SóProvas


ID
1609696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultante da combinação de oxigênio com um combustível, liberando calor, luz e usualmente chama, a expressão incêndio florestal é utilizada para definir a ocorrência de todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. A respeito das causas, efeitos, prevenção e combate a incêndios florestais, julgue o próximo item.


Uma das técnicas de controle de incêndio florestal é a queima controlada em flanco, que consiste em iniciar incêndio em vários pontos simultâneos, que vão se encontrando antes que se tornem muito grandes e se propaguem de forma intensa e violenta.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de queima de flancos consiste em acender linhas de fogo paralelas à direção do vento, de modo que o fogo se propague formando um ângulo reto com o mesmo.

     

     

  • Não seria necessário saber o conceito da técnica de queima de flancos, só prestar atenção na palavra "técnica de controle de fogo", visto que a queima controlada não é uma. Mas, sim, o uso de fogo para um manejo planejado.

  • GABA. E

    Queima de flancos Consiste em acender linhas de fogo paralelas à direção do vento, de modo que o fogo se propague formando um angulo reto com o mesmo. Este método de queima não deve ser utilizado quando ocorrem alterações na direção do vento.

    • Usada para limpeza do terreno e renovação de pastos.
    • Combustível: Leve e fino, por exemplo, gramíneas.
    • Características da Queima: É uma queima segura e de fácil controle. O comportamento do fogo é regulável com a distância de separação entre linhas. Porém, para isto, se requer pessoal com experiência. 

    Queima por focos ou pontos Emprega uma série de pequenos pontos ou círculos de fogo que queimam em todas as direções mas vão se encontrar antes de se tornarem muito grandes propagando-se violentamente. Usada para limpeza do terreno e renovação de pastos.

    • Combustível: Leve e fino, por exemplo, gramíneas.
    • Características da Queima:

    -Pode ser aplicada em grandes extensões de terrenos e em diferentes condições para reduzir combustíveis leves ou pesados;

    -A zona de maior intensidade linear (e, portanto, a de maior impacto) está onde se juntam os pontos ou manchões;

    -É barata, porque a queima se realiza rapidamente e não requer linhas de segurança intermediárias;

    -Não é recomendável aplicá-la em terrenos com uma forte inclinação ou com presença de ventos.