SóProvas



Questões de Disposição Final


ID
189412
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Saneamento ambiental é definido como o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental para proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra E
     

    Justificativa
    Segue abaixo o conceito de Saneamento Ambiental segundo a FUNASA (2006).

    “O conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural.” (BRASIL, 2006).

    As demais alternativas estão incorretas pelas seguintes razões:
    a)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água, controle de doenças transmissíveis e obras especializadas;
    b)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e drenagem urbana;
    c)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e resíduos sólidos;
    d)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e aponta o tipo de estação  e formas exclusivas de tratamento da água, algo que não entra no mérito conceitual. O que esta implícito no conceito de saneamento ambiental, acerca da componente abastecimento de água, é o fato de que a água utilizada para abastecimento deverá atender aos padrões de potabilidade para consumo humano, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

ID
191563
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a Resolução RDC nº 306 de 07 de dezembro de 2004, os resíduos de serviços de saúde do grupo A

Alternativas
Comentários
  • I – Grupo A: Resíduos que apresentam risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente devido à  presença de agentes infecciosos, ou seja, aqueles passíveis de presença de agentes biológicos que, por  suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.

    II – Grupo B: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao  meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e  toxicidade.

    III – Grupo C: Materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos, em quantidades  superiores aos limites de isenção especificados nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear –  CNEN 6.05 e para os quais a reutilização é imprópria ou não prevista. Enquadram-se neste grupo quaisquer  materiais resultantes de laboratório de pesquisa e ensino na área de saúde; laboratórios de análises  clinicas; serviços de medicina nuclear e radioterapia que contenham radionuclideos em quantidade superior  aos limites de eliminação.

    IV – Grupo D: Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio  ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.  Papel de uso sanitário e fralda, absorventes higiênicos, peças descartáveis de vestuário, resto alimentar,  material utilizado em anti-sepsia e hemostasia de venóclises, equipo de soro e outros similares não  classificados como A; 

    V – Grupo E: Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas,  escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no  laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) e outros similares. 
  • Resposta: A


ID
208774
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com Lima (2005), a biorremediação aplicada em aterros e lixões pode ser realizada em fases distintas, ou seja, é um processo que exige partições ou divisões temporais e processuais na sua confecção. Assinale a alternativa correta em relação a esse tema.

Alternativas
Comentários
  • O processo de decomposição aeróbica ocorre em dois estágios: 

    a) estágio não metanogênico, onde as reações de hidrólise iniciam o estágio não metanogênico pela redução da matéria orgânica complexa à compostos insolúveis menores, através de enzimas extra celulares. Os produtos da hidrólise incluem ácidos graxos, açúcares simples, aminoácidos e outros compostos orgânicos de baixo peso molecular. Durante a hidrólise os micro organismos que participam do processo despendem mais energia do que conseguem ganhar. Apesar disso, aumenta a disponibilidade energética do meio em função das alterações sofridas pela matéria orgânica e da fonte de energia a ser utilizada nas reações subseqüêntes. Atividades tradicionais neste estágio complementam as modificações da matéria orgânica, como a captura de energia, formação de ácidos orgânicos, produção de amônia, água e de gases como o H2 e CO2. 

    b) Estágio metanogênico, os microrganismos atuantes no estágio são geralmente bactérias do gênero Methanobacterium, habitante comum do solo, do rúmem e dos esgotos domésticos. Esse microrganismo obtém energia a partir de duas reações principais: redução do CO2 pela adição de H2 para formar CO e H2O, que a partir da quebra do CH3COOH formam o metano e o dióxido de carbono. 


    Em resumo, durante a decomposição anaeróbia, segundo o princípio de duas fases, gases como CO2, H2,CH4, N2 e H2S são produzidos por dois grupos distintos de microrganismos, os formadores de ácidos e os formadores de metano. 
  • Correta letra "D".  d) Com o emprego de técnicas mais modernas da biotecnologia, como a bioaumentação e a lixiviação microbiana, é possível acelerar o processo de biorremediação em 10 vezes.


ID
208777
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A NBR 10004 apresenta a classificação dos resíduos sólidos. Considerando a classificação dos resíduos sólidos em função da periculosidade, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta A.

    b) Resíduos perigosos não apresentam riscos à saúde pública. ERRADA por que apresentam pela definição de resíduos sólidos, é intuitivo que estes são perigosos à segurança e saúde pública.

    c) Substâncias combustíveis compõem o grupo de resíduos inertes. ERRADA por que a característica combustibilidade é relacionada à classe dos Resíduos Não-Perigosos Não-Inertes (Classe II - A), conjuntamente com biodegrabilidade e solubilidade em água.

    d) Inflamabilidade, corrosidade, reatividade, toxidade e patogenicidade não são características de resíduos perigosos. ERRADA

    e) Resíduos inertes incluem os resíduos potencialmente biodegradáveis ou combustíveis. ERRADA, vide alternativa C
  • Em relação à classificação dos resíduos industriais estes também requerem uma série de procedimentos e testes, descritos em uma série de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT):

     

    a) NBR 10004/2004 - Resíduos Sólidos – Classificação;

     

    b) NBR 10005/2004 – Lixiviação de Resíduos- Procedimentos;

     

    c) NBR 10006/2004 – Solubilização de Resíduos – Procedimentos, e

     

    d) NBR 10007/2004 – Amostragem de resíduos – Procedimento.

     

    FONTE: http://engemausp.submissao.com.br/17/anais/arquivos/33.pdf

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!


ID
549637
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os parâmetros que influenciam no processo de compostagem para o tratamento de resíduos sólidos urbanos, sabe-se que

Alternativas
Comentários
  • a) a principal fonte de energia usada pelos micro-organismos é o nitrogênio. ERRADA - a principal fonte de energia é a água, pois a umidade garate a atividade microbiológica, isso pq, entre outros fatores, a estrutura dos microrganismos consiste de aproximadamente 90% de água.

    b) a aeração permite controlar a temperatura e retardar a atividade microbiana. ERRADA 

    c) a digestão anaeróbia e a aeróbia proporcionam a diminuição da temperatura. ERRADA

     d) o composto, para ser aplicado no solo, deverá ter uma relação C/N (carbono/nitrogênio) superior a 35:1. ERRADA - ideal é uma razão de 30/1, para material orgânico depositado na composteira, mas tb recomenda-se valores entre 26/1 e 35/1, como sendo as relações C/N mais propícias p/ uma rápida e eficiente compostagem.



  • conama 418/2017

    Art. 6º O processo de compostagem deve garantir uma relação carbono/nitrogênio no composto final menor ou igual a 20:1.

    a compostagem é um processo de decomposicao aerobio e a temperatura é o de mais influencia o processo, alem da umidade e nivel de aeracao 

  • CONAMA 418/2017?????????

  • Acredito que a principal fonte de energia dos microorganismos seja a fotossíntese

  • (a) errado. A principal fonte de energia dos organismos é o carbono, usados até para assimilação do N em sua estrutura; (b) errado. A atividade microbiana fica estimulada em um ambiente aeróbico;

    (c) errado. O metabolismo exotérmico dos microrganismos promove o aquecimento da massa em decomposição.

    (d) errado. O composto ja estabilizado tem uma relação C/N entre 8/1 e 12/1.

    (e) Certo. A presença de água é fundamental para o bom desenvolvimento da compostagem, sendo que a escassez ou o excesso de água pode desacelerar a compostagem.


ID
762100
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos define:

Alternativas
Comentários
  • a) Área contaminada como local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de substâncias ou resíduos de tipos predeterminados.
    Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: II - área contaminada: local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos;
    b) Geradores de resíduos sólidos como pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que geram resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo. [CORRETA]
    Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: IX - geradores de resíduos sólidos: pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que geram resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo;

    c) Ciclo de vida do produto como série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, desde o processo produtivo até sua disposição final.
    Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: IV - ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final;
    d) Disposição final ambientalmente adequada como distribuição ordenada de rejeitos em aterros, de modo a evitar danos à saúde pública e a minimizar os impactos ambientais adversos.
    Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: VIII - disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;
    e) Gestão integrada de resíduos sólidos como as ações voltadas à busca de soluções para estes resíduos, independente de controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.
    Art. 3º Para os efeitos desta Lei, entende-se por: XI - gestão integrada de resíduos sólidos: conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável;
    Fonte: Lei 12.305/10
  • Inacreditável essa questão! 

  • Nossa, não estou entendendo onde se encontram os erros...

  • A) Área contaminada: local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos

    B) Geradores de resíduos sólidos: pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que geram resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo; ( Conforme o texto da lei, portanto, a correta);

    C) Ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final;

    D) Disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; 

    E)  Gestão integrada de resíduos sólidos: conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.

     

    Fonte: Lei 12.305/10 art. 3°

    Se quer algo que nunca teve, faça algo que nunca fez!

  • OS ERROS SÃO QUASE IMPERCEPTÍVEIS:

     

    A) área contaminada: local onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos.

     

    B) geradores de resíduos sólidos: pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que geram resíduos sólidos por meio de suas atividades, nelas incluído o consumo; OK

     

    C) ciclo de vida do produto: série de etapas que envolvem o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo e a disposição final; 

     

    D) disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; (Incompleta, para mim, igualmente correta).

     

    E) gestão integrada de resíduos sólidos: conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável; 

  • Sinceramente!!!!!

    Sem a pontuação correta das frases, ficou dificil de entender!!!!

    Mau redigida

  • A Fundação Copia e Cola cobrou (pra variar) a letra da lei. Alguns itens estão, de fato, errados. A letra D está incompleta e como o enunciado pediu a definição de acordo com a lei, incompleto nesse caso é errado.

  • A banca foi muito esperta (sacana)!

  • Cobrar cópia e cola da lei é complicado, viu!


ID
771676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Lei n.º 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de ResíduosSólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos,bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e aogerenciamento de resíduos sólidos, às responsabilidades dosgeradores e do poder público e aos instrumentos econômicosaplicáveis. A respeito desse assunto, julgue o  item  seguinte.

A responsabilidade compartilhada prevê que os comerciantes e os consumidores finais serão os únicos responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º:

    XVII - responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos: conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei; 


ID
771679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Lei n.º 12.305/2010 instituiu a Política Nacional de ResíduosSólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos,bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e aogerenciamento de resíduos sólidos, às responsabilidades dosgeradores e do poder público e aos instrumentos econômicosaplicáveis. A respeito desse assunto, julgue o  item  seguinte.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos inclui os princípios da prevenção e da precaução, do poluidor-pagador e do protetor-recebedor, e do desenvolvimento sustentável.

Alternativas
Comentários
  • Princípio do protetor-recebedor: prevê a possibilidade de recebimento de algum tipo de incentivo para aquele empreendedor que cumprir com todas as normas ambientais. A ideia central é tentar implementar um incentivo fiscal (isenção ou redução de alíquotas de tributos. No Brasil surge com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010).

    Resposta retirada do livro: “Passe em concursos públicos – Manual de dicas – MPE e MPU”.

  • São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    I - a prevenção e a precaução

    II - o poluidor-pagador e o protetor-recebedor

    III - a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública; 

    IV - o desenvolvimento sustentável

    V - a ecoeficiência, mediante a compatibilização entre o fornecimento, a preços competitivos, de bens e serviços qualificados que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida e a redução do impacto ambiental e do consumo de recursos naturais a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada do planeta; 

    VI - a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade; 

    VII - a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; 

    VIII - o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania; 

    IX - o respeito às diversidades locais e regionais; 

    X - o direito da sociedade à informação e ao controle social; 

    XI - a razoabilidade e a proporcionalidade.

  • para responder certo essa questão, basta entender que a PNRS é uma derivada da PNMA. Os princípios de prevenção, precausão, poluidor-pagador, protetor-recebedor e desenvolvimento sustentável estão a PNMA, a PNRS, pois, como um braço das diretrizes nacional do MA, também possui, intrinsecamente, esses princícpios

  • O Samuel Serr fez um comentário interessante


ID
848014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a projeto e execução de obras de saneamento, julgue o   item  a seguir.


De acordo com a natureza da água, as adutoras são classificadas em livre, forçada e mista.

Alternativas
Comentários
  • As adutoras podem ser classificadas:

    1) Quanto a natureza da água:     

       I - Adutoras de água bruta        II - Adutoras de água tratada

    2) Quanto a movimentação da água:

       I - Adutora por gravidade
      II - Adutora por recalque
      III - Adutora mista
  • cuidado! pois este é o estilo cespe de questões

    pois ela troca as palavras tornando oque parece obvio em errado

    o correto não é quanto a natureza e sim quanto à motivamentação da água

  • Vai enganar outro cesp kkk
  • De acordo com a natureza da água, as adutoras são classificadas em ADUTORA DE ÁGUA BRUTA e ADUTORA DE ÁGUA TRATADA.


ID
848020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a projeto e execução de obras de saneamento, julgue o   item  a seguir.


A insolação e o período de detenção são alguns dos parâmetros utilizados para o dimensionamento de lagoas de estabilização.

Alternativas
Comentários
  • A Lagoas de estabilização tem seu dimensionamento influenciado pela temperatura, radiação solar e vento . são fatores que influenciam em sua eficiência. 

  • Além desses parâmetros, também utiliza-se a profundidade


ID
848023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a projeto e execução de obras de saneamento, julgue o   item  a seguir.


No dimensionamento de reservatórios de acumulação, para se calcular o tempo de sedimentação dos sólidos em suspensão, utiliza-se o método Rippl.

Alternativas
Comentários
  • errada!      A técnica mais utilizada para efetuar o dimensionamento de reservatório de água da chuva é o método de Rippl.

  • Questão Errada

     

    Segue outra:

     

    Q70858

    O método de Rippl pode ser utilizado para dimensionar reservatórios de acumulação em sistemas de abastecimento de água. Correta

  • Sobre o processo de sedimentação em reservatórios:

    É importante realizar a estimativa do volume de sedimentos afluentes ao reservatório, para que se destine parcela do volume para a destinação desses.

    A estimativa é feita com base a taxa de aporte de sólido anual e na taxa de retenção do reservatório.

    - Aporte de sólidos: obtido por meio de dados sedimentométricos, diretamente (da localidade) ou por regionalização (respeitando as similaridades necessárias);

    - Taxa de retenção: depende da relação entre a capacidade do reservatório e o volume total afluente. A curva de Brune é uma ferramenta destinada a obtenção tais taxas.

    Fonte: http://www.leb.esalq.usp.br/leb/disciplinas/Fernando/leb1440/Aula%206/Capacidade%20de%20Reservatorios.pdf


ID
939616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As obras de infraestrutura afetam o meio ambiente, sendo fundamental o conhecimento de suas etapas e processos construtivos para mensuração de seus efeitos e proposição de soluções técnicas menos impactantes. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Na execução de aterros, as bermas de equilíbrio têm a função de acelerar o adensamento por sobrecarga, reduzindo o tempo de recalque.

