-
Gabarito: Letra C
Livores de hipóstase ( Livor Mortis) ocorre quando, cessada a circulação, o sangue fica sujeito tão somente às leis da gravidade, de modo que vai, pouco a pouco, se acumulando nas regiões em declive, que ficam escurecidas, enquanto as regiões opostas empalidecem. Inicia-se sob a forma de pequenas manchas isoladas que vão juntando-se para formar as grandes áreas de livores. Em geral, têm tonalidade violácea, variando apenas se existirem substâncias estranhas na composição da hemoglobina, como nas asfixias por monóxido de carbono, quando se mostram vermelho-róseas ou carminadas.
Fonte: Medicina Legal - Genival Veloso França
-
Gab C
Se fixam com 12 horas após a morte
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.
A) ERRADO. A crioscopia sanguínea cadavérica refere-se à apuração do ponto de congelação do sangue no cadáver. O ponto crioscópico ou ponto de congelação do sangue é de -0,55°C a -0,57°C. A crioscopia tem valor para afirmar a causa jurídica da morte na asfixia-submersão e indicar a natureza do meio líquido em que ela ocorreu.
B) ERRADO. Rigor é a rigidez cadavérica.
C) CERTO. No processo deformação dos livores de hipóstase, a pressão intravascular cai a zero tão logo se dá a parada da circulação sanguínea. Assim, a única força que continua a atuar sobre o sangue é a de gravidade, atraindo-o para as partes mais baixas do corpo. Se a mudança de posição do corpo ocorrer nas primeiras horas após a morte, quando os livores não estão fixos ainda, ocorre a mudança da posição dessas manchas.
D) ERRADO. Algor é o esfriamento cadavérico.
E) ERRADO. O correto é cronotanatognose, e não tanatocromodiagnose.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
LIVORES CADAVÉRICOS OU MANCHAS DE
HIPÓSTASE (LIVOR MORTIS)
São manchas arroxeadas resultantes do acúmulo de sangue no interior dos vasos sanguíneos nas regiões de maior declive do cadáver.
A pressão intravascular cai à zero tão logo se dá a parada da circulação sanguínea. Assim, a única força que continua a atuar sobre o sangue é a de gravidade ( FENÔMENO FÍSICO), atraindo-o para as partes mais baixas do corpo, ou seja, aquelas que se situam próxima ao solo. Essa migração do sangue leva ao aparecimento de pequenas áreas circulares avermelhadas, livores, em zonas separadas, que vão aumentando até constituírem uma mancha extensa.