na região sul da Bahia, Brasil. 2002 (com adaptações).


Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item que se segue.

A conversão de áreas de produção intensiva de cacau sob o sistema denominado derruba total para um sistema sombreado, como a cabruca, requer a recomposição da vegetação nativa, com o plantio inicial de espécies pioneiras, devidamente espaçadas para a produção de sombreamento a ser seguido por espécies de estágios intermediários de sucessão.

Alternativas
Comentários
  • CERTO = o cacau serã estabelecido no sub-bosque, logo será necessário recompor a vegetação para que haja sombreamento.

    “Cacau-Cabruca é um sistema ecológico de cultivo agroflorestal. Baseia-se na substituição de estratos florestais por uma cultura de interesse econômico, implantada no sub-bosque de forma descontínua e circundada por vegetação natural, não prejudicando as relações mesológicas com os sistemas remanescentes”.

  • Considerei errada a assertiva por entender, inclusive com a resposta da colega Priscila, que há necessidade de "recompor a vegetação" e não necessariamente "vegetação nativa".


ID
1686808
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o curso da sucessão ecológica autogênica, observamos diversas mudanças no ecossistema, incluindo

Alternativas
Comentários
  • Classificação dos processos sucessionais:

    " Quanto às forças que direcionam o processo:

    Sucessão autogênica: mudanças ocasionadas por processos biológicos internos ao sistema Sucessão alogênica: direcionamento das mudanças por forças externas ao sistema (incêndios, tempestades, processos geológicos)

    " Quanto à natureza do substrato na origem do processo:

    Sucessão primária: em substratos não previamente ocupados por organismos. Ex.: afloramentos rochosos, exposição de camadas profundas de solo, depósitos de areia, lava vulcânica recém solidificada) Sucessão secundária: em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade e, consequentemente, contêm matéria orgânica viva ou morta (detritos, propágulos). Ex: clareiras, áreas desmatadas, fundos expostos de corpos de água. Ciclos elementares fechados, troca de nutrientes entre organismos e ambiente de forma lenta. Portanto, menor produtividade.

  • Gab B

     

    A sucessão autogênica ocorre de forma natural, onde o próprio ecossistema restaura sua comunidade. As espécies pioneiras -  pouco seletivas e resistentes- começam o trabalho de preparação para o estabelecimentos de novos individuos, proporcionando um ambiente menos hostil. Assim começa um crescente acúmulo de biomassa, aumentando a diversidade das espécies devidos a complexas teias alimentares e estabelecimento de uma produção energética estável ( toda produção primaria bruta = respiração, ou seja, tudo que se produz é consumido pela comunidade. Diferente dos estágios iniciais, onde tudo que se produzia - p.p. bruta- era maior que a respiração).

    Já o ciclo fechado é a evolução do aberto, onde os nutrientes do ambiente são metabolizados e acumulados na porção biótica da comunidade, considerando então fechado, intrabiótico, lento e importante.

  • A única coisa que estou em desacordo é: Qual tipo de produtividade? A banca não definiu. A PPB aumenta, com certeza, mas a PPL tende a diminuir.


ID
1973983
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um sitiante de uma Floresta Ombrófila Estacional desmatou 3 hectares e foi autuado pelo agente ambiental. Ele alegou que o desmate foi feito em área com vegetação secundária em estágio pioneiro de sucessão. O agente ambiental, ao analisar as caraterísticas da vegetação, concluiu tratar-se de estágio médio de regeneração, pois

Alternativas
Comentários
  • Talvez esta questão mereça uma revisão. A resposta correta desta questão não está de acordo com a resolução da CONAMA. vejam abaixo:

     

    RESOLUÇÃO Nº 25, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1994

    O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei no. 6.938, de 31 de agosto de 1981, alterada pela Lei no. 8.028, de 12 de abril de 1990, regulamentadas pelo Decreto no. 99.274, de 06 de junho de 1990, e Lei no. 8.746, de 09 de dezembro de 1993, considerando o disposto na Lei no. 8.490, de 19 de novembro de 1992, e tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno, e

    Considerando a necessidade de se definir vegetação primária e secundária nos estágios inicial, médio e avançado de regeneração da Mata Atlântica em cumprimento ao disposto no artigo 6º do Decreto 750, de 10 de fevereiro de 1993, na Resolução CONAMA nº 10, de 01 de outubro de 1993, e a fim de orientar os procedimentos para licenciamento de atividades florestais no Estado do Ceará, resolve:

    Art. 1º Vegetação primária é aquela de máxima expressão local, com grande diversidade biológica, sendo os efeitos das ações antrópicas mínimos, a ponto de não afetar significativamente suas características originais de estrutura e de espécies.

    Art. 2º Vegetação secundária ou em regeneração é aquela resultante dos processos naturais de sucessão, após supressão total ou parcial da vegetação primária por ações antrópicas ou causas naturais, podendo ocorrer árvores remanescentes da vegetação primária.

    Art. 3º Os estágios em regeneração da vegetação secundária a que se refere o artigo 6º do Decreto nº 750/93, passam a ser assim definidos:

     

    II - Estágio médio de regeneração:

    a) fisionomia arbustiva e arbórea predominam sobre a herbácea;

    b) neste estágio a área basal média varia de 5 a 14m²/ha, com DAP médio de 5 a 14 centímetros e altura média de 4 a 10m;

    c) cobertura arbórea variando de aberta a fechada, com ocorrência eventual de indivíduos emergentes;

    d) epífitas em maior número de indivíduos e diversidade de espécies em relação ao estágio inicial, sendo mais abundante na floresta ombrófila;

    e) trepadeiras, quando presentes, são predominantemente lenhosas;

    f) serapilheira presente, variando conforme a estação do ano e a inclinação das vertentes;

    g) diversidade biológica significativa;

    h) subosque presente;

    i) espécies indicadoras: Machaerium amplum (espinho-de-judeu); Bauchinia jorticata (mororó); Cordia trichotoma (freijó); Braosimum gaudichaudii (inharê).

