As espécies exóticas e invasoras são um problema global, sendo uma das importantes causas de extinção de espécies do mundo. As espécies de plantas invasoras bem sucedidas têm dentre suas características serem
As espécies exóticas e invasoras são um problema global, sendo uma das importantes causas de extinção de espécies do mundo. As espécies de plantas invasoras bem sucedidas têm dentre suas características serem
O cerrado da região do Distrito Federal sofre, anualmente, com
as constantes queimadas, especialmente nos meses de agosto e
setembro. A respeito dessas queimadas e de seu impacto na
vegetação nativa, julgue os itens que se seguem.
Após a ocorrência do incêndio, é admissível prever aumento na taxa de fotossíntese na vegetação das proximidades.
O que acontece com a produção primária de um lago profundo quando há um período de estratificação térmica?
A porção iluminada de um lago na qual se concentra boa parte da produção primária é denominada
Em qual(is) compartimento(s) de um lago ocorre a produção primária?
Observe a seqüência dos organismos abaixo:
1 - Musgos, samambaias, microrganismos.
2 - Arbustos, gramíneas, insetos, lagartos, microrganismos.
3 - Árvores frutíferas, liquens e musgos, insetos, aves, mamíferos, cobras, lagartos, microrganismos.
4 - Liquens e microrganismos.
Considerando o processo de sucessão ecológica primária, a seqüência correta dos estágios de surgimentos das comunidades é
As comunidades que existem em nosso planeta não surgiram de uma só vez. Surgiram aos poucos, com organismos que foram colonizando os solos nus e criando condições para que outros organismos se instalassem. Assinale o conceito que se aplica à sucessão vegetal primária:
Segundo James Lovelock “Trinta anos atrás, fui insensato e plantei 20 mil árvores, na esperança de restituir à natureza a propriedade rural que tinha comprado. Percebo agora que foi um erro: deveria ter deixado a terra intocada e permitido que emergisse um ecosistema, uma floresta natural, repleta de biodiversidade e abundante, no próprio ritmo de Gaia.
Em vez de uma mera plantação, uma floresta assim poderia evoluir, ou morrer se preciso, à medida que o clima mudasse.”
(Revista Visão socioambiental, Ano 4, nº 23, Abril/Maio 2010, pg. 07)
A análise feita pelo considerado propagador do ambientalismo moderno, nos remete sobre a sucessão ecológica e pode-se afirmar que:
Considere os itens abaixo:
I. Biomassa
II. Biodiversidade
III. Tipos de relações ecológicas
Ao longo do processo de sucessão ecológica constata- se
Considere as seguintes comparações entre uma comunidade pioneira e uma comunidade clímax, ambas sujeitas às mesmas condições ambientais, em um processo de sucessão ecológica primária:
I. A produtividade primária bruta é maior numa comunidade clímax do que numa comunidade pioneira.
II. A produtividade primária líquida é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.
III. A complexidade de nichos é maior numa comunidade pioneira do que numa comunidade clímax.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ao longo do processo de sucessão ecológica em ecossistemas terrestres, quando se chega à comunidade clímax:
O desenvolvimento de um ecossistema desde sua fase inicial até a obtenção de sua estabilidade e do equilíbrio entre os seus componentes é chamado:
Com o passar do tempo uma série de mudanças ocorrem nas comunidades que compõem o ecossistema. Neste processo, pode-se dizer que o estágio inicial tem características distintas do estágio final ou comunidade clímax.
Assinale a alternativa que apresenta todas as características de um estágio inicial de sucessão.
“Krakatau, uma ilha do tamanho de Manhattan, localizada entre Java e Sumatra, foi destruída em 1883 após uma série de poderosas erupções vulcânicas. Apenas um pequeno pedaço da ilha original permaneceu acima do nível do mar. Essa pequena ilha, chamada de Rakata, não possuía qualquer vida, era uma ilha estéril. Mas a vida logo começou a surgir novamente...”
WILSON, E. O. Diversidade da vida. Companhia das Letras, 1992. Adaptado.
Quando o biólogo E. O. Wilson diz que “a vida logo começou
a surgir novamente”, ele estava se referindo a que
fenômeno ecológico?
Durante o curso da sucessão ecológica autogênica, observamos diversas mudanças no ecossistema, incluindo
Uma das características que evidencia um ecossistema-clímax é a alta:
A produção primária líquida varia entre os diferentes ecossistemas terrestres. Em termos globais, classifique os seguintes ecossistemas terrestres em ordem decrescente quanto a sua produção primária líquida e marque a alternativa CORRETA.
