SóProvas


ID
1608877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito do gerenciamento de resíduos sólidos, julgue o item que se segue.


A disposição adequada do lixo domiciliar deve ser feita em aterros, que podem ser aterros sanitários ou aterros controlados, sendo que este último tipo não envolve sistemas de coleta e tratamento do chorume, nem de drenagem e queima do biogás.


Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    aterro controlado é considerado uma solução intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. É uma tentativa de transformar lixões em aterro. Muitos dos aterros controlados não apresentam a impermeabilização do terreno, nem tratamento do chorume e dos gases produzidos.

  • FCC em uma questão considerou que a disposição final deve ser APENAS EM ATERRO SANITÁRIO...vai entender

  • Discordo plenamente...

    Incido VIII, Art. 3º Lei 12.305/2010 - disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;

    Aterro controlado é uma disposição de resíduo sólido direto ao solo, somento com cobertura. Não se leva em conta impermeabilização a coleta e tratamento do chorume, gases.

    É totalmento ilógico na própria questão ter: A disposição adequada do lixo domiciliar deve ser feita em aterros, que podem ser aterros sanitários ou aterros controlados, sendo que este último tipo não envolve sistemas de coleta e tratamento do chorume, nem de drenagem e queima do biogás.

    Como isso é adequado???

  • Certo! Nao achei erro nenhum! Tudo ok a questao nao entendir o pq do gabarito ser errado! Acho que o examinador nao sabe nem o que e disposicao e destinacao ate mesmo ultimos recursos possiveis do residuo. Enfim...
  • Segundo a ABNT.NBR8849/1985, o aterro controlado é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo. Essa técnica não causaria danos ou riscos à saúde pública e à segurança e minimizaria os impactos ambientais. Esse método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos. Portanto, cobriria os resíduos com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho.

    Com essa técnica de disposição produz-se, em geral, . Assim não havendo impermeabilização de base comprometendo a qualidade do solo e . Tampouco haveria sistema de tratamento de percolado (chorume mais água de infiltração) ou extração e queima controlada dos gases gerados.

  • A questão está Errada segundo gabarito.

    Mas, discordo. Questão correta.

  • Pessoal, encontrei algumas considerações interessantes:

    1) Lixões à céu aberto e aterros controlados são formas de destinação ambientalmente inadequadas.

    2) Quando falamos em lixo, não reconhecemos o valor dos materiais. Como o aterro sanitário só deve receber rejeitos, não pode ser chamado de destinação de lixo.

    3) Dentro do conceito de lixo existem na verdade a soma de resíduos sólidos e rejeitos. Porém os valores dos resíduos sólidos não estão sendo considerados. É como se na verdade tudo fosse rejeito.

    4) A existência de catadores de material reciclável, assim como o uso desses materiais na indústria prova algo interessante. O conceito de lixo está errado, pois sempre se encontra alguma forma de valor nos produtos descartados.

    Portanto, da mesma forma que os lixões, os aterros controlados são incompatíveis com a proteção ambiental. Nestes, não há tratamento adequado do terreno e os resíduos sólidos ali depositados são de diversas origens (domésticos, industriais, hospitalares, etc), dispostos sem qualquer critério, ao contrário do que ocorre nos aterros sanitários onde o controle e monitoramento são constantes.

    Fonte 1: https://portalresiduossolidos.com/aterro-controlado/

    Fonte 2: http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14280&revista_caderno=5

  • A disposição adequada do lixo domiciliar deve ser feita em aterros sanitários, já que aterros controlados não envolvem sistemas de coleta e tratamento do chorume, nem de drenagem e queima do biogás.

  • Pelo amor de Deus, pessoal. Tem comentário de 2018, 2019 discordando que aterro controlado é inadequado. A PNRS vem prorrogando o prazo para as prefeituras se adequarem a vários anos, ou seja, a terem um ATERRO SANITÁRIO para depositar seus rejeitos. Na verdade, estamos atrasados, pra variar. A União Europeia nem aterro sanitário admite mais, visto que existem tecnologias e estratégias muito mais interessantes para o meio ambiente, como pirólise, compostagem e economia circular. Bom, pra efeito de prova: LIXÃO E ATERRO CONTROLADO SÃO INADEQUADOS. ATERRO SANITÁRIO É ADEQUADO.

  • Pelo que encontrei, o aterro controlado é solução intermediária, entre lixão e aterro sanitário, que não é adequada para disposição final de lixo domiciliar, devido à não atenderem às recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

    Abaixo, uma repotagem do G1, publicada pelo governo de São Paulo Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

    https://cetesb.sp.gov.br/biogas/2017/08/01/aterros-sanitarios-aterros-controlados-e-lixoes-entenda-o-destino-do-lixo-no-parana/

  • Se não tiver drenagem e queima do biogás o aterro vai explodir! Não tem nenhum erro no gabarito pessoal

  • EU acho que é errada.

    Não se deve fazer disposição de lixo domiciliar. Primeiramente DESTINAÇÃO E DEPOISSSS "DISPOR" OS REJEITOS.

    beijos de luzzz

  • O CESPE, no gabarito preliminar, deu o item como CERTO. No entanto, alterou-o após.

    JUSTIFICATIVA CESPE:

    Considerando o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, de fato, o aterro controlado é uma forma inadequada de disposição final de resíduos e rejeitos, tendo como única medida o recobrimento dos resíduos com terra. Desta forma, opta-se por alterar o gabarito do item para ERRADO