     

  • RESOLUÇÃO CONAMA nº 1, de 31 de janeiro de 1994.

    § 2o Em estágio médio de regeneração:

    a) fisionomia florestal, apresentando árvores de vários tamanhos;

    b) presença de camadas de diferentes alturas, sendo que cada camada apresenta-se com cobertura variando de aberta a fechada, podendo a superfície da camada superior ser uniforme e aparecer árvores emergentes;

    c) dependendo da localização da vegetação a altura das árvores pode variar de 4 a 12 metros

    g) no sub-bosque (sinúsias arbustivas) é comum a ocorrência de arbustos umbrófilos principalmente de espécies de rubiáceas, mirtáceas, melastomatáceas e meliáceas;


ID
1973998
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O enriquecimento ecológico da vegetação secundária da Mata Atlântica, promovido por meio do plantio ou da semeadura de espécies nativas, independe de autoriza- ção do órgão ambiental competente, quando realizado

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    A técnica de enriquecimento consiste em restaurar áreas não totalmente degradadas, ou seja, RESTAURANDO parte da comunidade. Esse processo pode ser feito através  do manejo de espécies em estágios finais de sucessão ou pioneiras secundárias, otimizando a autorregeneração, uma vez que, parte-se do principio de enriquecimento e não de recuperação!

  •  

    Questão retirada de legislação, mais especificamente do decreto n 6660 de 2008:

    Art. 4o  O enriquecimento ecológico da vegetação secundária da Mata Atlântica, promovido por meio do plantio ou da semeadura de espécies nativas, independe de autorização do órgão ambiental competente, quando realizado:

    I - em remanescentes de vegetação nativa secundária nos estágios inicial, médio e avançado de regeneração, sem necessidade de qualquer corte ou supressão de espécies nativas existentes;

    II - com supressão de espécies nativas que não gere produtos ou subprodutos comercializáveis, direta ou indiretamente. 

     

    Conceito legal de enriquecimento ecológico: atividade técnica e cientificamente fundamentada que vise à recuperação da diversidade biológica em áreas de vegetação nativa, por meio da reintrodução de espécies nativas (Lei 11.428/06, art. 3o, IV)


ID
2176714
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das características que evidencia um ecossistema-clímax é a alta:

Alternativas
Comentários
  • Ecossistema clímax é formado por populações que não se alteraram e nem alteram o meio, logo, existindo equitabilidade (equidade) das comunidades.

  • Uma comunidade que atinge o máximo de crescimento em dado local chama-se Clímax.

    Fonte.www.descomplica.com.br/cursos/enem-extensivo-2018/planejamentos/6/

  • Gab: C

    A - produtividade primária líquida. Pelo o contrário, a PPL é quase zero em comunidades clímax. PPL se refere a quantidade de energia líquida disponível ao próximo nível trófico. No clímax, quase tudo que é produzido é utilizado nele mesmo. Agora, o PPB é alta (mais alta que comunidade pioneira ou ecese). Assim pode-se pensar também que a respiração é quase igual ao PPB

    B - taxa troca de nutrientes entre organismos e ambiente. Os nutrientes ficam mais tempo nos organismos até retornarem ao ambiente.

    C - equitabilidade das comunidades. Gabarito

    D - variabilidade das condições ambientais. É menor.

  • Equitabilidade se refere à distribuição dos indivíduos entre as espécies, sendo proporcional à diversidade e inversamente proporcional a dominância. 


ID
2398567
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A produção primária líquida varia entre os diferentes ecossistemas terrestres. Em termos globais, classifique os seguintes ecossistemas terrestres em ordem decrescente quanto a sua produção primária líquida e marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • PPL = PPB - R

    PPL é a parte da energia dos produtores disponível para ser usada como alimento pelos consumidores, limita o número de consumidores que podem sobreviver. Essa produtividade primária liquida é quase nula em comunidades em clímax. Essa produtividade primária vária de acordo com: a disponibilidade de água, clima, intensidade luminosa e etc.

    Padrões globais de PPL em ordem decrescente:Pântanos e alagados, Floresta tropical, Floresta temperada, Floresta boreal, Savana e Tundra...

    Note!! Produção máxima nos trópicos úmidos e miníma nas tundras e desertos.


ID
2536030
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As alterações na composição e estrutura de comunidades terrestres são mais evidentes após algum distúrbio intenso, como uma erupção vulcânica, em que a área impactada passa por um processo de sucessão ecológica do qual se espera

Alternativas

ID
2663902
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Surtsey é uma ilha vulcânica situada perto da costa sul da Islândia. A erupção vulcânica que lhe deu origem ocorreu na década de 1960, o que faz dela, seguramente, a ilha mais nova do Oceano Atlântico. As primeiras espécies que aí se fixaram foram musgos e liquens. À medida que as aves foram fixando-se na ilha, as condições do solo foram melhorando e espécies vegetais mais complexas puderam iniciar a colonização do território. Em 1988 foi observada a presença do primeiro arbusto.


Disponível em: www.nacopadasarvores.blogspot.com.br. Acesso em: 25 maio 2012 (fragmento).


O conjunto das alterações ocorridas no ambiente descrito é exemplo de

Alternativas
Comentários
  • O ambiente descrito apresenta nitidamente um exemplo de ambiente surgido através de uma processo conhecido como sucessão ecológica, onde os primeiros organismos a surgirem são as plantas inferiores (musgos e líquens), passando por plantas maiores, e assim formando um novo ambiente com vegetais e animais.

    Alternativa correta: Letra C

  • Quando o ambiente desenvolve qualidadede ser "colonizado" pelas formad de vida pioneiras,como liquens e musgos,estamos nos referindo à uma sucessão ecológica primária,na qual o ambiente citado acaba se tornando mais complexo com o tempo,e pode abrigar formas de vida intermediárias até às populações clímax,a qual serão aquelas que terão uma relação de interdependência com o ambiente e esse com as mesmas.

     

    R:Letra "C".