Alternativas
Comentários
  • Bermas de Equilíbrio: São camadas laterais, que servem de contrapeso aos empuxos resultantes da carga do aterro principal. Evitam a formação dos bulbos e o deslocamento do material instável, bem como o afundamento do material de boa qualidade do aterro, obtendo-se um processo de estabilização rápido e econômico.


ID
939619
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As obras de infraestrutura afetam o meio ambiente, sendo fundamental o conhecimento de suas etapas e processos construtivos para mensuração de seus efeitos e proposição de soluções técnicas menos impactantes. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Para execução de aterros, quanto menos coeso for o material, maior deverá ser a pressão estática aplicada durante a compactação.

Alternativas
Comentários
  • errado

    Atenção na interpretação!

    menos coeso não significa solo granular, signiica um solo siltoso,

    os solos coesos necessitam de pouca energia para compactar (pressão estática)

    solo coeso = solos argilosos e siltosos

    solo granular = solos arenosos e cascalho

     

  • Tem um porém que eu reparei agora: a questão não pergunta sobre a coesão do solo, pergunta sobre a coesão do material a ser compactado, no caso, o resíduo sólido.


    A explicação do Samuel tá certa mas não justifica a questão. Se a pergunta fosse a respeito do solo, ela teria de ser verdadeira, porque se qt mais coeso menor a energia para compactar, então, dentro do limite lá de plasticidade, qt menos coeso maior a energia, certo?


    Então, me parece que esteja errada porque a gente não pode considerar que o material tem as mesmas propriedades mecânicas das do solo, por causa da elevada heterogeneidade e biodegradabilidade.

  • Questão fora do padrão. Não exemplificou se é sobreo solo( material) ou sobre o material que é os residuos que são adcionados para compactação.

  • alguém sabe explicar?

  • É mais uma dúvida do que uma resposta..., mas analisei desta forma

    Aterro: Quanto menos coeso o material, mais difícil de compactar. Logo deverá ser maior a pressão dinâmica para se chegar a uma maior compactação.

  • Essa questão foi mal escrita mesmo, mas pesquisando em alguns materiais de estudo, todos eles tendem a falar a mesma coisa:

    Solos não coesivos são solos GRANULARES ou ARENOSOS. E nesse caso, a compactação deve ser por vibração.

    Eu respondi a questão com o seguinte raciocínio, se é não coesivo e a compactação deve ser por vibração, então não há uma relação com aumento da pressão estátiva a ser aplicada. E sim as condições do equipamento vibratório.

    Mas como eu disse, é uma questão mal escrita porque tudo depende do teor de umidade e a textura do solo.

    Um site explicou de maneira simplificada o raciocínio:

    Numa análise mais simplificada, que não considera a rugosidade das partículas (textura) e a umidade do solo, pode-se dizer que Solos Não Coesivos (Granulares), quando podem, devem ser compactados por intermédio de Placas Vibratórias enquanto os Solos Coesivos devem ser compactados por intermédio de Compactadores à Percussão; uma vez que, simplificando, os primeiros facilitam o rearranjo entre as partículas não coesivas e os últimos "quebra"� a resistência existente entre as partículas dos solos coesivos.

    Para os solos mistos deve-se analisar a sua composição para se decidir corretamente que tipo de máquina usar, de acordo com os critérios acima.

  • Para execução de aterros, quanto menos coeso for o material, maior deverá ser a pressão estática aplicada durante a compactação.

    Errada pq ...

    -->para materiais menos coesos não se utiliza pressão estática, mas sim vibração que é outro método diferente da pressão estática, usada justamente para solos que não são coesos, como areia por ex.


ID
940309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito do controle dos movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e do depósito desses resíduos, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a importação de resíduos sólidos perigosos é incentivada quando há intenção de recuperação ou de reutilização desses resíduos.

Alternativas
Comentários
  • Política Nacional de Resíduos Sólidos

    Art. 49.  É proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação. 

  • O correto seria: De acordo com a POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos é vedada, ainda que haja a intenção de recuperação ou reutilização.

  • ERRADA.

    Muito pelo contrário! Se os resíduos sólidos são perigosos, causam danos. Logo, não faz sentido incentivar a importação destes resíduos.

  • Questao pega bizonho

  • Art. 49.  É proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação. 

  • A lista de resíduos na qual a importação é proibida ou controlada no âmbito da Convenção de Basiléia e da Política Nacional de Resíduos Sólidos está publicada na Instrução Normativa Ibama nº 12, de 16 de julho de 2013 (IN Ibama nº 12/2013).

    O importador, além de recorrer às definições e aos procedimentos descritos no Decreto nº 875/1993 e do Decreto nº 4.581/2003 , deverá classificar os resíduos conforme a ABNT NBR 10004:2004 e obedecer às proibições e aos controles exigidos pela legislação nacional:

    CLASSE I - RESÍDUOS PERIGOSOS - IMPORTAÇÃO PROIBIDA

    CLASSE II A - RESÍDUOS NÃO INERTES - IMPORTAÇÃO CONTROLADA PELO IBAMA

    CLASSE II B - RESÍDUOS INERTES - IMPORTAÇÃO PERMITIDAExceção: importação de pneumáticos usados é proibida pela Resolução Conama nº 452/2012 com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Art. 49 da Lei nº 12.305/2010) e decisão do STF.

    OUTROS RESÍDUOS -  Rejeitos (conforme art. 3º, item XV da Política Nacional de Resíduos Sólidos) - IMPORTAÇÃO PROIBIDA

    FONTE: http://www.ibama.gov.br/autorizacoes/autorizacoes-residuos/importacao-exportacao-de-residuos-convencao-de-basileia

  • Lei 12.305/2015 - Política Nacional de Resíduos Sólidos, art. 49: É proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação. 

  • Importação permitido para disposição ambientalmente correta


ID
940312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação à gestão de resíduos sólidos e substâncias perigosas, julgue o item a seguir.

As competências dos geradores dos diversos tipos de resíduos sólidos, incluindo os perigosos e os radioativos, dentro da cadeia de gestão de resíduos são definidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n.° 12.305/2010.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Lei n.° 12.305/2010.

    Art 1°

    § 2o  Esta Lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica. 

  • Não inclui os resíduos radioativos - abrangidos pela Lei 10.308 - 2001

  • ERRADA.

    Eu errei por pensar que os radioativos estavam dentro dos resíduos perigosos.

    Mas a Lei 12305/2010 não se aplica aos resíduos radioativos.

  • Não levei em conta os resíduos radioativos.

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Analisar a alternativa conforme:

     

    | Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos

    | Título I - Disposições Gerais

    | Capítulo I - Do Objeto e do Campo de Aplicação

    | Artigo 1

     

    | § 2o

     

         "Esta Lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica." 

  • Radioativos possuem lei específica

  • GABARITO: ERRADO

    Os resíduos radioativos possuem lei específica, não fazendo parte da Lei 12.305 de 2010.

  • No começo da lei ela deixa bem claro que os resíduos radioativos terão legislação específica. Questão errada.
  • Sempre que aparecer: RADIOATIVOS, cuidado! Pense bem antes de responder, pois resíduos deste tipo possuem legislação específica.

    Bons estudos!


ID
940315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca do gerenciamento dos pneus inservíveis, julgue o item abaixo.

A destinação final dos pneus inservíveis consiste no armazenamento adequado, em lascas ou picados, por período indefinido, desde que obedecidas as exigências do licenciamento ambiental para esse fim.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado!

    Os pneus inservíveis devem ser depositados em ponto de coleta adequados: local definido pelos fabricantes e importadores de pneus para receber e armazenar provisoriamente os pneus inservíveis;

    RESOLUÇÃO 416, DE 30 DE SETEMBRO DE 2009.

  • ERRADA.

    Deixar em lascas ou picados por um período indefinido e armazenados em qualquer lugar não existe.
    Devem ser armazenados em pontos de coleta já definidos.
  • Pessoal ta voando aqui tudo errado pessoal na questao fala PERIODO DEFINIDO E NAO LOCAL! O PERIODO E DEFINIDO NAO PODENDO ULTRAPASSAR 1 ANO! FOCO
  • Resolução CONAMA 416/2009

    Art. 12, Parágrafo único. A simples transformação dos pneus inservíveis em lascas de borracha não é considerada destinação final de pneus inservíveis.

  • CONAMA 416 / 2009

    Art. 5º

    § 5º [...] aquelas relativas àcapacidade instalada para armazenamento e o prazo máximo de 12 meses para que ocorra a destinaçãofinal.

    Art. 12.

    Parágrafo único. A simples transformação dos pneus inservíveis em lascas de borracha não é considerada destinação final de pneus inservíveis.

  • Errado

    RESOLUÇÃO CONAMA 416/2009, art 12

  • ERRADO

    Conama 416

    Art. 2

    VIII - Central de armazenamento: unidade de recepção e armazenamento temporário de pneus inservíveis, inteiros ou picados, disponibilizada pelo fabricante ou importador, visando uma melhor logística da destinação.

    Art 12. Parágrafo único. A simples transformação dos pneus inservíveis em lascas de borracha não é considerada destinação final de pneus inservíveis. 

  • Destinação ambientalmente adequada de pneus inservíveis: procedimentos técnicos em que os pneus são descaracterizados de sua forma inicial, e que seus elementos constituintes são reaproveitados, reciclados ou processados por outra(s) técnica(s) admitida(s) pelos órgãos ambientais competentes, observando a legislação vigente e normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, e a minimizar os impactos ambientais adversos


ID
940318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando o gerenciamento e a disposição final de pilhas e baterias, julgue o próximo item.

Pilhas e baterias usadas, de quaisquer tipos ou características, poderão ser dispostas em aterro ou incineradas em instalações e equipamentos, todos devidamente licenciados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Parágrafo Único. Na impossibilidade de reutilização ou reciclagem das pilhas e baterias descritas no art. 1o, a destinação final por destruição térmica deverá obedecer as condições técnicas previstas na NBR - 11175 - Incineração de Resíduos Sólidos Perigosos - e os padrões de qualidade do ar estabelecidos pela Resolução Conama no 03, de 28 de junho de l990.

  • ERRADA.

    Pilhas e baterias NUNCA devem ser incineradas nem colocar em aterro, com o risco de liberar substâncias tóxicas! Elas devem ser recicladas.
  • Na Resolução CONAMA 401/2008, tem-se que não é permitido em aterro não licenciado... assim como instalações e equipamentos não licenciados... Mas pela questão está tudo licenciado... Alguém me explica?

  • Pilhas e baterias usadas, de quaisquer tipos ou características, poderão ser dispostas em aterro ou incineradas em instalações e equipamentos, todos devidamente licenciados. ERRADO

     

    RESOLUÇÃO 401 CONAMA

     

    Art. 22. Não serão permitidas formas inadequadas de disposição ou destinação final de pilhas e baterias usadas, de quaisquer tipos ou características, tais como:

    I - lançamento a céu aberto, tanto em áreas urbanas como rurais, ou em aterro não licenciado;

    II - queima a céu aberto ou incineração em instalações e equipamentos não licenciados;

     

    Assim, entende-se pela leitura do artigo que, via de regra, é permitada a disposição final de pilhas e baterias usadas em aterros sanitários, desde que licenciados para tal fim, bem como é permitida a incineração de pilhas e baterias em equipamentos licenciados

     

    No entanto, há exceções 

     

    CAPÍTULO III DAS BATERIAS CHUMBO-ÁCIDO

    Art. 10. Não é permitida a disposição final de baterias chumbo-ácido em qualquer tipo de aterro sanitário, bem como a sua incineração.

     

    DAS BATERIAS NÍQUEL-CÁDMIO E ÓXIDO DE MERCÚRIO

    Art. 13. Não é permitida a incineração e a disposição final dessas baterias em qualquer tipo de aterro sanitário, devendo ser destinadas de forma ambientalmente adequada.

     

    Assim, diferentemente do que afirma a questão, NÃO são todas os tipos de pilhas e baterias que poderão ser dispostas em aterros ou inceneradas, ainda que licenciados. 


ID
940324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos incorpora conceitos inovadores de gestão de resíduos. A respeito desses conceitos, julgue o item seguinte.

A logística reversa é um instrumento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinado a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou para outra destinação final ambientalmente adequada.

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305, Art. 3:
    XII - logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada; 

  • CERTA.

    Está na Lei 12305/2010 (art. 3°):

    XII - logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada; 

  • GABARITO: CERTO

     

     

    Analisar a alternativa conforme:

     

    | Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos

    | Título I - Disposições Gerais

    | Capítulo II - Definições

    | Artigo 3

    | Inciso XII

         

         "logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada;" 

  • GABARITO CERTO

    XII - LOGÍSTICA REVERSA - Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada


ID
1020937
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o texto a seguir, relacionado com resíduos sólidos, dividido em três segmentos, para responder a questão.

I. Os resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais quando dispostos de modo inadequado são potenciais causadores de impactos sobre o solo, as águas superficiais e subterrâneas, que podem ser contaminados por organismos patogênicos, metais pesados, sais e hidrocarbonetos contidos no chorume.

II. O tratamento inadequado dos resíduos sólidos implica ainda em liberação de CH4 (metano), dioxinas e outros poluentes prioritariamente para o solo.

III. As técnicas usadas para o tratamento de resíduos consistem na disposição em aterros comuns ou especiais, incineração, encapsulamento, desinfecção e esterilização, entre outros.

Com respeito a atividade de saneamento ambiental, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) descrita(s) em:

Alternativas
Comentários
  • INCORRETA: (II). O tratamento inadequado dos resíduos sólidos implica ainda em liberação de CH4 (metano), dioxinas e outros poluentes prioritariamente para o solo.  >>> Acredito que o erro está em que mesmo com tratamento adequado, através da deposição dos resíduos em aterro sanitário, serão produzidos metano, dioxinas e outros poluentes. (Alguém corrige se o erro for outro?!)


    Composição do Biogás de Aterro


    Um aterro de resíduos sólidos pode ser considerado como um reator biológico onde as principais entradas são os resíduos e a água e as principais saídas são os gases e o chorume. A decomposição da matéria orgânica ocorre por dois processos, o primeiro processo é de decomposição aeróbia e ocorre normalmente no período de deposição do resíduo. Após este período, a redução do O2 presente nos resíduos dá origem ao processo de decomposição anaeróbia.


    O gás de aterro é composto por vários gases, alguns presentes em grandes quantidades como o metano e o dióxido de carbono e outros em quantidades em traços. Os gases presentes nos aterros de resíduos incluem o metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), amônia (NH3), hidrogênio (H2), gás sulfídrico (H2S), nitrogênio (N2) e oxigênio (O2). O metano e o dióxido de carbono são os principais gases provenientes da decomposição anaeróbia dos compostos biodegradáveis dos resíduos orgânicos. A distribuição exata do percentual de gases variará conforme a antiguidade do aterro.