Surtsey é uma ilha vulcânica situada perto da costa sul da Islândia. A erupção vulcânica que lhe deu origem ocorreu na década de 1960, o que faz dela, seguramente, a ilha mais nova do Oceano Atlântico. As primeiras espécies que aí se fixaram foram musgos e liquens. À medida que as aves foram fixando-se na ilha, as condições do solo foram melhorando e espécies vegetais mais complexas puderam iniciar a colonização do território. Em 1988 foi observada a presença do primeiro arbusto.
Disponível em: www.nacopadasarvores.blogspot.com.br. Acesso em: 25 maio 2012 (fragmento).
O conjunto das alterações ocorridas no ambiente descrito
é exemplo de
Considerando as informações apresentadas no texto e aspectos relacionados à gestão ambiental, à ecologia de população e comunidades e à legislação ambiental brasileira, julgue o item a seguir.
O processo de sucessão ecológica iniciado com o
encerramento de um aterro é definido como sucessão
alogênica, uma vez que as mudanças provocadas na área são
decorrentes de forças externas ao sistema.
As comunidades existem num estado de fluxo contínuo. No entanto, quando um hábitat é perturbado, a comunidade lentamente se reconstrói, numa sequência de mudanças chamada de sucessão ecológica.
A respeito desse processo são apresentadas algumas considerações:
I. As comunidades clímax são mais comumente vistas como sistemas abertos, cuja composição varia continuamente através dos gradientes ambientais.
II. A escala de um gradiente ambiental baseado nas mudanças das características físicas ou na composição da comunidade ao longo do gradiente denomina-se índice de continuum.
III. Dois fatores determinam a presença de uma espécie numa sere: quanto prontamente ela invade um hábitat perturbado ou recém-formado e sua resposta às mudanças que ocorrem no ambiente ao longo da sucessão.
IV. O processo pelo qual uma espécie aumenta a probabilidade de uma segunda se estabelecer é denominado tolerância. Em sistemas marinhos, a tolerância ocorre quando uma espécie intensifica a qualidade de um local para a colonização de outra.
Estão corretas apenas as considerações
As macrófitas são plantas que habitam corpos de água doce ou salobra e produzem grandes quantidades de biomassa, atingindo cerca de 100 t de peso seco/ha/ano, valor superior ao de cultivares como o milho e a cana-de-açúcar.
O dado fornecido é referente à produtividade
Sobre a sucessão ecológica temos:
1. Estágio pioneiro - São as espécies que participam de uma comunidade inicial e apresentam altas taxas de crescimento. São espécies de tamanho pequeno, tempo de vida curto e produzem um grande número de sementes. Exemplos: liquens, musgos e gramíneas.
2. Comunidade intermediária - comunidade com menor amplitude (mais exigentes); ciclo de vida mais longo e pouco especializadas. Ex.: ervas e arbustos.
3. Estágio final (Clímax) - As espécies atingem uma situação que não são afetadas com o ambiente, também chamamos de estágio terminal ou de maturidade. Persistem por muito tempo na comunidade.
Sobre o processo de recuperação de uma área desmatada, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A sucessão natural ocorrerá na sequencia de estágios 1, 2 e 3 naturalmente.
II. A matéria orgânica produzida pelas folhas das espécies pioneiras é responsável por fertilizar o solo, melhorando sua qualidade.
III. Quando ocorre o estágio clímax, as outras árvores e arbustos estão todas mortas.
IV. Quando é feita a recuperação de uma área, mistura-se, em seu planejamento, plantas de todos os estágios para que acelere seu processo.
Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:
Quando um determinado hábitat sofre algum tipo de perturbação, há uma mudança, ao longo do tempo, nas comunidades desse local. Essa sequência de alterações nessas comunidades é chamada de sucessão ecológica.
RICKLEFS. R. A economia da natureza. 6ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2010. 546 p.
Sobre sucessão ecológica, analise as afirmativas a seguir.
I. Espécies de plantas pioneiras normalmente produzem muitas sementes pequenas, de fácil dispersão, e seus brotos são intolerantes à exposição ao Sol.
II. Espécies que colonizam o hábitat em estágios anteriores modificam o ambiente, favorecendo a colonização desse local por espécies de estágios tardios.
III. Quando a alteração das espécies que compõem a comunidade não altera mais as condições físicas do ambiente, esse estágio da sucessão é caracterizado como clímax.
Estão corretas as afirmativas
Durante o curso da sucessão ecológica auto gênica, observa-se diversas mudanças no ecossistema, como:
Leia a notícia abaixo:
“Número de focos de incêndio em setembro é o maior de
toda a série histórica do Inpe, iniciada em 1999.
Considerando o período de janeiro a setembro, o ano de
2017 já é o 2º com mais pontos de calor.”
Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/brasil-tem-mes-commaior-numero-de-queimadas-da-historia.ghtml
É correto afirmar que, após a ocorrência de queimadas
em uma dada floresta, haverá:
Ao longo do processo de sucessão ecológica, a tendência é que diminua a: