SóProvas


ID
1601002
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As formas e os conteúdos das geografias pré-científicas, que são qualificadas, de preferência, de etnogeografias, variam de uma cultura a outra. Pode-se esquematicamente opor as geografias transmitidas pela palavra, e os quadros descritivos redigidos por especialistas para responder às curiosidades dos públicos cultos ou às necessidades das administrações. As primeiras são características das sociedades primitivas ou de frações populares das grandes sociedades industriais. 

                               CLAVAL, P. Epistemologia da geografia. Florianópolis: UFSC, 2011, p. 23. Adaptado.

Essa geografia produzida por frações populares das grandes sociedades industriais, descrita acima, é a denominada geografia

Alternativas
Comentários
  • "...Geografia postulou como um conhecimento vernacular, intimamente ligado aos saberes-fazeres de cada povo, até universalização de algumas estratégias da Geografia, que serviram de subsídio para os recenciamentos dos Estados e aos deslocamentos dos viajantes. ... as geografias “pré-científicas” ou “vernaculares” estão intimamente ligadas ao caráter cultural dos diferentes povos. As necessidades mais fundamentais para as comunidades garantirem sua sobrevivência – a localização e orientação – tiveram um grande impulso a partir dos batismos dos terrenos: as topomínias. Para o autor, “batizar o terreno e cobri-lo de uma cobertura de nomes transformam o conhecimento dos lugares em saber coletivo, mesmo que imperfeito” (p.32), integrando-se, assim, a uma grade social de informações."

    Fonte: Bol. geogr., Maringá, v. 29, n. 2, p. 165-167, 2011

  • tem como alguem explicar as outras

  • very good !


  • Usada como um forte instrumento do poder estatal uma vez que podia manipular dados através de resultados estatísticos, a Geografia Quantitativa predominou na Grã-Bretanha e EUA principalmente na década de 1960 e até meados da década de 1970

  • A:     A geografia crítica possui uma proximidade com a geografia radical, que surgiu na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos como uma reação ao quantitativismo, ou chamada geografia pragmática, que utilizava a geografia como seguimento da ideologia do poder, como o estado capitalista e as empresas.

    B       A escola francesa de geografia (em francês: école française de géographie), conhecida também como escola "possibilista", foi criada por Paul Vidal de la Blache e acreditava na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meio natural.

        Geografia postulou como um conhecimento vernacular, intimamente ligado aos saberes-fazeres de cada povo, como costumes. religião etc.

         Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.

        A Geografia  Quantitativa ou Nova Geografia, também conhecida como Geografia Pragmatica é uma corrente de pensamento que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia. Baseada no neopositivismo lógico, essa nova corrente geográfica surgiu com a necessidade de exatidão, através de conceitos mais teóricos e apoiados em uma explicação matemático-estatística.

  • Não conhecia esse termo na geografia "vernacular". Interessante