SóProvas



Questões de História da Geografia


ID
32176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O geógrafo Milton Santos define espaço como
acumulação desigual de tempos. Conforme sejam
compatíveis com essa definição, julgue (C ou E) os
itens a seguir.

O espaço transcende o contexto social.

Alternativas
Comentários
  • nao podemos chama-lo de espaço se tal local nao foi habitado por humanos, ou seja, se nao houverem relaçoes humanas.
  • O espaço não transcende o contexto social, e sim coabita com ele.

  • Acredito que essa foi uma questão mal-elaborada por conta da escolha do verbo "transcender". Um dos significados de transcender é "ir além", o que pode ter levado grande parte dos candidatos a concordarem com a afirmação, dado que o espaço não está atrelado apenas ao elemento social, portanto inclui também o elemento físico (ex: a paisagem, que é alterada pelas ações sociais). Esse foi o meu caso.

  • Gabarito: Errado

     

    É incorreto dizer que o espaço transcende o contexto social, pois, na verdade, o social é, junto com a natureza, um dos elementos
    constituintes do conceito de espaço para Milton Santos.
    O espaço contém diferentes formas, cada uma composta de partes da sociedade em movimento.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE
     

  • tipo de questao que avalia absolutamente nada no candidato.

  • Recorrendo-se ao sentido (sinônimos) de transcender (Ultrapassar; ser superior a: às vezes certos sentimentos transcendem a razão,Ir além do ordinário, exceder a todos, chegar a alto grau de superioridade) e aos conceitos de lógica (o contexto social está contido no espaço, assim como o contexto natural, e ambos são distintos, não obrigatoriamente iguais), não se pode negar a afirmação, portanto a questão deveria estar correta. Se foi assinalada errada pela banca e não foi anulado, representa um risco na sua avaliação. Vejam que nos comentários ninguém que assinalou certo alegou que o social não era elemento do espaço...

  • A afirmação, sem levar em conta o texto, é meio genérica e pode ser discutida. Porém, o enunciado é fundamental para entender que a verdadeira pergunta é "você conhece a tese de Milton Santos?". A ideia de "acumulação desigual de tempos" é central no trabalho do autor, que, bem resumidamente, considera a ação do homem (especificamente, do capital) como determinante do espaço. Ou seja, DENTRO DO ARCABOUÇO TEÓRICO DO MILTON SANTOS, não dá pra dizer que o espaço transcende o contexto social; pelo contrário, o espaço é determinado pelo social.

  • Considerando que: espaço = dimensão morfológica + dimensão social, Eu entendi que o espaço transcende o contexto social, sim. Concordo com o Giovanni.
  • Para Milton Santos, o espaço é o conjunto indissociável de sistemas de ação e de objetos. Ele considera que há uma relação direta entre a organização social e a organização espacial. Dessa forma, o espaço não transcende o contexto social porque ele está correlacionado a ele.

  • Já diria Milton Santos, o espaço só se torna inteligível a partir da sociedade/contexto social.


ID
103090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os primeiros anos da modernidade são marcados pela produção de uma enorme quantidade de dados e de informações dificilmente tratáveis de maneira sistemática pela ciência da época. A ausência de segmentação no seio da ciência impossibilitava a análise de certos temas particulares nascidos desses dados. Assim, a partir do início do século XIX, os domínios disciplinares específicos organizaram-se definindo seu objeto próprio em torno dessas questões.

Paulo César da Costa Gomes. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. 149 (com adaptações).

A partir do texto acima, assinale a opção correta acerca da história do pensamento geográfico e da institucionalização da geografia como ciência.

Alternativas
Comentários
  • a) Errado. A origem está na Alemanha.b) Errado. A Geografia só vai ser sistematizada como ciência independente no século XIX.c) Errado. Para Humboldt, a Geografia poderia ser concebida como a parte terrestre da ciência do Cosmos.d) Errado. O Possibilismo virá com La Blache.e) Correto.Referência: Livro do Antonio Carlos Robert Moraes, "Geograifa - Pequena História Crítica
  • Obs: O erro da alternativa A está no século, o restante do enunciado está certo.

  • A geografia não se institucionaliza no século XIX, com Ratzel a Alemanha? agora fiquei em dúvida...
  •  

     

    Geografia moderna surgiu no fim do séc. XVIII e início do séc. XIX. Dão origem à geografia moderna os alemães Alexander Von Humboldt e Carl Ritter (Geografia na Universidade de Berlim).


    - Ratzel (alemão) inaugurou seu pensamento com a obra Antropogeografia, em 1850.

  • A quem interessar, o livro citado pela colega pode ser "baixado" no seguinte endereço: http://www.esnips.com/displayimage.php?pid=3202145
  • A) e B) Erradas;
    A primeira e segunda opção podem ser descartadas sabendo de 1 fato:
    A Geografia como disciplina acadêmica nasceu na Prussia, e não na França, no séc XIX.

    Vale lembrar que o que a geografia se consolidou como campo profissional na França. Fato que pode ter gerado alguma confusão.

    C) Humboldt não rompe com as narrativas de viajens (foi, inclusive, bem conhecido por suas viajens), nem com cosmografia.

    D) A geografia moderna tornou-se científica com a ascensão do Empiricismo (...)

    E) Correta.
  • Tudo no primeiro capítulo do manual do candidato da Bertha Becker. 

  • Para Kant, segundo Moreira (1985), o conhecimento é dado pelos sentidos, sendo, portanto, um conhecimento empírico que advém da percepção de um “sentido interno”, que revela o homem (antropologia pragmática) e um “sentido externo”, que revela a natureza (geografia física)

    Do manual do candidato

     

  • Gabarito: A


    " a)  O determinismo veio antes do possibilismo. Os primeiros geógrafos eram alemães, e não franceses. ERRADO


    b) Os estudos Estrabão (obra “Geografia com 17 volumes contando as características dos povos da Terra) e Ptolomeu (que contribuiu muito para a cartografia e para a astronomia) embora fossem de grande qualidade, não delimitaram o objeto de estudo da geografia. Aliás, a geografia só foi surgir como ciência no século XIX, até então, não sendo uma disciplina específica até então. ERRADO

     
    c) Humboldt era um viajante naturalista que descrevia de forma empírica a características dos locais onde passava. Ele REFORÇOU o enciclopedismo, UTILIZOU-SE de narrativas e ESCREVEU seu livro chamado Cosmos. A alternativa, portanto, está totalmente inversa à realidade. ERRADO


    d)  Conforme o item anterior, a geografia tornou-se científica com Humbolt, Ritter, e mais tarde com Ratzel - este último da escola determinista alemã. O possibilismo, que veio posteriormente, não superou o determinismo, mas as duas correntes conviveram simultaneamente durante um bom tempo na Europa. ERRADO

     

    e) Kant lecionou geografia durante muitos anos como professor universitário e influenciou Humbolt e Ritter. O primeiro, de formação naturalista, contribuiu mais para a geografia física; e o segundo, de formação social, contribuiu mais para a geografia humana; assim, ambos ajudaram a sistematizar a geografia. CERTO"

     

    Fonte:  Alexandre Vastella - Estratégia Concursos

     

  • LETRA A: Incorreto.

    A institucionalização da Geografia ocorreu na Alemanha, a partir da segunda década do século XIX, com os trabalhos de Alexander von Humboldt e Carl Ritter, herdeiros da filosofia de Emmanuel Kant, que já se preocupava com a necessidade de criar uma ciência geográfica. Os trabalhos do francês Vidal de La Blache surgiram como resposta à Geografia alemã após a guerra franco-prussiana.

     

    LETRA B: incorreto.

    A Geografia nunca se firmou como domínio disciplinar na Antiguidade. Porém, Estrabão de fato se dedicou largamente à Geografia, escrevendo uma obra monumental intitulada “Geographia”, em que descreve os diferentes locais do mundo que eram conhecidos em sua época. Ptolomeu, por sua vez, também estudioso de fatores geográficos, pouco fez para delimitar o objeto de estudo da Geografia, como o espaço terrestre, pois foi grande entusiasta da investigação dos astros. Ressalte-se ainda que a geografia já era matéria de estudo dos pré-socráticos séculos antes de Estrabão e Ptolomeu.

     

    LETRA C: Incorreto.

    Alexander von Humboldt não rompeu com o enciclopedismo francês; ao contrário, sua grande obra, “Kosmos”, é em grande parte uma continuação das ideias do século XVIII. Viajante incansável, Humboldt chegou a visitar até as Américas, onde trabalhou em relatos de sua expedição e dedicou-se à descrição do espaço que via, inaugurando a pesquisa de campo na nova disciplina.

     

    LETRA D: Incorreto.

    A Geografia moderna surgiu na Alemanha décadas antes do possibilismo do francês Vidal de La Blache. Apesar de essa linha de pensamento exercer até hoje grande influência nos trabalhos geográficos, é incorreto dizer que o possibilismo, que nasceu como resposta ao determinismo de Friedrich Ratzel, tenha superado as ideias do alemão, visto que as duas correntes continuam presentes na academia.

     

    LETRA E: Correto.

    A Geografia científica surgiu na Alemanha sob influência da obra filosófica de Emmanuel Kant, o que explica em parte o desenvolvimento das ideias deterministas pelos primeiros geógrafos modernos.

     

    Fonte: 7000 Questões Comentadas do CESPE.


ID
567586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à geografia moderna, estruturada no século XIX, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

O surgimento de escolas nacionais decorreu da necessidade de criação de identidades culturais no âmbito da geografia e da dificuldade de integração entre geógrafos de nacionalidades distintas.

Alternativas
Comentários
  • A primeira parte da assertiva está correta. O surgimento das escolas nacionais é decorrente da necessidade de criação das identidades culturais (discurso nacionalista). Entretanto, não havia dificuldade de integração entre geógrafos de nacionalidades distintas. Prova disso era a troca de idéias entre os representantes da escola alemã e da escola francesa. 
  • Inclusive, é exemplificativo o caso da  geógrafa estadunidense que foi à Alemanha estudar com F. Ratzel. Ellen Semple acabou traduzindo seus livros para o inglês e, com isso, ajudou a introduzir a vertente determinista nos EUA.
  • O erro da questão não está na dificuldade de integração entre geógrafos de nacionalidades distintas. A despeito desses casos pontuais de integração entre geógrafos de diferentes nacionalidades, havia, sim, divergências entre eles, em particular entre franceses e alemães, o que levou a essa criação de escolas nacionais. O erro da questão está na afirmação de que a geografia decorreu da necessidade de criação de identidades culturais. Na verdade, ela surgiu da necessidade de conhecer e explorar o território das colônias que, naquela época, eram estabelecidas na África e Ásia.

    Trecho do Manual do Candidato de Bertha Becker:

    "Os grandes confrontos territoriais a que se assiste na época giram principalmente em torno dos nacionalismos, convertendo as questões territoriais em temas relevantes, quer no que se refere às novas nações, à rivalidade entre as grandes potências de então - Inglaterra, França, Alemanha e Rússia - quer no que diz respeito à formação e consolidação dos impérios coloniais.

    A essa conjuntura sociopolítica juntava-se um contexto de afirmação dos estudos geográficos que se definiam em torno das relações entre os homens e o ambiente em que viviam. Essa orientação geral da geografia aparecia, contudo, marcada por diversos matizes, uma vez que o movimento de constituição do pensamento geográfico moderno conheceu conjunturas e contextos de formulação díspares, o que alimentou diferenciações internas e polêmicas, até porque essa geografia se institucionalizou em 'escolas nacionais'."
  • A Fernanda Souza está correta, conforme consta no Como Passar em Concursos Cespe. 7.000 Questões Comentadas‎:

    "Errado. O surgimento de escolas nacionais decorreu não da necessidade de formação de identidades culturais, mas da necessidade de

    conhecer o terreno dos Estados nacionais que se consolidavam. Embora tal conhecimento ajudasse a formar uma identidade cultural, não se

    pode afirmar que essa fosse a razão para a criação das escolas nacionais, já que se tratava mais de um contexto histórico de solidificação

    dos Estados nacionais, em que era necessário ter a maior quantidade possível de informações acerca dos componentes do Estado;"

  • Não surgiu da necessidade de criação de uma identidade cultural, pois essa identidade cultural já existia desde o princípio da formação desses estados nacionais. Não houve dificuldade de integração entre os geógrafos, pois, apesar de defenderem teorias que são em essência opostas, muito do estudo de Ritter é parte fundamental para conceitos desenvolvidos por La Blache. Então, apesar de não haver um alinhamento, há uma integração. O surgimento das escolas nacionais é, sobretudo, ligado ao contexto histórico de expansionismo e consolidação de territórios nacionais.

  • Errado. O surgimento de escolas nacionais decorreu não da necessidade de formação de identidades culturais, mas da necessidade de conhecer o terreno dos Estados nacionais que se consolidavam. Embora tal conhecimento ajudasse a formar uma identidade cultural, não se pode afirmar que essa fosse a razão para a criação das escolas nacionais, já que se tratava mais de um contexto histórico de solidificação dos Estados nacionais, em que era necessário ter a maior quantidade possível de informações acerca dos componentes do Estado;

    Fonte: Como Passar - Concursos de Diplomacia e Chancelaria


ID
588709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As habilidades a serem desenvolvidas por meio da disciplina geografia no contexto escolar incluem

Alternativas
Comentários
  • "a enumeração dos atributos físicos e socioeconômicos de um estado ou país". É ÓBVIO que esta é uma das habilidades a serem desenvolvidos pela disciplina geográfica. Como é que alguém em sã consciência vai negar isso? Basta pegar qualquer manual ou livro didático e perceber que isso constitui uma parte ENORME do conteúdo.

  • Gabarito: B.

    Acredito que as demais respostas estejam certas. No entanto, "a mais correta e completa" é a da alternativa "b".

    "A leitura, a análise e a interpretação dos códigos específicos da disciplina, tais como mapas, gráficos e tabelas."

  • Sírio Oliveira, acredito que o erro da alternativa A, está no termo "enumeração"; a alternativa D é reducionista; a C fala em dicotomia, algo indesejável. Logo a letra B, apesar de estranha pelos "códigos específicos", não apresenta erros. 

  • enumeração não é uma habilidade, crer nisto reduz a geografia a um conhecimento "enciclopedista"

  • Aconselho verificar a página 35, a resulução da questão logo no início.

    PCN de Geografia para o ensino médio.

    http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf

  • A leitura, e a interpletaçao dos codigos especifico da diciplina.


ID
713923
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na linha do tempo, que abriga a construção da Geografia enquanto ciência, encontra-se uma série de discussões teóricas, conceituais e metodológicas que contribuíram para a sua evolução e para a compreensão dos processos naturais e sociais. Considerando um destes momentos, através da análise da máxima: “A Geografia é uma ciência de contato entre o domínio da natureza e o da humanidade”, é correto afirmar- se que esta máxima

Alternativas
Comentários
  • Acho que não é isso, o comentário que peguei abaixo é que é o pertinente:

    O EXAMINADOR PEDE O CONHECIMENTO DESTA TEORIA:

    Teoria do domínio de fato: autor é aquele que realiza a ação, comanda os acontecimentos ou tem o domínio finalístico do fato (executor e autor intelectual); partícipe é aquele que realiza ação diversa da descrita no tipo, mas concorre para o resultado.

    Se um maior se utiliza de um menor para praticar um crime, na maioria das vezes o menor assume que foi o autor,porque assim fica impune.Nesse caso, o juíz se utiliza da teoria para alcançar o maior.Se for um caso de homicídio, por exemplo, o menor assume mas o juíz considera o maior como autor também e aí ele responde por homicídio.


ID
1100191
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A despeito da diversidade e das distâncias regionais, um fenômeno é sempre mencionado quando se trata do Brasil: uma única língua oficial, o português, é reconhecida em todo país. Mas não é a única falada. Estima-se que, antes da colonização pelos europeus, falavam-se cerca de 1.200 línguas indígenas no país. Hoje, restam 181 línguas faladas por povos indígenas.

A realidade sociolinguística no Brasil atual resultou de um conjunto variado de experiências históricas.

No contexto das heranças da colonização portuguesa, a situação atual das línguas indígenas, apresentada no texto, decorre diretamente do seguinte fator:

Alternativas
Comentários
  • Assimilação cultural ou assimilação social é o processo pelo qual pessoas ou grupos de pessoas adquirem características culturais de outros grupos sociais. O termo é algumas vezes utilizado em relação a imigrantes de vários grupos étnicos que se estabeleceram em uma região. Novos costumes e atitudes são adquiridos através do contato e comunicação, no qual cada grupo de imigrantes contribui com um pouco de seu próprio traço cultural na nova sociedade. A assimilação cultural normalmente envolve uma mudança gradual e ocorre em vários níveis, tornando-se completa quando novos membros da sociedade se tornam irreconhecíveis em relação aos antigos.


ID
1139938
Banca
FUNCEFET
Órgão
Prefeitura de Nilópolis - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Vidal de La Blache definiu o objeto da Geografia como a relação homem-natureza, na perspectiva da paisagem. Colocou o homem como um ser ativo, que sofre influência do meio, porém que atua sobre ele, transformando-o.

Essa corrente do pensamento geográfico denomina-se;

Alternativas
Comentários
  • Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento que veio a ser denominada por Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão.


ID
1431676
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Para a maioria dos historiadores da geografia, Alexander Von Humboldt é considerado o primeiro a, verdadeiramente, estabelecer as novas regras do pensamento geográfico moderno.
(Gomes, Paulo Cesar da Costa. Geografia e Modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.)

Com relação à obra de Humboldt, analise as afirmativas a seguir.

I. Humboldt retomou a observação direta e a descrição detalhada dos naturalistas e juntou a elas uma preocupação permanente de proceder a comparações gerais e evolutivas.
II. Cada observação de Humboldt era analisada separadamente e em seguida recolocada em conexão com as outras, a fim de resgatar uma verdadeira cadeia explicativa.
III. O olhar de Humboldt tinha por objeto os elementos mais variados do meio físico, mas não se limitava a eles, observava também os elementos sociais.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Humbolt era incrível.

  • Humboldt foi conselheiro do rei da Prússia e possuia uma formação voltada à natureza. As pretenções dele não eram de criar uma nova forma de ver a Geografia, pois acreditava ser ela a parte terrestre do cosmos, ou seja, a síntese de todos os conhecimentos relativos à Terra. O método utilizado por Humboldt foi o "empirismo raciocinado", o que significa que a observação e a descrição da paisagem são feitas por meio do pensar/sentir do observador.

  • Entre 1799 e 1804, von Humboldt viajou pela América do Sul, explorando-a e descrevendo-a pela primeira vez de um ponto de vista científico. Nos cinco volumes da sua obra Kosmos, ele tentou elaborar uma descrição física do mundo. Humboldt apoiou (e colaborou com) outros cientistas, entre os quais Justus von Liebig e Louis Agassiz.


ID
1441225
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A origem da geografia é antiga. Desde a Antiguidade, inúmeros pensadores elaboraram estudos que tinham o enfoque geográfico, mesmo que esses estudos permeassem, também, vários outros campos do conhecimento.

Kant, Humboldt, Ritter, Ratzel, La Blache, Lacoste e Santos. São referências no desenvolvimento da ciência geográfica. Cada qual com sua análise, negando e/ou agregando conhecimento, contribuíram para a elaboração da Geografia que conhecemos hoje.

Destacando o posicionamento do geógrafo francês Paul Vidal de La Blache, é correto afirmar que sua contribuição para o desenvolvimento da Geografia está pautada:

Alternativas
Comentários
  • Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento que veio a ser denominada por Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão. Vidal também foi considerado o fundador da escola regional francesa.

    La Blache rejeitava a ideia preconizada por Friedrich Ratzel que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Para Vidal, o homem também transformava o meio onde vivia, de forma que para as ações humanas, diversas possibilidades eram possíveis, uma vez que essas não obedeceriam a uma relação entre causa e efeito.

    Graças à sua formação, La Blache trouxe para a Geografia a importância do tempo e da história para os estudos geográficos. Foi considerado, por isso, um dos grandes responsáveis pela difusão da Geografia Humana, apesar de afirmar que a Geografia não deveria estudar o homem, mas o meio em que ele vive.

    La Blache também defendia a prática de uma Geografia Regional. Para esse pensador, seria impossível, ao menos naquele momento, alcançar visões totalizantes para a realidade, de forma que os conhecimentos e os conceitos só deveriam ser aplicados em realidades específicas. Por isso, incentivou e participou de muitas monografias regionais, isto é, estudos que se preocupavam apenas com uma determinada região e que se caracterizavam por serem extremamente descritivos.

  • Por isso, o conceito de região foi muito importante em sua obra. Na teoria lablacheana, esse conceito estava associado às paisagens naturais, de forma que uma região existia no espaço independente da vontade humana, cabendo aos cientistas apenas identificá-las e expor suas características. Tal conceito foi mais tarde criticado, uma vez que a região passou a ser entendida como uma divisão elaborada pelo homem a partir de seus próprios critérios e que, portanto, não existiria naturalmente, sendo uma construção intelectual humana.

    Outro conceito muito importante em sua obra foi o de gênero de vida. Para La Blache, as regiões constituíam um meio vivo que proporcionaria o desenvolvimento das sociedades. Com a utilização dos recursos regionais naturais, a vida em sociedade constituiria, então, o que se denominou por gêneros de vida.

    A partir desses conceitos e de um método que se caracterizava por ser uma sequência entre observação, comparação e conclusão, Vidal se tornou um dos maiores nomes da ciência geográfica e contribuiu para alavancar a Geografia Francesa para se opor e combater a Geografia Alemã e as suas intenções geopolíticas.

    Por Rodolfo Alves Pena

    Graduado em Geografia

    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vidal-la-blache.htm


ID
1600843
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na história do pensamento geográfico, surgiu o nome de grandes personalidades oriundas da Escola Alemã e Francesa, que contribuíram para que a Geografia evoluísse e se fortalecesse como Ciência. No livro “O que é Geografia?", de Ruy Moreira (2009), essa trajetória é apresentada. Relacione abaixo os geógrafos com as suas características ou particularidades relatadas nesta obra:  


(1) Elisée Reclus.

(2) Friedrich Ratzel.

(3) Yves Lacoste.

(4) Paul Vidal de La Blache.

(5) Pierre George.


( ) Determinismo Geográfico.

( ) Nova referência para a Geografia, levando em consideração os sistemas econômicosociais.

( ) Homem como natureza, consciente de si mesma.

( ) Possibilismo e visão acadêmica.

( ) Escreveu o livro: “Geografia do Subdesenvolvimento” em 1965. 

A correlação CORRETA, de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • Vidal de La Blache:

     foi um dos maiores nomes da Geografia, sendo responsável pelo que se denominou por Possibilismo Geográfico.

  • ajeitando isso aí:

    (1) Elisée Reclus.      ( 2) Determinismo Geográfico.

    (2) Friedrich Ratzel.   (5 ) Nova referência para a Geografia, levando em  consideração os sistemas econômico-sociais.

    (3) Yves Lacoste.      ( 1) Homem como natureza, consciente de si mesma.

    (4) Paul Vidal de La Blache.   (4 ) Possibilismo e visão acadêmica.

    (5) Pierre George.                 (3 ) Escreveu o livro: “Geografia do Subdesenvolvimento” em 1965.


ID
1601002
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As formas e os conteúdos das geografias pré-científicas, que são qualificadas, de preferência, de etnogeografias, variam de uma cultura a outra. Pode-se esquematicamente opor as geografias transmitidas pela palavra, e os quadros descritivos redigidos por especialistas para responder às curiosidades dos públicos cultos ou às necessidades das administrações. As primeiras são características das sociedades primitivas ou de frações populares das grandes sociedades industriais. 

                               CLAVAL, P. Epistemologia da geografia. Florianópolis: UFSC, 2011, p. 23. Adaptado.

Essa geografia produzida por frações populares das grandes sociedades industriais, descrita acima, é a denominada geografia

Alternativas
Comentários
  • "...Geografia postulou como um conhecimento vernacular, intimamente ligado aos saberes-fazeres de cada povo, até universalização de algumas estratégias da Geografia, que serviram de subsídio para os recenciamentos dos Estados e aos deslocamentos dos viajantes. ... as geografias “pré-científicas” ou “vernaculares” estão intimamente ligadas ao caráter cultural dos diferentes povos. As necessidades mais fundamentais para as comunidades garantirem sua sobrevivência – a localização e orientação – tiveram um grande impulso a partir dos batismos dos terrenos: as topomínias. Para o autor, “batizar o terreno e cobri-lo de uma cobertura de nomes transformam o conhecimento dos lugares em saber coletivo, mesmo que imperfeito” (p.32), integrando-se, assim, a uma grade social de informações."

    Fonte: Bol. geogr., Maringá, v. 29, n. 2, p. 165-167, 2011

  • tem como alguem explicar as outras

  • very good !


  • Usada como um forte instrumento do poder estatal uma vez que podia manipular dados através de resultados estatísticos, a Geografia Quantitativa predominou na Grã-Bretanha e EUA principalmente na década de 1960 e até meados da década de 1970

  • A:     A geografia crítica possui uma proximidade com a geografia radical, que surgiu na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos como uma reação ao quantitativismo, ou chamada geografia pragmática, que utilizava a geografia como seguimento da ideologia do poder, como o estado capitalista e as empresas.

    B       A escola francesa de geografia (em francês: école française de géographie), conhecida também como escola "possibilista", foi criada por Paul Vidal de la Blache e acreditava na possibilidade de haver influências recíprocas entre o homem e o meio natural.

        Geografia postulou como um conhecimento vernacular, intimamente ligado aos saberes-fazeres de cada povo, como costumes. religião etc.

         Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.

        A Geografia  Quantitativa ou Nova Geografia, também conhecida como Geografia Pragmatica é uma corrente de pensamento que surgiu na década de 1950 e promoveu grandes modificações na abordagem metodológica da Geografia. Baseada no neopositivismo lógico, essa nova corrente geográfica surgiu com a necessidade de exatidão, através de conceitos mais teóricos e apoiados em uma explicação matemático-estatística.

  • Não conhecia esse termo na geografia "vernacular". Interessante


ID
1654582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca da evolução do pensamento geográfico e seus reflexos no contexto escolar.

Na escola atual, a exploração do conceito de região deve ter como princípio a diferenciação de áreas.

Alternativas
Comentários
  •  A preocupação pela diferenciação de áreas no que se refere ao conceito de região estava presente na Geografia Tradicional. Atualmente, as escolas contemporâneas orientam-se por outros princípios. Na visão da Geografia crítica, por exemplo, a análise da região ocorre a partir da caracterização do capitalismo como um sistema que promove o desenvolvimento desigual. A região é considerada uma entidade concreta, resultado de múltiplas determinações e das contradições materializadas no espaço. O enfoque está dentro da temática centro e periferia.

    A afirmativa está errada.


  • Gabarito: ERRADO.

    A exploração do conceito de região não deve ter como princípio a diferenciação de áreas. 

  • Esse conceito é da Geografia Clássica.
  • Na escola atual, o conceito de região deve ser analisado observando as disparidades socioeconômicas.


ID
1761367
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à Geografia, pode-se dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Geografia é uma ciência que que estuda o espaço humano em suas várias vertentes: física, biológica e humana.

    A geografia também estuda a relação entre os aspectos físicos, biológicos e humanos do planeta Terra.

    Os geógrafos estudam onde vivem os homens, onde estão as plantas e os animais,  a localização dos rios, lagos, montanhas e as cidades, porque  geografia significa descrição da Terra.

    Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento geografico. A geografia precisa das outras áreas do conhecimento, como a geologia, a historia, a física, matemática, astronomia, biologia e principalmente a ecologia para obter informações básicas para aprofundar suas informações.

    O estudo da geografia já se inicia desde o jardim da infância e estende-se até a universidade, porque com este estudo já há o desenvolvimento do sentido de direção da capacidade de ler mapas, do tempo. Clima e dos recursos naturais.

    O estudo da geografia tem quatro linhas de investigação principais; a localização de acidentes geográficos, a descrição das partes do mundo, a explicação da origem dos acidentes geográficos do globo terrestre e as relações espaciais entre os acidentes e as regiões onde se encontram.

  • Nossa proposta atual de definição da geografia considera que a essa disciplina cabe estudar o conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ação que formam o espaço. Não se trata de sistemas de objetos, nem de sistemas de ações tomados separadamente. Nem tampouco se trata de reviver a proposta de Berry & Marble (1968) fundada na teoria de sistemas então em moda e segundo a qual “todo espaço consiste em um conjunto de objetos, os caracteres desses objetos e suas inter-relações”

    https://geohistorica.wordpress.com/2010/11/29/resumo-cap-2-o-espaco-sistema-de-objetios-sistemas-de-acao-por-candido/


ID
2017624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que diz respeito às principais correntes metodológicas da Geografia e sua aplicação, julgue (C ou E) o item seguinte.

A Geografia Crítica, ao debater a questão da produção econômica do espaço, reconhece a importância dos agentes hegemônicos do capital na minimização das disparidades urbanas.

Alternativas
Comentários
  • A meu ver, a Geografia Crítica apresenta viés marxista. Logo, ela critica a sociedade capitalista. Jamais defenderia que os agentes hegemônicos do capital são importantes para a minimização das desigualdades urbanas. Pelo contrário, segundo a percepção crítica/marxista, os agentes hegemônicos visam a acumulação de capital, ampliando progressivamente as disparidades.

  • Os agentes hegemônicos do capital dentro de um sistema capitalista sao os que mais contribuem para aumentar a desigualdade em todas as esferas.

  •  

    Erro: reconhece a importância dos agentes hegemônicos do capital na minimização das disparidades urbanas.

    Não reconhece,  pois "O principal ponto dela é o Marxismo (luta de classes), e com sua principal critica que é voltada contra o capitalismo."

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_cr%C3%ADtica

  • O erro não está no fato da geografia crítica reconhecer os agentes hegemônicos do capital, isso é uma das premissas da teoria. O erro está em dizer que estes agentes minimizam as disparidades urbanas, porque a lógica é justamente o contrário, já que esta teoria marca a transposição da análise hierárquica Cidade > campo para uma análise hierárquica dentro da cidade.

    Ver conceito de periurbanização

  • Dizer " a importância dos agentes hegemônicos do capital na minimização das disparidades urbanas." não é o mesmo que dizer que eles a produzem, mas que são importantes no fenômeno. Se não, não haveria a crítica, mas só a condenação dos tais agentes hegemônicos. O erro de "português" da banca levou ao erro de "geografia" do candidato aqui. É uma linguagem obtusa.

  • O que é importante saber sobre a geografia crítica? (Questão discursiva já cobrada em 3 fase)

    • A relação social não é relação natural. O território não é uma objetividade natural que domina a sociedade.
    • Anos de 1960 a 1970 - as problemáticas urbanas exigiram novo arcabouço geográfico.
    • Inspiração marxista.
    • Destacam-se Milton Santos, com a obra Por uma Geografia Nova e David Harvey, com A justiça social e a cidade.
    • A sociedade só poderia ser analisada e compreendida, em cada momento do tempo, por meio da periodização do espaço geográfico, reciprocamente.
    •  Para essa corrente geográfica, que engloba diversas tendências diferentes, o espaço funcionaria como, ao mesmo tempo, conteúdo e contingente, pois agregaria tanto elementos sistêmicos quanto os agentes que conformam o sistema.
    • Seria, como afirma Milton Santos, uma forma-conteúdo em que um processo vivo de construção tem lugar. Milton Santos trabalha, para além do conceito de espaço, aquele de paisagem. Para o autor baiano, o conceito de paisagem seria importante, pois é através dele que se percebem as “acumulações desiguais de tempo”, que são centrais para as análises geográficas.
    • Ao afirmarem que nada ocorre despropositadamente, centram no conceito de espaço a sua crítica, pois este ofereceria os instrumentos e revelaria os agentes que atuam na construção da história e na transformação da sociedade. 
    •  Essa perspectiva negava a autonomia do homens na produção do espaço geográfico, na medida em que este era resultado das relações de produção ou infraestrutura. 
    • Segundo Harvey, o capitalismo, de tempos em tempos, sofre processo de engessamento que dificultam a acumulação de capital, o que leva a uma reestruturação dos modos de produção. 

    Fonte: Trechos retirados do Guia de Estudos - as melhores (e as piores) respostas dos aprovados no CACD.

  • Na MAXIMIZAÇÃO ISSO SIM!!

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que fala sobre a Geografia Crítica e o seu foco de análise.
    Para responder corretamente a questão é importante que o candidato saiba em qual contexto histórico surge a Geografia Crítica, e qual o seu método de análise que eles propõem para a ciência geográfica.
    A Geografia Crítica surge na década de 1970, no auge do Neoliberalismo e no início da consolidação do processo de Globalização. Nesse período, essa escola do pensamento geográfico surge com a ideia de romper com a Geografia Quantitativa, que segundo os idealizadores dessa corrente de pensamento, era uma Geografia neutra, sem crítica e que servia apenas para atender aos interesses dos estados nacionais.
    Em contraponto com a Geografia Quantitativa, a Geografia Crítica surge para identificar os problemas, contradições e desigualdades que ocorriam em todo o espaço geográfico. Além disso, essa Geografia tinha como objetivo desvendar os problemas sociais e econômicos que eram causados pelos agentes hegemônicos (que representam o grande capital e o estado), que com seu poder e hegemonia causava as desigualdades sociais e espaciais no mundo. 
    Sendo assim, podemos dizer que a Geografia Crítica de fato estudava a importância dos agentes hegemônicos do capital, mas não os discutiam no sentido deles minimizarem as disparidades urbanas, e sim como causadores e responsáveis por essas disparidades.
    Portanto, a afirmação está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
2243380
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao longo do desenvolvimento da Geografia, vislumbrou-se uma diversidade de objetos de análise, com vistas ao alcance de cientificidade dessa área do conhecimento. Considerando o contexto atual, uma das principais defesas que tem balizado o debate teórico-metodológico dessa área de conhecimento é o de que essa ciência objetiva

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

     

    c) compreender a lógica do arranjo espacial relacionada ao princípio de coerência na ordem espacial.

     

    Alguém explica?

  • a coerencia dada pelas categorias e conceitos de analise proprios da geografia, como o territorio, por exemplo.

    acho que o erro da D ta nos fatos selecionados, porque da a entender que so a versao hegemonica da historia seria considerada, o que descarta, por exemplo, as narrativas das minorias...

  • Sinceramente não entendi, quem puder explicar..

  • A- realizar grandes sínteses globais, mediante o inventário e a organização do material coletado, segundo grandes eixos explicativos.

    ERRADA: as sínteses globais foram objeto da Geografia Tradicional, desenvolvida no século XIX por Humboldt e Ritter. Ambos foram os responsáveis por estabelecer a Geografia como ciência.

    B- analisar o elemento visível, o real, concebido como aquilo que se apresenta, evidenciando o interesse pelo concreto.

    ERRADA: o elemento visível é o estabelecido pela paisagem, conceito básico da Geografia.

    C- compreender a lógica do arranjo espacial relacionada ao princípio de coerência na ordem espacial.

    CERTA: a Geografia atual busca analisar o espaço geográfico e compreender a interação homem-meio de acordo com a temática e a estrutura que será estudada. Assim, é possível compreender essa abordagem com a Geografia Crítica e suas variantes.

    D- explicar os fenômenos atuais por meio de uma reconstrução histórica, mediante fatos selecionados.

    ERRADA: reconstrução histórica? até poderia ajudar a compreender alguns fenômenos, mas a Geografia atual é mais crítica.

  • Me salvou a explicaçao da Rafaela! Excelente!


ID
2243386
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto a seguir, que apresenta uma abordagem desenvolvida pela ciência geográfica.

[Essa abordagem] divide o estudo geográfico em quadros físicos, humanos e econômicos. Assim, tem-se, por exemplo, nos trabalhos monográficos [...]: a localização da área, por meio de projeções cartográficas; o quadro físico: como relevo, solo, hidrografia, clima, vegetação etc.; a formação histórica de ocupação humana do território; a estrutura agrária; a estrutura urbana; a estrutura industrial etc. Finalmente, apresenta-se uma conclusão, com um conjunto de cartas, objetivando demonstrar uma relação entre os elementos humanos e naturais […].

RODRIGUES, Auro de Jesus. Geografia: introdução à ciência geográfica. São Paulo: Avercamp, 2008. p. 86.

A abordagem expressa no texto é da Geografia

Alternativas

ID
2501080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue (C ou E) o item a seguir.


Desde a geografia clássica até o presente, pensamento e prática geográfica conformam métodos e metodologias bem definidos, não havendo antagonismos dos tipos forma/conteúdo, objetividade/subjetividade, explicativa/compreensiva, matemática/descritiva.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Cada corrente do pensamento geográfico caracteriza-se pela manifestação ininterrupta da estrutura dual, ainda que de modo diferente em cada etapa. Isto permite que se vislumbre a dinâmica dual como constante nas correntes da Geografia moderna. Ora, esta dinâmica permanente representa, de certa forma, o movimento próprio da modernidade. Assim, o dualismo epistemológico, característico da modernidade, que se manifesta com diferentes contornos ao longo deste período histórico, é refletido na Geografia desde os fundamentos filosóficos de sua emergência como ciência, passando por sua institucionalização até a atualidade de seu pensamento. Por esse motivo, embora vividos de forma diferente em cada período, os antagonismos são abundantes no desenvolvimento da Geografia:

    geografia geral/regional; matemática/descritiva; explicativa/compreensiva; sistemática/do particular; objetiva/subjetiva; da forma/do conteúdo; moderna/tradicional. Estes antagonismos, a despeito de suas diferenças, podem ser analisados como a expressão de uma dualidade fundamental entre dois polos epistemológicos característicos da Modernidade e correspondentes a duas concepções diferentes de atividade científica.” (GOMES, 2011, p. 339-340).

  • Obrigada pelo comentário, Daniel Gonçalves!

  • ótima exposição, Daniel. 

  • essa eu acertei no chute pensando, duas correntes doutrinárias pensando de maneira uniforme, é ruim hein.

  • Humboldt utilizava o método dedutivo-racional, isto é, era intuitivo; é dizer, não possuia método. De fato, o estudo metodológico da geografia ocorre após a obra de Ritter. Portanto, é errado afirmar que "pensamento e prática geográfica conformam métodos e metodologias bem definidos".

  • Tendi nada aí kkkk

  • questão mal formulada hein

  • A questão versa sobre as diferentes analises da metodologia da geografia, somente pelas teorias que são opostas e que muitas vezes discordam abertamente das outras percebe-se a existência de antagonismos.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre a história e o desenvolvimento da geografia científica e suas formas, métodos e técnicas de análise.
    Para responder corretamente a questão é importante que o candidato tenha conhecimento da história da Geografia, de suas vertentes e respectivas características.
    Após a sua sistematização enquanto ciência, a Geografia passou por várias vertentes ao longo de sua história:
      1 - Geografia Tradicional - baseada na descrição e memorização da área estudada; seus métodos se baseavam-se em trabalhos de campo e na elaboração de mapas descritivos; era uma Geografia neutra sem ser politizada e não questionava as contradições do Espaço Geográfico;
      2 - Geografia Quantitativa - baseada em análises geográficas pautadas em dados estatísticos; as hipóteses e esclarecimentos de fenômenos geográficos eram formuladas em dados numéricos; era uma Geografia voltada para o interesse dos Estados Nacionais.
      3 - Geografia Crítica - baseada em um viés crítico e reflexivo sobre a realidade vigente no espaço geográfico; conhecimento geográfico pautado na crítica e no viés político; procura questionar as contradições do espaço geográfico e acentuava a questão da luta de classes nas desigualdades existentes no mundo.
      Como podemos ver a partir dessas escolas do pensamento geográfico, cada vertente da Geografia ao longo do tempo tem diferentes características que foram modificadas ao longo do tempo e do contexto que o mundo passava na época. Isso trouxe muitas variações em relação ao método, ao conteúdo e a forma de análise de cada fase da Geografia.

      Portanto, a afirmativa está ERRADA.


      Gabarito do Professor: ERRADO.


    ID
    2501083
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Instituto Rio Branco
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue (C ou E) o item a seguir.


    A adoção da teoria geral dos sistemas pela geografia do século XX levou à crença de que fenômenos, como, por exemplo, dos movimentos migratórios à dinâmica da natureza, podem ser entendidos utilizando-se o cálculo de probabilidades, que permite prever ou antecipar fatos.

    Alternativas
    Comentários
    • Certo!

       

    • A eminência de estudos que tenham os Sistemas Ambientais (análise integrada entre os sistemas naturais e os sistemas antrópicos) como uma categoria de análise da ciência geográfica é necessário, pois as transformações socioespaciais vividas no Século XXI, onde a ação antrópica cada vez mais interferem na dinâmica dos sistemas naturais, precisam estar fundamentados para atuar principalmente na área do planejamento. Com o avanço do uso das geotecnologias, a integração de dados espacializados se torna cada vez mais comum com o uso de softwares de Geoprocessamento. Reitera-se que o uso das Geotecnologias pelo geógrafo deve estar embasado em pressupostos téorico-conceituais que fundamentem suas análises e subsidiem a integração dados na análise ambiental.

      Tendo o exposto, a emergência de uma nova corrente do pensamento geográfico, que adote como objeto de estudo da ciência geográfica as concepções ambientais fundamentadas numa perspectiva sistêmica, dialética e holística é eminente, e a sua contribuição será de fundamental importância, principalmente nas propostas de planejamento de uso e ocupação do espaço.

    • "A adoção da teoria geral dos sistemas pela geografia do século XX" - se refere à Nova Geografia, que substituiu a Geografia Tradicional em meados de 1950. Essa geografia criticava a forma com que a Geografia Tradicional considerava cada região como única e impossível de ser generalizada, pois isso impedia o método científico-dedutivo. Ela também criticava o caráter meramente descritivo da Geografia Tradicional. A Nova Geografia buscou utilizar métodos matemáticos e estatísticos para superar a descrição e poder criar uma ciência replicável. Dessa forma, usando a probabilidade, os fenômenos podem ser entendidos cientificamente.

    • Apesar da Geografia Pragmática ter absorvido mais a matemática e a estatística, a Geografia Sistêmica (embasada na Teoria Geral dos Sistemas) também absorveu, de certo modo, a noção matemática da realidade. Para esta corrente, o espaço poderia ser compreendido por meio de sistemas objetivos (com entradas e saídas bem definidas). Uma vez que o mundo seria objetivo e previsível, seria possível calculá-lo e portanto, prevê-lo. 

    • O texto associado aborda a adoção da teoria geral dos sistemas na Geografia e sobre tal temática julgamos o item a seguir.

      Análise do item:

      Com a aplicação da abordagem sistêmica, foi desenvolvido um caminho para a Ciência Geográfica, por meio da Teoria Geral dos Sistemas, adotando os termos de soma, mecanização, centralização e finalidade; fugindo, com isso, apenas da abordagem empírica. Este método permite aos geógrafos observarem fenômenos complexos tanto em seu todo como em suas partes, e produz a possibilidade de prever eventos com alguma precisão científica.

      GABARITO DO PROFESSOR: CERTO


    ID
    2501086
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Instituto Rio Branco
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue (C ou E) o item a seguir.


    Atribuir o surgimento da geografia científica — moderna — a Carl Ritter e a Alexander Humboldt é fundamental, mas sem renegar o conhecimento geográfico produzido antes desses autores.

    Alternativas
    Comentários
    • CORRETO.

      Apesar de a Geografia já ter sido praticada desde os tempos antigos, foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e o seu método científico bem definido. Alexander Von Humboldt (1779-1859) e Karl Ritter (1779-1859) foram responsáveis pela adoção e uso exclusivo da razão para explicar o espaço e suas características físicas e humanas, rompendo com os pensamentos até então marcados pela presença de mitos, crenças e superstições.

      Apesar de ambos os autores integrarem, em seus trabalhos, elementos humanos e elementos naturais, observou-se uma distinção que ora se direcionava mais para aquilo que se convencionou chamar de geografia física (Humboldt), ora para aquilo que se convencionou chamar de geografia humana (Ritter).

      Ambos também se diferenciaram no método de pesquisa, enquanto Humboldt trabalhava com viagens e observações descritivas, Ritter priorizava as revisões bibliográficas. Enquanto o primeiro era naturista e estudava geologia e botânica, o segundo atuava nos estudos de Filosofia e História.

      Apesar de os dois autores serem de origens distintas e praticarem trabalhos diferentes, ambos se assemelhavam no pioneirismo de seus trabalhos em sistematizar o pensamento geográfico, aplicando e atribuindo os seus próprios métodos sobre o estudo das paisagens e territórios.

       

    • Relevante ressaltar a importância do saber geográfico de Emanuel Kant que influenciou os estudos de Ritter e Humboldt. 

    • O conhecimento geográfico é produzido há milênios, desde a Antiguidade, mas era um conhecimento científico disperso, sem arcabouço metodológico próprio. Foi só com Ritter e Humboldt que a Geografia começou a ser sistematizada, dando origem à geografia científica. (FONTE: ESTRATÉGIA)

    • A questão acima pede para o candidato analisar uma afirmativa sobre o desenvolvimento da geografia científica. 
      Para responder a questão, é importante que o candidato conheça a história da Geografia, e ter conhecimentos sobre a sistematização da disciplina enquanto ciência, além de entender as contribuições de Carl Ritter e Alexander Humboldt, autores citados no enunciado.
      É importante ressaltar que a Geografia, embora não tivesse sido sistematizada como ciência, já era praticada pelos primeiros povos nômades da história, uma vez que esses grupos elaboravam mapas em cavernas e rochas no sentido de representar o espaço onde estavam ou viviam. 
      Além disso, na idade média com a sedentarização das sociedades e o desenvolvimento da agricultura, fez com que os povos da época elaborassem conhecimentos sobre agricultura, dinâmicas fluviais, e até mesmo "uma geografia da guerra", no qual os mapas assumiram um papel político e territorial para as civilizações naquele momento. 
      Sendo assim, nota-se, que embora, Ritter e Humboldt sistematizassem ou oficializassem a Geografia como ciência no século XVIII, a mesma já era praticada de forma "não-oficial" por diferentes povos e épocas diferentes. Portanto, a assertiva está CERTA.

      Gabarito do Professor: CERTO.


    ID
    2501089
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Instituto Rio Branco
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue (C ou E) o item a seguir.


    Carl Ritter e Alexander Humboldt ofereceram, em suas obras, um discurso que criou a nova ciência geográfica, simultaneamente cosmológica e regional, o que fez do geógrafo um observador da natureza capaz de somar prazer estético e prazer intelectual para compreender as leis naturais; tais princípios estavam presentes no pensamento e na prática nacionalista europeia do final do século XIX, dependentes de análises sistemáticas e particulares sobre o território.

    Alternativas
    Comentários
    • CORRETO.

      Humboldt e Ritter tiveram grande importância para a consolidação e sistematização do pensamento geográfico moderno. Além disso, se analisada sua trajetória na área da pesquisa, percebe-se a importância dos trabalhos de campo realizados por esses pesquisadores no momento de suas observações e análises empíricas do espaço. Gomes (1996), sobre isso, afirma que:

      O geógrafo era um observador da natureza que experimentava ao mesmo tempo um prazer estético, mas também um prazer intelectual de compreender as leis naturais. A palavra contemplação é comum aos dois discursos e parece justificar esta dupla ação do olhar, admirador e curioso.” (GOMES, 1996, p. 173)

    • Humboldt era amigo próximo de Goethe, grande expoente do romantismo onde a natureza tem profundo valor estético

    • Não se esquecendo que o nome do livro mais importante de Humboldt era "Cosmos" e o de Ritter "Geografia Comparada" ("simultaneamente cosmológica e regional"), além de que Humboldt foi o último enciclopedista.

    • Uma questão que ajuda nessa é a do TPS de 2010:

      ''A geografia científica, que surgiu a partir do século XIX, com as obras de Alexander von Humboldt e Carl Ritter, foi influenciada pelo saber geográfico anteriormente produzido e pelo sistema filosófico de Emmanuel Kant, que considerava a geografia uma ciênica ao mesmo tempo geral/sistemática e empírica/regional.'' Gab. C

    • O que confunde é a palavra simultaneamente. Sendo que primeiro se falou em Riter, depois em Humboldt. E deu-se primeiro a obra de Humboldt e depois de Riter. Não entendi nada. Não seguiu a ordem simultânea. 

    • Elza, simultaneamente é diferente de respectivamente. Simultaneamente quer dizer que ocorre ao mesmo tempo, que para os pais da geografia, ela é uma ciência ao mesmo tempo cosmológica e regional. Eu também fiquei com dúvida na mesma coisa na primeira vez que vi esse item. hehehe

    • Ritter e Humboldt foram os precursores da ciência geográfica. Sendo acadêmico, Ritter contribuiu mais para a Geografia Humana, sendo um dos pioneiros no estudo regional da Geografia. Já Humboldt, sendo mais viajante e empirista, contribuiu mais para a Geografia Física. Logo, a questão acerta ao dizer que tanto Ritter quanto Humboldt forneceram as bases regionais e o prazer intelectual (Ritter) e a cosmológica e a compreensão das leis naturais (Humboldt) para a Geografia. 

    • Ritter e Humboldt foram os precursores da ciência geográfica. 

      Ritter - Goegrafia Humana - regional

      Humboldt - Geografia Física - cosmos

      Simultaneamente (1779-1859)

    • A questão acima tem como tema as contribuições que Carl Ritter e Alexander Von Humboldt tiveram com a sistematização da nova ciência geográfica.
      Para responder corretamente a questão é importante que o candidato saiba quais foram as contribuições que cada autor deram para a Geografia, e em quais áreas ambos se especializaram.
      Carl Ritter ao longo de seus estudos foi um exímio estudioso de História e Filosofia durante toda sua formação acadêmica. O autor, em seus estudos relacionados à Geografia, desejava que o saber científicos geográfico fosse sistematizado e organizado, pois ele achava que a ciência estava desorganizada, sem base teórica e científica.
      Como era bastante reflexivo e estudioso, Ritter propõe o método descritivo regional, e com base em seus estudos e relatos utiliza um método comparativo para compreender as diferenças e peculiaridades de cada país, civilização junto com suas respectivas histórias. Com ele, a Geografia deixa de ser uma tímida descrição da Terra e se torna importante para quem quer entender as diferenças que cercam as dinâmicas das civilizações e maneiras com o qual os povos exploram seu ambiente, pautando-se em uma geografia regional.
      Já Humboldt tinha uma formação acadêmica diferente de Ritter. Com uma boa formação em Economia Política, Matemática, Botânica, Física, Mineralogia e Ciências Naturais, o autor era um grande viajante e fazia várias expedições ao longo de sua vida. Frente a isso, dedicou grande parte de seus estudos em explicar o que diferencia diversas áreas do globo, tentando estabelecer relações que estruturam os diversos fenômenos da superfície da Terra.
      Os trabalhos que decorrem de suas viagens estão voltados para a explicação daquilo que diferencia as diversas áreas do globo, tentando encontrar as relações que se estabelecem entre os diversos fenômenos da superfície da Terra, de modo a produzir espaços com características diferentes. Ou seja, interessou-se pela diferenciação espacial e considerou a paisagem resultante da interação de vários fenômenos. 
      Além disso, suas investigações eram realizadas em escala diferentes, gerando uma sistematização estruturada do conhecimento geográfico. Isso foi possível graças a seu método empírico e indutivo, associado a um pensamento cosmológico, que era propenso a elaborar teorias universais que objetivavam em formular princípios que pudessem se encaixar em toda e qualquer realidade. 
      Portanto, a afirmação está CERTA.
      Gabarito do Professor: CERTO.

    ID
    2530534
    Banca
    UFMT
    Órgão
    IF-MT
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    No que diz respeito à relação entre as Escolas Geográficas nascidas no âmbito da Evolução do Pensamento Geográfico e a legitimação de interesses de determinados Estados-Nações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


    ( ) O Determinismo Geográfico serviu para legitimar a política expansionista bismarckiana, na Alemanha, baseado na supremacia do meio sobre o homem.

    ( ) O Possibilismo Geográfico serviu para legitimar a política colonialista francesa na África e na Ásia, baseado na supremacia do homem sobre o meio.

    ( ) A Geografia Quantitativa nasceu nos EUA, serviu para legitimar a política de que o desenvolvimento e o subdesenvolvimento no mundo estão intimamente relacionados à adoção de políticas de planejamento.

    ( ) A Geografia Neopositivista nasceu na antiga URSS, baseada em críticas aos postulados utilizados pela Nova Geografia inserida no mundo técnico e no enfrentamento à exploração das camadas populares menos favorecidas da sociedade.

    ( ) A Geografia Crítica nasceu na França, com a obra de Paul Claval denominada “A Geografia Serve Antes de Mais Nada Para Fazer a Guerra”, baseada nos pressupostos da justiça social e na essência das lutas entre as classes sociais.


    Assinale a sequência correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Essa corrente nasceu na França, em 1970, e depois na Alemanha, Brasil, Itália, Espanha, Suíça, México e outros países. A expressão foi criada na obra "A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra", de Yves Lacoste. A produção geográfica anterior a esta época pregava a neutralidade e excluía os problemas sociais, devido à concepção de que tais temas não eram geográficos. Nesse sentido, a geocrítica significou, principalmente, uma aproximação com movimentos sociais cujos discursos, práticas e reivindicações tenham um conteúdo político e ideológico de esquerda.


    ID
    2580688
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Luís - MA
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Texto 7A1AAA


    Vidal de La Blache definiu o objeto da geografia como a relação do homem-natureza, na perspectiva da paisagem. Colocou o homem como um ser ativo, que sofre a influência do meio, mas que atua sobre ele, transformando-o. Observou que as necessidades humanas são condicionadas pela natureza, e que o homem busca as soluções para satisfazer tais necessidades nos materiais e nas condições oferecidas pelo meio.

    Antonio Carlos Robert Moraes. Geografia: pequena história crítica. 20.ª ed. São Paulo: Annablume, 2005, p. 81 (com adaptações).

    As ideias que fizeram contraponto à tese de Vidal de La Blache no século XIX estão sistematizadas no pensamento de

    Alternativas
    Comentários
    • A questão diz respeito a concepção do DETERMINISMO AMBIENTAL - Ratzel x POSSIBILISMO - Vidal de La Blache

    • Cabe ainda comentar que as teorias defendidas por ambos os autores serviam como justificação teórica para o projeto de estado nacional pretendidos por Alemanha (Ratzel) e La Blache (França). 

    • Gabarito letra E. Havia sim uma oposição entre Vidal e Ratzel.

    • Friedrich Ratzel (1844-1904) Determinismo Geográfico: Alemanha não possuía muitas colônias, então precisava de um discurso científico para promover a expansão do seu império. “Vamos colonizar para aumentar nosso espaço vital”, afinal “nosso território não favorece”

      Vidal de La Blache (1845-1918) Possibilismo Geográfico: França tinha um grande império com muitas colônias, então precisava de um discurso que freasse a expansão de países vizinhos. “Nós podemos mudar nosso território (possibilismo), então para que precisamos de mais colônias!?” 


    ID
    2749360
    Banca
    IDECAN
    Órgão
    Colégio Pedro II
    Ano
    2015
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Rompendo com a ordem medieval, a Renascença deu duas principais direções à geografia. Primeiramente, ela fez nascer a necessidade de um novo modelo cosmológico, a fim de substituir o sistema geocêntrico, o único então aceito pela Igreja. Em segundo lugar, a Renascença, ao adotar a Antiguidade clássica como fonte primordial de toda inspiração, também conduziu a geografia a tirar seus modelos fundamentais deste período.”

    (GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, p. 127.)


    Sobre as características da Geografia Clássica, base da Geografia Escolar no século XIX, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Letra A


    ID
    2773669
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    UEMG
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    DESENREDO

    Adélia Prado


    Grande admiração me causam os navios

    e a letra de certas pessoas que esforço por imitar.

    Dos meus, só eu conheço o mar.

    Conto e reconto, eles dizem “anh”.

    E continuam cercando o galinheiro de tela.

    Falo da espuma, do tamanho cansativo das águas,

    eles nem lembram que tem o Quênia,

    nem de leve adivinham que estou pensando em Tanzânia.

    Afainosos me mostram o lote: aqui vai ser a cozinha,

    logo ali a horta de couve.

    Não sei o que fazer com o litoral.

    Fazia tarde bonita quando me inseri na janela, entre meus tios,

    e vi o homem com a braguilha aberta,

    o pé de rosa-doida enjerizado de rosas.

    Horas e horas conversamos inconscientemente em português

    como se fora esta a única língua do mundo.

    Antes e depois da fé eu pergunto cadê os meus que se foram,

    porque sou humana, com capricho tampo o restinho de molho na panela.


    Saberemos viver uma vida melhor que esta,

    quando mesmo chorando é tão bom estarmos juntos?

    Sofrer não é em língua nenhuma.

    Sofri e sofro em Minas Gerais e na beira do oceano.

    Estarreço de estar viva. Ó luar do sertão,

    ó matas que não preciso ver pra me perder,

    ó cidades grandes, Estados do Brasil que amo como se os tivesse inventado.

    Ser brasileiro me determina de modo emocionante

    e isto, que posso chamar de destino, sem pecar,

    descansa meu bem querer.

    Tudo junto é inteligível demais e eu não suporto.

    Valha-me noite que me cobre de sono.

    O pensamento da morte não se acostuma comigo.

    Estremecerei de susto até dormir.

    E no entanto é tudo tão pequeno.

    Para o desejo do meu coração

    o mar é uma gota.

    Disponível em: <http://bernardesdemoura.blogspot.com.br/2004/12/adlia-prado.html> . Acesso em: 24 nov. 2017.


    Ao ler o poema apresentado, que faz uma leitura do Brasil considerando vários elementos da paisagem, do território e da formação do País a partir da perspectiva de uma geografia histórica, é correto afirmar que

    Alternativas

    ID
    2838394
    Banca
    Colégio Pedro II
    Órgão
    Colégio Pedro II
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Ao tratar da história da produção do meio geográfico, Milton Santos propõe sua divisão em três etapas: o meio natural, o meio técnico e o meio técnico-científico-informacional. Sobre esta última, afirma:

    Neste período, os objetos técnicos tendem a ser ao mesmo tempo técnicos e informacionais, já que, graças à extrema intencionalidade de sua produção e de sua localização, eles já surgem como informação; e, na verdade, a energia principal de seu funcionamento é também a informação.
    SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2009, p. 238.

    Uma expressão da diferença entre essa etapa da produção do meio geográfico e as anteriores reside no fato de que

    Alternativas
    Comentários
    • os objetos técnicos, ainda que não estejam difundidos de maneira generalizada e total, conhecem atualmente uma difusão mais generalizada e mais rápida que antes.


    ID
    3003031
    Banca
    IF-TO
    Órgão
    IF-TO
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O que e como ensinar


    A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico capaz de satisfazer os objetivos anteriormente apontados. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço. Com eles procuramos dar conta de um mundo cada vez mais “acelerado e fluido” e, por isso, mais denso e complexo.

    Disponível em: http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 25 abr. 2019.


    Os conceitos-chave indicados pelo Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio para a Geografia são:

    Alternativas
    Comentários
    • a)

      >

      >

      Segura na sela e vai!

    • Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino médio no âmbito da Geografia- Portal do MEC

       A construção do conhecimento geográfico pressupõe a escolha de um corpo conceitual e metodológico capaz de satisfazer os objetivos anteriormente apontados. Para isso, usa a Geografia conceitos-chave, como instrumentos capazes de realizar uma análise científica do espaço... O primeiro desses conceitos-chave é o de paisagem, entendida como uma unidade visível do arranjo espacial que a nossa visão alcança... O conceito de lugar guarda uma dimensão prático-sensível que a análise vai aos poucos revelando. Lugar é a porção do espaço apropriável para a vida...Os conceitos de território e territorialidade enquanto espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, ou seja, quem domina ou influencia e como domina e influencia uma área... Desta maneira, a territorialidade é a relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos, interferindo na gestão do espaço geográfico; não é apenas uma expressão cartográfica. ... Esta é a escala de análise que enfrenta e procura responder os problemas referentes à distribuição dos fenômenos. A complexidade do fenômeno da cidadania, por exemplo, requer que se opere com diferentes escalas, articulando suas dimensões locais, nacionais e globais. ... Por fim, um importante conjunto de conceitos refere-se à globalização, técnica e redes. É necessário ter clareza que a globalização é um fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de idéias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo...

      pagina 32 - texto está editado

    • Oi!

      Gabarito: A

      Bons estudos!

      -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

    • Que perguntinha boba! Para estudar Geografia é preciso saber tudo isso e mais um monte de coisas. Como se para se estudar o espaço houvesse uma hierarquização de saberes.


    ID
    3182818
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Santa Rosa - RS
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O geógrafo Milton Santos, entre seus principais conceitos, faz uma distinção necessária, em sua concepção, de Espaço e de __________, cujo conceito ele define da seguinte forma: “[...] se dá como um conjunto de reais-concretos. Nesse sentido, [...] é transtemporal, juntando objetos passados e presentes, uma construção transversal”.

