SóProvas


ID
1603525
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A licitação pública é um certame que órgãos e entes do governo realizam para firmar determinadas relações de conteúdo patrimonial. Essencialmente, a licitação, do ponto de vista da administração pública, visa:

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    LEI 8666
    Art. 3o  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

  • A licitação é um procedimento administrativo de seleção, para a aquisição de bens, serviços, compras, entre outros, por meio do qual seleciona-se a PROPOSTA MAIS VANTAJOSA para a administração pública, assegurando-se o princípio da ISONOMIA e do DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL.Lembrando-se que o administrador público não pode jamais, sob o pretexto de selecionar a proposta mais vantajosa, desatender, por exemplo, ao princípio da isonomia, igualdade material, selecionando quem ele quer contratar. É obrigatória a observância de todos os objetivos da licitação conjuntamente. Justamente por isso, existem alguns benefícios diferenciados para produtos manufaturados e serviços produzidos atendendo a requisitos normativos brasileiros (direito público subjetivo, uma vez estando previamente previsto em edital, à certa margem de preferência, até 25%, em licitações), bem como as microempresas e empresas de pequeno porte, que têm diversos benefícios previstos na lei 8666. Essas previsões visam atender a um dos objetivos da licitação, qual seja ASSEGURAR O DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL.

  • Letra (b)


    Na lição de Celso Antonio Bandeira de Mello, “Licitação – em suma síntese – é um certame que as entidades governamentais devem promover e no qual abrem disputa entre os interessados em com elas travar determinadas relações de conteúdo patrimonial, para escolher a proposta mais vantajosa às conveniências públicas. Estriba-se na idéia de competição, a ser travada isonomicamente entre os que preencham os atributos e aptidões necessários ao bom cumprimento das obrigações que se propõem assumir”.(MELLO, Curso de Direito Administrativo, 2004. p. 483.)

  • GAB: B

    Questão muito boa para se praticar.

    Fé e Foco!!!

  • Tá lá! É só observarmos ás disposições iniciais da lei 8666/93. A margem de acerto está nas assertivas A e B, mas notamos que a letra B apresenta bem mais artefatos teóricos diante do enunciado. Se você stiver estudando com bom nível, você vai acertar essa. Boa questão!

    Gab: B. 
    Bons estudos, que à força esteja com vocês.

  • GABARITO: B

     

    Lembrando que a melhor proposta (mais vantajosa) nem sempre é a mais barata.

     

     

    Bons estudos.

  • kkkk é fod#! #choremos

  • É osso....

  • mas tbm pode dar margem para ser retratável depois de oferecida e antes de recebida. é pra fuder o concurseiro.

  • mas tbm pode dar margem para ser retratável depois de oferecida e antes de recebida. é pra fuder o concurseiro.

  • NEGADO , SE O MP RECEBEU VC PODE SE RETRATAR DE BOA , DEPOIS QUE ELE OFERERCEU AO JUIZ JA ERA !