SóProvas


ID
1606924
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um técnico de TI está auxiliando no levantamento dos requisitos para o desenvolvimento de um software e classificou, corretamente, como requisito não funcional:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    Tempo de resposta. Trata-se de requisitos não funcionais. 

  • O retorno das consultas aos processos deve demorar no máximo 2 segundos. 


  • O Requisito não funcional se refere a uma propriedade de uso do sistema, tais como, usabilidade, segurança, confiabilidade, manutenção, disponibilidade, tecnologia envolvida e desempenho.

    Por isso a opção D

  • Requisitos funcionais: especificam funcionalidades que o sistema deve fornecer (cadastrar, alterar, deletar etc).
    Requisitos não-funcionais: especificam restrições que o sistema deve atender (segurança, tempo, plataforma etc).

  • Requisitos não funcionais não especifica somente restrição mais também desempenho.

  • Requisitos não-funcionais são as características e aspectos internos do sistema, envolvendo especificamente a parte técnica. Ao contrário dos requisitos funcionais, estes requisitos não são explicitamente expostos pelo cliente, mas devem ser implicitamente compreendidos pelo desenvolvedor.  Os requisitos não-funcionais basicamente se resumem em seis itens, descritos logo abaixo:

    Segurança: o software deve garantir a segurança dos dados, bem como as permissões de acesso às suas funcionalidades, como por exemplo, usar criptografia em senhas e liberar acesso aos menus do sistema de acordo com a hierarquia do usuário. Quando se trata de um software com informações confidenciais (como dados de vendas, faturamentos ou citações de pessoas), este item se torna indispensável.

    Usabilidade: procure desenvolver um sistema fácil de usar, que dispense muitos recursos gráficos. Se possível, adicione descrições das funções (hints) aos botões e configure teclas de atalho para as funções mais utilizadas. Quanto mais simples for a usabilidade, maior será a aceitação dos usuários.

    Confiabilidade: determina a capacidade do sistema em lidar com eventos inesperados. A confiabilidade significa que o sistema deve ser capaz de tratar exceções e se recuperar de falhas, sem que haja perda de dados. Backup e restauração do banco de dados também se encaixam neste item.

    Padrão: define a padronização de interface e código utilizada no desenvolvimento do software. Embora seja mais voltado para a equipe de desenvolvimento, é essencial para facilitar a manutenção e atualização do sistema. Este item também envolve conceitos de arquitetura, como utilizar MVC, padrões de projeto ou frameworks.

    Desempenho: de nada adianta ter um sistema seguro, interativo e confiável se ele consome muitos recursos do computador e demora pra executar os processamentos.

    Hardware e Software: define os requisitos mínimos para o funcionamento adequado do software. Por exemplo, se o sistema trabalha em rede, é necessário que o computador tenha uma interface física de rede instalada. Esse item também abrange a portabilidade do software para outros sistemas, tal como a sua facilidade de configuração.

    Fonte: http://www.profissionaisti.com.br/2013/02/a-importancia-dos-requisitos-nao-funcionais/

  • Achava que o C seria a resposta até ler o item D.

     

  • Alternativa correta: D. 

     

    Os Requisitos Não-Funcionais indicam restrição ou desempenho:

     

    Req. Func.: possibilidade de consultar processos;

    Req. Não-Func.: a consulta não pode demorar mais de 2 segundos. 

  • d-

    requisitos nao-funcionais relacionam a caracteristicas tais como desempenho, portabilidade, adaptabilidade etc. ISO 9126 lista os principais req nao-funcionais em engenharia de software