SóProvas


ID
1609072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ciência Política
Assuntos

Julgue o item a seguir, considerando as concepções contemporâneas acerca do Estado.


A não governabilidade é, segundo Habermas, o resultado de uma crise de gestão administrativa, decorrente das crises de output e crises de input, que consistem, respectivamente, na incapacidade administrativa de compatibilizar eficientemente os imperativos de controle que chegam do sistema econômico (crise de apoio político) e a incapacidade de preservar o nível necessário de lealdade da massa (crise de gestão administrativa).


Alternativas
Comentários
  • Segundo Habermas: "As crises de output têm a forma de crise de racionalidade: o sistema administrativo não consegue compatibilizar, nem agilizar eficientemente, os imperativos de controle que lhe chegam do sistema econômico. As crises de input têm a forma de crises de legitimação, o sistema legitimador não consegue preservar o nível necessário de lealdade da massa, impulsionando assim os imperativos de controle do sistema econômico que ele assumiu". 

  • Está certo, esse conceito é de Crise de Legitimação e não de não governabilidade.

  • O erro da alternativa é afirmar que a não-governabilidade consistiria apenas em uma crise de gestão administrativa, pois ela também envolveria uma crise de apoio político. O restante da questão, a meu ver, parece estar correto.

    "A não-governabilidade é o produto conjunto de uma crise de gestão administrativa do sistema e de uma crise de apoio político dos cidadãos às autoridades e aos governos. Na sua versão mais complexa, a não-governabilidade é a soma de uma crise de input e de uma crise de output. Diz Habermas: ‘As crises de output têm a forma de crise de racionalidade: o sistema administrativo não consegue compatibilizar, nem agilizar eficientemente, os imperativos de controle que lhe chegam do sistema econômico. As crises de input têm a forma de crises de legitimação, o sistema legitimador não consegue preservar o nível necessário de lealdade da massa, impulsionando assim os imperativos de controle do sistema econômico que ele assumiu’”."

    Fonte: Artigo "A RELAÇÃO ENTRE DEMOCRACIA E GOVERNABILIDADE NO BRASIL: UMA BREVE ANÁLISE*" P. 5.