    Os fatores que podem influenciar na produção de biogás são: composição dos resíduos dispostos, umidade, tamanho das partículas, temperatura, pH, Idade dos resíduos, projeto do aterro e sua operação.


  • Disposição em aterro é técnica de tratamento de resíduos? questão furada!

  • II. O tratamento inadequado dos resíduos sólidos implica ainda em liberação de CH4 (metano), dioxinas e outros poluentes prioritariamente para o solo.

     

    Acredito que o erro prioritário do item é falar que os gases descritos são poluentes prioritários para o solo e não para a atmosfera.

     

    Concordo com o Guilherme Generozo que a disposição dos resíduos em aterros não é tratamento do resíduo sólido e sim disposição final ambientalmente adequada e, assim, a questão era passível de anulação.

  • O candidato que estuda e se prepara tem que tomar muito cuidado com bancas como a IBFC.

    Muitas das questões são mal elaboradas e podem levar ao erro o candidato bem preparado.


ID
1020952
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o texto a seguir, e as lacunas identificadas com as letras [X], [Y] e [Z] para responder a questão.

Lei Federal nº 12.305/2010 dispõe que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos conterá os programas, projetos e ações para o atendimento das metas previstas. Também estabelece que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos tem vigência por prazo indeterminado e horizonte de [X] anos, sendo atualizado a cada [Y] anos. Assim, o Plano trabalha com uma visão de [Z] prazo que precisa ser materializada em programas e ações que propiciem o alcance das metas estabelecidas.

Respectivamente, [X], [Y] e [Z] correpondem a:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 12.305/2010:

    Seção II - Do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

    Art. 15. A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos

  • GABARITO: D

     

     

    Analisar as alternativas conforme:

     

    | Lei 12.305 de 02 de Agosto de 2010 - Política Nacional dos Resíduos Sólidos

    | Títuto III - Das Diretrizes Aplicáveis aos Resíduos Sólidos 

    | Capítulo II - Dos Planos de Resíduos Sólidos 

    | Seção II - Do Plano Nacional de Resíduos Sólidos 

    | Artigo 15

     

         "A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo:"


ID
1119037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do saneamento ambiental.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos propõe a responsabilidade exclusiva do poder público pelo ciclo de vida e logística reversa de retorno de produtos, pelas metas de redução de disposição final de resíduos em aterros sanitários e pela disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos em aterros sanitários.

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305

    Art. 25.  O poder público, o setor empresarial e a coletividade são responsáveis pela efetividade das ações voltadas para assegurar a observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e das diretrizes e demais determinações estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento. 

    Art. 3:

    XVII - responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos: conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei;

    XII - logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada; 
  • Responsabilidade COMPARTILHADA

  • A Política Nacional de Resíduos Sólidos propõe a responsabilidade COMPARTILHADA pelo ciclo de vida e logística reversa de retorno de produtos, pelas metas de redução da DESTINAÇÃO final de resíduos em aterros sanitários e pela disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos em aterros sanitários.

  • Como sabemos há a chamada : responsabilidade compartilhada!

  • 2 coisas erradas nao e exclusivamente somente do poder publico e a outra muito cuidado com a palavra destinacao e disposicao! ABRACOS

ID
1174687
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Japão e alguns países europeus incineram a maior parte de seus resíduos urbanos.

Uma vantagem dessa tecnologia de destinação final de resíduos é a(o)

Alternativas
Comentários
  • A principal vantagem no processo de incineração é a redução do volume dos resíduos. 

    As altas temperaturas destroem os microrganismos patogênicos. 


ID
1174711
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Lei nº 12.305, de 02/08/2010, regulamentada pelo Decreto nº 7.404, de 23/12/2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Segundo estes instrumentos legais, para atender às iniciativas de prevenção e redução da geração de resíduos sólidos no processo produtivo, estruturação de sistemas de coleta seletiva e de logística reversa, descontaminação de áreas contaminadas, entre outras, o poder público poderá instituir algumas medidas indutoras, à EXCEÇÃO de

Alternativas
Comentários
  • Correta Alternativa: E

    Art. 80 do Decreto 7.404/10. As iniciativas previstas no art. 42 da Lei nº 12.305, de 2010, serão
    fomentadas por meio das seguintes medidas indutoras:
    I – incentivos fiscais, financeiros e creditícios;
    II – cessão de terrenos públicos;
    III – destinação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, nos termos do Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006;
    IV – subvenções econômicas;
    V – fixação de critérios, metas, e outros dispositivos complementares de sustentabilidade ambiental para as aquisições e contratações públicas;
    VI – pagamento por serviços ambientais, nos termos definidos na legislação; e
    VII – apoio à elaboração de projetos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) ou quaisquer outros mecanismos decorrentes da Convenção Quadro de Mudança do Clima das Nações Unidas.


ID
1367251
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O método que utiliza alguns princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho, realizando a impermeabilização de base e o tratamento do percolado, é:

Alternativas
Comentários
  • Lixão: são depósitos de lixo a céu aberto, popularmente conhecidos como vazadouros, lixeiras ou lixões. Ele é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Neste local, não há sistema de tratamento de efluentes líquidos – o chorume (líquido que escorre do lixo, fruto da decomposição da matéria orgânica). Em consequência disso, este líquido penetra pela terra, com substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático.


    Aterro controlado: são depósitos de lixo que são cobertos por uma camada de terra. Este sistema minimiza o mau cheiro e o impacto visual, além de evitar a proliferação de insetos e animais. Porém, não há impermeabilização de base (o que evitaria que o material contamine o solo e o lençol d’água), nem sistema de tratamento do chorume ou do biogás.



  • Letra A


    Lixão – Forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, em que o lixo é depositado diretamente no solo, sem qualquer técnica ou medida de controle, com sérios impactos ao ambiente e à saúde humana. Dentre os impactos causados estão a proliferação de vetores de doenças (mosca, mosquitos, ratos etc.), a geração de odores desagradáveis e a contaminação do solo e das águas pelo chorume. Os riscos de contaminação são agravados pelo desconhecimento da origem do material descartado, podendo estar presentes resíduos perigosos.

    Aterro controlado – Para tentar amenizar os depósitos a céu aberto foi criada a categoria de aterro controlado. Na realidade a nomenclatura mais adequada seria “lixão controlado”. Neste sistema, há uma contenção do lixo que, depois de lançado no depósito, é coberto por uma camada de terra. Esta forma de disposição minimiza o mau cheiro e o impacto visual, porém, não dispõe de impermeabilização de base (contaminando o solo e o lençol d’água) nem de sistema de tratamento do chorume ou do biogás.

    Aterro sanitário – Forma de disposição final de resíduos sólidos que oferece um conjunto de normas operacionais e critérios técnicos de modo a evitar riscos à saúde pública e ao ambiente. Os resíduos são depositados em terrenos impermeabilizados e a seguir compactados e recobertos por camadas de terra. Deve haver dispositivos para drenagem superficial de água, captação e tratamento de chorume (liquido de alto potencial poluidor proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo) e captação e tratamento de gases provenientes da decomposição do lixo (principalmente metano e dióxido de carbono). Um aterro sanitário deve contar com monitoramento ambiental e geotécnico permanente, além de um plano de encerramento de suas atividades.


    fonte:

    http://www.recicloteca.org.br/cidades/conceitos-cada-coisa-e-uma-coisa/



ID
1367266
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No tratamento químico de resíduos de serviços de saúde, estes são triturados e logo após mergulhados numa solução desinfetante, que pode ser de:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    3.3.7 – Tratamento por Desinfetantes Químicos

    Baseia-se  nas  propriedades  particulares  dos  agentes  químicos  para  inativar  os  agentes

    patológicos.  Primeiramente,  os  resíduos  são  triturados  e,  logo  após,  mergulhados  numa solução  desinfetante  (Por  exemplo,  hipoclorito  de  sódio,  dióxido  de  cloro  ou  gás formaldeído).  A  eficácia  do  agente  químico  dependerá  da  temperatura,  pH  e  da  presumível presença de outros desinfetantes, que podem causar um efeito negativo ou positivo.

    Monografia: Carolina Figueiredo Dominciano


    Classificação, Disposição e Tratamento de Resíduos Sólidos Hospitalares


    www.unifal-mg.edu.br/engenhariaquimica/system/files/imce/TCC_2014_2/Carolina_Figueiredo_TCC_2014_2.pdf


ID
1368382
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O chorume e os gases são provenientes da degradação de resíduos sólidos urbanos dentro de um aterro de resíduos.

Em um aterro sanitário

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c.

    O chorume, também chamado por líquido percolado ou lixiviado, era inicialmente apenas a substância gordurosa expelida pelo tecido adiposo da gordura de um animal peludo. Posteriormente, o significado da palavra foi ampliado e passou a significar o líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente.

    Chorume também é uma mistura de água e resíduos da decomposição do lixo. Pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea. O chorume possui alta concentração de Demanda biológica de oxigênio (DBO).

    Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


  • a) não há geração de chorume e de gases, pois há controle da degradação dos resíduos.

    b) a emissão de gás dentro do aterro é anulada pelos sistemas de controle de gás.

    c) o chorume é o líquido gerado pela decomposição da massa de resíduos. (CERTO)

    d) a biodegradação ocorre somente de forma aeróbica.

    e)a biodegradação ocorre somente de forma anaeróbica.

     

     

     

  • Questão inconsistente - Chorume não é a decomposição da MASSA DE REJEITOS, visto que existem rejeito que não podem ser decompostos. Vidro não sofre decomposição, e é um rejeito que pode ser encontrado nos aterros, visto que o tipo de massa referido na questão não foi especificado.

    Estaria correto se a questão tivesse afirmado que se trata da biomassa.


ID
1411480
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Lei n.º 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), contém importantes instrumentos para o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Analise as afirmativas feita com relação a esta Lei e à PNRS:

I. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos.
II. Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos, na logística reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo.
III. Cria metas importantes que contribuem para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento em nível municipal; não se faz necessário que particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, cabendo tal função ao estado.
IV. Retira o Brasil do patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na logística reversa quanto na coleta seletiva.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Item IV está errado, pois inserir catadores(as) no processo não é inovação, mas sim retrocesso; os países mais desenvolvidos na gestão de resíduos sólidos somente permitem que cooperativas, ONGs e empresas trabalhem nessas áreas, visando profissionalizar a situação e criar empregos de forma digna e salubre!

  • Gab B

    erros:

    III. Cria metas importantes que contribuem para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento em nível municipal; não se faz necessário que particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, cabendo tal função ao estado. (DEVE ELABORAR, ART 20)

    IV. Retira o Brasil do patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na logística reversa quanto na coleta seletiva. (BR É SUBDESENVOLVIDO E EMERGENTE; JÁ EXISTE EM OUTROS PAÍSES ESSA LOGÍSTICA E COLETA. ADENDO: LEIA COMENTÁRIO DO COLEGA ABAIXO TBM)


ID
1422733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de educação ambiental e da gestão, proteção e controle da qualidade ambiental, julgue o item seguinte.

A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica nos currículos escolares, mas a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.795/99 (Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental)

    Art. 10, § 1o A educação ambiental não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.

    Art. 11. A dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em todas as disciplinas.

    Correto.





ID
1422739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de educação ambiental e da gestão, proteção e controle da qualidade ambiental, julgue o item seguinte.

Se o município possui um plano de gestão integrada de resíduos sólidos, os consumidores estão desobrigados de acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos gerados em suas residências, pois, uma vez instituído o plano, essa obrigação é transferida aos comerciantes e distribuidores dos produtos, que deverão retorná-los aos fabricantes e importadores para ser dada a destinação ambientalmente adequada aos produtos e às embalagens.

Alternativas
Comentários
  • Lei 12305/10, Art. 35.  Sempre que estabelecido sistema de coleta seletiva pelo plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos e na aplicação do art. 33, os consumidores são obrigados a: 

    I - acondicionar adequadamente e de forma diferenciada os resíduos sólidos gerados; 


    Gabarito: Errado.


ID
1527619
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em um determinado aterro sanitário, o engenheiro gerente foi requisitado a organizar diversas ações de forma a manter o aterro dentro do padrão de operação adequado. O conjunto de ações totalmente correto na operação de aterro sanitário é:

Alternativas
Comentários
  • D

  • O recobrimento dos resíduos é diário, logo eliminam-se as alternativas B, C, E.

    A pesagem dos veículos acontece na entrada. Assim elimina-se a alternativa A.


ID
1527625
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma empresa foi contratada pela prefeitura para analisar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos que serão depositados no aterro sanitário do município. No relatório de resultados entregue, a empresa citou uma série de fatores que influem na composição gravimétrica dos resíduos. O item que apresenta todos os fatores pertinentes é:

Alternativas
Comentários
  • Sua composiÁ„o varia de comunidade para comunidade, de acordo com os h·bitos e costumes da populaÁ„o, n˙mero de habitantes do local, poder aquisitivo, variaÁıes sazonais, clima, desenvolvimento, nÌvel educacional, variando ainda para a mesma comunidade com as estaÁıes do ano.

    manual da funasa


ID
1527631
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Município Y está iniciando o processo de escolha de área para um novo aterro sanitário. Vários fatores são levados em conta para esse fim. São fatores que influenciam positiva ou negativamente na decisão:

Alternativas
Comentários
  • melhor área e aquela que:

    está próxima da zona de coleta (no máximo 30 km para ida e volta);

    apresenta vias de acesso em boas condições de tráfego para os caminhões, inclusive em épocas de chuvas, com o minimo de aclives, pontes estreitas e outros inconvenientes;

    está afastada de aeroportos ou de corredores de aproximação de aeronaves, já que o lixo atrai urubus, por exemplo, que podem provocar acidentes aéreos;

    está afastada no mínimo 2 km de zonas residenciais adensadas para evitar incômodos ao bem-estar e a saúde dos moradores;

    é servida por redes de telefones, energia elétrica, água, transportes e outros serviços, o que facilitara enormemente as operações de aterro;

    está afastada de cursos de água, nascentes e poços artesianos, em virtude da possibilidade de contaminação das águas;

    apresenta jazidas acessíveis de material para cobertura do lixo, par a revestimento de pistas de acesso e impermeabilização do solo;

    apresenta posicionamento adequado em relação a ventos dominantes.


ID
1527634
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O engenheiro encarregado do Aterro X pretende avaliar os processos de tratamento do chorume produzido pelo aterro. Uma série de parâmetros que influem na qualidade do chorume foi levantada. São eles:

Alternativas

ID
1527637
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como forte premissa o aproveitamento dos resíduos, utilizando vários processos com o objetivo de aterrar apenas os rejeitos. Sobre o tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Reciclagem: altera as propriedades  físicas, físico-químicas ou biológicas.