  • Entende-se por sucessão ecológica:a modificação do espaço por seres vivos,sendo esse processo gradual.No caso citado os Liquens-associação de fungos e algas são espécies pioneiras que iram contribui por exemplo para a degradação da rocha pela ação corrosiva dos ácidos produzidos pelas hifas do fungo,fomentando a formação de solos que são essenciais para locomoção de outros indivíduos como as aves e plantas que iram produzir alimentos para outros.Assim por etapas as comunidades iram ocupar esse local modificado até atingir a estabilidade(clímax)

  • O ambiente descrito apresenta nitidamente um exemplo de ambiente surgido através de uma processo conhecido como sucessão ecológica, onde os primeiros organismos a surgirem são as plantas inferiores (musgos e líquens), passando por plantas maiores, e assim formando um novo ambiente com vegetais e animais.

    Alternativa correta: Letra C

    Revisão enem, cronograma,citações, termos que mais caem nas provas do enem: https://drive.google.com/drive/folders/1dDkZSZfpEOspIbZypBC0cwnEGuSqPC-v?usp=sharing

  • Eficiência ecológica é a porcentagem de energia transferida de um nível trófico para o outro, em uma cadeia alimentar. PPL = PPB – R

    Resumidamente, a irradiação adaptativa (ou radiação adaptativa) corresponde ao surgimento de diversas espécies, sob variados ambientes com um (grupo) ancestral em comum.

    Resistência ambiental são os fatores que juntos limitam o crescimento de uma população natural. Estes podem ser dependentes da densidade da população, como competição, depredação, parasitismo ou qualidade ambiental.

    nicho ecológico é o conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente. Podemos dizer que ele representa o papel ecológico de um indivíduo no ecossistema

  • sucessão ecológica- mudanças graduais e progressivas que ocorrem em um ecossistema até que ele atinja uma comunidade com o máximo de desenvolvimento possível (Clímax)

     Irradiação adaptativa-processo evolutivo que resulta no surgimento de espécies diferentes a partir de um mesmo ancestral comum.

    Eficiência ecológica - a porcentagem de energia transferida de um nível trófico para o outro, em uma cadeia alimentar.


ID
2697106
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Entre as tendências esperadas em um processo de sucessão ecológica cita-se o aumento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa e.

     

    Analisando as alternativas:

    "a) da razão produção/respiração como resultado do investimento em manutenção de biomassa." As plantas, ao investiram em biomassa, elas têm mais tecidos que "respiram" que tecidos que fazer fotossíntese, diminuindo a razão produção/respiração.

     

    "b) do número de interações interespecíficas em virtude do aumento do número de indivíduos." O aumento do número de interações interespecíficas é em virtude do aumento do número de espécies.

     

    "c) da energia direcionada à reprodução, visto que o tamanho dos indivíduos tende a aumentar." Os indivíduos maiores investem menos em reprodução, já que investem mais em crescimento, é o chamado "trade-off". Segundo Begon, Townsend e Harper (2007), um trade-off é uma relação negativa entre duas características da história de vida, em que aumentos em uma estão associados a decréscimo na outra [...].

     

    "d) da exportação de material, uma vez que há maior quantidade de biomassa no sistema." O que acontece é o contrário, quando dá sucessão ecológica, a exportação de material tende a diminuir até chegar a níveis próximos da estabilização e até a estabilizar o transporte de material (nutrientes, biomassa, etc), devido à maior estabilidade do ecossistema.

     

    e) resposta. 


ID
2983201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

            À medida que o conhecimento sobre gestão de resíduos sólidos avança, muitos aterros sanitários encerrados no mundo estão sendo transformados em lindos parques públicos e reservas naturais. Esse é o caso do Washington Arboretum Park, nos Estados Unidos da América, onde antes havia o aterro sanitário Miller Street Dump, desativado em 1936. A área foi impermeabilizada e recebeu uma camada de solo e grama, e hoje abriga mais de 40.000 mil árvores e arbustos. Para viabilizar essa transformação no espaço urbano, alguns cuidados são necessários durante a operação do aterro e após a sua desativação.

Considerando as informações apresentadas no texto e aspectos relacionados à gestão ambiental, à ecologia de população e comunidades e à legislação ambiental brasileira, julgue o item a seguir.


O processo de sucessão ecológica iniciado com o encerramento de um aterro é definido como sucessão alogênica, uma vez que as mudanças provocadas na área são decorrentes de forças externas ao sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Classificação dos processos sucessionais:

    Quanto às forças que direcionam o processo:

    Sucessão autogênica: mudanças ocasionadas por processos biológicos internos ao sistema

    Sucessão alogênica: direcionamento das mudanças por forças externas ao sistema (incêndios, tempestades, processos geológicos)

    Quanto à natureza do substrato na origem do processo:

    Sucessão primária: em substratos não previamente ocupados por organismos. Ex.: afloramentos rochosos, exposição de camadas profundas de solo, depósitos de areia, lava vulcânica recém solidificada)

    Sucessão secundária: em substratos que já foram anteriormente ocupados por uma comunidade e, consequentemente, contêm matéria orgânica viva ou morta (detritos, propágulos). Ex: clareiras, áreas desmatadas, fundos expostos de corpos de água.

    Fonte: https://www.ib.usp.br/ecologia/sucessao_ecologica_print.htm

  • Gabarito C

    Conforme as forças que direcionam o processo, a sucessão pode ser dos seguintes tipos:

    Sucessão Autogênica: provocada por mudanças originadas por processos biológicos internos ao ecossistema.

    Sucessão Alogênica: quando ocorrem mudanças por forças externas ao ecossistema, como tempestades, incêndios e processos geológicos.

  • CERTO

    JUSTIFICATIVA DA BANCA - CERTO.

    A sucessão ecológica de uma área é resultado de alterações graduais, ordenadas e progressivas no ecossistema, resultantes da ação contínua de fatores ambientais sobre os organismos e da reação destes sobre o ambiente. Quanto às forças que direcionam o processo, a sucessão autogênica refere-se a mudanças ocasionadas por processos biológicos internos ao sistema, ao passo que a sucessão alogênica consiste no direcionamento das mudanças por forças externas ao sistema (incêndios, tempestades, processos geológicos, ações antrópicas).

