SóProvas


ID
1601095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A tectônica de placas baseia-se nas diferenças mecânicas entre a litosfera e astenosfera. A litosfera é constituída por um conjunto de placas tectônicas, separadas e independentes, que “flutuam" e movimentam-se sobre a astenosfera. Devido à condição de busca de equilíbrio densitométrico de massas litosféricas sobre a astenosfera com empuxos principais verticalizados, à semelhança de corpos flutuantes sobre um líquido, a crosta continental, menos densa, encontra-se emersa, enquanto a crosta oceânica, mais densa, está, normalmente, submersa.


SANTOS, A. A tectônica e as formas de relevo. In: FLORENZANO, T. (Org.). Geomorfologia. Conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008, p. 130


Essa condição de busca de equilíbrio densitométrico é denominada


Alternativas
Comentários
  • Prefixo "iso" = igual.

  • c) isostasia

     

    Isostasia (do grego isos, que significa ‘igual’ e stasi, ‘parada’, ou movimento isostático, é uma terminologia utilizada para fazer referência ao estado de equilíbrio gravitacional e às suas alterações entre a litosfera e a astenosfera  (porção superior do manto, fluida e quente, sobre a qual as placas tectônicas se movimentam). Quando uma área da litosfera atinge o equilíbrio entre o peso relativo da placa e a sua porção inserida na astenosfera, essa região alcança o equilibrio isostático.