    Reutilização: processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química.

    A segregação dos resíduos deve ser realizada na fonte geradora.


    Mais detalhes, ver Lei 12.305/10

  • gab d

    a- reutilização = é o mesmo produto

    b- coleta seletiva = processo de separação de resíduos

    c- altera produto e vira outro = reciclagem

    d- altera produto e vira outro = reciclagem

    e-antes do aterro e não NO aterro


ID
1527643
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No relatório de gestão dos resíduos do Hospital X, foram listadas as atividades abaixo. O conjunto de atividades completamente correto é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa e

    O transporte interno deve ser feito em horários não coincidentes com a distribuição de alimentos, roupas e medicamentos, períodos de visita ou de maior fluxo de atividades ou pessoas. 


ID
1608874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito do gerenciamento de resíduos sólidos, julgue o item que se segue.


A pirólise é um processo de destruição térmica mediante a queima dos resíduos na presença de excesso de oxigênio. Nesse processo, os materiais à base de carbono são decompostos, desprendendo calor e gerando um resíduo de cinzas.


Alternativas
Comentários
  • "A pirólise é um processo de destruição térmica mediante a queima dos resíduos na AUSÊNCIA de oxigênio, o seu balanço energético é positivo, ou seja produz mais energia do que consome. "

    http://www.resol.com.br/curiosidades/curiosidades2.php?id=1516


ID
1608877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito do gerenciamento de resíduos sólidos, julgue o item que se segue.


A disposição adequada do lixo domiciliar deve ser feita em aterros, que podem ser aterros sanitários ou aterros controlados, sendo que este último tipo não envolve sistemas de coleta e tratamento do chorume, nem de drenagem e queima do biogás.


Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    aterro controlado é considerado uma solução intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. É uma tentativa de transformar lixões em aterro. Muitos dos aterros controlados não apresentam a impermeabilização do terreno, nem tratamento do chorume e dos gases produzidos.

  • FCC em uma questão considerou que a disposição final deve ser APENAS EM ATERRO SANITÁRIO...vai entender

  • Discordo plenamente...

    Incido VIII, Art. 3º Lei 12.305/2010 - disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;

    Aterro controlado é uma disposição de resíduo sólido direto ao solo, somento com cobertura. Não se leva em conta impermeabilização a coleta e tratamento do chorume, gases.

    É totalmento ilógico na própria questão ter: A disposição adequada do lixo domiciliar deve ser feita em aterros, que podem ser aterros sanitários ou aterros controlados, sendo que este último tipo não envolve sistemas de coleta e tratamento do chorume, nem de drenagem e queima do biogás.

    Como isso é adequado???

  • Certo! Nao achei erro nenhum! Tudo ok a questao nao entendir o pq do gabarito ser errado! Acho que o examinador nao sabe nem o que e disposicao e destinacao ate mesmo ultimos recursos possiveis do residuo. Enfim...
  • Segundo a ABNT.NBR8849/1985, o aterro controlado é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo. Essa técnica não causaria danos ou riscos à saúde pública e à segurança e minimizaria os impactos ambientais. Esse método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos. Portanto, cobriria os resíduos com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho.

    Com essa técnica de disposição produz-se, em geral, . Assim não havendo impermeabilização de base comprometendo a qualidade do solo e . Tampouco haveria sistema de tratamento de percolado (chorume mais água de infiltração) ou extração e queima controlada dos gases gerados.

  • A questão está Errada segundo gabarito.

    Mas, discordo. Questão correta.

  • Pessoal, encontrei algumas considerações interessantes:

    1) Lixões à céu aberto e aterros controlados são formas de destinação ambientalmente inadequadas.

    2) Quando falamos em lixo, não reconhecemos o valor dos materiais. Como o aterro sanitário só deve receber rejeitos, não pode ser chamado de destinação de lixo.

    3) Dentro do conceito de lixo existem na verdade a soma de resíduos sólidos e rejeitos. Porém os valores dos resíduos sólidos não estão sendo considerados. É como se na verdade tudo fosse rejeito.

    4) A existência de catadores de material reciclável, assim como o uso desses materiais na indústria prova algo interessante. O conceito de lixo está errado, pois sempre se encontra alguma forma de valor nos produtos descartados.

    Portanto, da mesma forma que os lixões, os aterros controlados são incompatíveis com a proteção ambiental. Nestes, não há tratamento adequado do terreno e os resíduos sólidos ali depositados são de diversas origens (domésticos, industriais, hospitalares, etc), dispostos sem qualquer critério, ao contrário do que ocorre nos aterros sanitários onde o controle e monitoramento são constantes.

    Fonte 1: https://portalresiduossolidos.com/aterro-controlado/

    Fonte 2: http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14280&revista_caderno=5

  • A disposição adequada do lixo domiciliar deve ser feita em aterros sanitários, já que aterros controlados não envolvem sistemas de coleta e tratamento do chorume, nem de drenagem e queima do biogás.

  • Pelo amor de Deus, pessoal. Tem comentário de 2018, 2019 discordando que aterro controlado é inadequado. A PNRS vem prorrogando o prazo para as prefeituras se adequarem a vários anos, ou seja, a terem um ATERRO SANITÁRIO para depositar seus rejeitos. Na verdade, estamos atrasados, pra variar. A União Europeia nem aterro sanitário admite mais, visto que existem tecnologias e estratégias muito mais interessantes para o meio ambiente, como pirólise, compostagem e economia circular. Bom, pra efeito de prova: LIXÃO E ATERRO CONTROLADO SÃO INADEQUADOS. ATERRO SANITÁRIO É ADEQUADO.

  • Pelo que encontrei, o aterro controlado é solução intermediária, entre lixão e aterro sanitário, que não é adequada para disposição final de lixo domiciliar, devido à não atenderem às recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

    Abaixo, uma repotagem do G1, publicada pelo governo de São Paulo Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

    https://cetesb.sp.gov.br/biogas/2017/08/01/aterros-sanitarios-aterros-controlados-e-lixoes-entenda-o-destino-do-lixo-no-parana/

  • Se não tiver drenagem e queima do biogás o aterro vai explodir! Não tem nenhum erro no gabarito pessoal

  • EU acho que é errada.

    Não se deve fazer disposição de lixo domiciliar. Primeiramente DESTINAÇÃO E DEPOISSSS "DISPOR" OS REJEITOS.

    beijos de luzzz

  • O CESPE, no gabarito preliminar, deu o item como CERTO. No entanto, alterou-o após.

    JUSTIFICATIVA CESPE:

    Considerando o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, de fato, o aterro controlado é uma forma inadequada de disposição final de resíduos e rejeitos, tendo como única medida o recobrimento dos resíduos com terra. Desta forma, opta-se por alterar o gabarito do item para ERRADO


ID
1640464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com referência à norma NBR 13.028/2006, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relativa à recuperação de áreas degradadas, julgue o item que se segue.

De acordo com a referida norma, os locais para depósito de rejeitos devem estar próximos do sistema de beneficiamento, preferencialmente em áreas lavradas e exauridas ou em áreas degradadas, e obrigatoriamente em um nível topográfico superior ao sistema de beneficiamento.

Alternativas
Comentários
  • não devem estar próximos, nada impede que a mineradora descarregue o rejeito em outro lugar apropriado; por questões econômicas, para evitar transporte, o local de deposição de rejeito fica ao lado do de beneficiamento. Outro equívoco é o enunciado dizer que os rejeitos devem estar em níveis mais altos que o lugar de beneficiamento kkk pra que subir com "lixo" pro morro?

     

    definitivamente, na norma não tem isso e nem precisa conhecer a norma, basta ler com interpretação. As NBRs não tratam de mérito, elas tratam de questão técnica

  • NÃO É OBRIGATÓRIO

    Um local considerado adequado para implantação de uma barragem de terra, além dos aspectos anteriormente citados, deverá possuir as seguintes características:

    - áreas de empréstimo e pedreiras localizadas em cotas superiores às da barragem, visando facilitar o transporte de materiais;

    - as fundações devem ter resistência e estanqueidade suficientes, de acordo com as recomendações para Preparo e Tratamento das Fundações;

    - o eixo deve ser posicionado no local mais estreito do rio, visando-se reduzir o volume da barragem;

    - as margens do reservatório devem ser estáveis, visando-se minimizar escorregamentos.


ID
1686502
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os aterros sanitários, analise estas afirmações.

I – É vedada a prática de queima do biogás.

II – A escolha do local deve levar em conta a distância do centro urbano, as condições de acesso, a existência de nascentes, o vetor de crescimento da cidade e a proximidade de jazidas de material de cobertura.

III – Deve ser previsto sistema de drenagem das águas superficiais que tendem a escoar para a área do aterro sanitário, bem como das águas que se precipitam diretamente sobre essa área.

IV – A vida útil de aterros sanitários independe da utilização de unidades de triagem, reciclagem e compostagem.

Então, a alternativa que contém somente as afirmações corretas é a seguinte:

Alternativas

ID
1686508
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os resíduos de serviços de saúde do grupo A

Alternativas
Comentários
  • Grupo A- resíduos com possível carga de agentes biológicos, que podem apresentar risco à infecção. Após autoclavagem, uso de microondas e incineração,podem ser tratatos em circuito normal de resíduos sólidos urbanos ( aterros sanitários).

  • Podem ser dispostos em aterros sanitários, após eliminação da carga microbiana. Ou seja apos a autoclavam,uso de microondas e incineração irão pertencer ao grupo de residuos solidos urbanos que poderam ser destinados ao aterro sanitário.


ID
1701466
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

 A principal função do aterro sanitário é isolar o lixo para que este não entre em contato com o lençol freático e o ar. Sobre os aterros, avalie as afirmativas apresentadas.

I. Na estrutura de um aterro não há necessidade da existência do sistema coletor de chorume, pois a quantidade de água infiltrada pelas chuvas é pequena.

II. O aterro deve ser localizado em áreas de fácil acesso.

III. O solo deve ser arenoso.

É correto, APENAS, o contido em

Alternativas
Comentários
  • A composição do lixo urbano é bastante variada, podendo conter substâncias perigosas ao homem e ao ambiente. A tendência natural é que tais substâncias e os produtos da própria decomposição do lixo comecem a penetrar no solo, levadas pela água presente no lixo e pela água das chuvas. A este tipo de fenômeno se dá o nome de lixiviação. Dela resulta o chorume, um líquido de cor escura, odor desagradável e elevado poder de poluição. O solo de baixa permeabilidade é portanto o ideal para o aterro, pois funciona como se fosse um filtro. Vai retendo as substâncias à medida que o chorume se movimenta através dele, reduzindo o seu poder contaminante.

  • Localizado em áreas de fácil acesso? What?????

  • I. Na estrutura de um aterro a necessidade da existência do sistema coletor de chorume

    II. O aterro deve ser localizado em áreas de fácil acesso (Correto, pois os caminhões devem ter boas condições de acesso para chegarem ao aterro)

    III. O solo não deve ser arenoso, pois solos arenosos apresentam permeabilidade acima do recomendável para aterros, o que pode causar infiltração mais facilitada de lixiviados


ID
1701538
Banca
CONSESP
Órgão
DAE-Bauru
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

 “Com a ampliação do consumismo, aumenta a produção de lixo. Todavia, o mesmo lixo que é dejeto para alguns é matéria prima para novas atividades produtivas através da reciclagem, compostagem, reaproveitamento, mas há um tipo de lixo que não há como ser aproveitado tendo como único destino a incineração."

A qual tipo de lixo o enunciado acima se refere?

Alternativas

ID
1759336
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as Políticas de Resíduos Sólidos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incumbe:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Letras A e B) Art. 10.  Incumbe ao Distrito Federal e aos Municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais do Sisnama, do SNVS e do Suasa, bem como da responsabilidade do gerador pelo gerenciamento de resíduos, consoante o estabelecido nesta Lei.

    Letra C,D e E) Art. 11.  Observadas as diretrizes e demais determinações estabelecidas nesta Lei e em seu regulamento, incumbe aos Estados: I - promover a integração da organização, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum relacionadas à gestão dos resíduos sólidos nas regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, nos termos da lei complementar estadual prevista no§ 3º do art. 25 da Constituição Federal;  II - controlar e fiscalizar as atividades dos geradores sujeitas a licenciamento ambiental pelo órgão estadual do Sisnama.

  • A) Art. 10.  Incumbe ao Distrito Federal e aos Municípios a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais do Sisnama, do SNVS e do Suasa, bem como da responsabilidade do gerador pelo gerenciamento de resíduos, consoante o estabelecido nesta Lei. 

     

    B) GABARITO

     

    C) Competência dos Estados

     

    D) Competência dos Estados

     

    E) Competência dos Estados


ID
1759339
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, a União é responsável pela elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, tendo como conteúdo mínimo um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos e diversos outros elementos. Esse Plano terá vigência e periodicidade de atualização, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo:

  • Dá pra responder de boas, mas a vigência é INDETERMINADA, 20 anos é meramente o horizonte de alcance e 4 anos atualização

  • Muito boa a colocação do colega Allan. a vigência tem prazo indeterminado, com horizonte de 20 anos. É bom prestar atenção pois muitas bancas gostam de confundir o candidato ao abordar este tema.


ID
1759342
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Plano Nacional de Resíduos Sólidos, elaborado mediante processo de mobilização e participação social, incluindo a realização de audiências e consultas públicas, possui como conteúdo mínimo, além de um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos:

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Art. 15.  A União elaborará, sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 (vinte) anos, a ser atualizado a cada 4 (quatro) anos, tendo como conteúdo mínimo: 

    I - diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos;

    II - proposição de cenários, incluindo tendências internacionais e macroeconômicas; (Letra A)

    III - metas de redução, reutilização, reciclagem, entre outras, com vistas a reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos encaminhados para disposição final ambientalmente adequada; 

    IV - metas para o aproveitamento energético dos gases gerados nas unidades de disposição final de resíduos sólidos; 

    V - metas para a eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; 

    VI - programas, projetos e ações para o atendimento das metas previstas; 

    VII - normas e condicionantes técnicas para o acesso a recursos da União, para a obtenção de seu aval ou para o acesso a recursos administrados, direta ou indiretamente, por entidade federal, quando destinados a ações e programas de interesse dos resíduos sólidos; (Letra D)

    VIII - medidas para incentivar e viabilizar a gestão regionalizada dos resíduos sólidos; 

    IX - diretrizes para o planejamento e demais atividades de gestão de resíduos sólidos das regiões integradas de desenvolvimento instituídas por lei complementar, bem como para as áreas de especial interesse turístico; 

    X - normas e diretrizes para a disposição final de rejeitos e, quando couber, de resíduos; 

    XI - meios a serem utilizados para o controle e a fiscalização, no âmbito nacional, de sua implementação e operacionalização, assegurado o controle social.


