SóProvas



Questões de Incêndios Florestais


ID
191041
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os índices de risco de incêndio mais utilizados no Brasil são: Índice de Angstron, Índice Logarítmico de Telicyn, Índice de Nesterov e Fórmula de Monte Alegre. Esses índices baseiam-se, fundamentalmente, nos seguintes elementos meteorológicos, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Índice de Angstron

    Desenvolvido na Suécia, este índice baseia-se fundamentalmente na temperatura e umidade relativa do ar, ambos medidos diariamente às 13 horas. Não é um índice cumulativo. A equação do índice é a seguinte:

    B = 0,05H – 0,1(T – 27)

    sendo:

    B = índice de Angstron
    H = umidade relativa do ar em %
    T = temperatura do ar em °C

    Índice Logarítmico do Telicyn

    Desenvolvido na URSS, este índice tem como variáveis as temperaturas do ar e do ponto de orvalho, ambas medidas às 13 horas. O índice é acumulativo, isto é seu valor aumenta gradativamente, como realmente acontece com as condições de risco de incêndio, até que a ocorrência de uma chuva o reduza a zero, recomeçando novo ciclo de cálculos. Sua equação é a seguinte:

    sendo:

    I = índice de Telicyn
    t = temperatura do ar em oC
    r = temperatura do ponto de orvalho em °C
    log = logaritmo na base 10

    Índice de Nesterov

    Desenvolvido na URSS e aperfeiçoado na Polônia, este índice tem como variáveis a temperatura e o déficit de saturação do ar, ambos medidos diariamente às 13 horas. O índice de Nesterov, que também é acumulativo, tem a seguinte equação básica:

    sendo:

    G = Índice de Nesterov
    d = déficit de saturação do ar em milibares
    t = temperatura do ar em oC

    Fórmula de Monte Alegre

    Desenvolvido através de dados da região central do Estado do Paraná, este índice, também acumulativo, tem como única variável a umidade relativa do ar, medida às 13 horas. A sua equação básica é a seguinte:

    sendo:

    FMA = Fórmula de Monte Alegre
    H = umidade relativa do ar (%), medida às 13 horas
    n = número de dias sem chuva


ID
191047
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Para que tenha sucesso, um Plano Operativo de Combate a Incêndio Florestal deve conter:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

     

    Meio óbvia essa!

  • GABA. B

    QTO A LETRA C, O INVENTÁRIO FLORESTAL SERVE PARA:

    "De acordo com Husch et al. (2003), os inventários florestais “são procedimentos para obter informações sobre quantidades e qualidades dos recursos florestais e de muitas características das áreas sobre as quais as árvores estão crescendo”.

    Embora existam inúmeros procedimentos, um inventário florestal completo pode fornecer diversas informações, entre elas:

       a. Estimativas de área.

       b. Descrição da topografia.

       c. Mapeamento da propriedade.

       d. Descrição de acessos (estradas, rios, ...).

       e. Facilidade de transporte de madeira.

       f. Estimativas da quantidade e da qualidade de diferentes recursos florestais.

    g. Estimativas de crescimento (se o inventário for realizado mais de uma vez).

    FONTE: http://www.mensuracaoflorestal.com.br/capitulo-1-inventario-florestal


ID
191077
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No caso de incêndios florestais, o processo preventivo tem se mostrado como o de maior eficiência. Entre as medidas preventivas de controle de incêndios florestais, destacamse:

Alternativas
Comentários
  • A proteção das florestas, bem como a de povoamentos florestais, torna-se eficiente quando existe um planejamento prévio das atitudes e atividades a serem tomadas ou implementadas nas diferentes situações que podem apresentar. Quanto ao controle de incêndios florestais, o processo preventivo tem se mostrado como o de maior eficiência, através de aceiros manuais e mecânicos, gradagens internas ao povoamento e um bom sistema de vigilância; este, muito praticado entre empresas florestais vizinhas, num sistema de cooperativismo.


