SóProvas


ID
1607554
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia do Direito
Assuntos

As normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre as normas morais e jurídicas.

(COTRIM, G. Fundamentos da filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2013.)


Sobre os aspectos comuns entre as normas morais e as normas jurídicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Ambas apresentam caráter histórico.

( ) Ambas se apoiam em valores culturais.

( ) Ambas contam com a coerção legal do Estado.

( ) Ambas visam à convivência entre as pessoas.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o tema relacionado aos aspectos em comum entre as normas morais e as normas jurídicas segundo autor específico. Conforme COTRIM, as normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre normas morais e jurídicas. Por exemplo: (i) Apresentam-se como imperativos, ou seja, normas que devem ser seguidas por todos; (ii) Buscam propor, através de normas, uma melhor convivência entre os indivíduos; (iii) Orientam-se pelos valores culturais próprios de uma determinada sociedade; (iii) tem um caráter histórico, isto é, mudam de acordo com as transformações histórico-sociais.

    Está errada, portanto, a afirmação segundo a qual “ambas contam com a coerção legal do Estado”. As demais assertivas estão corretas.

    Gabarito do professor: letra a.


  •  

    Comentário do professor:

    "A questão aborda o tema relacionado aos aspectos em comum entre as normas morais e as normas jurídicas segundo autor específico. Conforme COTRIM, as normas morais e as normas jurídicas são estabelecidas pelos membros da sociedade, e ambas se destinam a regulamentar as relações nesse grupo de pessoas. Há, então, vários aspectos comuns entre normas morais e jurídicas. Por exemplo: (i) Apresentam-se como imperativos, ou seja, normas que devem ser seguidas por todos; (ii) Buscam propor, através de normas, uma melhor convivência entre os indivíduos; (iii) Orientam-se pelos valores culturais próprios de uma determinada sociedade; (iii) tem um caráter histórico, isto é, mudam de acordo com as transformações histórico-sociais.

    Está errada, portanto, a afirmação segundo a qual “ambas contam com a coerção legal do Estado”. As demais assertivas estão corretas.

    Gabarito: A"

  • alternativa: A

    V, V, F, V