ID
1759345
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere à Política Nacional de Resíduos Sólidos, é permitido(a):

Alternativas
Comentários
  • Lei 12.305/2010

    Letra A) Art. 47.  São proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos: II - lançamento in natura a céu aberto, excetuados os resíduos de mineração;
    Letra B) Art. 49.  É proibida a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, bem como de resíduos sólidos cujas características causem dano ao meio ambiente, à saúde pública e animal e à sanidade vegetal, ainda que para tratamento, reforma, reúso, reutilização ou recuperação.
    Letra C) Art. 47.  São proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos: I - lançamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos; § 2o  Assegurada a devida impermeabilização, as bacias de decantação de resíduos ou rejeitos industriais ou de mineração, devidamente licenciadas pelo órgão competente do Sisnama, não são consideradas corpos hídricos para efeitos do disposto no inciso I do caput.
    Letra D) Art. 48.  São proibidas, nas áreas de disposição final de resíduos ou rejeitos, as seguintes atividades: IV - fixação de habitações temporárias ou permanentes;
    Letra E) Art. 48.  São proibidas, nas áreas de disposição final de resíduos ou rejeitos, as seguintes atividades: I - utilização dos rejeitos dispostos como alimentação;
  • Aproveitando o comentário abaixo, só resta a alternativa C como gabarito.


ID
1792630
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação à compostagem de resíduos sólidos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

✓ Compostagem é um processo biológico, aeróbico e controlado, no qual a matéria orgânica é convertida pela ação de microrganismos.

✓ Durante o processo de compostagem, o valor da temperatura ideal nas pilhas é de 90ºC, devendo ser evitada a temperatura acima de 100ºC por causarem problemas com os microrganismos estabilizadores, responsáveis pela degradação dos resíduos orgânicos.

✓ O teor de umidade dos resíduos sólidos situa-se entre 5% a 10%. Se for muito alta, a atividade biológica fica comprometida.

As afirmativas são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode me esclarecer o que está errado na segunda afirmação?

  •  A faixa ideal de temperatura é de 55 a 70oC pelo menos durante 15 dias. 

    O teor de umidade ideal é de cerca de 60%.
    https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Cafe/CafeOrganico_2ed/anexo04.htm

ID
1919101
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Acerca do saneamento ambiental, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior o índice de Gini, maior a desigualdade.

  • Não concordo, aterro sanitário seria o mais correto e não o controlado !

     

  • Dados divulgados pelo Ministério da Saúde afirmam que para cada R$1,00 (um real) investido no setor de saneamento, economiza-se R$ 4,00 (quatro reais) na área de medicina curativa.

  • e)  Investimentos em serviços de saneamento têm um efeito direto na redução dos gastos públicos com serviços de saúde.

    gabarito

  • Aterro sanitário: o lixo é depositado em solos impermeabilizados, com nivelamento de terra, selagem da base com argila e mantas de PVC; possuem sistema de drenagem para o chorume.

    Aterro controlado: o lixo é depositado de forma controlada e os resíduos recebem apenas uma cobertura de solos; não é impermeabilizado e não há sistema de drenagem para o chorume.

    Aterro sanitário é uma técnica de disposição final mais ambientalmente correta do que aterro controlado.


ID
1972030
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Terra Alta - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Atualmente várias técnicas de tratamento ou disposição final de resíduos sólidos urbanos (RSU) vêm sendo aplicadas no ambiente urbano, como alternativas de controle dos impactos ambientais associados aos RSU. Sobre os tratamentos de resíduos urbanos, marque a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Compostagem é um processo aeróbio ou anaeróbio, mas como mencionado ( uso em jardins e lavouras) o certo é o aeróbio.

  • Gabarito Letra A.

    A) Os aterros sanitários vêm sendo utilizados nos espaços urbanos como uma boa alternativa para disposição final de RSU, tendo como vantagens a possibilidade de recuperação energética a partir do biogás, e a venda de créditos de carbono;

  • Gabarito Letra A.

    A) Os aterros sanitários vêm sendo utilizados nos espaços urbanos como uma boa alternativa para disposição final de RSU, tendo como vantagens a possibilidade de recuperação energética a partir do biogás, e a venda de créditos de carbono; CORRETA.

    B) A incineração por combustão pode reduzir o volume inicial dos RSU em até 90%, sem gerar emissões gasosas e consequentemente riscos de poluição atmosférica. ERRADA "com geração de emissões".

    C) Os lixões são os espaços de disposição final de RSU mais viáveis economicamente, sem apresentar riscos ambientais. ERRADA. "Os lixões apresentam inúmeros riscos ambientais.

    D) A gaseificação é um processo que converte matéria carbonácea em gás combustível através da compressão do RSU. ERRADA. "A compressão apenas adensa o resíduos, não converte a matéria carbonácea em gás combustível".

    E) A compostagem é um processo de decomposição anaeróbia da matéria orgânica que tem por objetivo gerar um composto orgânico para aplicação em jardins ou lavouras. "O processo ocorre através da decomposição aeróbia".


ID
2003734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O aterro sanitário é um método de disposição final de resíduos sólidos baseado em técnicas específicas para minimizar os impactos ambientais, como compactação e cobertura das células de lixo, coleta e tratamento de chorume. Acerca desse método, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A o escoamento de águas superficiais no aterro pode, além de causar a destruição da camada de cobertura e taludes, reduzir o volume de lixiviados.

    B o sistema de cobertura das camadas de resíduos facilita a saída descontrolada do biogás, aumentando a estabilidade do aterro.

    C o lixiviado produzido pela decomposição dos resíduos possui cor escura e baixa demanda bioquímica de oxigênio.

    D o aparecimento de maus odores ocorre quando há unicamente a liberação de amônia.

    E a degradação dos resíduos ocorre por meio dos metabolismos aeróbio e anaeróbio.


ID
2089717
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a qual foi instituída pela Lei Federal n.º 12.305/2010,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:E

    Destinação Ambientalmente Adequada: Resíduos;

    Disposição Ambientalmente Adequada: Rejeitos.

    P.s. A disposição de rejeito é uma destinação ambientalmente adequada, além da reciclagem, reaproveitamento...

  • • Destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.

    • Disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.

  • Art. 3o  Para os efeitos desta Lei, entende-se por: 

    VII - destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; 

    VIII - disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; 

  • a) ERRADA. art 1º. § 2o  Esta Lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica.

  • Letra E!

    As bancas tradicionais deviriam se inspirar em bancas menores, que trabalham a Lei e não, simplesmente, a copiam! 

  • a documentação da Análise de Ciclo de Vida tornou-se obrigatória para produtos de consumo, devendo ser contemplada a cadeia produtiva desde a extração das matérias-primas até a disposição final de resíduos (“do berço ao túmulo”).ERRO


ID
2139304
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os resíduos sólidos são um dos principais problemas dos centros urbanos e os resíduos classe D requerem acondicionamento, coleta transporte e tratamento diferenciado.
Entre os possíveis usos ou destinos dados aos resíduos classe D está certo o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • A gente tem que adivinhar qual das mil classificações de resíduos o examinador tá falando né? Ou usar a lógica, talvez era a prova de RLM. 

  • De acordo com a Resolução do CONAMA 307/2002 no artigo 3º -  IV - Classe D - são os resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como: tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros. Por tais razões, os devidos destinos são Inicineração, Aterro Industriual e/ou Coprocessamento.

  • AFF! fala sério, ter que adivinhar de que setor ele tá falando, saúde? construção?......

  • Ainda de acordo com a Resolução CONAMA 307/2002:

    Os resíduos da construção civil não poderão ser dispostos em aterros de resíduos domiciliares, em áreas de "bota fora", em encostas, corpos d` água, lotes vagos, e em áreas protegidas por Lei.


ID
2179150
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A resolução Conama nº 358/2005 dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde. De acordo com esta resolução, a qual grupo pertencem os resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção?

Alternativas
Comentários
  • Classe A - são os resíduos potencialmente perigosos pela presença de agentes biológicos.

  • GRUPO A: Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características

    de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.

    GRUPO B: Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco

    à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de infl amabilidade,

    corrosividade, reatividade e toxicidade.

    III - GRUPO C: Quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham

    radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especifi cados nas

    normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear-CNEN e para os quais a reutilização

    é imprópria ou não prevista.

    IV - GRUPO D: Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico

    à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares

    GRUPO E: Materiais perfurocortantes ou escarifi cantes, tais como: lâminas de

    barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas,

    lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas;

    espátulas; e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta

    sanguínea e placas de Petri) e outros similares.

    http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=462


ID
2200570
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e os aspectos de segurança e saúde ambiental das empresas brasileiras são regulamentados pelo CONAMA n°

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO No 358, DE 29 DE ABRIL DE 2005 Dispõe sobre o tratamento e a disposição final dos resíduos dos serviços de saúde e dá outras providências.

  • Comentando as demais resoluções:

    b) 275, de 25/04/2001 - Estabelece o código de cores para diferentes tipos de resíduos

    c) 274, de 29/11/2000 - Revisa os critérios de balneabilidade em águas brasileiras 

    d) 404, de 11/11/2008 - Estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos 

    e) 368, de 28/03/2006 - Altera dispositivos da Resolução Nº 335, de 3 de abril de 2003, que dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios 


ID
2210866
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os resíduos sólidos,

Alternativas
Comentários
  • Logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada;

    Gab: B

  • Lei 12.305/2010, Art. 3° :

    VII – DISPOSIÇÃO Final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;

    VI- DESTINAÇÃO Final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; (Título I – Capítulo II – Parágrafo VII).

    XIV - reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;

    XV - rejeitos: resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada;
     

  • Eu entendo que a letra C também está correta, uma vez que a destinação final envolve, entre outras coisas, a disposição final:

    VI- Destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos; (Título I – Capítulo II – Parágrafo VII).

  • Julguei a opção A como correta, conforme o inciso VII do artigo 3º da lei 12.305/2010. Desconfiei da opção correta devido ao termo "setor empresarial". Acredito que seria mais adequado fazer referência ao setor industrial. Vida que segue.

  • Muito cuidado entre dispor e destinar!

    Destinar: POde ser, reutilizar, recilcar, etc.

    Dispor: Em aterro.

  • Definições no dicionário me ajudaram a decorar!

    Dispor - Arrumar ordenadamente (arrumar ordenadamente o REJEITO no aterro - DISPOSIÇÃO FINAL)

    Destinar - decidir (decidir o "rumo" do RESÍDUO - reciclar/ reutilizar/ compostar - DESTINAÇÃO FINAL)

  • Definições no dicionário me ajudou a decorar!

    Dispor - Arrumar ordenadamente (arrumar ordenadamente o REJEITO no aterro - DISPOSIÇÃO FINAL)

    Destinar - decidir (decidir o "rumo" do RESÍDUO - reciclar/ reutilizar/ compostar - DESTINAÇÃO FINAL)


ID
2252173
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento, inclusive ao pré-tratamento e à disposição final, de resíduos sólidos urbanos (RS).

Alternativas
Comentários
  • Art. 33. São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

    I - agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso, constitua resíduo perigoso, observadas as regras de gerenciamento de resíduos perigosos previstas em lei ou regulamento, em normas estabelecidas pelos órgãos do Sisnama, do SNVS e do Suasa, ou em normas técnicas;

    II - pilhas e baterias;

    III - pneus;

    IV - óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;

    V - lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;

    VI - produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

  • Gabarito: letra A.

    Lei 12305/2010(PNRS)

    Art. 3º

    XII - logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada


ID
2264611
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O processo biológico de tratamento da parcela orgânica do lixo, com controle da umidade, da aeração, da temperatura e da relação carbono/nitrogênio, no qual os microrganismos transformam a matéria orgânica em um material estabilizado semelhante ao solo, é chamado de

Alternativas
Comentários
  • compostagem: processo de decomposição biológica controlada dos resíduos orgânicos, efetuado por uma população diversificada de organismos, em condições aeróbias e termofílicas, resultando em material estabilizado

  • Gabarito D

    Compostagen


ID
2379295
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), dispõe sobre diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil (comumente chamados de entulhos de obras) e estabelece que os municípios e o Distrito Federal elaborem, cada um, seu respectivo Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil (RCC). Dessa forma, pode-se afirmar que as resoluções do CONAMA:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CONAMA nº 307, de 5 de julho de 2002

     

    Art. 10. Os resíduos da construção civil, após triagem, deverão ser destinados das seguintes formas:

     

    I – Classe A: deverão ser reutilizados ou reciclados na forma de agregados ou encaminhados a aterro de resíduos classe A de reservação de material para usos futuros;

     

    II – Classe B: deverão ser reutilizados, reciclados ou encaminhados a áreas de armazenamento temporário, sendo dispostos de modo a permitir a sua utilização ou reciclagem futura;

     

    III – Classe C: deverão ser armazenados, transportados e destinados em conformidade com as normas técnicas específicas.

     

    IV – Classe D: deverão ser armazenados, transportados e destinados em conformidade com as normas técnicas específicas.


ID
2420608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com referência à norma NBR 13.028/2006, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relativa à recuperação de áreas degradadas, julgue o item que se segue.

De acordo com a referida norma, os locais para depósito de rejeitos devem estar próximos do sistema de beneficiamento, preferencialmente em áreas lavradas e exauridas ou em áreas degradadas, e obrigatoriamente em um nível topográfico superior ao sistema de beneficiamento.

Alternativas

ID
2420611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com referência à norma NBR 13.028/2006, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relativa à recuperação de áreas degradadas, julgue o item que se segue.

A norma indicada trata da elaboração e apresentação de projetos de barragens para disposição de rejeitos de mineração, exceto os rejeitos radioativos.

Alternativas

ID
2536360
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O percolado de águas de chuva de aterros de resíduos não contaminados é um líquido de odor nauseante e coloração escura. Em relação a esse líquido, também chamado de chorume, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Adquire coloração escura quando a água da chuva percola através de depósitos de resíduos orgânicos em decomposição, lixiviando grandes quantidades de matéria orgânica.

( ) A DBO do líquido percolado de um aterro sanitário aumenta com a idade do aterro, atingindo em certas situações elevadas concentrações.

( ) Esse resíduo atende aos padrões de lançamento de um rio classe I após passar por uma ETE com tratamento secundário.

( ) Nesse processo, aparecem os gases como subproduto da decomposição da matéria orgânica.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Esse resíduo atende aos padrões de lançamento de um rio classe I após passar por uma ETE com tratamento secundário. O UNICO ITEM FALSO. Não se pode afirmar que após o tratamento secundário ( biológico) o efluente estará com sua DBO nos VMP pela legislação pois neste aspecto interfere a eficiencia do sistema.

