- 
                                
 A organização é vista como um sistema
aberto. A administração deve interagir com o
ambiente para recolher os insumos e devolver a ele os resultados de sua
produção. entrada -> processor -> saida
 
 Os objetivos organizacionais devem
abranger a ambos, eficiência e eficácia. As organizações contêm uma série de
subsistemas. Existem muitos caminhos para o mesmo
resultado. Há sinergias em que o
todo é maior que a soma das partes
- 
                                Opcao A: ERRADA interage com o ambiente externo, enfatizando [...] 
 
 OPCAO B: ERRADA [...] transforma insumos em produtos (e não o contrário, como afirma a opção B). 
 
 OPCAO C: CORRETA Sistemas abertos. Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio. Mantêm um jogo recíproco com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza através de uma operação adaptativa. A adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização. [Chiavenato, pag 477] [...] Um sistema organizacional rígido não pode sobreviver na medida em que não consegue responder eficazmente às mudanças contínuas e rápidas do ambiente. [Chiavenato, pag 488] Fonte: Introdução à TGA, Chiavenato, 7a edição, pag 477 e pag 488 (Cap 17 - Teoria de Sistemas). 
 
 OPÇÃO D: ERRADA ?????????? 
 
 OPÇÃO E: ERRADA A teoria dos sistemas não apresenta natureza hermética (fechada) como afirmado, mas sim natureza aberta para a interação com o ambiente e um comportamento não determinístico e probabilístico. Vide as palavras de Chiavenato sobre o assunto:  "Como todos os sistemas sociais, as organizações são sistemas abertos afetados por mudanças em seus ambientes, denominadas variáveis externas. O ambiente inclui variáveis desconhecidas e incontroláveis. Por essa razão, as conseqüências dos sistemas sociais são probabilísticas e não-determinísticas e seu comportamento não é totalmente previsível. As organizações são complexas e respondem a muitas variáveis ambientais que não são totalmente compreensíveis  Fonte: Introdução à TGA, Chiavenato, 7a edição, pag 480 (Cap 17 - Teoria de Sistemas). 
- 
                                d) Busca a equifinalidade de caminhos que conduzem ao mesmo resultado, aplicando ideias e métodos para, assim, desenvolver uma alternativa estratégica. (ERRADA) ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Eqüifinalidade. Os sistemas abertos são caracterizados pelo princípio de eqüifinalidade: um sistema pode alcançar, por uma variedade de caminhos, o mesmo resultado final, partindo de diferentes condições iniciais. Na medida em que os sistemas abertos desenvolvem mecanismos regulatórios (homeostase) para regular suas operações, a quantidade de eqüifinalidade é reduzida. Porém, a eqüifinalidade permanece: existe mais de um modo de o sistema produzir um determinado resultado, ou seja, existe mais de um caminho para o alcance de um objetivo. O estado estável do sistema pode ser atingido a partir de condições iniciais diferentes e por meios diferentes. [Chiavenato, pag 484] 
- 
                                Acredito que a letra D não tem erro em relação a SISTEMAS, mas esta alternativa NÃO responde a questão, pois a perguta é "porque é vista como um sistema aberto" e por isso a letra C responde. 
- 
                                A organização não busca a equifinalidade, ela busca a sobrevivência. A equifinalidade é uma maneira de sobreviver ao ambiente. 
- 
                                “A organização pode ser vista como um sistema que INTERAGE COM O SEU AMBIENTE” (motivo pelo qual é vista como um SISTEMA ABERTO) PERTUNTA: SEGUNDO A TEORIA DOS SISTEMAS, POR QUE A ORGANIZAÇÃO É VISTA COMO UM SISTEMA ABERTO?  RESPOSTA: PORQUE INTERAGE COM O SEU AMBIENTE, ou seja, que recebe (ENTRADA) insumos (inputs), realiza o processamento desses insumos, e apresenta SAIDAS (outputs) para o ambiente.   OPÇÃO C: CERTA 
 c) apresenta relações de intercâmbio com ambiente através de ENTRADAS e SAIDAS e, para sobreviver, deve reajustar-se às condições do meio.
   D) ERRADA   Equifinalidade: A organização enquanto sistema aberto pode atingir o fim que deseja, mesmo partindo de diferentes pontos de partida e passando por diferentes caminhos. A própria estabilidade do sistema organizacional pode ser atingida por mais de um meio diferente. - Equifinalidade é uma característica das organizações enquanto sistemas abertos, MAS NÃO RESPODE A PERGUNTA.   
- 
                                A RESPEITO A TEORIA GERAL DE SISTEMAS ( TGS) SISTEMAS CONTABEIS SAO PARTE DOS SUBSISTEMAS DE UMA ORGANIZAÇAO , TAL COMO OS SISTEMAS JURIDICOS. VERDADEIRO OU FALSO. JUSTIFIQUE 
- 
                                Teoria sistêmica: - Criada por Ludwing Bertalanffy, em 1951 -1° teoria que observa a organização como ABERTA ao ambiente. -Organização é vista como um sistema que interage com o meio ambiente, que recebe insumos(inputs), realiza o processamento e apresenta saídas (outputs) -Todo é maior q soma das partes. -Homem FUNCIONAL. Fonte: Prof: Rafael Barbosa.