SóProvas


ID
1603573
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O moderno conceito de cidadania plena é constituído por três tipos de direitos. São eles os direitos:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    O que é ser Cidadão?


    Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila.


    FONTE: http://www.dedihc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=8

    bons estudos
  •  

    Lembrando que a cidadania plena só se alcança aos 35 anos: pode votar e ser eleito para qualquer cargo políticco.

  • Não encontrei bibliografia sobre o assunto especificamente, dizendo o que diz exatemente a resposta "B" ,resposta confiável? ... está é uma, que se aproxima, ... mas que facilmente se depreende, e é confiável por ter Referêncai Bibliográfica. Se alguém encontrar um Livro que diga exatamente o que diz a Letra B, por favor poste. 

     

    Assim, a cidadania em sua acepção plena aparece “como a titularidade dos direitos fundamentais, preservação da dignidade como pessoa humana, e a participação nos processos políticos, respaldada nos deveres de reciprocidade para com os demais cidadãos.” (ROCHA, 2007, p. 36). Daí a cidadania plena ser conceituada por Marshall (1967, p. 76), como “um status concedido àqueles que são membros integrais de uma comunidade. Todos aqueles que possuem o status são iguais com respeito aos direitos e obrigações pertinentes ao status.”

     

     

    Referência:

    MARSHALL, T. H. Cidadania, classe social e status. Trad. Meton Porto Gadelha. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967. ROCHA, Álvaro Filipe Oxley. Judiciário: cidadania e reforma. In. SANTOS, A. L. C.; STRECK, L. L.; ROCHA, L. S. (orgs.). Constituição, sistemas sociais e hermenêutica. n. 3. Porto Alegre: Livraria do Advogado; São Leopoldo: UNISINOS, 2007, p. 27-46.

     

    Artigo Publicado: https://online.unisc.br/seer/index.php/direito/article/view/588/460

    O DIFÍCIL PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA CIDADANIA PLENA NO BRASIL: NOTAS SOBRE O PATRIMONIALISMO, O CLIENTELISMO, A
    CORRUPÇÃO E A POBREZA POLÍTICA 
                                                                              Álvaro Filipe Oxley da Rocha* / Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth**

  • Gabarito B


    Como exercemos a cidadania?


    Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. 


    Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socio-econômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados. 



  • Pleno exercício dos direitos civis, políticos e sociais em um espaço público democrático.

    Ufmt 2017