SóProvas


ID
1600312
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre a Tanatologia médico legal, leia atentamente todas as afirmativas e marque a alternativa correta.


I) A mumificação é um fenômeno cadavérico transformativo que conserva o cadáver, sendo produzido exclusivamente por meio artificial, como feito pelos egípcios, por tribos em ilhas do pacífico e pelos incas no Peru, há centenas de anos;

II) Definimos como adipocera, o processo conservador transformativo caracterizado pela transformação do cadáver em substância de consistência mole e quebradiça, que pode surgir espontaneamente algumas semanas depois da morte, sob influência da presença de água parada e solo bastante úmido e argiloso;

III) A Putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica que acontece sem a influência de microorganismos. É dividida no decorrer da marcha cadavérica em quatro períodos, não tão precisos assim, mas que podem ser identificados na maioria dos cadáveres em decomposição;

IV) Calcificação ou corificação são processos transformativos destrutivos que são observados em terrenos secos e áridos. No caso da corificação o corpo apresenta-se semelhante ao processo transformativo da mumificação;

V) A congelação consiste no processo transformativo conservador que pode permitir a identificação de indivíduos por um tempo bastante prolongado. Para isso, basta o cadáver ser submetido naturalmente a baixíssima temperatura e por um prolongado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • A mumificação pode ser artifical ou natural, neste último caso ocorrendo em regiões de clima quente, seco e arejado. Já a calcificação é um fenômeno raro mais comum nos casos de morte intrauterina. Quanto à congelação, confesso que, embora faça sentido, eu nunca tinha visto essa espécie nas classificações de fenômenos cadavéricos.

  • I) A mumificação é um fenômeno cadavérico transformativo que conserva o cadáver, sendo produzido exclusivamente por meio artificial, como feito pelos egípcios, por tribos em ilhas do pacífico e pelos incas no Peru, há centenas de anos; ERRADA natural ou artificial

     


    II) Definimos como adipocera, o processo conservador transformativo caracterizado pela transformação do cadáver em substância de consistência mole e quebradiça, que pode surgir espontaneamente algumas semanas depois da morte, sob influência da presença de água parada e solo bastante úmido e argiloso; CERTA

     


    III) A Putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica que acontece sem a influência de microorganismos. É dividida no decorrer da marcha cadavérica em quatro períodos, não tão precisos assim, mas que podem ser identificados na maioria dos cadáveres em decomposição; ERRADA -  A putrefação cadavérica é exatamente a decomposição da materia por ação de microorganismos.

     


    IV) Calcificação ou corificação são processos transformativos destrutivos que são observados em terrenos secos e áridos. No caso da corificação o corpo apresenta-se semelhante ao processo transformativo da mumificação;  ERRADA-  Calcificação é um processo conservativo. É a petrificação do corpo. A corificação é um fenômeno conservador raro, encontrado em cadáveres que foram acolhidos em urnas metálicas fechadas, principalmente de zinco. 

     

    V) A congelação consiste no processo transformativo conservador que pode permitir a identificação de indivíduos por um tempo bastante prolongado. Para isso, basta o cadáver ser submetido naturalmente a baixíssima temperatura e por um prolongado período de tempo. CERTA

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    I) ERRADO. O primeiro erro está em "fenômeno cadavérico transformativo" - como a própria alternativa menciona posteriormente, a mumificação é um fenômeno conservativo, e não transformativo. O segundo erro está em "produzido exclusivamente por meio artificial", pois a mumificação também pode ocorrer naturalmente. Nas mumificações artificiais, os corpos são submetidos a processos especiais de conservação, e tais artifícios datam da mais remota época.  Na mumificação por processo natural, são necessárias condições ambientais que garantam a desidratação rápida, de modo a impedir a ação microbiana responsável pela putrefação. O cadáver, ficando exposto ao ar, em regiões de clima quente e seco, perde água rapidamente, sofrendo acentuado dessecamento. Precisa de rápida e acentuada desidratação para que ocorra. 

    II) CERTO. A adipocera surge depois de um estágio mais ou menos avançado de putrefação quando certas enzimas bacterianas hidrolisam as gorduras neutras, dando origem aos ácidos graxos, os quais em contato com elementos minerais da argila se transformam em ésteres.

    III) ERRADO. O erro está em afirmar que a putrefação ocorre sem a participação de micro-organismos. A putrefação cadavérica consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. Depois da autólise, começa a se verificar a desorganização do corpo provocada por germes aeróbios, anaeróbios e facultativos, os quais produzem certos fenômenos físicos e bioquímicos que vão decompondo o corpo em substâncias mais simples.

    IV) ERRADO. O principal erro está em afirmar que são processos destrutivos. Na realidade, são processos conservativos.
    A calcificação é um fenômeno transformativo conservador que se caracteriza pela petrificação ou calcificação do corpo. Ocorre mais frequentemente nos fetos mortos e retidos na cavidade uterina, constituindo-se nos chamados litopédios. 
    A corificação é um fenômeno transformativo conservador muito raro, sendo encontrado em cadáveres que foram acolhidos em urnas metálicas fechadas hermeticamente, principalmente de zinco. Por isso, o corpo é preservado da decomposição, em face da inibição dos fatores transformativos. 

    V) CERTO. Um cadáver submetido à baixíssima temperatura e por tempo prolongado vai se conservar integralmente por muito tempo. 

    Gabarito do professor: Alternativa B (apenas II e V estão certas).

  • LETRA B

    No item I, a mumificação pode ser natural também. No item III, há a influência de microorganismos No item IV, a calcificação ou corificação são processos transformativos conservadores.

    II) CERTO. A adipocera surge depois de um estágio mais ou menos avançado de putrefação quando certas enzimas bacterianas hidrolisam as gorduras neutras, dando origem aos ácidos graxos, os quais em contato com elementos minerais da argila se transformam em ésteres.

    V) CERTO. Um cadáver submetido à baixíssima temperatura e por tempo prolongado vai se conservar integralmente por muito tempo.