    No caso do aterro, a força que direciona o processo de sucessão é a sucessão alogênica, pois a sucessão, nesse caso, concerne na colonização de um novo hábitat onde não havia vida antes. Usualmente, envolve distúrbios originados fora do hábitat em questão. Indica uma mudança nas condições abióticas que produzem um novo substrato para a vida, especialmente para organismos sésseis.


ID
3049450
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As comunidades existem num estado de fluxo contínuo. No entanto, quando um hábitat é perturbado, a comunidade lentamente se reconstrói, numa sequência de mudanças chamada de sucessão ecológica.


A respeito desse processo são apresentadas algumas considerações:

I. As comunidades clímax são mais comumente vistas como sistemas abertos, cuja composição varia continuamente através dos gradientes ambientais.

II. A escala de um gradiente ambiental baseado nas mudanças das características físicas ou na composição da comunidade ao longo do gradiente denomina-se índice de continuum.

III. Dois fatores determinam a presença de uma espécie numa sere: quanto prontamente ela invade um hábitat perturbado ou recém-formado e sua resposta às mudanças que ocorrem no ambiente ao longo da sucessão.

IV. O processo pelo qual uma espécie aumenta a probabilidade de uma segunda se estabelecer é denominado tolerância. Em sistemas marinhos, a tolerância ocorre quando uma espécie intensifica a qualidade de um local para a colonização de outra.


Estão corretas apenas as considerações

Alternativas
Comentários
  • A alternativa IV discursa sobre o modelo facilitador.

  • Comunidades clímax, até onde sei, são caracterizadas por um equilíbrio dinâmico (sem variação de composição) e ciclo de nutrientes fechados, o que tornaria a alternativa I errada.Porém, é o gabarito. Não entendi.

  • Comunidades clímax, até onde sei, são caracterizadas por um equilíbrio dinâmico (sem variação de composição) e ciclo de nutrientes fechados, o que tornaria a alternativa I errada.Porém, é o gabarito. Não entendi.

    concordo com a LOUISE

  • I II e III

  • Errado: IV = O processo pelo qual uma espécie aumenta a probabilidade de uma segunda se estabelecer é denominado tolerância. Em sistemas marinhos, a tolerância ocorre quando uma espécie intensifica a qualidade de um local para a colonização de outra.

    Correto: IV = O processo pelo qual uma espécie aumenta a probabilidade de uma segunda se estabelecer é denominado facilitação. Em sistemas marinhos, a facilitação ocorre quando uma espécie intensifica a qualidade de um local para a colonização de outra.


ID
3141766
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o processo de sucessão ecológica em um país tropical ocorrem intensas transformações no ambiente, de modo que, a partir de uma comunidade pioneira surja, no final do processo, uma comunidade clímax, caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Alternativa A.

    "Com o avanço da sucessão ecológica, na maioria dos casos, observa-se uma redução da variabilidade das condições ambientais. Há uma tendência a uma estabilização do meio físico e da comunidade, bem como um aumento na complexidade estrutural e funcional do ecossistema, culminando com uma situação definida como clímax."

    Fonte: www.tecnologiaetreinamento.com.br/meio-ambiente/sucessao-ecologica


ID
3141787
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As macrófitas são plantas que habitam corpos de água doce ou salobra e produzem grandes quantidades de biomassa, atingindo cerca de 100 t de peso seco/ha/ano, valor superior ao de cultivares como o milho e a cana-de-açúcar.


O dado fornecido é referente à produtividade

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação. A produtividade primária bruta corresponde à quantidade total da produção de matéria orgânica em um ecossistema. O cálculo é feito da seguinte forma: PPB = quantidade de matéria orgânica em gramas/período/área ambiental. A produtividade líquida é a Produtividade Primária Bruta – matéria orgânica consumida no processo de respiração dos autótrofos. Parece que a banca misturou os dois termos

  • Esta questão deve ter sido anulada, pois a alternativa E não corresponde à definição de produtividade primária bruta, mas sim à de produtividade primária líquida. Lá no Ricklefs (6°ed) está exatamente assim:

    "A energia total assimilada pela fotossíntese representa a produção primária bruta. As plantas usam parte dessa energia para se manter, e manter suas necessidades metabólicas através da respiração. Em consequência, a biomassa das plantas contém muito menos energia do que a energia total assimilada. A energia acumulada na biomassa das plantas, e assim disponível aos consumidores, é denominada de produção primária líquida."

  • A questão fala sobre as macrófitas que produzem uma biomassa que atinge 100t de peso seco por hectare por ano, e diz que esse peso se refere a produtividade do ecossistema. Uma cadeia alimentar é a sequência de passagem de matéria e energia pelos seres vivos em uma comunidade. 
    Em um ecossistema, a quantidade de matéria orgânica produzida pelas plantas (produtores) em um intervalo de tempo e uma determinada área ou volume é a produtividade primária bruta (PPB). A partir do consumo da própria planta para a respiração (R), a matéria orgânica restante (PPB - R = PPL) é chamada de produtividade primária líquida (PPL). Quando a matéria orgânica se acumula nos consumidores primários em um intervalo e em uma área ou volume, temos a produtividade secundária bruta (PSB) que, diminuída pela respiração desses consumidores, temos a produtividade secundária líquida (PSL).
    A produtividade terciária bruta (PTB) se refere à energia adquirida pelos consumidores secundários que se alimentam de herbívoros, enquanto a produtividade terciária líquida (PTL) se refere ao restante da energia depois da respiração desses consumidores secundários. Podemos expressar a produtividade em gramas ou quilogramas de matéria seca (conforme o valor informado na questão) por metro quadrado por ano, ou por hectare por ano. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    Fonte da imagem: site liceuasabin.br




