SóProvas


ID
1606201
Banca
FCC
Órgão
MPE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Responda à questão  de acordo com a Lei n° 8.429/1992 (Improbidade Administrativa). 

Uma das exigências contidas na Lei de Improbidade consiste na apresentação da declaração de bens do agente público dentro do prazo determinado pela Administração pública. Ângelo, agente público, recusou-se injustificadamente, a apresentá-la sendo punido com a pena de 


Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    L 8.429 Art. 13 § 3º Será punido com a pena de demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

  • Diferente da Lei 8.112/90, que trata do caso com a punição de advertência, a Lei 8.429/92, de acordo com art. 13, parágrafo 3: "Será punido com a pena de demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa"

  • Gabarito "D"


    acrescentando... Lei 8.429/92

    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. 


      § 1° A declaração compreenderá imóveis, móveis, semoventes, dinheiro, títulos, ações, e qualquer outra espécie de bens e valores patrimoniais, localizado no País ou no exterior, e, quando for o caso, abrangerá os bens e valores patrimoniais do cônjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que vivam sob a dependência econômica do declarante, excluídos apenas os objetos e utensílios de uso doméstico.
  • ADVERTENCIA --> recusar a atualizar dados cadastrais

    SUSPENÇÃO DE ATE 15 DIAS --> recusar a inspeção médica

    DEMISSAO --> nao mostrar as mansoes e carroes que o servico publico proporciona (bens e valores)


    bons estudos


  • DEmissÃO - DEclaraçÃO  de bens

  • Art. 13. § 3º Será punido com a pena de DEMISSÃO, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, OU QUE A PRESTAR FALSA.

    GABARITO -> [D]

  • Demissão a bem do serviço público é diferente de somente demissão.

     

  • Acredito que o correto seria demissão a bem do serviço público.

  • Notei que a FCC e a CESPE cobraram o assunto considerando CORRETO dizer que a pena será de demissão, ainda que não frisem ser "a bem do serviço público"... fica a dica a todos... não deixa de ser DEMISSÃO :)

  • Isso é o que tem de pior nos concursos públicos. Tem banca que se tirar uma vírgula, considera errada, tem banca que não. E tem banca ainda que hora acha uma coisa hora acha outra. Esse tipo de coisa vai pra conta das questões que se acerta por sorte.

     

  • Se não prestar declarações de bens no prazo determinado ou falsa é demitido a bem do serviço público. Tem que apresentar todo ano e quando for sair.

  • Não apresentação de declaração dos bens e valores:

    Lei nº 8429/92, Art. 13, § 3º >>> demissão

    Lei nº 8112/90, Art. 129       >>> advertência

  • GABARITO: D

    Art. 13. § 3º Será punido com a pena de demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

  • GABARITO LETRA D

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS) 

     

    ARTIGO 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração dos bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

     

    § 3º Será punido com a pena de demissão, a bem do serviço público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar declaração dos bens, dentro do prazo determinado, ou que a prestar falsa.

  • Foi punido com demissão a bem do serviço público.

    Gabarito letra D