    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

    Alternativas
    Comentários
    • A) Escala (ERRADO)

      B) Território (ERRADO)

      C) Ambiente (ERRADO)

      D) Paisagem (CERTO)

      E) Método (ERRADO)

    • Metamorfoses do espaço habitado


    ID
    3240988
    Banca
    IBFC
    Órgão
    Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “La Blache admitia que o meio exercesse alguma influência sobre o homem, mas o homem, dependendo das condições técnicas e dos recursos disponíveis, poderia exercer influência sobre o meio. Assim, surgia a expressão _____” (ANDRADE, 1987, apud COSTA; MENDES, 2010). Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

    Alternativas
    Comentários
    • Possibilismo


    ID
    3322345
    Banca
    FUNDEP (Gestão de Concursos)
    Órgão
    Prefeitura de Uberlândia - MG
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    No desenvolvimento de seus trabalhos e pesquisas, o geógrafo (assim como o professor de Geografia) utiliza diversos conceitos para materializar seus projetos. Leia o trecho a seguir, extraído da obra do geógrafo Marcelo Lopes de Souza:


    “Pois bem: no caso [desse conceito], não é a dimensão do poder que está em primeiro plano ou que é aquela mais imediatamente perceptível, diferentemente do que se passa [com outros conceitos geográficos]; mas sim a dimensão cultural-simbólica e, a partir daí, as questões envolvendo as identidades, a intersubjetividade e as trocas simbólicas por trás da construção de imagens e sentidos [...] enquanto espacialidades vividas e percebidas, dotadas de significado, marcadas por aquilo que Tuan (1980) chamou de ‘topofilia’.”

    SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. p. 115.


    O trecho faz referência ao conceito de

    Alternativas

    ID
    3331381
    Banca
    IBFC
    Órgão
    SEDUC-MT
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Tendo sido a Alemanha o país em que primeiro a Geografa se institucionalizou e onde viveram e ensinaram os três grandes geógrafos considerados tradicionalmente como pais da Geografa Moderna – Humboldt, Ritter e Ratzel, é natural que aí se desenvolvessem, em profundidade, os estudos geográficos, que aí surgissem os grandes geógrafos do período clássico e que as ideias germânicas se expandissem por outros países, sobretudo nos Estados Unidos”.
    Fonte: ANDRADE, M. C. Geografa, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. Atlas, 1987.

    Sobre os “três grandes geógrafos” que o autor faz referência, é correto afirmar que:

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta: A

    • Apesar de que errei a questão segue minha contribuição!!

      E) Para os três pensadores da Geografa Clássica ou Tradicional, o Homem produz e transforma a natureza, dentro de uma lógica do materialismo histórico-dialético. --> Ratzel é determinista a natureza determina padrões de construção do mundo.

      D) Os pensadores alemães possuíam como característica comum o antinacionalismo, pois defendiam a disputa por territórios do mundo extra europeu. --> Os alemães eram nacionalistas. Ex: Mercator acusado de ser euroceêntrico.

      B) Carl Ritter, foi um grande viajante e explorador, utilizava como método de análise a percepção comportamental humana, cultural e a ambiental. --> Karl Ritter, ao contrário de Humboldt, não realizou grandes viagens exploradoras, sendo um grande leitor dos conhecimentos científicos de sua época

      C) Friedrich Ratzel com suas teorias sobre o Espaço Vital, influenciou diretamente a geografa política subsequente de Ritter e Karl Haushofer --> Problema cronológico! Ratzel (1844-1904) veio muito depois que os dois teóricos Ritter (1779-1859) e Karl Haushofer

      Gabarito A


    ID
    3331384
    Banca
    IBFC
    Órgão
    SEDUC-MT
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    ) “A teoria via o ser humano a partir do ponto de vista biológico (não social) e que, portanto, não poderia ser visto fora das relações de causa e efeito que determinam as condições de vida no meio ambiente. A essa concepção deu-se o nome de Determinismo geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade. O homem seria escravo do seu próprio espaço”.

    Fonte: BRASIL ESCOLA. Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/
    geografa/>. . Acesso em: 6 ago. 2017.

    O texto acima trata do determinismo geográfico, teoria criada no século XVII. Assinale a alternativa que cita corretamente o pai da teoria determinista.

    Alternativas
    Comentários
    • Friedrich Ratzel

    • Também chamada de teoria do espaço vital. Está ligada ao principio da extensão.

    • Determinismo de Ratzel, Possibilismo de La Blache

    • ''O texto acima trata do determinismo geográfico, teoria criada no século XVII..."

      Quando o enunciado induz ao erro (afinal, se Ratzel nasceu no século XIX) não seria caso de se pedir anulação da questão!?


    ID
    3353089
    Banca
    IDECAN
    Órgão
    Prefeitura de Simonésia - MG
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Na evolução da geografia, observamos a participação de geógrafos germânicos como Alexander Von Humboldt, autor da Descrição Física do Mundo, e Friedrich Ratzel, considerado o pai da geografia humana. Foi a principal figura da escola ‘determinista’. Na segunda metade do século XIX, começaram a destacar-se os geógrafos franceses. Entre eles, ocupou um lugar especial Paul Vidal de La Blache, como o chefe da escola possibilista. Graças à colaboração desses importantes mestres, a geografia deixou de ser meramente descritiva e passou a ter um caráter explicativo. A geografia baseia-se em cinco princípios metodológicos, a saber: princípio da extensão, princípio da analogia (ou da geografia geral), princípio da causalidade, princípio da conexidade ou interação e princípio da atividade.”

    (ANTUNES, Vera Lúcia da. Geografia do Brasil: Quadro Natural e Humano. Objetivo – Sistema de Métodos de Aprendizagem 2010, p. 1-2.)


    De acordo com o exposto, relacione adequadamente os princípios metodológicos às suas respectivas características e autor(es).

    1. Princípio da extensão.

    2. Princípio da analogia (ou da geografia geral).

    3. Princípio da causalidade.

    4. Princípio da conexidade ou interação.

    5. Princípio da atividade.


    ( ) Permite a generalização dos fatos semelhantes. (Ritter e Vidal de La Blache.)

    ( ) Deve-se localizar os fatos estudados, determinando-lhes a área geográfica. (Ratzel.)

    ( ) O fato tem caráter dinâmico, daí a necessidade do conhecimento do passado, para a exploração do presente e previsão de sua evolução futura. (Brunhes.)

    ( ) Deve-se buscar as causas e examinar as possíveis consequências dos fatos examinados. (Humboldt.)

    ( ) É preciso identificar as relações locais e interlocais, pois os fatos nunca estão isolados, e sim ligados entre si. (Brunhes.)


    A sequência está correta em

    Alternativas
    Comentários
    • Ratzel - extensão tem haver com regional.

    • Princípios

      2. Princípio da analogia (ou da geografia geral): Permite a generalização dos fatos semelhantes. (Ritter e Vidal de La Blache.)

      1. Princípio da extensão: Deve-se localizar os fatos estudados, determinando-lhes a área geográfica. (Ratzel.)

      5. Princípio da atividade: O fato tem caráter dinâmico, daí a necessidade do conhecimento do passado, para a exploração do presente e previsão de sua evolução futura. (Brunhes.)

      3. Princípio da causalidade:Deve-se buscar as causas e examinar as possíveis consequências dos fatos examinados. (Humboldt.)

      4. Princípio da conexidade ou interação: É preciso identificar as relações locais e interlocais, pois os fatos nunca estão isolados, e sim ligados entre si. (Brunhes.)


    ID
    3356116
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Prefeitura de Campinas - SP
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Sustentou-se no positivismo e na máxima de que “a Geografia é uma ciência empírica, pautada na observação” na qual a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço cumprem a tarefa de um trabalho científico.Trata-se dos pressupostos teórico-metodológicos que sustentaram a Geografia

    Alternativas
    Comentários
    • A geografia tradicional adotou o método científico desenvolvido através da observação, da descrição e da classificação dos fatos, restringindo-se aos aspectos visíveis e mensuráveis do estudo. Essa postura contribuiu para uma descrição compartimentada do quadro natural e humano, eliminando qualquer relação entre eles. Dessa forma, a geografia não se preocupava com a análise das relações sociais, mas, sim, com o estudo dos aspectos visíveis e dos fenômenos mensuráveis.

      Alternativa correta C

    • A questão aborda o mesmo tema

      “Uma primeira manifestação dessa filiação positivista está na redução da realidade ao mundo dos sentidos, isto é, em circunscrever todo trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos. A descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço são momentos de sua apreensão, mas essa corrente se limitou a eles; como se eles cumprissem toda a tarefa de um trabalho científico”.

      (Moraes, 1981, p. 05. Adaptado)

      Questão atual

      Sustentou-se no positivismo e na máxima de que “a Geografia é uma ciência empírica, pautada na observação” na qual a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço cumprem a tarefa de um trabalho científico.Trata-se dos pressupostos teórico-metodológicos que sustentaram a Geografia

    • A Geografia enquanto disciplina acadêmica possui um longo histórico de debates sobre seus métodos, técnicas e tradições. Conhecer essa realidade é bastante importante, já que estes aspectos históricos do pensamento geográfico se relacionam diretamente com a forma como se faz e pensa a Geografia contemporânea. O texto associado aborda características de uma corrente do pensamento geográfico e o enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente o termo para nomeá-la.


      A) A Geografia quantitativa é influenciada fortemente pela Matemática e a Estatística, utilizando métodos dessa áreas do conhecimento para a interpretação de fenômenos espaciais.

      B) Uma das corrente mais antigas concentra seus estudos em recortes espaciais considerados homogêneos e estilos de vida de populações consideradas como "tradicionais".

      C) Empirismo significa basear os estudos na percepção individual o que era bem comum no século XIX era dos grandes exploradores que se confundiam com geógrafos primitivos.  O método positivista de traçar um roteiro pré-determinado de investigação baseado nas observações do investigador também junto do empirismo são características da Geografia Tradicional.    

      D) Focar as análises nos aspectos fisiográficos e retirar desse tipo de análise conclusões maiores deu origem ao determinismo geográfico e estão ente as características antigas da área. 

      E) Baseada na percepção de que que fenômenos sociais também causam profundas alterações espaciais a Geografia humanista renuncia o empirismo para a aplicação de métodos científicos relacionados as ciências sociais. 


      Gabarito do professor:  C

    ID
    3356119
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Prefeitura de Campinas - SP
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Na interpretação da história brasileira, lançou-se mão de teorias como “a indolência do homem tropical” ou ainda “subdesenvolvimento como fruto da tropicalidade” e a inevitável comparação com o desenvolvimento dos Estados Unidos, também colônia, mas em condição de clima mais frio.
    Esse ideário do pensamento estava associado
    à tese do

    Alternativas
    Comentários
    • Letra E.

      Para o determinismo, são as condições naturais que determinam a possibilidade de sobrevivência dos povos.


    ID
    3360040
    Banca
    IDECAN
    Órgão
    Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
    Ano
    2017
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Seu berço são os Estados Unidos, difundindo-se rapidamente pelo mundo na década de 1960. Dentre seus produtores incluem-se geógrafos de todos os países, mesmo da França, onde encontra reações. Explica-se a menor difusão entre os geógrafos franceses o fatode a escola anglo-saxônica apresentar-se como uma nova escola, contraposta à geografia de origem europeia, a velha geografia. Sua rápida e ampla mundialização revela o substrato que lhe dá substância: a mundialização do capital. Sua origem nos Estados Unidos revela seu caráter mais preciso, a hegemonia mundial do capital americano. Sua expressão mundial revela a face nova do imperialismo: as empresas multinacionais.”
    (MOREIRA, Ruy. O que é Geografia? 14ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994 p. 43.)

    A descrição anterior trata-se de uma das correntes da geografia e a sua designação correta é:

    Alternativas

    ID
    3408700
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    SEE -PB
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A geografia se defronta com a tarefa de analisar o espaço geográfico como uma categoria para compreender a realidade, devendo esse espaço ser entendido como uma totalidade dinâmica em que interagem fatores naturais, políticos e socioeconômicos. Dentro dessa perspectiva, o território como categoria da geografia pode ser definido como

    Alternativas
    Comentários
    • Divisão POLÍTICA E ECONÔMICA.

    • "O território, objeto deste ensaio, é fundamentalmente um espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder." (O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento - Marcelo José Lopes de Souza)


    ID
    3441298
    Banca
    IBADE
    Órgão
    Prefeitura de Vila Velha - ES
    Ano
    2020
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “No atual contexto [...], autores libertários têm sido (re)descobertos; não mais (ou não necessariamente) “museologicamente”, como “achados arqueológicos” destinados a alguma exposição em algum cantinho do “museu do pensamento crítico”, mas sim como “armas”, cuja letalidade, mesmo no caso de autores do século XIX e início do século XX como Reclus e Kropotkin, ainda não se perdeu por completo.”

    (SOUZA, Marcelo Lopes de. Uma Geografia marginal e sua atualidade: A linhagem libertária. Primeiro Colóquio Território Autônomo, 2010.)


    A respeito dos pensadores Reclus e Kropotkin, pode-se afirmar corretamente que, ao longo da história da Ciência Geográfica:

    Alternativas
    Comentários
    • LETRA - C


    ID
    3477505
    Banca
    IBADE
    Órgão
    Prefeitura de Linhares - ES
    Ano
    2020
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Espaço definido e delimitado por e a partir das relações de poder, dominação e apropriação que nele se instalam. Não é uma divisão simples com o natural, mas uma divisão com a noção de divisão social. “ Trata-se de um conceito de :

    Alternativas
    Comentários
    • Territorio = relaçoes de poder


    ID
    3478363
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Prefeitura de Cerquilho - SP
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Uma primeira manifestação dessa filiação positivista está na redução da realidade ao mundo dos sentidos, isto é, em circunscrever todo trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos. A descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço são momentos de sua apreensão, mas essa corrente se limitou a eles; como se eles cumprissem toda a tarefa de um trabalho científico”.

    (Moraes, 1981, p. 05. Adaptado)


    O excerto trata dos pressupostos que sustentaram a corrente de pensamento da Geografia

    Alternativas
    Comentários
    • Geografia Tradicional pautada no Positivismo de Conte.


    ID
    3478366
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Prefeitura de Cerquilho - SP
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Os geógrafos críticos, em suas diferenciadas orientações, assumem a perspectiva popular, a da transformação da ordem social. Buscam uma Geografia mais generosa e um espaço mais justo, que seja organizado em função dos interesses dos homens”.

    (Moraes, 1981, p. 47)


    Esses pressupostos da Geografia Crítica tiveram como um de seus defensores:

    Alternativas
    Comentários
    • Letra E.

      2 dos principais teóricos da Geografia Crítica são Yves Lacoste e Milton Santos.

    • GABARITO E

      Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros.

      A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo.

      Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/milton-santos.htm

    • A questão acima tem como tema a história da epistemologia da ciência geográfica, suas fases e os autores mais renomados que contribuíram para a construção teórica da Geografia.
      Na questão é citada a Geografia Crítica, que foi uma corrente e/ou fase da Geografia, surgida na década de 1970, que propunha romper com a ideia de neutralidade científica levando um viés crítico a ciência geográfica no sentido de questionar a sociedade capitalista, suas formas de apropriação da natureza e suas transformações e impactos no espaço geográfico. 
      Para responder corretamente a questão, o autor precisa conhecer os principais autores dessa fase da Geografia, e indicar um autor que contribuiu para a defesa da Geografia Crítica enquanto método de análise.
      Feito isso, vamos analisar as alternativas abaixo:

      Letra A - Incorreta, pois Karl Ritter foi um dos percursores da sistematização da Geografia enquanto ciência, dando início à fase de oficialização da ciência geográfica no mundo, por meio de seus estudos sociais sobre o meio humano no espaço geográfico.


