Gabarito: E.
Análise das assertivas:
I – A máquina é uma metáfora promissora para se compreender a
complexidade das organizações porque pode ser projetada para funcionar
de um modo previsível. Na primeira vez que resolvi a questão, considerei como errada; entretanto, pode-se conduzir uma organização, ainda que de uma forma ultrapassada e mecanicista (1ªas teorias da Administração que consideravam o homem como pertencente à máquina).
II – O organismo é uma
metáfora promissora para se compreender a complexidade das organizações
pela sua capacidade de sobreviver e evoluir, ou seja, pela sua
eficácia. De fato, fazendo uma analogia com a teoria sistêmica (enxergar a organização como um todo e suas inter-relações), uma empresa, assim como um organismo, busca sua sobrevivência e perpetuação no tempo.
III – O cérebro é uma metáfora
promissora para se compreender a complexidade das organizações pela sua
capacidade de processar informações e de aprender a aprender, maior do
que qualquer máquina que esse mesmo cérebro seja capaz de projetar. As organizações estão inseridas num enorme emaranhado de variáveis (ambiente interno e externo) e a capacidade de aprender a aprender, é uma questão de sobrevivência.
Bons estudos!
Essas metáforas são tratadas no livro de Gareth Morgan - Imagens da Organização. Bem interessante a leitura, por sinal. Alguns pontos:
As organizações podem ser vistas como máquinas, onde tais organizações fornecem pilares sustentadores para que se desenvolva a sua burocratização.
Morgan ilustra as organizações como organismos vivos, onde se procura ver e entender as necessidades biológicas de cada uma delas e sua relação com o ambiente.
Podemos ver as organizações como cérebros, em que são bastante considerados os processos de auto-organização para a absorção de organização, onde se torna imprescindível à inovação e flexibilidade.
https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/imagens-da-organizacao-de-gareth-morgan/
Resposta: Letra E.
Organização Máquina
A organização vista como máquina é aquela em que várias partes se interligam e cada uma desempenha um papel claramente definido. Essa metáfora dá ênfase, principalmente no sistema mecanicista do tipo ideal de Weber e no fordismo, modelo de organização que surgiu e ganhou força após o início da Revolução Industrial.
Um clássico exemplo da organização máquina pode ser visto no filme Tempos Modernos, protagonizado por Charlie Chaplin.
Organização Organismo Vivo
Nesse tipo de organização, assim como um ser vivo, as organizações nascem, crescem, se desenvolvem e morrem. Além disso, são capazes de sobreviver às mudanças de ambientes e condições impostas, se adaptando quando necessário.
Um exemplo de organização organismo vivo são as empresas de tecnologia, que passam por mudanças quase que diariamente.
Organização Cérebro
Nesse tipo de organização há uma distribuição única da inteligência e do conhecimento. É o tipo de empresa em que todos os níveis hierárquicos têm o mesmo nível de conhecimento e poder de tomada de decisão, apesar de ocuparem posições distintas.
Organização Cultura
Na organização cultura são cultuadas ideias e valores, geralmente embasadas no pensamento do proprietário ou fundador da empresa. São esses valores que norteiam todas as atividades nesse tipo de empresa.
Organização Sistema Político
As organizações sistema político têm sua administração baseada em jogos de poder e conflitos internos que determinam a sua conduta e forma de agir perante os mais variados público.
Todas empresas públicas ou estatais ligadas aos governos possuem características de organização sistema político.
Organização Prisão Psíquica
De acordo com essa metáfora as organizações são prisões psíquicas, nas quais as pessoas, de forma consciente ou não, acabam deixando de lado os seus interesses e vidas pessoais para se dedicar somente ao trabalho.
Organização Sistema em Fluxo e Transformação
Essa metáfora mostra as organizações como sistemas autoprodutores, ou seja, com um fluxo próprio interno, em constante transformação, que determina a conduta como a empresa age, tanto com seus clientes como com funcionários.
Organização Instrumento de Dominação
É o tipo de empresa que tem poder sobre seus colaboradores, os dominando pela ameaça de perder o emprego ou benefícios, por exemplo. Além desse tipo também possuem poder de dominação sobre outros públicos, como os próprios consumidores.
São exemplos de organização instrumento de dominação as grandes empresas que detém monopólios, como é o caso da comunicação de massa no Brasil.
https://ggvconsultoria.com.br/planejamento-estrategico-metaforas-de-morgan/