SóProvas


ID
1609294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Os ciclos termodinâmicos ideais das turbinas a gás (ciclo Brayton) e das turbinas a vapor (ciclo Rankine) são constituídos pelos seguintes processos termodinâmicos: uma compressão isoetrópica, uma adição de calor a pressão constante, uma expansão isoentrópica e uma rejeição de calor a pressão constante. No entanto, há diferenças importantes nos equipamentos e na teoria pertinente a cada ciclo. Acerca dos ciclos das turbinas a gás e a vapor, julgue o item que se segue.

No ciclo Brayton com regeneração ideal, operando entre dois níveis de temperatura fixos, a eficiência térmica decresce com o aumento da razão entre as pressões do ciclo.

Alternativas
Comentários
  • A eficiência do ciclo Brayton aumenta com a utilização da regeneração. Porém, o uso de um regenerador é recomendado apenas quando a temperatura de exaustão na turbina for maior que a temperatura de saída do compressor. Caso contrário, o calor fluirá na direção contrária (para os gases de exaustão), diminuindo a eficiência. Essa situação é encontrada em motores a turbina a gás que operam com razão de pressão muito altas.

  • Boa Arthur... Otimo comentario.
  • Refazendo a questão, acho que poderia formular melhor esse item. O português está meio estranho.

    Cabem as afirmações:

    (1) No ciclo Brayton com regeneração ideal a eficiência térmica decresce [...]

    (2) [...] a eficiência térmica decresce com o aumento da razão entre as pressões do ciclo.

     

  • Correta, é o oposto do ciclo ideal, o ciclo com regeneração diminui seu rendimento com o aumento da relação de pressão.

  • η = 1 - (T1/T3)*r^[(k-1)/k]

    Aumentando r, diminui η