      Letra B - Incorreta, pois assim como Ritter, Humboldt,  por meio de suas análises do campo da Geografia Física, também foi um dos percursores da Geografia enquanto ciência sistematizada.
      Letra C - Incorreta, pois Yi-Fu-Tuan foi um dos grandes estudiosos e teóricos da corrente da Geografia Humanista. Nessa fase, a Geografia tinha como análise as experiências das pessoas e grupos em relação ao espaço geográfico, a fim de entender seus valores e comportamentos em um determinado lugar.
      Letra D - Incorreta, pois Paul Vidal de la Blache foi um dos grandes autores e estudiosos do chamado Possibilismo Geográfico que visava compreender a influência que o homem exercia sobre o meio social em que vivia, em contraponto com o Determinismo Geográfico.
      Letra E - Correta, pois Milton Santos em suas obras, criticava o papel perverso que a Globalização cumpria no mundo, no sentido de intensificar as desigualdades socioeconômicas entre pessoas e lugares. Além disso, o autor brasileiro, um dos grandes destaques da Geografia Crítica, fazia várias análises sobre as dinâmicas dos espaços urbanos, e dos reflexos no mesmo que a desigualdade trazia.
      Gabarito da questão: Letra E.

    ID
    3498571
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A interpretação de um espaço ou de sua evolução só é possível por meio de uma análise global que combine simultaneamente três categorias analíticas: forma, estrutura e função. Isto significa que todo espaço social pode ser objeto de uma análise formal, estrutural e funcional. Entretanto, seria um erro conduzir cada uma dessas análises em separado.”

    (Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007.)


    A análise de um espaço que leve em conta apenas a forma é identificada como

    Alternativas

    ID
    3498574
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “A abordagem marxista na qual a estrutura desempenha um papel preestabelecido conduz a um economicismo quase mecânico, a uma espécie de _____ marxista, onde a economia é declarada estrutura dominante, não importa qual seja o período ou o momento histórico. Isto, em realidade, equivale a uma negação da ideia de _____, que supõe um movimento comum da estrutura, da função e da forma.”

    (Adaptado de: SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. Editora Edusp. São Paulo, 2007.)


    Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

    Alternativas

    ID
    3498589
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “A evolução dos conceitos sobre espaços ecológicos é uma tarefa de grande utilidade para um melhor ajuste entre a teoria e sua aplicação. Da obra do grande naturalista Alexander Von Humboldt herdou-se a consideração fitogeográfica essencial sobre a distribuição _____ das floras. No início do século passado falava-se em regiões climatobotânicas, aludindo, sobretudo, a faixas de disposição _____. Em 1935, Arthur Tansley introduz o termo de maior penetração e aplicabilidade nos meios científicos de todos os países: o conceito de _____.”

    (Adaptado de: AB´SABER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza no Brasil. Potencialidades paisagísticas. Ateliê Editorial, 2012.)


    Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: Letra C

      altitudinal – zonal – ecossistema.


    ID
    3498592
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Na metade do século XX a ciência geográfica enfrentou debates sobre sua natureza e seu escopo. Este debate estava inserido em um conjunto mais amplo de discussões filosóficas sobre as diferentes abordagens válidas para a produção do conhecimento científico. No entanto, em cada disciplina, este debate é apresentado por abordagens metodológicas e teóricas específicas que representam diferentes posições filosóficas.


    Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o par de diferentes abordagens filosóficas e um dos principais debates na ciência geográfica em meados do século XX.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: D- Empirismo/Racionalismo; sobre o excepcionalismo.


    ID
    3498595
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão exata da linguagem matemática, erigida como a linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico, estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no processo de conhecimento.”

    (HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)


    Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento acima.

    Alternativas

    ID
    3498598
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    "Como nem todo fato histórico corresponde a uma escala territorial explícita, é claro que nunca teremos uma afirmação fechada do tipo tempo breve = espaço local. E, vice-versa, o espaço local não obrigatoriamente será um território de mudanças rápidas.”

    (HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)


    Assinale a opção que corresponde aos dois tipos de escala relacionados no fragmento acima.

    Alternativas

    ID
    3498601
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “A intensificação da conexão entre os lugares do planeta ao longo do processo de globalização tem levantado importantes questões sobre os conceitos de território e de rede na atualidade. O aumento da importância e do volume dos fluxos de bens, de mercadorias e de pessoas levou vários geógrafos a crer que a concepção tradicional sobre o território, com suas fronteiras bem demarcadas e o enraizamento dos grupos sociais, estava em vias de acabar. No entanto, novas formas de territorialização têm mostrado que a relação entre territórios e redes é ainda um tema aberto para a pesquisa geográfica.”

    (Adaptado de: HAESBAERT, Rogério. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)


    Considerando as relações entre os conceitos de rede e território, analise as afirmativas a seguir.

    I. As redes jamais preenchem o espaço em sua totalidade, permanecendo muitos interstícios para outras formas de organização do espaço.

    II. A desterritorialização por meio das redes, especialmente as redes de capital financeiro e da sociedade de consumo, é um processo inexorável rumo a um mundo sem territórios.

    III. As redes mais extrovertidas ignoram ou destroem fronteiras e territórios, enquanto as mais introvertidas acabam estruturando novos territórios, fortalecendo processos dentro dos limites de suas fronteiras.


    Está correto o que se afirma em

    Alternativas

    ID
    3498607
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Em seu trabalho Espaço: um conceito-chave da Geografia, Roberto Lobato Corrêa apresenta fragmentos de obras de geógrafos, que de diferentes correntes do pensamento geográfico.


    Fragmento 1

    “... o espaço organizado pelo homem é como as demais estruturas sociais, uma estrutura subordinada-subordinante. E como as outras instâncias, o espaço, embora submetido à lei da totalidade, dispõe de uma certa autonomia”.


    Fragmento 2.

    “O espaço mítico é também uma resposta do sentimento e da imaginação às necessidades humanas fundamentais. Difere dos espaços concebidos pragmática e cientificamente no sentido que ignora a lógica da exclusão e da contradição”.

    No fragmento 1, o espaço, para o geógrafo, é um fator social e não apenas um reflexo social. No fragmento 2, o geógrafo enfatiza os sentimentos espaciais e as ideias de um grupo ou povo sobre o espaço a partir da experiência.


    Os fragmentos 1 e 2 foram escritos, respectivamente, por

    Alternativas
    Comentários
    • Milton Santos, representante da Geografia Crítica e Yi-Fu Tuan, representante da Geografia Humanista.


    ID
    3498610
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.”

    (Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)


    Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar

    Alternativas
    Comentários
    • GABARITO: D

      No âmbito dos estudos regionais, é a geografia pragmática que passa a diferenciar as regiões entre homogêneas (uniformidade espacial, pela distância) e funcionais (uniformidade relacional, pela teia de relacionamentos entre as áreas), mapeando estatisticamente variáveis de interesse na delimitação de espaços regionalizados, que criam áreas de influência econômica que gravitam em seu entorno. Assim, a análise regional, sob uma perspectiva funcional, entende como um espaço se estrutura através de fluxos e trocas com outros espaços, conformando, assim, uma teia de relacionamentos entre as "regiões".


    ID
    3498622
    Banca
    FGV
    Órgão
    Prefeitura de São Paulo - SP
    Ano
    2016
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Entre 1890 e 1930, período que antecede à institucionalização da Geografia no Brasil, o pensamento geográfico, em sua versão ‘moderna’ participou das representações sobre o território e a população brasileiros.”

    (Adaptado de Lia Osório Machado. “Origens do pensamento geográfico no Brasil: meio tropical, espaços vazios e a ideia de ordem (1870-1930)”. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all (Orgs.). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)


    Com relação aos elementos que, no período citado, sedimentaram, no pensamento geográfico, a tese determinista de um destino de grande potência para o país, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


    ( ) A ocorrência de enormes recursos naturais como condição de desenvolvimento econômico.

    ( ) A presença de uma população etnicamente homogênea como referência para sua política externa.

    ( ) A dimensão territorial como expressão da sua força geopolítica no cenário internacional.

    Alternativas

    ID
    3524212
    Banca
    MetroCapital Soluções
    Órgão
    Prefeitura de Conchas - SP
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    No que se refere às paisagens culturais, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


    I – Mata Atlântica não ocupada pelo homem.
    II – Fazenda reservada para o turismo.
    III – Reserva ambiental em área rural.

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito, letra B (Apenas o item II é verdadeiro).

      Paisagem cultural é uma paisagem que combina elementos culturais e naturais dentro de um recorte territorial. Também chamada de paisagem antrópica ou humanizada, a paisagem cultural é o resultado da interação do homem com a natureza. Um dos exemplos de paisagem cultural é a cidade do Rio de Janeiro, onde é possível encontrar paisagens que combinam elementos naturais com intervenções humanas. Criada pela UNESCO em 1992, a paisagem cultural é uma categoria utilizada para a preservação do Patrimônio Cultural.

    • A paisagem cultural é o resultado da interação do homem com a natureza. 

      Gabarito B


    ID
    3537742
    Banca
    VUNESP
    Órgão
    Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Para Carlos (1996), este conceito da Geografia se produz na articulação contraditória entre o mundial que se anuncia e a especificidade histórica do particular. Deste modo, ele se apresentaria como o ponto de articulação entre a mundialidade em constituição e o local enquanto especificidade concreta, enquanto momento.


    A autora define os atributos do conceito de

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: Letra A - LUGAR


    ID
    3565636
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Cordilheira Alta - SC
    Ano
    2019
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Para Heidrich, antes do surgimento do território, o que se estabelece são as territorialidades. Então, os territórios só surgem a partir do estabelecimento de alguns aspectos, EXCETO:   

    Alternativas
    Comentários
    • Territorialidade, a grosso modo, seria, o uso que faz de um dado espaço. Como se dá a apropriação? Em que dimensões? Que relações de poder se estabelecem?


    ID
    3565708
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Cordilheira Alta - SC
    Ano
    2019
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O geógrafo Milton Santos diz que técnica, para Pierre Gourou, são os fatos humanos do espaço que teriam de ser examinados em função de um conjunto. Ele define as técnicas em dois grupos: 

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito A

      "Um outro geógrafo que se deteve longamente sobre a questão da técnica foi Pierre Gourou (1973), para quem "o homem, esse fazedor de paisagens, somente existe porque ele é membro de um grupo que em si mesmo é um tecido de t écnicas". Os fatos humanos do espaço teriam de ser examinados em função de um conjunto de técnicas. Ele divide as técnicas em dois grandes grupos: técnicas da produção e técnicas de enquadramento." (Milton Santos, A natureza do espaço; pág.19)


    ID
    3565927
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Cordilheira Alta - SC
    Ano
    2019
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O premiado autor Paul Claval, no livro Terra dos Homens, assinala que a geografia vidaliana tem fontes similares àquelas de Ratzel, que Vidal de La Blache leu atentamente. Vidal acrescenta a isso a ideia de Região Natural e essas diferenças o levam à construção de uma geografia humana que diz que: 

    Alternativas

    ID
    3566440
    Banca
    DIRECTA
    Órgão
    Prefeitura de Angatuba - SP
    Ano
    2014
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia _________________ definiu a Geografia como a ciência dos lugares, e não dos homens. Para ele, o lugar se confundia com o próprio conceito de gênero de vida.

    Alternativas

    ID
    3587677
    Banca
    IBFC
    Órgão
    Prefeitura de Vinhedo - SP
    Ano
    2018
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “O quadro conceitual de Ratzel é muito amplo e tão naturalista quanto sociológico, mas seria errôneo condená-lo por ter “naturalizado” a geografia política, algo que às vezes ocorreu... O próprio Ratzel recuou e reconheceu que a comparação do Estado com organismos altamente desenvolvidos não era produtiva” (RAFFESTIN, 1993, p.12). Com base na passagem acima e nos seus conhecimentos acerca da História do Pensamento Geográfico, assinale a alternativa correta:

    Alternativas

    ID
    3591973
    Banca
    FADESP
    Órgão
    Prefeitura de Parauapebas - PA
    Ano
    2014
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

     “A geografia deve caminhar no sentido de se dar significados aos conteúdos, fazendo relação dos conhecimentos trabalhados na sala de aula com a vida cotidiana e o espaço imediato do aluno, sem esquecer-se de considerar as categorias do universal, do particular e do singular, atentando para o fato de que o global se manifesta no local. Com este encaminhamento, é possível achar elementos da realidade mais abrangente.” 


    No amplo leque de discussões que animam os debates sobre o ensino da Geografia no Brasil de hoje, uma das concepções teórico-metodológicas em evidência está contida no texto acima. Essa concepção enfatiza especialmente o(a) 

    Alternativas

    ID
    3592489
    Banca
    IDCAP
    Órgão
    Prefeitura de Águia Branca - ES
    Ano
    2018
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A Geografia é uma ciência na qual tanto os elementos naturais quanto os elementos humanos são abordados, tendo em vista que a natureza é o suporte físico das atividades humanas seja em termos de ocupação, exploração de recursos e uso (atividades econômicas e outras). Não por acaso, o estudo da Geografia perpassa por várias áreas de conhecimento científico, tais como História, Economia, Demografia, Antropologia, Geologia, Sismologia, entre outros. Por esse motivo a Geografia pode ser designada de:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito: C

    • Ciência-Síntese


    ID
    3606421
    Banca
    FADESP
    Órgão
    Prefeitura de Monte Alegre - RN
    Ano
    2015
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O termo espaço é um dos que mais possui verbetes nos dicionários e enciclopédias. Na Geografia, o estudo do conceito de espaço geográfico é de suma importância para a compreensão dele próprio e ao mesmo tempo de suas categorias analíticas internas. Sobre esse conceito é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Autoexplicativo. Gabarito C.

      o espaço é um conjunto indissociável, de que participam de um lado objetos geográficos, objetos naturais e objetos sociais, e, de outro, a vida que os preenche e os anima, ou seja, a sociedade em movimento.

    • Letra A: Se aplica o conceito de paisagem.

      Letra B: Mais próxima do conceito de Território.

      Letra C: Correta

      Letra D: Conceito de Região


    ID
    3607429
    Banca
    FADESP
    Órgão
    Prefeitura de Monte Alegre - RN
    Ano
    2015
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Na atualidade a compreensão e a reflexão do mundo em que vivemos têm como importante ferramenta o conhecimento geográfico. 


    Considerando-se o contexto acima, é correto afirmar que

    Alternativas

    ID
    3609829
    Banca
    IBADE
    Órgão
    Prefeitura de Linhares - ES
    Ano
    2020
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Ao analisar as vertentes (escolas) da (des)ordem ambiental, Jacob Binsztok (2011) registra as principais contribuições das correntes de pensamento, expondo importantes questões para análise e síntese da teoria geográfica do ordenamento territorial. Com base nos seus conhecimentos geográficos sobre o assunto, leia atentamente as descrições a seguir.


    _______________: diz respeito a uma escola (ou vertente) que, pressionada pelos avanços dos movimentos da sociedade civil contrários (à) (des)ordem provocada pela urbanização-industrialização acelerada, preocupa-se de sobremaneira com os níveis de eficiência energética.


    _______________: apresenta como importante característica a participação maciça do Estado na economia do modelo nacional-desenvolvimentista brasileiro adotado entre a década de 1930 e o final de 1980, facilitando a devastação de nossos recursos naturais, também, contraditoriamente, não deixou de apresentar rebatimento na ordem ambiental do país.


    _______________: é derivada do Clube de Roma (1972), que mediante um estudo sobre os “limites do crescimento”, fundamentados em projeções estatísticas, concluiu que o desenvolvimento capitalista deveria esgotar-se no prazo máximo de cem anos, caso não fossem produzidas ações capazes de preservar os recursos naturais.


    _______________: essa escola (ou vertente) geralmente responsabiliza a industrialização pela (des)ordem ambiental ocorrida no mundo contemporâneo.



    A alternativa que apresenta, na ordem, o nome dos processos correspondentes é a seguinte:

    Alternativas
    Comentários
    • Gabarito C

      Escola (ou vertente) ultradesenvolvimentista:diz respeito a uma escola (ou vertente) que, pressionada pelos avanços dos movimentos da sociedade civil contrários (à) (des)ordem provocada pela urbanização-industrialização acelerada, preocupa-se de sobremaneira com os níveis de eficiência energética.