ID
191092
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Dos 50 artigos do Código Florestal Brasileiro, tratam especificamente do fogo nas florestas:

Alternativas
Comentários
  • Quem elaborou essa questão tinha que tomar vergonha na cara.

  • O ano dessa questão é mostrado como 2007. O Novo Código Florestal é de 2012, portanto ela trata do antigo código florestal do ano de 1965.

  • Tem que colocar questões atualizadas, seguindo o novo código.

  • Brincadeira uma questão dessa! Que examinador é esse gente, sem noção!

  • Questão desatualizada, são apenas 3 artigos no código vigente de 2012.

     

  • Q concurso precisamos de questões atualizadas!

  • Mesmo sendo desatualizada, este tipo de questão é vergonhosa, desinteligente e medíocre!


ID
768592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os incêndios florestais nos ecossistemas brasileiros estão entre osresponsáveis por grande parcela de danos ambientais, sociais eeconômicos. Para prevenir ou minimizar os efeitos do fogo, énecessário conhecer suas causas e as técnicas para combatê-lo.Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.


Entre os processos utilizados para a extinção de um incêndio florestal podem ser citados a diminuição da temperatura para valor inferior ao da combustão; o abafamento ou redução de oxigênio e a dispersão ou separação dos materiais combustíveis que deve ser executada na construção dos aceiros.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da questão esteja em dizer que "a dispersão ou separação dos materiais combustíveis que deve ser executada na construção dos aceiros" seja um processo utilizado para extinção de um incêndio florestal. Acho que é mais um processo preventivo, feito antes do incêndio.

  • Vicente, a técnica de construção de aceiros pode ser realizada durante a ocorrência dos incêndios. Acredito que o erro seja "dispersão" dos materiais, quando, na verdade, os materiais são acumulados ao fazer o aceiro.

  •  

    O abafamento consiste na diminuição da percentagem de oxigénio para valores inferiores a 15% (a percentagem normal de oxigénio no ar é de 20%) e a dispersão consiste na separação física do combustível. O arrefecimento baseia-se na diminuição da temperatura do ambiente onde está a ocorrer o fogo para valores inferiores à temperatura de combustão e finalmente a inibição é a alteração da composição química da chama suprimindo a sua formação (ruptura das reações em cadeia).

  • Pessoal, cuidado, segundo a Apostila do Brigadista do MMA (material que serve de base para a elaboração de várias questões de concurso sobre o tema), a construção de ACEIROS é uma atividade PREVENTIVA, e a construção de linhas de defesa é uma atividade de combate. Ambas se baseiam na remoção do combustível, isto é, na quebra de continuidades da vegetação. 

    " Os aceiros se definem como barreiras naturais ou construídas, limpas de vegetação, parcial ou completamente, de uma largura variável (em geral, de 5 a 20 metros), instaladas previamente ao incêndio."

    "...as linhas de defesa, são faixas desprovidas de vegetação, com uma raspagem dos materiais até o solo mineral, de uma largura de 0,40 a 1,00 m, e que se constroem ou instalam durante o combate".

    A questão é confusa, mas acredito que o erro esteja em referir-se à construção de aceiros como uma atividade de "dispersão ou separação dos materiais combustíveis", sendo que trata-se de uma atividade de REMOÇÃO de material combustível...

    Fonte: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/sejaumbrigadista.pdf

     

  • O princípio de extinção de um incêndio florestal diz que para se apagar um incêndio é preciso neutralizar pelo menos um dos lados do triângulo do fogo. É necessário, portanto, eliminar um ou mais elementos e isso pode ser feito construindo uma linha de controle e eliminando o combustível, resfriando com água ou terra ou abafando o oxigênio com terra ou abafadores. A construção de aceiros é uma atividade preventiva, ou seja, realizada antes do incêndio acometer a área, portanto, não é uma atividade de combate. Questão Errada.

