SóProvas


ID
1600330
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A desidratação cadavérica é um dos fenômenos abióticos consecutivos. Sobre este processo de desidratação natural que ocorre após a cessação de todas as atividades vitais, podemos identificar os seguintes eventos, com exceção do seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Fenômenos abióticos consecutivos


    a) resfriamento paulatino do corpo;


    b) rigidez cadavérica;


    c) espasmo cadavérico;


    d) manchas de hipóstase e livores cadavéricos;


    e) dessecamento: decréscimo de peso, pergaminhamento da pele e das mucosas dos lábios; modificações dos globos oculares; mancha da esclerótica; turvação da córnea transparente; perda da tensão do globo ocular; formação da tela viscosa.

     

    A dessecação por evaporação tegumentar determina o decréscimo de peso, mais acentuado nos recém-natos (8g por quilo de peso, nas 24 horas), podendo alcançar grandes cifras nos adultos, conforme sejam as condições do de cujus e ambientais; a pele torna-se seca, pergaminhada e pardacenta. A desidratação confere consistência dura e pardacenta às mucosas dos lábios, principalmente nos cadáveres de recém-nascidos e de crianças, lesando-os de tal forma que o perito menos avisado poderá confundi-la com traumatismos ou ação de substâncias cáusticas, e modificações dos globos oculares traduzidas pela
    mancha negra da esclerótica, turvação da córnea transparente, perda da tensão
    do olho e formação da tela viscosa.

     

    Fonte: manual de medicina legal Delton Croce Junior. 

     

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A) CERTO. Uma série de modificações dos globos oculares vai decorrer da evaporação tegumentar, como:
    Perda da tensão do globo ocular – torna-se mole e depressível [Sinal de Louis]Enrugamento da córnea [sinal de Bouchut]Mancha negra da esclerótica – transparência do pigmento coroidiano [sinal de Sommer  Larcher] 
    B) CERTO. O corpo é formado em sua maior parte de água, assim, a evaporação tegumentar no cadáver (e não reposição) levará ao decréscimo de peso. Esse decréscimo será mais acentuado nos fetos e RN (tão maior quanto maior for a proporção de água no corpo).

    C) ERRADO. A rigidez cadavérica decorre de fenômenos bioquímicos, e não da desidratação. Tal fenômeno é atribuído a muitos fatores, todos decorrentes da supressão de oxigênio muscular, impedindo a formação de ATP, da formação de actomiosina e da ação da glicólise anaeróbica, com o inevitável acúmulo de ácido lático. 

    D) CERTO. Com a evaporação tegumentar, também há dessecamento das mucosas mais expostas, como dos lábios.

    E) CERTO. Com a evaporação tegumentar, a pele fica ressecada, endurecida, o que chamamos de pergaminhamento (aspecto de pergaminho).

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • A desidratação cadavérica (fenômeno abiótico consecutivo) se dá pelo decréscimo de peso, pergaminho da pele, dessecamento das mucosas dos lábios, modificação dos globos oculares, turvação da córnea transparente. A rigidez cadavérica, por sua vez, é outro fenômeno abiótico consecutivo, e não um evento da desidratação cadavérica.