  • Eu acreditava que o chorume líquido se formava independentemente da água da chuva

  • A segunda afirmativa está FALSA. Com o tempo, a disponibilidade de M.O. para lixiviação diminui, visto que essa já está há algum tempo passando por degradação e mineralização. Assim, a DBO de um lixiviado de aterro DIMINUI com o tempo.


    Fonte: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/historico-de-programas/prosab/prosab5_tema_3.pdf


    Páginas 28 e 29


ID
2544259
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos grandes desafios para a sociedade moderna, em que o nível de consumo continua a crescer, é a destinação ambientalmente adequada dos resíduos provenientes das atividades humanas.


Nesse contexto, o Decreto Estadual n° 14.024/2012 , que regulamenta a Lei Estadual n° 10.431/ 2012 , estabelece alguns princípios específicos que orientam a gestão de resíduos sólidos, como o da:

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade civil ambiental é sempre OBJETIVA, para a criminal e administrativa entra a subjetiva, comprovar dolo e culpa.

  • A questão trata de conhecimentos sobre princípios específicos que orientam a gestão de resíduos sólidos no contexto do Decreto Estadual n° 14.024/2012 do estado da Bahia.

     

    De acordo com o Art. 76 do Decreto Estadual n° 14.024/2012, temos:

    “Art. 76. São princípios que orientam a gestão de resíduos sólidos:

    I - a prevenção e a precaução;

    II - o poluidor-pagador e o protetor-recebedor;

    III - a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública;

    IV - o desenvolvimento sustentável;

    V - a ecoeficiência, mediante a compatibilização entre o fornecimento, a preços competitivos, de bens e serviços qualificados que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida e a redução do impacto ambiental e do consumo de recursos naturais a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada do planeta;

    VI - a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade;

    VII - a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;

    VIII - o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania;

    IX - o respeito às diversidades locais e regionais;

    X - o direito da sociedade à informação e ao controle social;

    XI - a razoabilidade e a proporcionalidade.

     

    Assim, passamos a análise das alternativas.

    Alternativa A – Errado. O resíduo sólido reutilizável e reciclável.

    Alternativa B – Errado. A responsabilidade civil ambiental subjetiva não entra nos princípios do Art. 1.

    Alternativa C – Errado. A cooperação é entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade.

    Alternativa D – Errado. A responsabilidade civil subjetiva e subsidiária ambiental não está entre os princípios

    Alternativa E – Certo. Conforme incisos I e II do referido decreto.

    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
2546554
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A autoclavagem consiste em um dos tratamentos utilizados em resíduos de serviços de saúde e resulta na esterilização do material, através da:

Alternativas
Comentários
  • A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.


ID
2546569
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos foram estabelecidos pela Resolução CONAMA nº 404/2008, que dispensa a apresentação de EIA/RIMA, a menos que o órgão ambiental competente entenda que esse aterro seja potencialmente causador de significativa degradação do meio ambiente.

Para esses aterros de pequeno porte, a Resolução admite a disposição final, dentre outros, de resíduos sólidos provenientes:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3o Nos aterros sanitários de pequeno porte abrangidos por esta Resolução é admitida a disposição fnal de resíduos sólidos domiciliares, de resíduos de serviços de limpeza urbana, de resíduos de serviços de saúde, bem como de resíduos sólidos provenientes de pequenos estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços.

    .
    § 1o O disposto no caput somente será aplicado aos resíduos que não sejam perigosos, conforme defnido em legislação especifca, e que tenham características similares aos gerados em domicílios, bem como aos resíduos de serviços de saúde que não requerem tratamento prévio à disposição fnal e aqueles que pela sua classifcação de risco necessitam de tratamento prévio à disposição fnal, de acordo com a regulamentação técnica dos
    órgãos de saúde e de meio ambiente, conforme RDC Anvisa 306/2004 e Resolução Conama no 358/2005.

    .
    § 2o A critério do órgão ambiental competente, poderá ser admitida a disposição de lodos secos não perigosos, oriundos de sistemas de tratamento de água e esgoto sanitário, desde que a viabilidade desta disposição seja comprovada em análise técnica específca, respeitadas as normas ambientais, de segurança e sanitárias pertinentes.

    .
    § 3o Não podem ser dispostos nos aterros sanitários de que trata esta resolução os resíduos perigosos que, em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade, mutagenicidade e perfurocortantes, apresentem risco à saúde pública e ao meio ambiente, bem como os resíduos da construção civil, os provenientes de atividades agrosilvopastoris, dos serviços
    de transportes, de mineração de serviço de saúde classifcados na RDC Anvisa 306/2004 e Resolução CONAMA no 385/05 com exigência de destinação especial
     


ID
2603740
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A disposição dos resíduos perigosos em aterros industriais exige cuidados especiais para que não ocorra a contaminação ou poluição do meio ambiente.


Em um projeto, construção ou operação de um aterro de resíduos perigosos, NÃO se deve

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Seu enunciado vai contra o conceito de aterro sanitário e são resíduos com alta periculosidade


ID
2603746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O tratamento e a destinação final do lixo ainda são desafios da humanidade no rumo do desenvolvimento sustentável, haja vista a grande quantidade de resíduos produzida em todo o mundo e os problemas socioambientais e de saúde pública que podem ser gerados.


Nesse sentido, associe os processos para tratamento dos resíduos sólidos às características de cada um.

I - Incineração

II - Aterro sanitário

III - Aterro industrial 


P - Produz compostos tóxicos como dioxinas e furanos, o que demanda o uso de filtros para controle da emissão de gases poluentes.

Q - Situado em terreno impermeabilizado, compactado e recoberto por camadas de terra, com captação dos gases e do chorume e subsequente tratamento.

R - Situado em área onde se dispõem os resíduos sólidos sem preparação prévia do solo, o que o torna vulnerável à poluição causada pela decomposição do lixo.

S - Situado em espaço onde se confinam os resíduos perigosos, em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. 


As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa b

    Breves comentários:

    Para a formação de dioxinas e furanos é necessário calor entre 300 e 900 °C: 250-500 para furanos e acima de 650 °C para dioxinas, logo só se forma se houver incineração (calor).

    R - Situado em área onde se dispõem os resíduos sólidos sem preparação prévia do solo, o que o torna vulnerável à poluição causada pela decomposição do lixo.

    Isso é definição de lixão. Um aterro tem preparação prévia de solo.


ID
2603749
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Diversas são as técnicas de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos, sendo o conhecimento e identificação de suas características fatores importantes para a tomada de decisão sobre o uso de cada técnica.


A técnica de tratamento de resíduos sólidos conhecida como coprocessamento caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • Fiz minha monografia de pós graduação sobre esse assunto.

     

  • Coprocessamento é a tecnologia de queima de resíduos em fornos de cimento que não gera novos resíduos e contribui para a preservação de recursos naturais, por substituir matérias primas e combustíveis tradicionais no processo de fabricação do cimento.

    Fonte: https://cimento.org/coprocessamento/

  • parabens, jefferson!

  • GABARITO; A


ID
2656381
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Resolução CONAMA n° 465, de 5 de dezembro de 2014, considera que a destinação inadequada de embalagens causa danos ao meio ambiente e à saúde humana, instituindo expressamente a responsabilidade compartilhada pelos resíduos de produtos agrotóxicos e a obrigação do consumidor de devolver as embalagens contendo resíduos, além das embalagens vazias. Assim, a Resolução define “Posto” como

Alternativas
Comentários
  • Comercial>volante>posto>central>disposicao final.
  • De acordo com a Resolução CONAMA nº 465, de 5 dezembro de 2014:

     

    Central – unidade que se destina ao recebimento, controle, redução de volume, acondicionamento e armazenamento temporário de embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos, que atenda aos consumidores, estabelecimentos comerciais e postos, até a retirada das embalagens e resíduos para a destinação final ambientalmente adequada.

     

    Posto – unidade que se destina ao recebimento, controle e armazenamento temporário das embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos, até que as mesmas sejam transferidas à central ou diretamente à destinação final ambientalmente adequada.

     

    Unidade volante – veículo destinado à coleta regular de embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos, para posterior entrega em posto, central ou local de destinação final ambientalmente adequada.

     

    Estabelecimento comercial – local onde se realiza a comercialização de agrotóxicos e afins, responsável pelo recebimento, controle e armazenamento temporário das embalagens de agrotóxicos e afins, vazias ou contendo resíduos.


ID
2660098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma cidade de 250.000 pessoas encaminha seus resíduos sólidos domésticos para um aterro sanitário com 0,146 km2 de área, que poderá receber resíduos até a altura de 12 m. Sabendo-se que a contribuição per capita de lixo é de 0,8 kg/(hab.dia), que a abrangência na coleta de lixo é de 60%, e que a densidade do lixo compactado no aterro é de 500 kg/m3 , qual será a vida útil do aterro, em anos?

Alternativas
Comentários
  • [ 0,146 Km² x 1.000.000(m²/Km²) x 12m ] / [ 250.000 hab x 0,8 kg/(hab.dia) x 0,6 (60%) x 365 (dias/ano) / 500 kg/m³]  = X anos 

    Rescposta correta 20 anos

  • Cara eu ia pela logisca pois os aterros geralmente sao feitos para durarem 20 anos! Na maioria dos artigos que leio!
  • Conta simples de unidades.
  • Resolvendo essa questão aqui sem culpa de errar, com uma calculadora, sem pressão de tempo, tranquilo, com um cafezinho do lado é fácil. Quero ver no dia da prova com um turbilhão de avocações mentais para fazer.

    Isso nos mostra a importância de sempre realizar simulações idênticas às do dia prova, caso contrário estamos enganando a nós mesmos e quando chega o resultado não sabe o que fez de errado.

  • 20 anos


ID
2660104
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em aterros sanitários, o processo de decomposição anaeróbia da matéria orgânica, para formação de metano, passa por diversas fases.


A fase que ocorre no interior de bactérias fermentativas hidrolíticas, onde compostos (açúcares, aminoácidos e peptídeos) são catabolizados com acúmulo de energia gerando, principalmente, propionato e butirato é denominada

Alternativas
Comentários
  • hidrólise: Bactérias anaeróbias converte a matéria orgânica particulada em compostos dissolvidos.

    Acidogenese: Na Acidogênese as substancia resultantes da hidrólise são transformadas por bactérias fermentativas em ácido propanóico, ácido butanóico, ácido láctico e alcoóis assim como hidrogênio e gás carbônico

    Na Acetogênese o material resultante da acidogênese são transformados em ácido etanóico, hidrogênio e gás carbônico por bactérias acetogênicas

    metanogênese ocorre por diferentes grupos de bactérias basicamente através de duas reações. Na primeira reação, ocorre a geração de metano e gás carbônico derivados do ácido acético. Na segunda o Hidrogênio e o gás carbônico dão origem ao metano e a água.

     

    resposta B


ID
2660107
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A NBR 13.896/1997, que trata do projeto, da implantação e da operação de aterros de resíduos não perigosos, define em seu corpo critérios de localização para os aterros.


No que tange a esses critérios, um aterro de resíduos não perigosos deve ser localizado em áreas

Alternativas
Comentários
  • O aterro deve ser executado em áreas onde haja predominância no subsolo de material com coeficiente de permeabilidade inferior a 5 x 10-5 cm/s;

    recursos hídricos - deve ser avaliada a possível influência do aterro na qualidade e no uso das águas superficiais e subterrâneas próximas. O aterro deve ser localizado a uma distância mínima de 200 m de qualquer coleção hídrica ou curso de água;

    geologia e tipos de solos existentes - tais indicações são importantes na determinação da capacidade de depuração do solo e da velocidade de infiltração. Considera-se desejável a existência, no local, de um depósito natural extenso e homogêneo de materiais com coeficiente de permeabilidade inferior a 10-6 cm/s e uma zona não saturada com espessura superior a 3,0 m;

    ) distância mínima a núcleos populacionais - deve ser avaliada a distância do limite da área útil do aterro a núcleos populacionais, recomendandose que esta distância seja superior a 500 m.​

    topografia - esta característica é fator determinante na escolha do método construtivo e nas obras de terraplenagem para a construção da instalação. Recomendam-se locais com declividade superior a 1% e inferior a 30%;

  • pensei que fosse 300m de qualquer corpo hídrico


ID
2710366
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A técnica recomendada para disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, com menores custos para comunidades com poucos recursos financeiros e humanos, e que pode satisfazer às condições de preservação do meio ambiente é:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a PNRS - 13305/10, Art 3º VIII - disposição é a distribuição de rejeitos em aterro.

    Compostagem e Incineração são tratamentos de resíduos.

    Lixão está proibido.

  • A expressão "com menores custos para comunidades com poucos recursos financeiros e humanos" torna a construção da questão incoerente, pois os custos de implantação do Aterro Sanitário não são baixos. É com certeza a melhor opção, mas não com baixo custo de implantação.

  • Não seria Compostagem? Já que diz menor custo e comunidade com poucos recursos!?

  • questão mal redigida

  • Obrigado Deus que nao falaram de aterro controlado...
  • Compostagem poderia ser válida se tratasse apenas de resíduos orgânicos. A questão de ser maior ou menor custo é necessário realizar um comparativo com outras técnicas viáveis, como não há outra opção viável com menor custo nas alternativas, só nós resta aterro.

  • Compostagem é destinação e não disposição

  • Atentem-se a palavra chave "no solo". A única alternativa que contempla esta disposição é o atero sanitário.

  • Aterro sanitário não é sinônimo de baixo custo, pelo contrário.


ID
2719564
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um município, como solução para a disposição final dos seus resíduos sólidos, está sendo dimensionando um aterro sanitário, que será operado, por 10 anos, pelo método da trincheira.

O município tem uma população de 200.000 habitantes, uma contribuição per capta de lixo de 0,6 kg/(hab.dia) e o sistema de coleta tem uma abrangência de 70%.

Sabe-se que a densidade do lixo compactado no aterro é de 600 kg/m3; que o aterro terá cobrimento diário com material inerte, fato que aumenta o volume final em 20% e que trabalhará com trincheira única, trapezoidal, com largura na base de 150 m, altura de 10 m e largura na superfície de 130 m.

Com base nos dados apresentados, assinale a opção que indica o comprimento total da trincheira ao final da vida útil do aterro.