    O dado fornecido (100 t de peso seco/ha/ano) é referente à produtividade


    a) primária líquida, que indica o total de matéria inorgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo as moléculas orgânicas sintetizadas pelo metabolismo. A fotossíntese sintetiza matéria orgânica, e não inorgânica, e a produtividade citada na questão é a primária bruta (PPB). Incorreta.


    b) terciária bruta, que indica o total de matéria orgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo a água presente no vegetal e as moléculas orgânicas consumidas pelo metabolismo. A produtividade terciária bruta se refere ao total de matéria orgânica adquirida (energia) pelos carnívoros, ao se alimentarem de herbívoros, e não sobre a matéria orgânica da fotossíntese. Incorreta.


    c) secundária bruta, que indica o total de matéria orgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo apenas a água presente no vegetal. A produtividade secundária bruta é o total de matéria orgânica ACUMULADA no consumidor primário que se alimentou das plantas, e não o total sintetizado na fotossíntese. Incorreta.


    d) secundária líquida, que indica o total de matéria inorgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo as moléculas orgânicas consumidas pelo metabolismo. A produtividade secundária líquida indica a matéria ORGÂNICA adquirida e acumulada pelo consumidor primário, subtraído da energia gasta em sua respiração. Incorreta.


    e) primária bruta, que indica o total de matéria orgânica sintetizado pela fotossíntese, subtraindo as moléculas orgânicas consumidas pelo metabolismo. A produtividade primária bruta se refere ao total de matéria orgânica produzida pelas plantas (fotossíntese) nesse caso as 100t de peso seco ha/ano produzidas pelas macrófitas. CORRETA.
    No entanto, a explicação seguinte dessa alternativa sobre a produtividade se refere à primária líquida, e não a bruta, que é a produtividade subtraída das moléculas consumidas na respiração (PPB – R = PPL), então a resposta correta seria apenas até a informação da fotossíntese.


    A opção mais correta seria a alternativa E.


    Gabarito do professor: Sem resposta correta, em divergência com o gabarito fornecido pela banca. A recomendação seria a ANULAÇÃO dessa questão, por não apresentar uma resposta totalmente correta.


ID
3307804
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a sucessão ecológica temos:

1. Estágio pioneiro - São as espécies que participam de uma comunidade inicial e apresentam altas taxas de crescimento. São espécies de tamanho pequeno, tempo de vida curto e produzem um grande número de sementes. Exemplos: liquens, musgos e gramíneas.

2. Comunidade intermediária - comunidade com menor amplitude (mais exigentes); ciclo de vida mais longo e pouco especializadas. Ex.: ervas e arbustos.

3. Estágio final (Clímax) - As espécies atingem uma situação que não são afetadas com o ambiente, também chamamos de estágio terminal ou de maturidade. Persistem por muito tempo na comunidade.

Sobre o processo de recuperação de uma área desmatada, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A sucessão natural ocorrerá na sequencia de estágios 1, 2 e 3 naturalmente.

II. A matéria orgânica produzida pelas folhas das espécies pioneiras é responsável por fertilizar o solo, melhorando sua qualidade.

III. Quando ocorre o estágio clímax, as outras árvores e arbustos estão todas mortas.

IV. Quando é feita a recuperação de uma área, mistura-se, em seu planejamento, plantas de todos os estágios para que acelere seu processo.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

Alternativas
Comentários
  • é a "B"

  • gostei


ID
3324466
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Quando um determinado hábitat sofre algum tipo de perturbação, há uma mudança, ao longo do tempo, nas comunidades desse local. Essa sequência de alterações nessas comunidades é chamada de sucessão ecológica.

RICKLEFS. R. A economia da natureza. 6ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2010. 546 p.

Sobre sucessão ecológica, analise as afirmativas a seguir.

I. Espécies de plantas pioneiras normalmente produzem muitas sementes pequenas, de fácil dispersão, e seus brotos são intolerantes à exposição ao Sol.

II. Espécies que colonizam o hábitat em estágios anteriores modificam o ambiente, favorecendo a colonização desse local por espécies de estágios tardios.

III. Quando a alteração das espécies que compõem a comunidade não altera mais as condições físicas do ambiente, esse estágio da sucessão é caracterizado como clímax.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta da banca: alternativa c (discutível)

     

    No próprio livro do Ricklefs, que a banca usou, não diz que quando a comunidade quando chega ao clímax ela "não altera mais as condições físicas do ambiente", mas sim que essas alterações ocorrem mais lentamente.

    Dá para usar como exemplo uma comunidade clímax em um morro. Periodicamente ocorrem deslizamentos de terra no morro, e, com isso, há uma mudança de relevo com o passar dos anos.

    Ao meu ver, somente a alternativa II está correta.

  • qual o erro do item II?

  • Mal Elaborada!! Pois deveria ser: "quando a produtividade líquida tender a 0, é caracterizado o climax". E NÃO: ''não altera mais as condições físicas do ambiente''

  • exato , essa questão eu acho que é letra A

    . pois os musgos e liquens fazem com que novas espécies se estabelecem neste local ,onde as mesmas fazem com que outras novas espécies possam ficar naquele local


ID
3409126
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O grau máximo de equilíbrio que uma sucessão pode atingir é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Comunidade clímax


ID
3692698
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o curso da sucessão ecológica auto gênica, observa-se diversas mudanças no ecossistema, como:

Alternativas

ID
3790252
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Produtividade Primária Bruta (PPB) é o total de matéria orgânica produzida pelos organismos fotossintéticos de um ecossistema, como, por exemplo, um grande lago. Parte dessa matéria orgânica produzida é gasta na respiração celular (R), e apenas a quantidade de energia que sobra fica armazenada na biomassa, constituindo a Produtividade Primária Líquida (PPL). Assim, temos que: PPL = PPB - R. Inicialmente, mediu-se a quantidade de O2 dissolvido existente em uma garrafa transparente e outra escura, ambas contendo água de um lago, fechadas e mantidas em ambiente iluminado. Após um período, mediu-se novamente o volume de O2 dissolvido na água das duas garrafas.
Considerando que a quantidade de biomassa (g/cm3 ) de fitoplâncton é a mesma em ambas as amostras, assinale a alternativa que explica por que é necessário realizar este teste com os dois tipos de garrafas para calcular a PPB do lago.

