SóProvas


ID
1605064
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o movimento constitucionalista de 1932, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D. Esse movimento, como o próprio nome diz, exigia de Vargas a promulgação de uma nova constituição, pois as oligarquias cafeicultoras achavam que com a promulgação de uma nova constituição conseguiriam reaver o poder, além disso, queriam a substituição do atual interventor do estado de São Paulo, que era um militar Pernambucano nomeado por Vargas. O movimento obteve relativo sucesso, pois teve o interventor substituído por um civil paulista e a Constituição foi promulgada, em 1934.

    Espero ter ajudado....

  • A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 32 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre Julho e Outubro de 1932 visando à derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e à instituição de um regime constitucional após a supressão da Constituição de 1891 pela Revolução de 1930. Depois de vários embates entre o governo e as elites paulistas, em 1933, o governo convocou eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, principal reivindicação formal do movimento de 1932.
    A Constituição entrou em vigor em 16 de julho de 1934, juntamente a isso o Congresso realizou eleições indiretas e Vargas seguiu no poder, agora como presidente constitucional.