SóProvas


ID
1602229
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Relacione a primeira coluna, que apresenta transformações dos conhecimentos explícitos e tácitos, com a segunda, que relata ações vinculadas a essas transformações.


I - Transformação do conhecimento tácito para conhecimento explícito.

II - Transformação do conhecimento tácito para conhecimento tácito.

III - Transformação do conhecimento explícito para conhecimento explícito.




P - Ao trabalharmos com um colega no dia a dia, temos a sensação de aprendermos muito com ele, sem que ele jamais tenha explicado de modo estruturado aquilo que ele conhece.

Q - Um gerente de serviços alimenta um banco de dados com informações sobre o perfil de comportamento de seus clientes com base na experiência adquirida nas suas interações com eles.

R - A experiência vivida por um profissional proporciona aos membros da equipe de projeto a possibilidade de repensarem sua maneira de conceber a tecnologia dos produtos que fabricavam e construir novos conhecimentos sobre os processos.

S - O gerente de controladoria de uma empresa completa informações de toda a organização e as apresenta na forma de relatórios financeiros, e esses documentos não ampliam a base de conhecimentos já existente.


As associações corretas são


Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.


    Na visão de Nonaka e Takeuchi (1997) o conhecimento tácito e o explícito não são entidades separadas, mas sim complementares. Assim, partindo do pressuposto que o conhecimento é criado por meio da interação entre conhecimento tácito e explícito, propuseram quatro modos diferentes de conversão do conhecimento:

    Socialização: do conhecimento tácito em conhecimento tácito

    A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito baseado em outros conhecimentos tácitos, como modelos mentais ou habilidades técnicas compartilhadas. O segredo para a aquisição do conhecimento tácito é a experiência. Sem alguma forma de experiência compartilhada, é extremamente difícil para uma pessoa projetar-se no processo de raciocínio de outro indivíduo. (NONAKA; TAKEUCHI, 1997).

    Externalização: do conhecimento tácito em conhecimento explícito

    A externalização é um processo de transformação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. É por meio do diálogo ou da reflexão coletiva que o modo de externalização da conversão do conhecimento normalmente é provocado.

    Combinação: do conhecimento explícito em conhecimento explícito

    A combinação é um processo de composição de conceitos, que envolve a combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito, em um sistema de conhecimento. Os indivíduos trocam e combinam conhecimentos através de documentos, reuniões, e-mails, etc.

    Internalização: do conhecimento explícito em conhecimento tácito

    A internalização é o processo de incorporação do conhecimento explícito ao conhecimento tácito.

    Fonte: http://www.ufal.edu.br/gestaodoconhecimento/gestao-do-conhecimento/gestao-do-conhecimento

    Bons estudos!

  • Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa. A palavra "tácito" vem do latim tacitus que significa "que cala, silencioso", aplicando-se a algo que não pode ou não precisa ser falado ou expresso por palavras. É subentendido ou implícito.

    Uma das referências teóricas para a noção de conhecimento tácito é Michael Polanyi[1] (1891-1976). Este filósofo ajudou a aprofundar a contribuição do saber tácito para a gênese de uma nova compreensão social e científica da pesquisa. Este autor também estudou sua relevância para os educadores.

    Para Polanyi (1966), o conhecimento tácito é:

    "espontâneo, intuitivo, experimental, conhecimento cotidiano, do tipo revelado pela criança que faz um bom jogo de basquetebol, (…) ou que toca ritmos complicados no tambor, apesar de não saber fazer operações aritméticas elementares. Tal como uma pessoa que sabe fazer trocos mas não sabe somar os números. Se o professor quiser familiarizar-se com este tipo de saber, tem de lhe prestar atenção, ser curioso, ouvi-lo, surpreender-se, e atuar como uma espécie de detetive que procura descobrir as razões que levam as crianças a dizer certas coisas. Esse tipo de professor se esforça por ir ao encontro do aluno e entender o seu próprio processo de conhecimento, ajudando-o a articular o seu conhecimento-na-ação com o saber escolar. Este tipo de ensino é uma forma de reflexão-na-ação que exige do professor uma capacidade de individualizar, isto é, de prestar atenção a um aluno, mesmo numa turma de trinta, tendo a noção do seu grau de compreensão e das suas dificuldades.[2] "

    Isto se deve ao fato de lidarmos com algo subjetivo, não mensurável, não escrito, quase impossível de ser ensinado formalmente. Esse tipo de conhecimento parece ser mais valioso devido a sua difícil captura, registro e divulgação, exatamente por estar ligado ao indivíduo. É o que algumas pessoas chamam de verdadeiro conhecimento. Podemos dizer que todos nós possuímos este conhecimento, mas é difícil de explicá-lo e isto se deve à nossa experiência de vida, aos conhecimentos que adquirimos com o passar dos anos, ou seja, é um conhecimento que está dentro de nós. Possivelmente a melhor forma de transmiti-lo seja através da comunicação oral, no contato direto com as pessoas, da convivência e das interações com os grupos que participamos.

    O conhecimento tácito opõe-se ao conhecimento explícito, sistematizado, que pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc. ou guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explícito vem do latim explicitus, particípio passado de explicáre e significa "explicado, declarado". Conhecimento tácito e explícito se relacionam e se completam [3].

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Conhecimento_t%C3%A1cito

  • Pq não poderia ser o número II não poderia estar relacionado à letra R?

     

  • d-

    So em ler

    p- Ao trabalharmos com um colega no dia a dia, temos a sensação de aprendermos muito com ele, sem que ele jamais tenha explicado de modo estruturado aquilo que ele conhece.
     

    POde-se concluir que se trata de socialização, cujo processo é tacito-tacito (ou 1 p/ 1). é o aprendizado pela observação, imitação e pratica.

  • Resposta: letra D.

    Q - Um gerente de serviços alimenta um banco de dados com informações sobre o perfil de comportamento de seus clientes com base na experiência adquirida nas suas interações com eles. (tácito - explícito - externalização)

    P - Ao trabalharmos com um colega no dia a dia, temos a sensação de aprendermos muito com ele, sem que ele jamais tenha explicado de modo estruturado aquilo que ele conhece. (tácito - tácito- socialização).

    S - O gerente de controladoria de uma empresa completa informações de toda a organização e as apresenta na forma de relatórios financeiros, e esses documentos não ampliam a base de conhecimentos já existente. (explícito - explícito - combinação ).

    socio combina

    TT EE

  • Gabarito D

     

    O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, projeto, procedimentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

     

       O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.

     

     

    DE TÁCITO PARA TÁCITOSocialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.

    DE TÁCITO PARA EXPLÍCITOExternalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

    DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITOCombinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.

    DE EXPLÍCITO PARA TÁCITOInternalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.

    Fonte: Labuta do dia-a-dia!

    Não desistam!