SóProvas


ID
1603513
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Estado de Bem-Estar Social é um tipo de Estado que enfrenta os problemas criados pelo sistema capitalista, principalmente as desigualdades, com políticas de proteção social. A maior amplitude da proteção social se encontra no modelo de Estado de Bem-Estar Social mais praticado na Europa. Trata-se do modelo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Titmuss (1974) diferencia 3 modelos contrastantes de políticas sociais:

    - Modelo residual: o Estado só intervem quando os 2 canais considerados naturais, a família e o mercado não conseguem atender as necessidades individuais.

    - Modelo meritocrático: a satisfação das necessidades individuais está vinculada ao mérito e ao desempenho dos grupos protegidos.

    - Modelo institucional-redistributivo: caracterizado por uma política universalista e igualitária, e as políticas de bem estar são percebidas como importantes instituições sociais.

  • O Estado de Bem-Estar Social, foi a grande tentativa de se fundir o sistema socialista nas entranhas do sistema capitalista, onde um médico ou um juiz para receber altos salários precisam, necessariamente, que o salário de um gari seja uma merreca e, no entanto, cada um, segundo sua vocação, emprega o mesmo esforço de trabalho para uma sociedade melhor, sendo que o gari, mal recebe para garantir seu sustento alimentar, enquanto os outros sempre viajam para a Europa. Mas ainda existem os extremos, se compararmos todos com os salários do Neimar, por exemplo, ou até mesmo os salários dos desempregados com o do gari, veremos desigualdades abissais. Contudo, o capitalismo é tão egoísta que inventou o neoliberalismo, uma espécie de antivírus contra pobres, como se o salário do gari não fosse parte integrante do sistema de contribuição para o bem estar social de todos. Nosso mundo somente será evoluído, quando entendermos que o capitalismo e o socialismo são os lados "não opostos" de uma mesma moeda. Qual? A caridade! não, a Fraternidade. Me arrisco a dizer que o crime não seja uma anomalia da falta de punição como se apregoa por aí, mas sim, uma anomalia desta grande concentração de renda constatada, principalmente, nos países subdesenvolvidos. Por isso a maior amplitude da proteção social que se encontra no modelo de Estado de Bem-Estar Social está na Europa, e para que ela seja funcional no estabelecimento da paz, que deve reinar o âmbito das relações humanas, precisa, necessariamente, ser universal, ou seja, não pode haver excluídos.