      Escola (ou vertente) do desenvolvimentismo controlado: apresenta como importante característica a participação maciça do Estado na economia do modelo nacional-desenvolvimentista brasileiro adotado entre a década de 1930 e o final de 1980, facilitando a devastação de nossos recursos naturais, também, contraditoriamente, não deixou de apresentar rebatimento na ordem ambiental do país.

      Escola (ou vertente) ecodesenvolvimentista: é derivada do Clube de Roma (1972), que mediante um estudo sobre os “limites do crescimento”, fundamentados em projeções estatísticas, concluiu que o desenvolvimento capitalista deveria esgotar-se no prazo máximo de cem anos, caso não fossem produzidas ações capazes de preservar os recursos naturais.

      Escola (ou vertente) do naturalismo:essa escola (ou vertente) geralmente responsabiliza a industrialização pela (des)ordem ambiental ocorrida no mundo contemporâneo.


    ID
    3619657
    Banca
    FADESP
    Órgão
    Prefeitura de Novo Progresso - PA
    Ano
    2012
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A Geografia vem passando nas últimas décadas, por um período de intensos debates sobre as diferentes correntes de pensamento envolvidas com a sua produção científica e com o ensino. No contexto brasileiro, ocorre e /ou ocorreu 

    Alternativas
    Comentários
    • Absurdo! Anulem isso.

    • Gente, o gabarito está totalmente equivocado! (positivismo de Karl Marx? Absurdo! Uma simples pesquisada no Google mostra isso. Impossível ser essa questão correta).

      Na minha humilde opinião, de professor de Geografia, o gabarito é a Letra A.


    ID
    3656011
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Cristóvão - SE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação às escolas do pensamento geográfico e sua influência no ensino de geografia, julgue o item a seguir.


    A escola determinista, difundida pelo alemão Friedrich Ratzel, que defendia a interação entre sociedade e território, é útil ao professor na explicação do expansionismo imperial alemão no século XIX.

    Alternativas
    Comentários
    • CERTO

      Ratzel, alemão, considerado o pai da geografia humana - antropogeografia. Foi um dos primeiros geógrafos a trabalhar a questão do poder nas sociedades em relação ao seu espaço. Para ele, o Estado deveria buscar a sua expansão para alcançar o seu "Espaço Vital", agindo como um organismo territorial, pois mobilizava a sociedade para um objetivo comum, que era a defesa territorial, unindo o povo ao solo.

      Encarou o homem como uma espécie animal (influenciado pelas obras de Charles Darwin). Os seres humanos, raças e etnias mais aptos venceriam e dominariam os povos considerados inferiores.

      As duas principais correntes do pensamento ratzeliano - "Espaço Vital" e "Determinismo Geográfico" - influenciaram o projeto de expansionismo alemão arquitetado pelo Primeiro Ministro da Prússia Otto von Bismarck e mais tarde aproveitados para os ideais nazistas.


    ID
    3656014
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Cristóvão - SE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação às escolas do pensamento geográfico e sua influência no ensino de geografia, julgue o item a seguir.


    A geografia crítica é fundamental à formação escolar consciente das contradições que regem a produção do espaço e as novas territorialidades, quer seja pela negligência pública às periferias urbanas, quer seja pela permissividade da incidência de agrotóxicos na produção agrária e agrícola nacional.

    Alternativas
    Comentários
    • CERTO

      A Geografia Crítica surgiu na França, em 1970, expandiu e ganhou força em 1980. Tem ênfase na obra de Yves Lacoste "A geografia - isso serve, em 1º lugar, para fazer guerra". Rompeu com a neutralidade, propõe a criticidade junto aos estudos sociais, políticos e econômicos - levando à transformação da realidade social e do conhecimento socioespacial.

      Entre seus representantes - Milton Santos, Ruy Moreira, David Havey.


    ID
    3656017
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Cristóvão - SE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação às escolas do pensamento geográfico e sua influência no ensino de geografia, julgue o item a seguir.


    A geografia humanista prioriza a adoção do método dialético como meio de instrumentalizar os alunos da educação básica para a leitura de uma região como espaço vivido.

    Alternativas
    Comentários
    • ERRADO

      A Geografia Humanista é uma corrente geográfica que pesquisa as experiências das pessoas e grupos em relação ao espaço com o objetivo de compreender seus valores e comportamentos. Têm como base teórica, autores como Yi-Fu Tuan, Anne Buttimer, e Edward Relph.

      Esses autores, consideram dois conceitos fundamentais da geografia humanista: "espaço vivido" e de "lugar". Werther Holzer, conceitua o método fenomenológico e sua proposta dentro dos estudos humanistas, ainda faz uma ligação da geografia humanista com a geografia cultural, destacando o “lugar” como principal categoria de análise. 

      Assim, o conceito chave da geografia humanista se estrutura em um pilar fundamental: lugar, o qual estará diretamente atribuído ao mundo-vivido. E, utiliza o método fenomenológico no seu estudo.

    • Quando se fala em método dialético, refere-se à Geografia Crítica pautada no marxismo.


    ID
    3656020
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Cristóvão - SE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação às escolas do pensamento geográfico e sua influência no ensino de geografia, julgue o item a seguir.


    A geografia cultural, baseada no método fenomenológico, fornece instrumentos conceituais e analíticos para a interpretação dos elementos identitários da vida cotidiana dos estudantes da educação básica.

    Alternativas
    Comentários
    • CERTO

      A Geografia Cultural nasceu no fim do século XIX, no mesmo momento em que a Geografia Humana. Para alguns geógrafos, ela aparecia como outra formulação da Geografia Humana. Para outros, ela se interessava pela cultura material dos grupos humanos: as suas ferramentas, as suas casas, a sua maneira de cultivar os campos ou de criar animais. O seu desenvolvimento permanecia lento até os anos 1970. Depois, o seu caráter mudou. Doravante, o interesse maior é pelas imagens mentais, as representações, o simbolismo, as identidades. Nos anos 1990, começamos a falar da virada cultural da disciplina. Adotando essa perspectiva, a geografia humana ganha em profundidade. Seu propósito não é mais partir do espaço e da paisagem para estudar suas especificidades e a maneira pela qual são diferenciadas regionalmente. De agora em diante, trata-se de compreender como a vida dos indivíduos e dos grupos se organiza no espaço, nele se imprime e nele se reflete. (CLAVAL, 2011).

    • A fenomenologia estuda a essência e a manifestação das coisas. Ou seja: tudo aquilo que se pode perceber do objeto ou do fenômeno através dos sentidos.

      O método fenomenológico foi proposto pelo filósofo alemão Edmund Husserl, como uma crítica ao  e ao .

      A crítica de Husserl se estendia também ao , já que, para o filósofo, a instabilidade dos dados empíricos não fornecem o rigor necessário para a investigação filosófica.

      fonte: https://blog.mettzer.com/metodo-fenomenologico/

      Gaba: C


    ID
    3656023
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Cristóvão - SE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação às escolas do pensamento geográfico e sua influência no ensino de geografia, julgue o item a seguir.


    A geografia teorética dedica-se ao debate sobre a sustentabilidade, por isso, em sala de aula, é adequado utilizá-la na abordagem das injustiças socioambientais.

    Alternativas
    Comentários
    • É bom poder ajudar...
    • Obrigado.
    • INJUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL Deixar o fator do dinheiro, se sobressai em relação a degradação ambiental e dos humanos.
    • ERRADO.

      A Geografia Teorética (Pragmática, quantitativa ou Nova Geografia) é uma corrente da década de 1950, surgiu com a necessidade de exatidão, explicação matemático-estatísticos. O conhecimento apoia-se na experiência (empirismo), provocando maior rigor nas técnicas científicas. Usada como instrumento do poder estatal, para manipular resultados estatísticos. Muito criticada pelo fato de não considerar as peculiaridades dos fenômenos.


    ID
    3656026
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Cristóvão - SE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação às escolas do pensamento geográfico e sua influência no ensino de geografia, julgue o item a seguir.


    O conceito de território é próprio da geografia neopositivista e, quando aplicado no ensino fundamental, dificulta a compreensão dos processos migratórios brasileiros e o reconhecimento do sujeito e seu lugar no mundo.

    Alternativas
    Comentários
    • Geografia teorética e quantitativa ou geografia neopositivista ou ainda nova geografia são formas alternadas de nomear uma das escolas inseridas no amplo espectro do pensamento geográfico

       Provocando profundas modificações no seio dessa ciência obrigou os geógrafos a representarem os conceitos básicos e os fundamentos teórico-metodológicos da geografia.

      ( Godoy Camargo e Reis Júnior)

    • o conceito de território é elaborado desde o determinismo de Ratzel, antecede ao movimento teorético.
    • ERRADO

      Pois a Geografia Alemã (Séc. XIX) já conceituava a ideia de território, espaço e fronteira.

    • A Geografia enquanto disciplina acadêmica possui um longo histórico de debates sobre seus métodos, técnicas e tradições. Conhecer essa realidade é bastante importante já que estes aspectos históricos do pensamento geográfico se relacionam diretamente com a forma como se faz e pensa a Geografia contemporânea. Sobre as escolas do pensamento geográfico, julgamos a afirmativa.

      O conceito de território está, de fato, relacionado a essa escola do pensamento geográfico, porém seu uso no ensino fundamental segue sendo necessário já que os migrantes são pessoas que se desterritorializam em um local e se reterritorializam em outro, após deixarem seus espaços de origem e se realocarem nos novos destinos.
      GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO 



    ID
    3656035
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Cristóvão - SE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação à sociedade, a conceitos geográficos e ao ensino de geografia, julgue o próximo item .



    O espaço geográfico é uma categoria abstrata da geografia, por isso, na escola, é inviável explicá-lo a partir do conceito de paisagem e da experiência empírica dos estudantes, sendo recomendada a adoção de novas tecnologias de comunicação para essa aprendizagem.

    Alternativas
    Comentários
      • Espaço geográfico: é qualquer região ou fração de espaço do planeta. Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera. 

      • Didaticamente, o espaço geográfico pode ser entendido como o espaço natural modificado permanentemente pelo homem por meio de seu trabalho e das técnicas por ele utilizadas.

      Outra coisa que denuncia o erro da questão é afirmar que é "inviável" explicar o que é Espaço Geográfico aos alunos.

      Gab: E

      Bons Estudos!

      Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_geogr%C3%A1fico

    • A Geografia enquanto disciplina acadêmica possui um longo histórico de debates sobre seus métodos, técnicas e tradições. Conhecer essa realidade é bastante importante já que estes aspectos históricos do pensamento geográfico se relacionam diretamente com a forma como se faz e pensa a Geografia contemporânea. Sobre conceitos geográficos, julgamos a afirmativa.

      O espaço geográfico é marcado pelas ações, sentidos, significados, e presenças a serem identificados durante uma análise geográfica. Todas as categorias são baseadas nele e sua abordagem em sala é o ponto de partida de todo o percurso didático da geografia escolar. Conceitos de paisagem e experiência empírica, relacionado ao conceito de lugar, são explicados após o desenvolvimento da noção de espaço geográfico.  

      GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

    • 1º É VIÁVEL ENTENDER O ESPAÇO GEOGRÁFICO SIM A PARTIR DAS PAISAGENS, POIS AS PAISAGENS SOMADAS FORMAM O ESPAÇO. AS PAISAGENS NATURAIS SE DIFERENCIAM UMAS DAS OUTRAS PELAS SUAS ESPECIFICIDADES, NEM TODA PAISAGEM NATURAL É IDÊNTICA EM SUA COMPOSIÇÃO. JÁ OUTRAS SE ASSEMELHAM PELOS ELEMENTOS OU FORMAS QUE A COMPÕEM. A SOMA DAS DIFERENÇAS DAS PAISAGENS E DAS SUAS SEMELHANÇAS FORMAM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, QUE É A TOTALIDADE.


    ID
    3656038
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    Prefeitura de São Cristóvão - SE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Com relação à sociedade, a conceitos geográficos e ao ensino de geografia, julgue o próximo item .


    Lugar e paisagem são conceitos geográficos que, na sua dimensão real, são incompatíveis com a representação cartográfica e, por isso, tornam-se de difícil compreensão para estudantes da educação básica.

    Alternativas
    Comentários
    • GAB E

      CREIO QUE O ERRO ESTÁ EM:  tornam-se de difícil compreensão para estudantes da educação básica.

      AO LADO DE UM BOM MESTRE TODOS SÃO CAPAZES.

    • Qual erro??

    • Os conceitos de lugar e paisagem NÃO são incompatíveis com a cartografia, pelo contrário,  os mapas, para além de representar a realidade existente ou a possibilidade de uma nova realidade, denotam também as relações sociais, econômicas e culturais do contexto em que foram produzidos.  É nesse sentido que os mapas, sejam representações em perspectiva ou em projeção, permitem a leitura das paisagens.

    • A Geografia enquanto disciplina acadêmica possui um longo histórico de debates sobre seus métodos, técnicas e tradições. Conhecer essa realidade é bastante importante já que estes aspectos históricos do pensamento geográfico se relacionam diretamente com a forma como se faz e pensa a Geografia contemporânea. Sobre o ensino  de geografia julgamos a afirmativa.

      Lugar pode ser representado cartograficamente com a devida adequação da escala para representação de pouco espaço ou espaço local e portanto apenas mapas em escala grande são adequados, enquanto que a paisagem pode ser relacionada a cartografia já que é um conceito necessariamente relacionado a imagens e percepções visuais.  


      GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO


    • lugar é incompatível, paisagem não

    ID
    3664735
    Banca
    CESPE / CEBRASPE
    Órgão
    SED-MS
    Ano
    2006
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    De maneira geral, podemos dizer que, no desenvolvimento
    do pensamento geográfico, há dois grandes marcos de interpretação a respeito do objeto de estudo da Geografia.
    O primeiro entende que a Geografia estuda a relação do homem com seu meio e o segundo a concebe como um campo de particular, voltado para o estudo das diferenciações das áreas.

                            S. Lecioni. Região e geografia, a noção de região no pensamento geográfico. In: Novos                                caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 2001 (com adaptações).

    Considerando o texto acima, assinale a opção correta acerca do objeto de estudo da Geografia e do ensino dessa disciplina.

    Alternativas
    Comentários
    • Interpretação de texto presente na questão.

      Bem elaborada na minha opinião.


    ID
    3667000
    Banca
    IMA
    Órgão
    Prefeitura de São Bernardo - MA
    Ano
    2017
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo. 

    A _______________ acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas. Como por exemplo: se o objeto de estudo for o Cristo Redentor, a Geografia trabalhará a localização, as Ciências tratarão da vegetação local e as Artes mostrarão por quem a escultura foi feita e por que está ali.
     

    Alternativas

    ID
    3684277
    Banca
    DIRECTA
    Órgão
    Prefeitura de Angatuba - SP
    Ano
    2014
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia _________________ definiu a Geografia como a ciência dos lugares, e não dos homens. Para ele, o lugar se confundia com o próprio conceito de gênero de vida.

