SóProvas


ID
1600309
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O processo de destruição celular, caracterizado por uma série de fenômenos fermentativos anaeróbicos que ocorrem nas células, ocasionados pelas próprias enzimas celulares e que levam à destruição do corpo humano logo após a sua morte, ocorrendo sem interferência microbiológica bacteriana e sendo classificado como um fenômeno cadavérico destrutivo está indicado corretamente na opção.

Alternativas
Comentários
  • Fenômenos que podem ensejar:

    A DESTRUIÇÃO DO CADÁVER:

    - Autólise: Caracteriza-se por uma série de fenômenos fermentativos ANAERÓBICOS que ocorrem no INTERIOR DAS CÉLUCAS do individuo após sua morte, ocorrem independentemente de qualquer ação de outros microrganismos. É o 1odos fenômenos cadavéricos.

    - Maceração: é um fenômeno de transformação que ocorre no cadáver quando em meio aquoso como nos afogados (maceração séptica), ou pode ocorrer no feto quando morre no útero da mãe do sexto ao nono mês de gestação (maceração asséptica). Apresenta diversos sinais:

    Spalding (cavalgamento dos ossos da abóboda craniana), Harley (perda da configuração da coluna vertebral), Damel (halo pericraniano translucido), Spangler (achatamento da abóboda craniana), entre outros.

    - Putrefação: Consiste na decomposição fermentativa dos tecidos pela ação de diversos SERES MICROSCÓPICOS, em seguida da autólise. O abdômen é onde se inicia este processo, com uma mancha verde característica, fato que só não ocorre nos recém nascidos. Divida em 4 fases: Primeira fase – Período cromático (Período de coloração, período das manchas); Segunda fase – Período enfisematoso (Período gasoso, período deformativo); Terceira fase – Período coliquativo (Período de redução dos tecidos) e Quarta fase – Período de esqueletização.

    - Faunacadavérica: auxilia grandemente na destruição total dos restos de matéria.

    A CONSERVAÇÃO:

    - Mumificação: é um processo transformativo conservador do cadáver, que pode ser natural, artificial ou misto; tem relevante importância médico-legal porque possibilita, mais facilmente do que nos demais processos, o diagnóstico da causa da morte e a identificação do cadáver.

    - Saponificação: é um processo transformativo conservador do cadáver que ocorre de forma espontânea; tem relevante importância médico-legal porque permite realizar uma série de exames algum tempo depois da morte.

    Fonte: http://jus.com.br/artigos/33919/sinais-abioticos

  • Gabarito: Letra B

     

    Chama-se de autólise o processo de destruição celular, caracterizado por uma série de fenômenos fermentativos anaeróbicos que se verifica na intimidade da célula, motivados pelas próprias enzimas celulares e que levam à destruição do corpo humano logo após a morte.Sem nenhuma interferência bacteriana, como se a célula estivesse programada para agir desta forma em determinado momento e de forma rápida e intensa. É o mais precoce dos fenômenos cadavéricos.

     

    Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França.

     

    #FéemDeus

  • M = Maceração

    A = Autólise

    P = Putrefação

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A) ERRADO. Saponificação não é o mesmo que autólise, são fenômenos diferentes.

    B) CERTO. A autólise ocorre sem nenhuma interferência bacteriana, como se a célula estivesse programada para agir desta forma em determinado momento e de forma rápida e intensa. É o mais precoce dos fenômenos cadavéricos. Definição correta.

    C) ERRADO. Putrefação não é o mesmo que autólise, são fenômenos diferentes.

    D) ERRADO. A putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. 

    E) ERRADO.  A saponificação é um fenômeno transformativo conservador, que se caracteriza pela transformação do cadáver em substância de consistência untuosa, mole e quebradiça, de tonalidade amarelo-escura, dando uma aparência de cera ou sabor. Surge depois de um estado mais ou menos avançado de putrefação quando certas enzimas bacterianas hidrolisam as gorduras neutras, dando origem aos ácidos graxos, os quais em contato com elementos minerais da argila se transformam em ésteres.

    Gabarito do professor: Alternativa B.