Alternativas

ID
3815143
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em um campo experimental na Zona da Mata Mineira, uma pastagem foi queimada e abandonada. Com o passar do tempo, pesquisadores observaram a colonização por gramíneas, depois por ervas e arbustos, e finalmente por árvores. É CORRETO afirmar que se trata de uma sucessão ecológica:

Alternativas
Comentários
  • Já tinha sido ocupada antes das queimadas, então é sucessão secundária. É além disso, a sucessão primária é realizada por briófitas como musgos


ID
3872287
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma região turística situada a cerca de 900 de Santiago, no Chile, encontra-se o vulcão Calbuco. No dia 22 de abril de 2015, depois de mais de meio século de inatividade, ele entrou em erupção, emitindo cinzas a vários quilômetros de altura e atingindo as principais atividades econômicas presentes na região, como pecuária, agricultura e piscicultura. À época, as atividades mantiveram uma zona de isolamento de cerca de 20 quilômetros ao redor do vulcão, já que a camada espessa de cinzas não permite a sobrevida de plantas e animais. Se, após a erupção, não existir mais vida na área atingida, acredita-se que a restauração vegetal e animal poderá ocorrer somente após várias décadas. Esse processo lento, de reorganização de vida na área citada, recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Sucessão ecológica ocorre pela sequencia de comunidades ao longo do tempo, desde as comunidades pioneiras (mais simples) até as comunidades clímax (mais complexas).


ID
3872293
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A sucessão ecológica que acontece em locais já habitados, nos quais o equilíbrio foi rompido por alguma alteração ambiental, causada ou não pela ação humana, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • A sucessão ecológica que acontece em locais já habitados, nos quais o equilíbrio foi rompido por alguma alteração ambiental, causada ou não pela ação humana: sucessão secundária

    gabarito B


ID
3872311
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o curso da sucessão ecológica auto gênica, observa-se diversas mudanças no ecossistema, como:

Alternativas
Comentários
  • Ao longo da sucessão ocorre aumentos da biomassa, diversidade e produtividade bruta , mas a produtividade primária líquida diminui. Faltou esclarecer na questão qual o tipo de produtividade.

  • Qual produtividade ?

    Produtividade bruta: aumenta.

    Produtividade líquida: diminui.

    Letras C e D estão corretas.

  • faltou falar qual produtividade, a bruta aumenta. já a líquida diminui


ID
3886051
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Comunidade que se estabelece ao final da sucessão ecológica, com uma estabilidade compatível com as condições da região, é chamada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    Ecese – são os primeiros organismos que se instalam no ambiente, podem ser insetos, musgos, gramíneas. Não existe um padrão, cada ambiente será colonizado de uma maneira diferente.

    Sere – Nessa etapa o ambiente irá sofrer importantes transformações, o ambiente e as espécies terão suas características alteradas. Exemplo: uma área que antes era terreno com gramíneas se tornará repleto de vegetação arbustiva, e aves que antes não visitavam as gramíneas irão começar a frequentar o novo ambiente, aproveitando dessa nova vegetação mais alta e atrativa, farão isso com frequência, até se instalarem.

    Clímax – Então chegamos finalmente ao clímax, momento em que o ambiente terá um elevado número de espécies e nichos ecológicos, o ambiente se encontrará em equilíbrio.

    Ecese => Sere => Clímax


ID
3994861
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O desequilíbrio ambiental afeta populações de organismos que enfrentaram uma série de mudanças ao longo do tempo, até se estabelecerem em uma comunidade clímax. Tal comunidade apresenta, por exemplo, as características citadas abaixo:

Alternativas

ID
3999859
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a notícia abaixo:

“Número de focos de incêndio em setembro é o maior de toda a série histórica do Inpe, iniciada em 1999. Considerando o período de janeiro a setembro, o ano de 2017 já é o 2º com mais pontos de calor.”

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/brasil-tem-mes-commaior-numero-de-queimadas-da-historia.ghtml 


É correto afirmar que, após a ocorrência de queimadas em uma dada floresta, haverá: 


Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A maior parte dos padrões de sucessão observados na natureza referem-se à sucessão secundária. A sucessão secundária ocorre, por exemplo, em áreas que originalmente eram vegetadas e foram desmatadas. 


ID
4034692
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a notícia abaixo.


“Após um 2014 marcado por aumento de queimadas em áreas verdes do Brasil, a primeira metade de 2015 mostra que a situação está ainda mais crítica. Imagens consolidadas de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram severo aumento dos incêndios florestais em boa parte dos Estados, especialmente os das regiões Sul, Nordeste e Norte, que chegou a 138% no primeiro semestre.”.

Fonte: adaptado de http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2015-08- 15/queimadas-crescem-ate-138-nas-florestas-brasileiras-em2015.html


Considerando o impacto das queimadas florestais sobre a sucessão ecológica, é correto afirmar que, nas áreas afetadas, haverá:

Alternativas

ID
4047379
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ecossistemas naturais estão em constante modificação. Como se fossem um organismo vivo, eles passam por vários estágios, desde a juventude até a maturidade. Sucessão ecológica é o nome que se dá a essa série de mudanças nas comunidades que compõem o ecossistema até atingir a comunidade clímax.

A respeito das sucessões ecológicas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4048429
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sucessão ecológica é o nome que se dá a uma série de mudanças nas comunidades que compõem o ecossistema. As diversas comunidades se sucedem, até que se atinja um estágio de relativa estabilidade e equilíbrio, denominado comunidade clímax.

A respeito dessa sucessão, são feitas as seguintes afirmações:

I. Durante a sucessão ecológica, a quantidade de energia vai aumentando.
II. A razão fotossíntese/respiração, no início a fotossíntese é maior e no final a fotossíntese é igual à respiração.
III. A reciclagem dos nutrientes, torna-se menor.
IV. A diversidade das espécies aumenta atingindo o máximo no clímax.