    Alternativas
    Comentários
    • O conceito de gênero de vida é de La Blache


    ID
    3692524
    Banca
    IMA
    Órgão
    Prefeitura de Benedito Leite - MA
    Ano
    2018
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Sendo considerada por muitos estudiosos a mais antiga das ciências e a fonte de conhecimentos e questionamentos para o surgimento dos demais saberes, a Astronomia é a ciência que estuda o Universo, desde a sua origem e formação aos astros que o compõe e os fenômenos que nele ocorrem. Originou-se a partir da observação dos astros e de seu efeito no cotidiano do ser humano, que desde a pré-história vem utilizando o conhecimento astronômico acumulado durante o tempo para desenvolver as atividades humanas.
    No início, o conhecimento astronômico estava baseado essencialmente na observação dos astros e fenômenos visíveis a olho nu e se misturavam ao senso comum, à religião e às lendas, uma vez que vários povos acreditavam que esses astros eram deuses e que os fenômenos originados por eles dependiam do seu humor ou vontade. 
    Assim, chineses, egípcios, assírios e babilônicos já observavam o espaço para determinar a contagem do tempo, utilizavam o sol e a lua para elaborar seus calendários, definir o melhor período para o plantio e colheita e para se localizar no espaço.
    Na Grécia Antiga, diversos estudiosos realizaram pesquisas e formularam teorias sobre o Universo, algumas delas foram contestadas e outras são aceitas até hoje como, por exemplo, a teoria da esfericidade da Terra, de Pitágoras; o ano com duração de 365 dias e 6 horas, proposto por Eudóxio de Cnido; as explicações de Aristóteles para as fases da lua e os eclipses solar e lunar. 
    Com o passar do tempo a astronomia se afastou do senso comum e das religiões, desenvolvendo-se a partir da incorporação de novos conhecimentos obtidos a partir da interação com outras ciências, como por exemplo a Física, a Química a Biologia, a Geografia e das novas tecnologias, que passaram a ter um papel fundamental na observação dos astros e nas investigações dos fenômenos astronômicos. Hoje essa ciência está dividida em vários ramos como: 

    Assinale a alternativa correta:

    Alternativas

    ID
    3703519
    Banca
    FADESP
    Órgão
    Prefeitura de Parauapebas - PA
    Ano
    2014
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

     No campo da Geografia Humanística, esse conceito se consolida no início da década de 70. Sua linha de pensamento caracteriza-se principalmente pela valorização das relações de afetividade desenvolvidas pelos indivíduos em relação ao seu ambiente. Para tanto, apelou-se às filosofias do significado – fenomenologia, existencialismo, idealismo e hermenêutica, sendo, para os seguidores da corrente humanística, esse conceito é principalmente um produto da experiência humana, pois (...) significa muito mais que o sentido geográfico de localização. Não se refere a objetos e a atributos das localizações, mas a tipos de experiência e envolvimento com o mundo, à necessidade de raízes e segurança.


    O texto acima discute a importância do estudo de uma categoria da Geografia no contexto da abordagem humanística. Trata-se do conceito de 

    Alternativas
    Comentários
    • Lugar - categoria mais humana dentro da constelação geográfica de conceitos.

    • Categorias do espaço geográfico:

      Lugar - relação ou compreensão do ser diante do espaço geográfico, ou seja, o lugar é o espaço apropriado ou percebido pelas relações humanas.

      Paisagem: “aquilo que a visão alcança” ou como o “mundo conforme a sua aparência externa”. Portanto, a paisagem costuma ser definida como as formas com que a produção do espaço geográfico revelam-se diante de nossos olhos.

      Região: refere-se a uma porção superficial designada a partir de uma característica que lhe é marcante ou que é escolhida por aquele que concebe a região em questão. Assim, existem regiões naturais, regiões econômicas, regiões políticas, entre muitos outros tipos.

      Território: comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras. No entanto, nem sempre essas fronteiras são visíveis ou bem delineadas. Na maioria das abordagens geográficas, o conceito de território está relacionado com uma configuração de poder. É portanto, uma área apropriada, uma porção do espaço geográfico onde uma relação hierárquica estabelece-se.

      Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/categorias-conceitos-geografia.htm


    ID
    3726424
    Banca
    CPCON
    Órgão
    Prefeitura de Boa Ventura - PB
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O conceito de território possui várias abordagens e acepções. Leia a citação e responda o que se pede. “O Estado não é, para nós, um organismo meramente porque ele representa uma união do povo vivo com o solo [Boden] imóveis, mas porque essa união se consolida tão intensamente através de interação que ambos se tornam um só e não podem mais ser pensados separadamente sem que a vida venha a se evadir” (Ratzel, 1974, p.4). A citação acima enquadra-se na abordagem:

    Alternativas
    Comentários
    • Tradição Jurídico –político.


    ID
    3727765
    Banca
    INSTITUTO AOCP
    Órgão
    SEECT-PB
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A geografia se defronta com a tarefa de analisar o espaço geográfico como uma categoria para compreender a realidade, devendo esse espaço ser entendido como uma totalidade dinâmica em que interagem fatores naturais, políticos e socioeconômicos. Dentro dessa perspectiva, o território como categoria da geografia pode ser definido como

    Alternativas
    Comentários
    • uma base central nas relações entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do espaço. Isso porque a sua delimitação está assentada nas relações de poder, domínio e apropriação contidas no território.


    ID
    3735607
    Banca
    INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
    Órgão
    Prefeitura de Massapê - CE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Denominações como lugar, região, território, paisagem e espaço geográfico são bastante utilizados no ensino e estudo da Geografia. Dentro deste contexto assinale a alternativa que define território:

    Alternativas
    Comentários
    • Se aparecer a palavra "poder" é território


    ID
    3738205
    Banca
    IDCAP
    Órgão
    Prefeitura de Águia Branca - ES
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A Geografia é uma ciência na qual tanto os elementos naturais quanto os elementos humanos são abordados, tendo em vista que a natureza é o suporte físico das atividades humanas seja em termos de ocupação, exploração de recursos e uso (atividades econômicas e outras). Não por acaso, o estudo da Geografia perpassa por várias áreas de conhecimento científico, tais como História, Economia, Demografia, Antropologia, Geologia, Sismologia, entre outros. Por esse motivo a Geografia pode ser designada de

    Alternativas

    ID
    3738208
    Banca
    IDCAP
    Órgão
    Prefeitura de Águia Branca - ES
    Ano
    2018
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O conceito de paisagem, em Geografia, diz respeito a tudo aquilo que nos vemos constituído por elementos naturais, a paisagem dita natural, e/ou artificiais (humanos), a paisagem dita cultural. Costumeiramente a análise da paisagem é comparada com a análise de:

    Alternativas

    ID
    3752434
    Banca
    CETREDE
    Órgão
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    “Era um estudo dos lugares, uma busca da individualidade destes, esta proposta se assentava na arraigada perspectiva religiosa desse autor. Para ele, a ciência era uma forma de relação entre o homem e o criador, uma tentativa de aprimoramento das ações humanas, assim uma aproximação à divindade”.
    (MORAES, A. C. R. Geografia – Pequena história crítica. São Paulo: Hucitec,
    2003.)

    O texto acima se refere a que período do pensamento geográfico?

    Alternativas
    Comentários
    • Robert de Moraes aborda em seu texto a geografia tradicional de Ritter, com bases cristãs. Assim, a natureza teria finalidades que o "criador" designou.

    • Geografia tradicional


    ID
    3752437
    Banca
    CETREDE
    Órgão
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Analise o texto a seguir.

    Nesse sentido, a Geografia Crítica contribuiu ao priorizar temas sociais para explicar o processo de produção e reprodução do espaço geográfico, fundamentando-se no materialismo histórico-dialético. Nessa nova dimensão da Geografia, conceitos como modos de produção, relações de produção, divisão internacional do trabalho, globalização, problemas ambientais, entre outros, foram e são usados a partir de uma análise crítica do espaço geográfico, o que, de uma forma ou de outra, contribuiu para a transformação da ciência geográfica apesar da forte influência de concepções conservadores pautadas no chamado neopositivismo.
    (Breves considerações acerca do pensamento geográfico: elementos para análise Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 17, n. 3, set./ dez. 2013, p.64-78)

    Considerando esse texto, podemos compreender sobre a Geografia Crítica que

    Alternativas

    ID
    3752440
    Banca
    CETREDE
    Órgão
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Continuando na mesma linha de pensamento, analise o texto a seguir.

    Outra corrente de renovação do pensamento é a da Geografia Humanística e Cultural, assentada na fenomenologia, no existencialismo, no idealismo e na hermenêutica. Esta corrente valoriza a subjetividade, a intuição, os sentimentos. Sendo assim, não separa sujeito do objeto ao entender que a consciência, meio para o conhecimento, só pode ser entendida se dirigida a um objeto; e este, por sua vez, só se define em relação à consciência. Há uma relação intrínseca e dialética entre sujeito e objeto, que são separados analiticamente, mas, na realidade, encontram-se fundidos. Ao utilizar como ferramenta de trabalho a experiência vivida, o espaço se apresenta como sendo aquele da representação simbólica, o espaço vivido associado à experiência, ao cotidiano, ao afetivo e ao imaginário.
    (SILVA, Vânia Regina Jorge da. Os conceitos geográficos e sua importância na formação do professor parauma didática escolar. In: Revista Digital Simonsen. Rio de Janeiro, n.4, Jun. 2016.)

    Analisando o texto, percebemos que o conceito geográfico cuja análise foi destacada na Geografia Humanístíca e Cultural, foi o(a)

    Alternativas
    Comentários
    • Palavras-chave para matar qualquer questão de lugar: espaço vivido, cotidiano, afetivo


    ID
    3752443
    Banca
    CETREDE
    Órgão
    Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Não há produção que não seja produção do espaço, não há produção do espaço que se dê sem o trabalho. Viver, para o homem, é produzir espaço. Como o homem não vive sem trabalho, o processo da vida é um processo de criação do espaço geográfico. A forma de vida do homem é o processo de criação do espaço
    (SANTOS, Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 4ª ed. 1996, p.193).

    O conceito de “espaço” de Milton Santos liga-se principalmente à

    Alternativas

    ID
    3774835
    Banca
    FUNDATEC
    Órgão
    Prefeitura de Salto do Jacuí - RS
    Ano
    2019
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Milton Santos, em seu livro “A natureza do Espaço”, afirma que o espaço geográfico é um híbrido, pois possui algumas condições de inseparabilidade de

    Alternativas
    Comentários
    • Forma e conteúdo. Página 103.


    ID
    3783961
    Banca
    UFU-MG
    Órgão
    UFU-MG
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.
    Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas
    Comentários
    • A) Paisagem é tudo aquilo que o ser humano consegue sentir (tato, olfato, visão ETC)


    ID
    3791077
    Banca
    UECE-CEV
    Órgão
    UECE
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A corrente de pensamento da geografia que promoveu diversas modificações metodológicas fundamentadas no neopositivismo lógico e que sugere que todo conhecimento deve basear-se na experiência é conhecida como geografia

    Alternativas

    ID
    3804871
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Élisée Reclus, renomado geógrafo da atualidade, foi o criador da chamada Geografia da Percepção e do Comportamento, que visa à compreensão do homem no ambiente trabalhando com duas variáveis, a Fenomenologia e a Geografia Crítica, que proporcionam novas abordagens aos temas geográficos.

    Alternativas

    ID
    3804874
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A Geografia Moderna foi iniciada por dois grandes estudiosos germânicos, Karl Ritter e Alexandre Von Humboldt, sendo que este último teve o mérito de perceber que a natureza não era estática e sim dinâmica, e que as suas alterações estavam relacionadas com o fator tempo.

    Alternativas

    ID
    3804877
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    A paisagem, na ciência geográfica, se resume em um conjunto de estruturas naturais que se conectam em um determinado local, o qual a identifica pelas suas diversas imagens e feições herdadas, ao longo do tempo, dos processos erosivos atuantes na natureza.

    Alternativas

    ID
    3804880
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Uma teoria que se tornou muito importante para os estudos da Geografia Humana é aquela denominada “os dois circuitos da economia urbana”, elaborada pelo geógrafo Orlando Valverde, que considera o trabalho fator essencial ao circuito superior, e o capital, ao circuito inferior.

    Alternativas

    ID
    3804883
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Forma, função, estrutura e processo são termos disjuntivos, mas associados; entretanto, tomados individualmente, representam apenas realidades parciais, limitadas do mundo; mas, por outro lado, considerados em conjunto e relacionados entre si, constroem uma base teórica e metodológica, a partir da qual podem analisar os fenômenos espaciais na sua totalidade.

    Alternativas

    ID
    3804886
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    O homem, ao se organizar socialmente, organiza também o espaço geográfico por meio do trabalho, e, desse modo, o espaço é uma criação da sociedade, enquanto o trabalho, à medida que envolve a produção do espaço, deixa marcas visíveis na paisagem.

    Alternativas

    ID
    3804889
    Banca
    UFBA
    Órgão
    UFBA
    Ano
    2013
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Ao longo da história do pensamento geográfico, surgiram categorias fundamentais que contribuíram para a formação da ciência geográfica e do entendimento do espaço geográfico, como lugar, território, região, paisagem e espaço, sendo esse último o mais abrangente.

    Alternativas
    Comentários
    • Espaço geográfico seria por exemplo uma cidade, algo modificado pelo homem. Quando pensamos no conceito de abrangente, podemos notar que ao se comparar o espaço geográfico com uma região (podendo ser a região sul, norte, nordeste do Brasil), vemos que o espaço, de fato, não é o mais abrangente.


    ID
    3809176
    Banca
    UEFS
    Órgão
    UEFS
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    As origens de uma geografia crítica, que não só contestasse o pensamento dominante, mas tivesse também a intenção de participar de um processo de transformação da sociedade, situam-se no final do século XIX. Trata-se da geografia proposta pelos anarquistas Elisée Reclus e Piotr Kropotkin. Ela não fez escola, submergida pela geografia “oficial”, vinculada aos interesses dominantes. (CORRÊA,1991, p. 19).

    A alternativa que indica o geógrafo que melhor representou o movimento de renovação crítica da Geografia no Brasil é a

    Alternativas

    ID
    3811417
    Banca
    UEFS
    Órgão
    UEFS
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    É um espaço que está sempre em transformação. Em algumas, ocasiões à própria natureza, com seus terremotos, vulcões, o trabalho das ondas do mar, encarrega-se de fazer as modificações. Mas o homem, desde os tempos mais remotos, é o principal responsável pelas alterações do espaço. Por isso, esse espaço reflete as diferentes épocas em que sofreu as várias intervenções humanas. Cada povo imprime em seu território a sua forma própria de se relacionar com o meio ambiente. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 8).

    O espaço descrito no texto, utilizado e constantemente modificado pelos seres humanos, no decorrer do tempo, é denominado de espaço

    Alternativas

    ID
    3813097
    Banca
    UESPI
    Órgão
    UESPI
    Ano
    2011
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Vidal de La Blache foi um dos nomes mais destacados da Corrente Possibilista da Geografia. O que preconiza, em linhas gerais, essa corrente teórica?

    Alternativas

    ID
    3814651
    Banca
    UESPI
    Órgão
    UESPI
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    Leia com atenção o texto a seguir.


    “No campo teórico da Geografia podem ser observadas diversas corrente. No século XIX, por exemplo, o geógrafo alemão Friedrich Ratzel escreveu um importante trabalho intitulado, em português, “Antropogeografia: fundamentos da aplicados à História”. Ratzel considera, nesse trabalho, as influências que as condições naturais exerceriam sobre a humanidade, defendendo que o meio natural definiria até a fisiologia e a psicologia humanas. O homem seria, portanto, muito marcado pelo ambiente natural. Raztel foi, obviamente, influenciado pela teoria evolutiva de Charles Darwin...”



    Que corrente teórica da Geografia está descrita acima?

    Alternativas

    ID
    3814696
    Banca
    UESPI
    Órgão
    UESPI
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Geografia
    Assuntos

    No século XIX, a Geografia veio a se tornar uma ciência com método próprio de investigação e análise. Em relação a esta ciência, analise as alternativas abaixo e assinale a única correta.

    Alternativas