Alternativas
Comentários
  • para mim o comprimento é de 876m

  • a densidade do lixo é de 600Kg/ m³

    essa densidade deve ser igual ao tanto de lixo gerado pela cidade/o volume do aterro


    lixo da cidade= 200.000 HAB x 0,6 Kg/HAB.DIA x 0,7 x 365 DIAS x 10 ANOS

    volume do aterro= Base maior x base menor/ 2 * h *comprimento

    volume do aterro= 150 x 130/2 x 10 *comprimento


    densidade= lixo da cidade/volume do aterro

    (Simplifica tudo e sai cortando)

    so vai sobrar 365m *****POREEEEEM o volume é aumentado em 20% porque coloca a terra todos os dias

    entao: 365 x1,2= 438m

  • Errei porque esqueci de multiplicar por 1,20

  • 200.000 hab x 0,6 Kg/hab.dia = 120.000Kg/dia x 70% = 84.000 Kg/dia

    84.000 Kg/dia dividido por 600Kg/m³ = 140 m³ + 20% = 140 m³ + 28m³ = 168 m³/dia

    168 m³/dia x 365 dias x 10 anos = 613.200 m³

    Volume = área x comprimento

    613.200 = 1400 x y

    y = 438 metros

    1.400 pq são (150m - 10 m) x 10m

  • A questão aborda conhecimentos sobre cálculo de aterro sanitário para disposição de resíduos sólidos.

    O volume necessário do aterro sanitário é o volume de lixo multiplicado por 1,2, que é referente aos 20% a mais que será colocado de material inerte.

    Dessa forma, devemos primeiro calcular o volume de lixo que será gerado por um ano, conforme a formula a seguir.

     

    Onde:

    VLT = Volume de lixo total (m3);

    P = População (200.000);

    CL = Taxa de per capita de contribuição de lixo [0,6kg/(hab.dia)];

    A = Abrangência (70% = 0,7)

    T = Tempo (365 dias x 10 anos = 3.650 dias)

    D = Densidade do lixo compactado (600kg/m3)

    Inserido os valores na fórmula, temos:

     

    Assim, multiplicamos o VLP obtido por 1,2 para se obter o volume do aterro (Va) que será necessário ter, uma vez que será de lixo mais os 20% de material inerte.

     Va = 511.000 m3 x 1,2

    Va = 613.200 m3

    Com o volume de aterro, podemos calcular qual o comprimento que o aterro sanitário terá que ter para comportar esse volume. Temos que o volume de uma figura é igual a área da seção transversal X o comprimento. Nesse caso, como a seção do aterro é trapezoidal, o volume será a área do trapézio X seu comprimento. A área do trapézio (At) é definida como:




    Onde:

    B = Base maior;

    b = Base menor;

    h = Altura.




    At = 1400 m2

    Agora é só calcular o comprimento (C) do aterro na fórmula do volume da figura.

    Va = At x C

    613.200 m3 = 1400 m2 x C

    C = 438 m

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
2719573
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O processo de decomposição dos resíduos sólidos depositados e recobertos em um aterro sanitário ocorre por meio de várias rotas metabólicas, em que vários tipos de microrganismos trabalham na conversão da matéria orgânica.

Em sequência cronológica, a conversão passa pelas seguintes etapas:

Alternativas
Comentários
  • hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese.


    https://www.portaldobiogas.com/biodigestao-anaerobia/


ID
2721433
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O conjunto de ações exercidas, direta e indiretamente, para resolver o problema dos resíduos sólidos recebe o nome de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Sobre este assunto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3° (...)

    X - gerenciamento de resíduos sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei

  • Gostaria de saber por quê a letra B está incorreta

  • Gab - C


    Todas as ações devem estar de acordo com o plano estadual de gestão integrada de resíduos sólidos ou com algum plano de gerenciamento de resíduos sólidos (PNRS). Não é "algum plano" é plano exigido na forma da lei.

  • Apenas complementando a Vanessa BSB, o trexo destacado é referente a Lei nº 12.305, de 2/08/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos.


ID
2721436
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O gerenciamento de resíduos sólidos apresenta tecnologias de Resíduos Sólidos de Saúde (RSS) com o objetivo principal de eliminar sua patogenicidade, permitindo sua disposição em aterros sanitários. Essas tecnologias são:

Alternativas
Comentários
  • A autoclave é similar a uma panela de pressão de alta tecnologia, com monitoramento permanente: as altas temperaturas e pressões destroem os organismos patogênicos.

    Microondas são equipamentos que utilizam energia radiante para aquecer os RSS ou água contidos no forno.

    Desinfecção química mata organismos patogênicos por meio da utilização de agentes químicos, como o hipoclorito de sódio.

    Enterramento (vala séptica) requer algum tipo de tratamento antes, os RSS são dispostos em uma escavação profunda, distante de cursos d'água e numa área monitorada.

    (BARROS, 2012)

  • A) Errada. Valas sépticas são apontadas como uma das técnicas de engenharia para aterramento de resíduos biológicos dos estabelecimentos de saúde. Processo de aterramento de resíduos infectantes de serviços de saúde em valas impermeabilizadas com solo-cimento, ou argila, ou manta plástica resistente, através do método de trincheira, onde as células de resíduos são revestidas por uma camada de cal virgem para inibir o metabolismo bacteriano.

    B) Errada. Autoclave consiste em submeter os resíduos biológicos a um tratamento térmico, sob certas condições de pressão, em uma câmara selada (autoclave), por um tempo determinado e com prévia extração do ar presente.

    C) Errada. Micro-ondas consiste em submeter os resíduos biológicos, previamente triturados e envolvidos com vapor, à vibrações eletromagnéticas de alta freqüência, até alcançar e manter uma temperatura de 95ºC a 100ºC, pelo tempo determinado pelo fabricante. O emprego de microondas permite aquecer muito rapidamente os resíduos que devem, entretanto, ser umidificados para atingir a temperatura de evaporação da água, a fim de permitir a ação do campo eletromagnético sobre as moléculas de água.

    D) Certa. Para fins de esterilização industrial as fontes de raios beta e gama são as utilizadas. É produzida pela desintegração de certos elementos radioativos, o mais utilizado é o Cobalto 60. Os raios gama possuem grande penetração nos materiais.

    E) Errada. Tyndallização ou esterilização fracionada consiste no aquecimento repetido de 2 ou 3 dias consecutivos, com períodos de resfriamento entre eles.

    Fontes:

    http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/radion.html

    https://teonanacatl.org/biblioteca/tindaliza%C3%A7%C3%A3o.625/

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Manual_RSS_Parte3.pdf


ID
2721442
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Existem muitos conceitos na literatura sobre resíduos sólidos, mas, do ponto de vista da atuação profissional, o que vale é a definição estabelecida em lei, no caso a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Quanto ao que esta Lei, no inciso XVI do Artigo 3º, estabelece como resíduos sólidos, considere os itens seguintes.

I Matérias, substâncias, objetos ou bens descartados, nos estados sólidos ou semissólidos.
II Líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviável em face da melhor tecnologia disponível.
III Resíduos radioativos.
IV Gases contidos em recipientes.

Estão corretos os itens

Alternativas
Comentários
  • Resíduos radioativos tem legislação própria.

  • XVI - resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível; 

  • § 2 o  Esta Lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica. 

  • ALTERNATIVA C

    I Matérias, substâncias, objetos ou bens descartados, nos estados sólidos ou semissólidos. 

    II Líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviável em face da melhor tecnologia disponível. 

    III Resíduos radioativos. A PNRS NÃO trata da questão dos resíduos radioativos, conforme o parágrafo 2º (Esta Lei não se aplica aos rejeitos radioativos, que são regulados por legislação específica). 

    IV Gases contidos em recipientes.


ID
2729887
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Lei no 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. NÃO é um princípios dessa lei:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7o  São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: 

    I - proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; 

  • nas questoes assim tem que pensar o que vem antes e o que vem depois

    partindo dos PRINCIPIOS, seguindo as DIRETRIZES, utilizando os INSTRUMENTOS, que vamos chegar nos OBJETIVOS

    quando for assim, pense em principios como coisas gerais: principio do poluidor pagador, principio do desenvolvimento sustentavel, principio da razoabilidade...

    essas sao os tipos de questoes mais dificeis, é decoreba pura

  • Art. 6o São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos:

    I - a prevenção e a precaução;

    II - o poluidor-pagador e o protetor-recebedor;

    III - a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública;

    IV - o desenvolvimento sustentável;

    V - a ecoeficiência, mediante a compatibilização entre o fornecimento, a preços competitivos, de bens e serviços qualificados que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida e a redução do impacto ambiental e do consumo de recursos naturais a um nível, no mínimo, equivalente à capacidade de sustentação estimada do planeta;

    VI - a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade;

    VII - a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos;

    VIII - o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania;

    IX - o respeito às diversidades locais e regionais;

    X - o direito da sociedade à informação e ao controle social;

    XI - a razoabilidade e a proporcionalidade


ID
2952238
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Aterros sanitários se diferenciam de aterros controlados e lixões porque

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Aterro sanitário - precisam de sistema de impermeabilização, cobertura diária dos resíduos, projeção de vida útil superior a 15 anos, sistema de monitoramento de águas subterrâneas e tratamento do chorume.

    Aterro controlado - geralmente, têm o mínimo de gestão ambiental, como isolamento, acesso restrito, cobertura dos resíduos com terra e controle de entrada de resíduos, mas não atendem às recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

    Lixão - vazadouro a céu aberto, sem controle ambiental e nenhum tratamento ao lixo

    fonte: cetesb.sp.gov.br

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
2977288
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Saneamento básico, como estabelecido nas diretrizes nacionais (Lei 11.445/2007), é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Sobre o saneamento básico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 43. A prestação dos serviços atenderá a requisitos mínimos de qualidade, incluindo a regularidade, a continuidade e aqueles relativos aos produtos oferecidos, ao atendimento dos usuários e às condições operacionais e de manutenção dos sistemas, de acordo com as normas regulamentares e contratuais.

    Parágrafo único. A União definirá parâmetros mínimos para a potabilidade da água.   

    B) Art. 44. O licenciamento ambiental de unidades de tratamento de esgotos sanitários e de efluentes gerados nos processos de tratamento de água considerará etapas de eficiência, a fim de alcançar progressivamente os padrões estabelecidos pela legislação ambiental, em função da capacidade de pagamento dos usuários.

    § 1 A autoridade ambiental competente estabelecerá procedimentos simplificados de licenciamento para as atividades a que se refere o caput deste artigo, em função do porte das unidades e dos impactos ambientais esperados.

    § 2 A autoridade ambiental competente estabelecerá metas progressivas para que a qualidade dos efluentes de unidades de tratamento de esgotos sanitários atenda aos padrões das classes dos corpos hídricos em que forem lançados, a partir dos níveis presentes de tratamento e considerando a capacidade de pagamento das populações e usuários envolvidos.

    C) Art. 45. Ressalvadas as disposições em contrário das normas do titular, da entidade de regulação e de meio ambiente, toda edificação permanente urbana será conectada às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis e sujeita ao pagamento das tarifas e de outros preços públicos decorrentes da conexão e do uso desses serviços.

    § 1 Na ausência de redes públicas de saneamento básico, serão admitidas soluções individuais de abastecimento de água e de afastamento e destinação final dos esgotos sanitários, observadas as normas editadas pela entidade reguladora e pelos órgãos responsáveis pelas políticas ambiental, sanitária e de recursos hídricos.

    § 2 A instalação hidráulica predial ligada à rede pública de abastecimento de água não poderá ser também alimentada por outras fontes.

    D/E) Art. 4 Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.

    Parágrafo único. A utilização de recursos hídricos na prestação de serviços públicos de saneamento básico, inclusive para disposição ou diluição de esgotos e outros resíduos líquidos, é sujeita a outorga de direito de uso, nos termos da , de seus regulamentos e das legislações estaduais.


ID
2977291
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o Plano de Saneamento Básico, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O plano de saneamento básico, ou o eventual plano específico, poderá ser elaborado mediante apoio técnico ou financeiro prestado por outros entes da Federação, pelo prestador dos serviços ou por instituições universitárias ou de pesquisa científica, garantida a participação das comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil.

( ) O plano de saneamento básico será revisto periodicamente, em prazo não superior a dez anos, anteriormente à elaboração do plano plurianual.

( ) A delegação do serviço de saneamento básico não dispensa o cumprimento pelo prestador do respectivo plano de saneamento básico em vigor à época da delegação.

( ) Os planos de saneamento básico serão editados pelos prestadores de cada serviço.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    lei 11.445

    Art. 19.

    § 1 Os planos de saneamento básico serão editados pelos titulares, podendo ser elaborados com base em estudos fornecidos pelos prestadores de cada serviço.

    § 4 Os planos de saneamento básico serão revistos periodicamente, em prazo não superior a 4 (quatro) anos, anteriormente à elaboração do Plano Plurianual.

    § 6 A delegação de serviço de saneamento básico não dispensa o cumprimento pelo prestador do respectivo plano de saneamento básico em vigor à época da delegação.

  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • A segunda afirmativa está correta, pois com o novo marco do saneamento a revisão do plano deve ocorrer no prazo não superior a 10 anos.
  • Questão desatualizada


ID
2977318
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre as tecnologias para tratamento de resíduos sólidos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe explicar?

  • A) Errado. Autoclaves esterilizam resíduos e materiais com cargas biológicas;

    B) Errado. Batelada - menor quantidade de resíduos, pois só realimentam após todo o procedimento de uma porção.

    C) Errado. Incineração - T>1000°C, não transforma MO em metano (quem faz isso é a digestão anaeróbia). Sobre as cinzas "Na Europa, as cinzas de fundo são, normalmente, classificadas como resíduos classe II e as cinzas volantes, como classe I."

    D) GABARITO. Achei incompleta, pois são encaminhados para o aterro os resíduos inertes e não inertes.

    E) Errado. Na massa de resíduos depositados em aterros ocorre tanto decomposição aeróbia como anaeróbia. Acredito que a maior liberação seja de METANO, mas ele libera ambos os gases.


ID
2983228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

            Dada a expansão territorial urbana de um município brasileiro de médio porte, a prefeitura desse município contratou para seu sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos um serviço de operação e manutenção de uma unidade de transbordo, definida como o local intermediário para o traslado dos resíduos recolhidos pelos caminhões coletores para outro veículo de maior capacidade, que transporta o lixo para seu sítio de destinação final de resíduos. Para a escolha do local de instalação da unidade, foi considerada a proximidade do terreno com grande parte dos geradores de resíduos do município. Nessa unidade de transbordo, trabalham duas cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que separam e coletam principalmente garrafas pet e latas de alumínio depositadas na unidade de transbordo.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, à luz da legislação ambiental brasileira.


A existência da unidade de transbordo amplia o impacto dos poluentes primários lançados no ar do munícipio, entre eles o CO, os particulados e a poluição sonora associada a veículos automotores utilizados para a coleta de resíduos.