Estão corretas, apenas,

Alternativas

ID
4076815
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em ecologia, o processo no qual comunidades se substituem numa seqüência ordenada e gradual, até o estabelecimento de uma comunidade clímax, define:

Alternativas

ID
4102675
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas áreas de preservação das dunas do litoral do estado do Paraná, pode ser observada a sucessão ecológica, processo de colonização e de alterações de um ambiente, que pode culminar com o estabelecimento de uma comunidade estável. Sobre esse tema, assinale o que for correto.

O processo de sucessão decorre de modificações no microclima local, provocadas pelos próprios organismos.

Alternativas

ID
4102678
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas áreas de preservação das dunas do litoral do estado do Paraná, pode ser observada a sucessão ecológica, processo de colonização e de alterações de um ambiente, que pode culminar com o estabelecimento de uma comunidade estável. Sobre esse tema, assinale o que for correto.

Os solos da região litorânea são rasos e arenosos e impedem o estabelecimento das espécies vegetais pioneiras.

Alternativas

ID
4102681
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas áreas de preservação das dunas do litoral do estado do Paraná, pode ser observada a sucessão ecológica, processo de colonização e de alterações de um ambiente, que pode culminar com o estabelecimento de uma comunidade estável. Sobre esse tema, assinale o que for correto.

A alternância das marés e o vento constante provocam o movimento de areia e de matéria orgânica, impedindo o crescimento de vegetação nas áreas protegidas pelas dunas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    a restinga é um bioma que se localiza nas áreas perto do mar.


ID
4102687
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas áreas de preservação das dunas do litoral do estado do Paraná, pode ser observada a sucessão ecológica, processo de colonização e de alterações de um ambiente, que pode culminar com o estabelecimento de uma comunidade estável. Sobre esse tema, assinale o que for correto.

O processo de colonização de novas dunas nunca habitadas, cuja composição das comunidades se altera ao longo do tempo, corresponde à sucessão primária.

Alternativas
Comentários
  •  novas dunas nunca habitadas = sucessão primária

  • sucessão primária - áreas nunca antes habitadas

    sucessão secundária - áreas que um dia já foram habitadas


ID
4166134
Banca
Univap
Órgão
Univap
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Sucessão Ecológica são alterações graduais, ordenadas e progressivas no ecossistema resultante da ação contínua dos fatores ambientais sobre os organismos e da reação destes últimos sobre o ambiente.
Disponível em: http://www.ib.usp.br/ecologia/sucessao_ecologica_print.htm). Acesso: 05/08/2015.


No que se refere às alterações ambientais no processo de sucessão ecológica, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "C"

    no estágio clímax da comunidade vegetal, a teia alimentar torna-se mais complexa e a variabilidade das condições ambientais é pequena.

    quando a comunidade atinge o "clímax", há várias espécies naquele local, ou seja, teias alimentares complexas. E como o clímax busca a estabilidade, tudo o que é produzido é consumido pela própria comunidade, por isso, "não há espaço" para outros indivíduos entrarem ali. Logo, a variabilidade das condições ambientais é pequena.


ID
5010019
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Plantas pioneiras são as que iniciam o processo natural de cicatrização de uma área desprovida de vegetação. Em geral, têm pequeno porte e crescem muito rápido, desenvolvem-se a pleno sol e são pouco exigentes quanto às condições do solo. Produzem grande quantidade de sementes e possuem ciclo de vida curto.

BLUM, C. T Lista preliminar de espécies vegetais pioneiras nativas do Paraná - versão 2008. Disponível em: www.chaua.org.br. Acesso em: 10 fev. 2015.

Essas plantas são importantes em um projeto de restauração ambiental, pois promovem, no solo,

Alternativas
Comentários
  • A questão traz uma explicação sobre plantas pioneiras que se desenvolvem bem em ambientes com poucos nutrientes, pouca água e toleram bastante o sol pleno. O enunciado deixa claro que essas plantas são importantes na restauração ambiental, como em um processo de recomeço ecológico de uma área degradada, por exemplo.
    O que ocorre na questão é um exemplo de sucessão ecológica. Essa sucessão é uma progressão da mudança na composição e na estrutura das comunidades, até que ocorra o estabelecimento da comunidade clímax, ou seja, de uma comunidade estável. A sucessão passa por três fases: a ecese, seral e clímax. A ecese são os primeiros organismos a se instalarem no ambiente, como líquens e gramíneas; a seral é a vegetação de pequeno porte, arbustiva e herbácea; no clímax, a comunidade atinge elevado número de espécies, os nichos ecológicos são ocupados e apresenta grande quantidade de biomassa. Na ecese (sucessão primária), os organismos são autótrofos e pouco exigentes, mantém a umidade e os nutrientes no solo, o que garante seu sucesso na restauração de uma vegetação.  (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
    Fonte da imagem: Site educabras.com

    Essas plantas são importantes em um projeto de restauração ambiental, pois promovem, no SOLO

    a) aumento da incidência de luz solar. A planta não tem a capacidade de emitir luz solar, não aumentando essa incidência no solo. Incorreta.
    b) diminuição da absorção de água. No solo, ela promove o aumento da absorção de água através de seu processo fotossintético. Incorreta.
    c) estabilização da umidade. A planta mantém essa umidade no solo, principalmente pelo seu sombreamento, estabilizando a umidade para as próximas plantas. CORRETA.
    d) elevação de temperatura. Essas plantas sombreiam o solo, diminuindo a temperatura, e não aumentando. Incorreta.
    e) liberação de oxigênio. As plantas liberam oxigênio na atmosfera, e não no solo, como o enunciado pede. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • A questão traz uma explicação sobre plantas pioneiras que se desenvolvem bem em ambientes com poucos nutrientes, pouca água e toleram bastante o sol pleno. O enunciado deixa claro que essas plantas são importantes na restauração ambiental, como em um processo de recomeço ecológico de uma área degradada, por exemplo.

