Fases do ciclo de vida profissional
Início: é o começo da nova carreira, do novo empreendimento. Assim como ocorre no início de qualquer relação, esta é a fase em que as pessoas conhecem a organização e a organização começa a conhecer o trabalho das pessoas;
Desenvolvimento: é quando a pessoa se sente segura e demonstra entusiasmo pelos desafios que encontra. É quando a pessoa começa a “mostrar serviço” ou entregar resultados cada vez mais consistentes para a empresa;
Plenitude: nesta fase, o profissional demonstra pleno domínio do seu trabalho, pleno conhecimento das suas funções e total entrosamento com a sua equipe. Ele está plenamente integrado à realidade organizacional;
Saturação: é quando o profissional começa a demonstrar sinais de desmotivação e eventualmente começa a considerar também a possibilidade de deixar a organização em busca de novos desafios;
Reinvenção: a reinvenção ocorre não quando o profissional decide deixar seu emprego por conta da saturação, mas sim quando ele descobre os fatores que o incomodam e o deixam desmotivado e age positivamente com o objetivo de resolvê-los e crescer profissionalmente, tornando-se um profissional melhor.
Duração dos ciclos
A duração desses ciclos é muito particular; depende de pessoa para pessoa. Atualmente, esses ciclos são cada vez mais curtos e o mais importante é que o profissional reconheça em que fase de seu ciclo de carreira ele se encontra, de forma que ele possa observar as evidências que indicam a mudança de fase, a evolução nesse ciclo.
É importante também notar que nas fases do ciclo de vida profissional descritas acima é possível observar que nem todas as pessoas irão alcançar a fase da saturação. São profissionais que vivem seu trabalho sempre na plenitude, estando sempre integrados à organização em que trabalham.
Da mesma forma, muitos profissionais alcançam a fase da saturação só que não alcançam a fase da reinvenção. Assim, acabam se resignando ao status atual da sua carreira e não tomam atitudes para se reinventarem. Podem assim acabar se tornando profissionais desmotivados e menos produtivos.
Observe o que acontece com o ciclo de vida dos produtos. Mesmo após tendo sido lançados, é comum que os produtos passem por mudanças em seus projetos. Estas mudanças têm como objetivo aprimorar, agregar valor, desenvolver, enfim, melhorar o produto. Estas mudanças são essenciais para a sua continuidade no mercado. O mesmo se aplica ao profissional no contexto atual do mercado.
Quando há sinais de que há saturação e desmotivação, é importante que o profissional se desenvolva, aprimore e agregue valor para a sua carreira!