TEXTO 8
CAPÍTULO XVIII
Rubião e o cachorro, entrando em casa, sentiram, ouviram a pessoa e as vozes do finado amigo. Enquanto o cachorro farejava por toda a parte, Rubião foi sentar-se na cadeira, onde estivera quando Quincas Borba referiu a morte da avó com explicações científicas. A memória dele recompôs, ainda que de embrulho e esgarçadamente, os argumentos do filósofo. Pela primeira vez, atentou bem na alegoria das tribos famintas e compreendeu a conclusão: “Ao vencedor, as batatas!”. Ouviu distintamente a voz roufenha do finado expor a situação das tribos, a luta e a razão da luta, o extermínio de uma e a vitória da outra, e murmurou baixinho:
— Ao vencedor, as batatas!
Tão simples! tão claro! Olhou para as calças de brim surrado e o rodaque cerzido, e notou que até há pouco fora, por assim dizer, um exterminado, uma bolha; mas que ora não, era um vencedor. Não havia dúvida; as batatas fizeram-se para a tribo que elimina a outra a fim de transpor a montanha e ir às batatas do outro lado. Justamente o seu caso. Ia descer de Barbacena para arrancar e comer as batatas da capital. Cumpria-lhe ser duro e implacável, era poderoso e forte. E levantando-se de golpe, alvoroçado, ergueu os braços exclamando:
— Ao vencedor, as batatas!
Gostava da fórmula, achava-a engenhosa, compendiosa e eloquente, além de verdadeira e profunda. Ideou as batatas em suas várias formas, classificou-as pelo sabor, pelo aspecto, pelo poder nutritivo, fartou- -se antemão do banquete da vida. Era tempo de acabar com as raízes pobres e secas, que apenas enganavam o estômago, triste comida de longos anos; agora o farto, o sólido, o perpétuo, comer até morrer, e morrer em colchas de seda, que é melhor que trapos. E voltava à afirmação de ser duro e implacável, e à fórmula da alegoria. Chegou a compor de cabeça um sinete para seu uso, com este lema: AO VENCEDOR AS BATATAS.
Esqueceu o projeto do sinete; mas a fórmula viveu no espírito de Rubião, por alguns dias: — Ao vencedor as batatas! Não a compreenderia antes do testamento; ao contrário, vimos que a achou obscura e sem explicação. Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão.
(ASSIS, Machado de. Quincas Borba. São Paulo: Ática,
2011. p. 38-39.)
In Text 8, the expression “Ao vencedor as batatas"
is similar in meaning to the English expression “To the
victor belong the spoils". Published originally only four
years after the official end of slavery in Brazil, when we
consider the last part of the excerpt from Quincas Borba,
“Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e
que o melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo
na mão", we note a sociopolitical undertone to the text.
Reflecting upon the idea that we understand
literature through society, and society through its
literature, which of the texts below gives us a similar
window on the historical moment of slavery throughout
the Americas?
I - “There was much activity in the year – men unhitching
horses, curious children scurrying about, Romero
assigning quarters to the new slaves [...] Never
known for patience, Romero snatched his whip and
swung it overhead. But his hand froze in midair, the
whip swinging impotently in the morning breeze"
(Llanos-Figueroa, Dahlma. Daughters of the
stone. New York: St. Martin's Press, 2009. p. 6.).
II - “They unhitched from schoolteacher's horse the
borrowed mule that was to carry the fugitive woman
back to where she belonged, and tied it to the fence
[…] All testimony to the results of a little so-called
freedom imposed on people who needed every care
and guidance in the world to keep them from the
cannibal life they preferred" (Morrison, Toni.
Beloved. New York: Vintage Books, 1987. p. 177.).
III - “What fueled those who were leaving was less
fear of communism, which Fidel had only hinted
at at that point, or shortages of any kind, because
the U.S. embargo was still a distant concern, but
the persistent rumors of invasions and imminent
combat that were sweeping Havana" (Obejas,
Achy. Days of awe. New York: Ballantine Books,
2001. p. 6.).
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