SóProvas


ID
1600285
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Em necropsias médico legais, na inspeção da cavidade craniana, o cadáver deve estar em decúbito dorsal para que o profissional técnico em anatomia possa acessar a parte craniana da cavidade neural, e proceder ao exame do conteúdo existente nesta região. Após considerar as seguintes afirmativas, assinale a opção correta.


I) O cerebelo deverá ser cortado em fatias, utilizando um raquiótomo que é o instrumento indicado para cortes em estruturas encefálicas;

II) A primeira incisão que dará acesso ao crânio deverá ser bimastóidea longitudinal, unindo a glabela até a protuberância occipital externa;

III) O profissional deverá retirar a calvária que consiste no conjunto estratimérico formado pelo osso compacto externo, díploe, osso compacto interno e meninges;

IV) O cérebro deverá ser separado dos outros elementos do encéfalo, e posteriormente a estrutura anatômica de todos os integrantes encefálicos deverá ser examinada;

V) A incisão bimastóidea vertical deverá ser feita unindo os dois processos mastoideos dos ossos temporais para que toda a calvária seja rebatida para frente e para trás.

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em técnicas de necropsia.

    I) ERRADO. O cerebelo será cortado em fatias, mas o raquítomo não é o instrumento indicado para tal. Ele é composto de uma cunha que forma com o cabo uma peça única em semi-arco. O cabo apresenta uma concavidade, que melhora o apoio. O raquítomo é utilizado como uma machadinha, para cortar o corpo das vértebras e para se obter a medula espinal completa.

    II) ERRADO. A incisão bimastoide utilizada no crânio não é longitudinal, e sim vertical. A linha de incisão começa e termina na altura do vértice das apófises mastóides e passa pelo ápice da cabeça, de modo a se obterem dois retalhos: um anterior e outro posterior.

    III) ERRADO. A calvária é a parte superior do crânio e é formada pelos ossos: frontal, occipital, e parietais.

    IV) CERTO. Uma vez retirado o encéfalo, tem-se acesso às meninges aderidas à base do crânio. O cérebro será analisado após sua retirada do crânio.

    V) ERRADO. Não é a calvária que é rebatida para frente e para trás após a incisão bimastoidea, e sim os retalhos do couro cabeludo.

    Gabarito do professor: Alternativa D (apenas IV está correta).