    Fonte: Incêndios Florestais para Concursos. https://goo.gl/jujJgg

  • "O princípio de extinção de um incêndio florestal diz que

    para se apagar um incêndio é preciso neutralizar pelo menos um dos lados

    do triângulo do fogo. É necessário, portanto, eliminar um ou mais

    elementos e isso pode ser feito construindo uma linha de controle e

    eliminando o combustível, resfriando com água ou terra ou abafando o

    oxigênio com terra ou abafadores. A construção de aceiros é uma

    atividade preventiva, ou seja, realizada antes do incêndio acometer a

    área, portanto, não é uma atividade de combate."

    Fonte: Concurseiro Florestal


ID
768595
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os incêndios florestais nos ecossistemas brasileiros estão entre osresponsáveis por grande parcela de danos ambientais, sociais eeconômicos. Para prevenir ou minimizar os efeitos do fogo, énecessário conhecer suas causas e as técnicas para combatê-lo.Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.


A principal causa de incêndios florestais incontroláveis no Brasil é o descarte de guimbas de cigarro em brasa na vegetação.

Alternativas
Comentários
  • Questão incorreta!


    Queimas para Limpeza
    Compreende os incêndios florestais originados de fogo usados na limpeza do terreno, para qualquer propósito (agricultura, pastagem, reflorestamentos) que por negligência ou descuido tenham escapado do controle a atingindo áreas florestais. Nos países tropicais, de uma maneira geral, está é a principal causa dos incêndios florestais.


    Fumantes
    Neste item estão incluídos os incêndios originados por fósforos e pontas de cigarros acesas, que são atiradas displicentemente por fumantes descuidados. Esta é a uma das maiores causas de incêndios florestais nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália e União Soviética. Provavelmente esta seja a causa onde mais se evidencia a falta de cuidado do homem na proteção das florestas contra incêndios. No Brasil, principalmente na época mais seca do ano para as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, intensificam-se os focos de incêndios provenientes de pessoas descuidadas que jogam cigarros ou fósforos acesos no chão. Casos típicos ocorrem nas margens de rodovias, onde o motorista, ao jogar uma bituca de cigarro acesa pela janela de seu carro, poderá estar dando início a um grande incêndio, onde o fogo começa no capim a margem da rodovia e posteriormente se espalha, podendo queimar florestas e residências.


    Fonte: CODEVASF. Apostila do Curso Técnicas de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais.


    Mas, segundo outra fonte:


    Entre 1983 e 1987, “queimas para limpeza” foi o principal grupo de causa de incêndios no Brasil (SOARES, 1989). Já no período de 1998 a 2002, a principal causa foi o grupo “incendiários” (SOARES; SANTOS, 2002).

    Atualmente há uma crescente preocupação com o aumento dos incêndios causados pelos incendiários em todo o mundo (SOARES, 2004). Na Europa, de maneira geral, 50% dos incêndios têm sido causados por incendiários (ECE/FAO, 1990). Os incendiários ocupam o primeiro lugar nos números de incêndios registrados na África do Sul (Republic of South África, 1987), nos Estados Unidos (BROWN; DAVIS, 1973), na Espanha (VÉLEZ, 1990), na Grécia (KAILIDIS, 1992) e na Itália (LEONE; SARACINO, 1990). 


    Fonte: http://www.floresta.ufpr.br/firelab/wp-content/uploads/2013/09/artigo23.pdf



ID
1020859
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Existem vários fatores que afetam a intensidade do incêndio florestal durante seu desenvolvimento, aumentando ou diminuindo. Nestes termos, é correto afirmar que a intensidade do incêndio florestal diminui, com os seguintes fatores, entre outros:

Alternativas
Comentários
  • A intensidade do fogo florestal diminui com: menor volume de combustíveis leves;  Combustíveis não uniformes; Descontinuidade horizontal; Maior umidade dos combustíveis; Declives (descida) à frente do incêndio;  Ventos fracos;  Alta umidade de ar;  Baixa temperatura do ar.