Alternativas
Comentários
  • muitas coisas são colocadas em questão para afirmar se amplia o impacto ou não, mas uma coisa é fundamental e que serve para julgar corretamente a questão, e estava no enunciado:  "local intermediário para o traslado dos resíduos recolhidos pelos caminhões coletores para outro veículo de maior capacidade", essa foi a definição de unidade de transbordo

     

    um caminhão com maior capacidade pode substiruir dois ou três, o que é menos CO na atmosfera, menos particulado e menos ruídos e, indiretamente, propicia outros benefícios como:
    # triagem,
    # menos mão de obra em transporte e combustível,
    # recompactação,
    # aumenta da vida útil do aterro,
    # menos trânsito na cidade,

  • Olá!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Não falou a substituição, falou que teria uma máquina pode ser a mais! não se referiu a substituição por outras..a máquina em si produzirá sim sua quantidade de poluentes independentemente das outras poluirem...questao chata
  • Questão muito vaga sem a possibilidade de quantificação.

    Ao invés dos veículos sairem da rota e já destinarem ao aterro, encaminham para o transbordo e este encaminha ao aterro.

    A questão é: como saber se aumento o impacto ou não se não há uma correlação quantitativa das alternativas?

    Não há.

    Se considerar que 1 viagem única é menos poluente que x viagens (caminhão transbordador vs caminhões coletores até o aterro) pode ser considerada se for exatamente o mesmo caminhão, o que não é, uma vez que o veículo de transbordo terá maior carga e capacidade, aumentando sua potencia e consequentemente consumo (maior emissão).

    Logo, se não houver especificação de quantos caminhões coletores são utilizados, quantos caminhões transbordadores, quantas viagens de cada, consumo de combustível, dentre outros, não há como saber se é mais viável.


ID
2984437
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item a seguir, com relação à coleta e à destinação de resíduos sólidos urbanos.

Para a eficácia de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, é necessário observar, as seguintes ações, em ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Alternativas
Comentários
  • lei 12.305/2010 - Lei de Resíduos Sólidos

    Art. 9o Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

  • Olá!

    Gabarito: Certo

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2989888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito de tecnologias de tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos e drenagem urbana, julgue o item subsecutivo.


Um aterro sanitário será considerado desativado somente quando não mais receber resíduos e a recomposição do solo sobre as células estiver concluída.

Alternativas
Comentários
  • Deve-se fazer um Pano de Encerramento e uso futuro ou seja um Plano de Recuperação de Área Degradada

  • mesmo que a área seja revegetada (via PRAD - Plano de Recuperação de Área Degradada), ela ainda produzirá por décadas chorume e gases. Tecnicamente, não se pode dizer que o aterro foi encerrado
  • Gabarito: Errado

    Justificativa da CESPE:

    A desativação de um aterro sanitário compreende apenas o fim do recebimento de resíduos no local. No entanto, atividades como recomposição do solo sobre as células e monitoração das águas superficiais e subterrâneas, com frequência semestral, devem ter continuidade. Portanto, a recomposição do solo sobre as células não precisa estar concluída para se considerar o aterro sanitário desativado

  • Desativar significa anular o processo que ocorre, dessa forma, não recebe mais os resíduos. O processo em questão trata de: recebimento, acondicionamento e cobertura;

    A recomposição do solo já faz parte do processo de recuperação da área, conforme plano de encerramento.


ID
2989891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito de tecnologias de tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos e drenagem urbana, julgue o item subsecutivo.


Em locais dos aterros sanitários onde não há oxigênio, a primeira fase no processo de degradação dos resíduos sólidos é a hidrólise, por meio da qual materiais orgânicos dissolvidos mais simples são convertidos em material particulado mais complexo.

Alternativas
Comentários
  • O processo de decomposição dos resíduos sólidos depositados e recobertos em um aterro sanitário ocorre por meio de várias rotas metabólicas, em que vários tipos de microrganismos trabalham na conversão da matéria orgânica (A nível bacteriano, a biodigestão ANAERÓBIA acontece em 4 etapas). Em sequência cronológica, a conversão passa pelas seguintes etapas: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese.

    Obs.: Na hidrólise as ligações moleculares complexas (polímeros) como carboidratos, proteínas e gorduras, são quebradas por enzimas em um processo bioquímico liberadas por um grupo específico de bactérias hidrolíticas e dão origem à compostos insolúveis orgânicos menores e simples (monômeros) como aminoácidos, ácidos graxos e açúcares.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.

  • Falou em "Lise celular", falou em quebra de moléculas complexas em moléculas simples...


ID
2989894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A respeito de tecnologias de tratamento e gerenciamento de resíduos sólidos e drenagem urbana, julgue o item subsecutivo.


No aterro em valas, no aterro sanitário simplificado e no aterro manual, os resíduos sólidos ficam confinados e os procedimentos operacionais são simplificados e permitem o uso de métodos de escavação por trincheiras.

Alternativas
Comentários
  • Certo

  • Resposta da Cespe

    JUSTIFICATIVA - CERTO.

    Em municípios de pequeno porte,  podem-se utilizar o aterro em valas, o aterro sanitário simplificado e  o aterro manual para a destinação final de resíduos sólidos urbanos.  O principal objetivo dessas técnicas é a confinação de resíduos  sólidos associada a procedimentos operacionais simplificados e ao  uso de métodos de escavação por trincheiras.


ID
3052030
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goianira - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A escolha da área para implantação de aterro sanitário de pequeno porte deve seguir algumas recomendações. Dentre elas, destaca-se a

Alternativas
Comentários
  • A) Distância superior a 100 m de cursos d’água (córregos e nascentes). (Errada). Distância superior a 200 m de cursos d’água (córregos e nascentes).

    B) Vida útil superior a quatro anos. (Errada). Vida útil superior a 10 anos.

    C) Distância do centro urbano atendido entre 5 e 20 km. (Correto)

  • Há fontes diferentes para essa questão?

    De acordo com a NBR 15849 TODAS as alternativas estão erradas

    a) Distância superior a 200 m de cursos d’água

    b) Vida útil superior a 15 anos

    c) Recomenda-se distância do limite da área útil do aterro a núcleos populacionais vizinhos mínima de 500 m.

    d) recomendando-se locais com declividade superior a 1 % e inferior a 30 %;

  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3076402
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

                       O desafio ambiental de erradicar os lixões

Mais da metade de nossos municípios ainda utiliza lixões, o que exige a adoção de políticas públicas articuladas, capazes de levar as cidades ao desenvolvimento sustentável

“Novos dados divulgados pela ONU Meio Ambiente revelam que 145 mil toneladas diárias de resíduos urbanos são descartadas incorretamente na América Latina e no Caribe. O Brasil contribui de modo expressivo para a ocorrência desse grave problema, pois mais da metade de nossos municípios ainda utiliza os chamados lixões, nos quais tudo é lançado a céu aberto e para os quais, segundo se estima, destinam-se 40% de todo o lixo do país.”

Disponível em:<https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/o-desafio-ambiental-de-erradicar-os-lixoes-7z0l6tw0uaj5qda0cydb0o3pf/> . Acesso em: 29 nov. 2018.  


Para garantir a preservação do meio ambiente, o descarte correto do lixo é fundamental. Um dos objetivos da PNRS foi a instituição de uma ordem de prioridade para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, que consiste na: 1 - Não geração; 2 - Redução; 3 - Reutilização; 4 - Reciclagem; 5 - Tratamento dos resíduos sólidos; 6 - Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.


Sobre o problema do tratamento do lixo no Brasil, é possível afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    a) Aterro controlado não é indicado para disposição final do R.S, visto que não possui uma proteção na parte inferior contra o lixiviado, tornando possível a contaminação do lençol freático, rios, lagos e solo.

    c) O chorume pode contaminar o lençol freático, rios, lagos e solo.

    d) A Lei 12.305/10 dispõe sobre princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.


ID
3137308
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A execução de aterros de resíduos sólidos urbanos envolve os seguintes elementos físicos:

Alternativas
Comentários
  • Para quem interesse em aprofundar o assunto, o link abaixo traz algumas informações sobre os elementos do projeto de um aterro sanitário.

    https://www.ecycle.com.br/7954-aterro-sanitario.html

    Gabarito E

  • Somente a letra E traz elementos físicos que necessariamente ocorrem em TODOS os aterros. As demais alternativas as vezes pontuam itens que não necessariamente ocorrem.


ID
3162439
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um aterro sanitário é formado por diferentes sistemas, entre eles o de drenagem de lixiviados, o qual corresponde:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    O sistema de drenagem de lixiviados permite que o chorume percolado seja canalizado e conduzido para posterior tratamento, sendo que a avaliação quantitativa e qualitativa desse efluente tratado deve estar inserida no relatório de automonitoramento a ser apresentado ao órgão ambiental.

  • A - ETE do aterro

    B - Impermeabilização de fundo

    C - Drenagem de águas pluviais

    D - Sistema de acompanhamento de movimentação de solo

    E - OK

  • O item D pode ser chamado de CONTROLE GEOTÉCNICO.


ID
3162457
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No âmbito do tratamento de resíduos sólidos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • RESP. A

    B- A incineração de residuos perigosos deve ser realizada segundo normas regulamentadas pela ABNT, que determina a oxidação destes, expostos à alta temperatura, a fim de destruir ou reduzir seu volume, ou ainda recuperar substâncias ou materiais.(cetesambiental.com.br)

  • A - OK

    B - Pode ser usada sim

    C - É adicionada energia

    D - É necessária a limpeza externa

    E - Precisam ser combustíveis


ID
3196813
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

São consequências do aumento do volume de lixo gerado pelas sociedades modernas, quando o mesmo é depositado em locais inadequados ou a coleta é deficitária EXCETO:

Alternativas

ID
3196831
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A recuperação ambiental é a reconstrução de um ambiente que sofreu diferentes graus de degradação, com ou sem intervenção humana. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. Nos ambientes altamente degradados é necessária a intervenção humana para a sua recuperação.

II. A recuperação de áreas degradadas requer a utilização de princípios ecológicos oriundos do conhecimento básico do ecossistema que se vai trabalhar.

III. O reflorestamento não é utilizado para a recuperação de áreas degradadas.

IV. O conhecimento da biologia reprodutiva, ritmo de crescimento e ciclo de vida e das espécies contribuirá para que as soluções operacionais sejam mais eficientes.


A sequência correta das alternativas acima é:

Alternativas
Comentários
  • O reflorestamento não é utilizado para a recuperação de áreas degradadas. > risos com um sinal negativoo! Resposta letra A


ID
3213556
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Rondonópolis - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o Monitoramento e as Tecnologias de Tratamento de Resíduos Sólidos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os efeitos da poluição hídrica causados pelo lançamento de resíduos sólidos em um ambiente aquático específico dependem em grande parte do volume da concentração físico-química do resíduo lançado e do volume do corpo d’água recebedor da carga poluente.

( ) A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

( ) A reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, não alterando propriedades físico-químicas ou biológicas, com vista à sua transformação em insumos ou novos produtos.

( ) A compostagem é o ato de transformar resíduos sólidos orgânicos em matéria biogênica mais estável e resistente à ação das espécies consumidoras por meio de processos físicos, químicos e biológicos.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Lei 12.305/10 PNRS

    Art 3º

    XIV - Reciclagem: processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, observadas as condições e os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes do Sisnama e, se couber, do SNVS e do Suasa;


ID
3249205
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em 2018, o Instituto Trata Brasil, com a parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), lançou a pesquisa “Trata Brasil: Saneamento, Saúde, Educação, Trabalho e Turismo” que mostra como a falta de saneamento afeta a qualidade de vida da população nos setores da saúde, educação, trabalho e turismo. Os dados das pesquisas comprovaram que a falta de saneamento afeta a educação já que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar quando comparadas com crianças que vivem em áreas saneadas, revela a pesquisa Trata Brasil: Saneamento, Saúde, Educação, Trabalho e Turismo, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O impacto é mais perceptível na queda do aproveitamento dos alunos do que na presença. Os índices de reprovação são 46,7% menores entre as crianças e jovens que vivem em locais com instalações adequadas. A melhora na qualidade da educação está diretamente ligada aos índices de saúde.

    Trata brasil


ID
3254626
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere aos resíduos sólidos, analise as informações a seguir.

1) Quanto à periculosidade, os resíduos sólidos podem ser classificados em: resíduos pouco perigosos, resíduos perigosos e resíduos muito perigosos.
2) O reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda, e promotor de cidadania, é um dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
3) Nos empreendimentos e atividades não sujeitos a licenciamento ambiental, a aprovação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos cabe à autoridade municipal competente.
4) A coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição é chamada de coleta seletiva.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    1) ERRADA

    Art.13:

    II - Quanto a PERICULOSIDADE:

    a) Resíduos PERIGOSOS: aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagencidade apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental, de acordo com lei, regulamento ou norma técnica.

    b) Resíduos NÃO PERIGOSOS: aqueles que nao se enquadram na alínea "a"

    2) CORRETA

    Art 6 - PRINCÍPIOS

    VIII. O reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda, e promotor de cidadania;

    3) CORRETA

    Art. 24.

    § 1 Nos empreendimentos e atividades não sujeitos a licenciamento ambiental, a aprovação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos cabe à autoridade municipal competente.

    4) CORRETA

    Art 3.

    V - COLETA SELETIVA: coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição.

    PNRS - 12.305 de 2010


ID
3254629
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o tratamento e a disposição dos resíduos químicos perigosos, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3264343
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O ato de submeter um resíduo a operações e/ ou processos que tenham por objetivo dotá-los de condições que permitam que sejam utilizados como matéria-prima ou produto se refere à(ao):

Alternativas
Comentários
  • O beneficiamento se trata da transformação do material, que resulta do tratamento dos resíduos em matéria-prima, que pode ser reutilizada em diversos setores, como, por exemplo, em operações das usinas siderúrgicas!

    Letra D.


ID
3264355
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas:

1. Os resíduos domiciliares são originários de atividades domésticas em residências urbanas e os resíduos de limpeza urbana são os originários de varrição. Limpeza urbana e de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.
2. Os resíduos de serviços de transportes são os originários de portos, aeroportos, terminais alfandegários, rodoviários e ferroviários e passagens de fronteira.
3. Os resíduos perigosos são aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. Os resíduos domiciliares são originários de atividades domésticas em residências urbanas e os resíduos de limpeza urbana são os originários de varrição. Limpeza urbana e de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. (ERRADA)

    Conforme a Lei 12305/2010, Art. 13, os resíduos caracterizados como de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços poderão ser classificados como domiciliares, a critério do Poder Público, desde que caracterizados como NÃO PERIGOSOS.

    2. Os resíduos de serviços de transportes são os originários de portos, aeroportos, terminais alfandegários, rodoviários e ferroviários e passagens de fronteira. (CORRETA)

    Conforme a Lei 12305/2010, Art. 13, inciso I,alinea j.

    3. Os resíduos perigosos são aqueles que, em razão de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, carcinogenicidade, teratogenicidade e mutagenicidade apresentam significativo risco à saúde pública ou à qualidade ambiental.(CORRETA)

    Conforme a Lei 12305/2010, Art. 13, inciso II,alinea a.

  • faltou dizer que os resíduos de limpeza urbana são provenientes também da limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.