SóProvas


ID
1602940
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Observe as afirmativas a seguir concernentes à evolução histórica de certas fases da Administração Pública no Brasil. 

I - Em linhas gerais, a administração paralela foi um artifício utilizado pelo governo JK, de 1956/60, para atingir o seu Plano de Metas (50 anos em 5) com vistas a concretizar seu projeto desenvolvimentista.

 II - A nova Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 reforçou a estrutura da Administração Direta e Indireta, principalmente em relação à obrigatoriedade de realização de concursos públicos para investidura na carreira, fortalecendo os princípios da impessoalidade, moralidade, eficiência e legalidade, entre outros que norteiam a Administração Pública. 

III - O Governo Collor de 1990 foi marcado por reaparelhar e modernizar a máquina administrativa, com grande planejamento, tendo promovido a criação de inúmeros cargos de confiança, a reestruturação e a criação de vários órgãos. 

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • II. A CF/88 até pode ter fortalecido o princípio da impessoalidade com a obrigação de realização de concursos públicos, mas nunca o da eficiência, pois é marcada pelo grande "retrocesso burocrático" ao diminuir a autonomia da Administração Indireta, submentendo-a basicamente às mesmas normas impostas à Administração Direta, tirando a sua flexibilidade operacional.

    III. O governo Collor foi marcado pelo grande corte de servidores, pelo desmantelamento da máquina pública. Fechou vários órgãos e entidades.

    Gab. A

  • Me lembra muito o governo Bozo

  • Sobre a II

    Na Constituição de 88 não possuía o princípio da eficiência, essa só passou a integrar a legislação pátria com a edição da Emenda Constitucional nº 19.

    A emenda constitucional nº 19 de quatro de junho de mil novecentos e noventa e oito, denominada Reforma Administrativa tornou expresso esse princípio a ser observado pela Administração Pública Brasileira seja direta ou indireta, presente no caput do artigo 37 da Constituição Federal.

    E a Constituição de 88 foi é considerada um retrocesso.

  • Decreto lei 200/67 = centralização política /descentralização administrativa.

    Constituição Federal de 1988 (retrocesso burocrático )= descentralização política / centralização administrativa.

    →Complemento: Crise do Aparelho do Estado foi em 1970 não com os Constituintes em 1988 (CF).