-
O contrato social que desemboca no Estado Absolutista é defendido por Thomas Hobbes.
-
Outra importante corrente dá ao Estado, exclusivamente, a função de proteger a liberdade individual, emprestando um sentido muito amplo ao termo liberdade, não admitindo que qualquer indivíduo sofra a mínima restrição em favor de outro indivíduo, da coletividade ou do Estado. Esta é a linha de orientação do chamado Estado- liberal, cuja inspiração se atribui a JOHN LOCKE, por suas obras de crítica ao absolutismo inglês, tendo essa diretriz política exercido grande influência prática, associada ao liberalismo econômico de ADAM SMITH e outros.
-
Muito pelo contrário, Locke defende a importância da limitação do poder da autoridade dos governantes e que os mesmos não têm poder absoluto!
-
GENTE! SEMPRE SEMPRE SEMPRE SEMPRE LOCKE É CONTRA O ABSOLUTISMO!!!!!!
Para o autor, os cidadãos livremente escolhem o seu governante, delegando-lhe poder para conduzir o Estado, a fim de garantir os direitos essenciais expressos no pacto social. O Estado deve preservar o direito à liberdade e à propriedade privada. As leis devem ser expressão da vontade da assembléia e não fruto da vontade de um soberano
-
a questão acima se encaixa mais no pensamento Hobbes
-
A questão se encaixa no pensamento de Hobbes mas a redação é péssima, como a maioria da redação das questões de CPTE, sociologia, filosofia e direitos humanos da Banca.