Desemprego Conjuntural: Este tipo desemprego ocorre devido a condições recessivas na economia. Quando a atividade econômica cai, a demanda por trabalho por parte das empresas diminui.
Normalmente, quando este tipo de desemprego ocorre, o nível salarial também tende a diminuir. Isso é explicado, pois o excesso de oferta de trabalho reduz o poder de barganha do trabalhador.
Desemprego Friccional: Decorre do tempo necessário para que o mercado de trabalho se ajuste. Quando um empregado perde o trabalho, existe um tempo para ele encontrar um novo emprego, pois a disponibilidade de emprego com as qualificações e condições desejadas não são completamente perfeitas.
Tendo isso em mente, podemos concluir que, mesmo com a atividade econômica em franco crescimento este tipo de desemprego acontece, pois o encontro entre empregadores e empregados não é perfeito.
Desemprego Estrutural: Este tipo de desemprego acontece em razão de mudanças estruturais em alguns setores da economia que eliminam empregos, sem que haja a criação de novos empregos em outros setores.
Grande abraço