SóProvas


ID
1602694
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A elaboração do orçamento público pelos entes federativos deve basear-se em uma série de princípios previstos na Constituição Federal e também na legislação complementar e ordinária.


A exigência de um orçamento único que contemple as receitas e despesas de todos os entes da federação constitui uma interpretação equivocada do princípio da(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


    "A exigência de um orçamento único que contemple as receitas e despesas de todos os entes da federação..."  - trata-se do Princípio da Unidade.
  • (...) constitui uma interpretação equivocada do princípio da(o) .... 

    Interpretação equivocada? Não seria a interpretação correta do princípio da Unidade ??

    Questão no mínimo estranha!

  • ✿ PRINCÍPIO DA UNIDADE E DA TOTALIDADE

    Segundo o princípio da unidade, o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da Federação em cada exercício financeiro. Objetiva eliminar a existência de orçamentos paralelos e permite ao Poder Legislativo o controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.

    Também está consagrado na Lei 4.320/1964:

    Art. 2º A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

    Vale ressaltar que, apesar de ter previsão legal desde a Lei 4.320/1964, o princípio da unidade foi efetivamente colocado em prática somente com a CF/1988. Antes disso, havia diversas peças orçamentárias não consolidadas, como o orçamento monetário, o qual sequer passava pela aprovação legislativa.

    ▪ Unidade: O orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento, e não mais que um para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    ▪ Totalidade: há coexistência de múltiplos orçamentos que, entretanto, devem sofrer consolidação.

    Fonte: Prof. Sérgio Mendes – Estratégia Concursos

  • NÃO AFETAÇÃO ---> VEDA VINCULAÇÃO A ÓRGÃO,FUNDO OU DESPESA.

    CLAREZA-------------->'"LINGUAGEM PARA QUE TODOS ENTENDAM"

    UNIVERSALIDADE--->"DEVE CONTER TUDO"

    UNIDADE------------------>"VISA EVITAR MÚLTIPLOS ORÇAMENTOS DENTRO DA MESMA PESSOA"

    UNIFORMIDADE-------->"DEVE MANTER DETERMINADA PADRONIZAÇÃO"