SóProvas


ID
1606978
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere:


I. A aplicação cliente interage com uma fábrica genérica de objetos.

II. Os objetos serão gerados efetivamente pela fábrica concreta que estiver sendo utilizada no momento.

III. A aplicação cliente não precisa ser configurada para interagir com cada uma das fábricas concretas.

IV. Novas fábricas concretas podem ser agregadas, alteradas ou retiradas do sistema sem necessidade de alterações na aplicação cliente.


Estas são características e propriedades do padrão de projeto 

Alternativas
Comentários
  • Abstract Factory é um padrão de projeto de software que permite a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes por meio de uma única interface e sem que a classe concreta seja especificada. Um bom exemplo de utilização desse padrão é no desenvolvimento de frameworks de interface gráfica de usuários.

  • A diferença entre Abstract Factory  e Factory Method. 

    Abstract Factory a classe delega a responsabilidade aos objetos relacionados ou dependentes por meio de uma única interface.

    Factory Method: Utiliza a herança para delegar responsabilidade aos objetos.

  • Para facilitar:

    - Abastract Factory é relacionado aos objetos

    - Factory Method é relacionado às classes

    Ou seja, no primeiro a responsabilidade é passada aos objetos relacionados ou dependentes e no segundo a responsabilidade é delegada às subclasses por meio de herança.

  • https://brizeno.wordpress.com/padroes/

  • d-

    abstract factory - criação de familias ou objetos dependentes, sem especificar classes concretas. é mais indicado quando o n° de objetos ficam constantes. Implementação é a interface comum do construtor