SóProvas


ID
1603459
Banca
FAPERP
Órgão
SeMAE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Trata-se de um sistema que permite que as empresas calculem quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento, utilizando os pedidos em carteira, assim como previsões de pedidos que a empresa acha que irá receber:

Alternativas
Comentários
  • http://www.ppi-multitask.com.br/blog/saiba-as-diferencas-entre-erp-mrp-mrpii-aps-e-mes

  • Pra mim não ficou muito claro se é MRP ou MRP II, mas gabarito é A.

     

     

    O MRP (Materials Requirements Planning) surgiu nos anos 60 significa Planejamento das Necessidades de Materiais. O MRP é um sistema na qual permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento.

     

    A partir dos anos 80 surgiu o MRP II (Manufacturing Resources Planning) que significa Planejamento dos Recursos de Manufatura ou Planejamento dos Recursos de Produção. O MRP II permite que as empresas avaliem as implicações de demanda futura nas áreas financeira e de engenharia, assim como as necessidades de materiais.

     

    Como resultado, o MRP oferece a documentação que converterá as necessidades do mercado em uma linguagem que possa ser entendida pela produção. Serão, portanto, geradas listas de materiais, ordens de produção, etc.

     

    http://www.ppi-multitask.com.br/blog/saiba-as-diferencas-entre-erp-mrp-mrpii-aps-e-mes

  • MRP I: planejamento de necessidades de materiais.

     

    MRP II: planejamento de necessidades de recursos de produção.

  • Discordo desse gabarito, acredito que só o MRP2 seria capaz de fazer previsões de demandas futuras. O MRP disponibiliza o material no tempo certo, mas o MRP2 vai além, engloba a previsão de demandas, área financeira e recursos necessários.

  • MRP (Materials Requirements Planning): Planejamento das Necessidades de Materiais. "sistema (de planejamento e controle de materiais) que estabelece uma série de procedimentos e regras de decisão, de modo a atender às necessidades de produção numa sequência de tempo logicamente determinada para cada item componente do produto final. (Dias, p. 120).

    Conforme a questão: "Trata-se de um sistema que permite que as empresas calculem quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento [responde o que? quando? quanto?], utilizando os pedidos em carteira [ordens dos clientes], assim como previsões de pedidos [provisões de demanda] que a empresa acha que irá receber [o que conduz ao MPS]"

     

    MRP II (Manufactoring Resources Planning) - Planejamento dos Recursos de Manufatura: "estende o conceito de MRP, permitindo a integração do planejamento financeiro com o operacional. Caracteriza-se como excelente ferramenta de planejamento estratégico em áreas como logística, manufatura, marketing e finanças". (Dias, p. 128)

     

    Principais diferenças MRP e MRP II: além da área financeira, o MRP II facilita o entendimento da produção com o marketing (permite integração das áreas de marketing, produção e finanças). Outro aspecto interessante é que o MRP II permite realizar análise de sensibilidades (análise de cenários) que podem indicar, por exemplo, levantamento prévio de necessidade de capacidade produtiva ou de recursos financeiros para atender a determinada previsão de vendas do marketing.  

     

    Fonte: Dias.