    O que ocorre na questão é um exemplo de sucessão ecológica. Essa sucessão é uma progressão da mudança na composição e na estrutura das comunidades, até que ocorra o estabelecimento da comunidade clímax, ou seja, de uma comunidade estável. A sucessão passa por três fases: a ecese, seral e clímax. A ecese são os primeiros organismos a se instalarem no ambiente, como líquens e gramíneas; a seral é a vegetação de pequeno porte, arbustiva e herbácea; no clímax, a comunidade atinge elevado número de espécies, os nichos ecológicos são ocupados e apresenta grande quantidade de biomassa. Na ecese (sucessão primária), os organismos são autótrofos e pouco exigentes, mantém a umidade e os nutrientes no solo, o que garante seu sucesso na restauração de uma vegetação. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    Essas plantas são importantes em um projeto de restauração ambiental, pois promovem, no SOLO

    a) aumento da incidência de luz solar. A planta não tem a capacidade de emitir luz solar, não aumentando essa incidência no solo. Incorreta.

    b) diminuição da absorção de água. No solo, ela promove o aumento da absorção de água através de seu processo fotossintético. Incorreta.

    c) estabilização da umidade. A planta mantém essa umidade no solo, principalmente pelo seu sombreamento, estabilizando a umidade para as próximas plantas. CORRETA.

    d) elevação de temperatura. Essas plantas sombreiam o solo, diminuindo a temperatura, e não aumentando. Incorreta.

    e) liberação de oxigênio. As plantas liberam oxigênio na atmosfera, e não no solo, como o enunciado pede. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.

  • Letra C

    => Em uma sucessão ecológica em ambientes terrestres, as espécies pioneiras aumentam a retenção de água e nutrientes no solo, favorecendo o estabelecimento de novas espécies.

    => No processo de sucessão ecológica, as plantas pioneiras, presentes em maior quantidade na fase ecese, permitem o estabelecimento de outras espécies por diminuir a temperatura, aumentar a quantidade de matéria orgânica e umidade do solo.

  • GABA-C

    Só você pensar que as Plantas pioneiras vão preparar o terreno para as plantas de grande porte.

    Elas vão preparar como?

    --->aumentado absorção de água e não vai deixar ocorrer a lixiviação.

    --->Diminuir a temperatura do solo, porque os raios solares não irão direto ao solo devido a cobertura vegetal

    --->Vai aumentar a umidade do solo ,principalmente, por causa da sombra que as Plantas pioneiras irão dar e diminuição da temperatura do solo.

  • Questão de Ecologia- Sucessão Ecológica

    Na questão apresentada acontece a preparação de um ambiente para receber formas mais complexas de vida, e maior biodiversidade. Em áreas degradadas temos o início do processo de sucessão realizado por comunidades com organismos simples, menores, com rápida reprodução, com exemplares numerosos e com período de vida curto, esses são os responsáveis por manejar o solo e o ambiente (que ainda é instável) para receber mais biodiversidade, e organismos mais complexos. Esses organismos ''iniciais'' promovem uma maior absorção de água pelo solo, estabilizando sua umidade, sua cobertura vegetal diminuí a incidência direta de luz solar (diminuindo a temperatura), protegendo assim, o solo da lavagem da chuva (lixiviação) que torna o solo mais ácido e impróprio.


ID
5332978
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bagé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao longo do processo de sucessão ecológica, a tendência é que diminua a:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa a

    Quanto mais perto do clímax, principalmente em ecossistemas florestais, maiores em tamanho são os produtores (árvores) e estas possuem proporcionalmente mais tecidos de sustentação (troncos, galhos) e menos tecidos fotossintéticos que as plantas menores (gramíneas, p. ex.), assim, como a produtividade primária líquida (PPL) é igual à produtividade primária bruta (PPB) menos a respiração (R), esta tende a decrescer, apesar do aumento da PPB:

    PPL = PPB - R


ID
5352811
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre sucessão ecológica.

( ) O estágio máximo de homeostase é atingido quando a sucessão chega à comunidade clímax.
( ) A sucessão permite o aumento da biomassa e da variedade de nichos ecológicos do ambiente.
( ) A sucessão primária ocorre em locais que foram desmatados e encontram-se desabitados.
( ) As espécies que compõem as comunidades clímax são resistentes a condições ambientais inóspitas.

Alternativas
Comentários
  • sucessão primária só ocorre em locais nunca habitados por qualquer espécie

ID
5395372
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação aos eventos que caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Com o passar do tempo, da sucessão ecológica, o Microclima começa a ser alterado.


ID
5451787
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Do México ao Paraguai, as florestas tropicais em diversos estágios de regeneração cobrem uma área superior à da Argentina. Caso fossem mantidas por 40 anos livres de tratores e motosserras, sequestrariam da atmosfera 31 bilhões de toneladas de gás carbônico. (Ecólogo Daniel Piotto, retirado de www.oeco.org.br em 10/3/19)

Esse trecho retrata a importância que os eventos de sucessão ecológica representam para o planeta. A respeito desse processo, considere os itens a seguir:

I. biomassa;
II. biodiversidade;
III. tipos de relações ecológicas.

Ao longo do acontecimento de um processo de sucessão ecológica, pode ser observado que ocorre

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A - aumento de l, ll e lll


ID
5529361
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do processo ecológico no qual ocorre uma alteração ambiental gradual, ordenada e progressiva pela colonização de novas espécies biológicas em um local desprovido de vida ou alterado por ações antrópicas ou eventos naturais.

Alternativas
Comentários
  • Sucessão ecológica é a sequência de comunidades, desde a colonização até a comunidade clímax, de determinado ecossistema. Estas comunidades vão sofrendo mudanças ordenadas e graduais.

  • Resposta: alternativa a

    Apesar da sucessão ser mais simplificadamente definida como uma mudança gradual e linear na composição de espécies, é bom ter em mente que esse processo linear e progressivo nem sempre acontece, a sucessão pode acontecer por "saltos" nos casos de lagos e não ser tão linear noutras situações.