    (Adaptado de Lacerda e Cattaneo, 2008)


ID
1522264
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

As classes de incêndio são divididas em cores e desenhos padronizados. Com base no exposto, pode-se afirmar que a classe:

Alternativas
Comentários
  • CLASSE - A        cor       Verde

    CLASSE - B        cor      Vermelha

    CLASSE - C        cor      Azul

    CLASSE - D        cor      Amarela

    CLASSE - K        cor      Preta


ID
1609681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultante da combinação de oxigênio com um combustível, liberando calor, luz e usualmente chama, a expressão incêndio florestal é utilizada para definir a ocorrência de todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. A respeito das causas, efeitos, prevenção e combate a incêndios florestais, julgue o próximo item.


Os incêndios florestais são causados em sua maioria pela ação negligente ou acidental do homem, intencionalmente, ou a partir de queimadas, queima de lixos, lançamento de foguetes, cigarros mal apagados e linhas de transmissão de energia elétrica.

Alternativas
Comentários
  • lançamento de foguetes ?

  • Fonte da questão: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/principais-causas-consequencias-incendios-florestais/

  • Quase errei pelo lançamento de foguetes!!

  • Foguetes????

  • Pode ser que foguetes aqui esteja relacionado a fogos de artíficios, rojões etc.


ID
1609684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultante da combinação de oxigênio com um combustível, liberando calor, luz e usualmente chama, a expressão incêndio florestal é utilizada para definir a ocorrência de todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. A respeito das causas, efeitos, prevenção e combate a incêndios florestais, julgue o próximo item.


A poluição atmosférica causada pelo incêndio florestal ocorre, principalmente, devido à liberação de monóxido de carbono, dióxido de carbono, óxidos de nitrogênio, particulados e hidrocarbonetos. Este último é responsável por mais de 90% do carbono liberado durante a queima de biomassa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    Quando ocorre um incêndio florestal, além da água e do CO2, vários outros elementos são lançados na atmosfera, como por exemplo, monóxido de carbono, hidrocarbonos e partículas. Pequenas quantidades de óxido de nitrogênio são também liberadas em alguns incêndios de maior intensidade. Entretanto, nos incêndios florestais não há produção de óxidos de enxofre, altamente poluidores, porque o conteúdo de enxofre na madeira é insignificante. Para se avaliar a importância de diversas fontes de poluição ambiental é importante analisar a composição das emissões. Cerca de 90% dos produtos da combustão do material florestal é CO2 e água. O maior impacto dos incêndios florestais sobre a qualidade do ar provém dos outros 10%, principalmente partículas e hidrocarbonos.

     

     


ID
1609687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultante da combinação de oxigênio com um combustível, liberando calor, luz e usualmente chama, a expressão incêndio florestal é utilizada para definir a ocorrência de todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. A respeito das causas, efeitos, prevenção e combate a incêndios florestais, julgue o próximo item.


Os incêndios florestais, principalmente quando produzem altas temperaturas, têm influência direta sobre a matéria orgânica, com a desagregação das partículas e, dessa forma, favorecendo a perda de elementos químicos solúveis em água, afetando a capacidade de troca catiônica, o pH e os teores de enxofre, cátions divalentes e potássio.

Alternativas

ID
1609693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultante da combinação de oxigênio com um combustível, liberando calor, luz e usualmente chama, a expressão incêndio florestal é utilizada para definir a ocorrência de todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. A respeito das causas, efeitos, prevenção e combate a incêndios florestais, julgue o próximo item.


O conjunto de ações que visam reduzir as causas e os riscos de propagação do fogo faz parte das táticas de prevenção dos incêndios florestais e, nesse escopo, estão a educação e conscientização da população, a regulamentação do uso das florestas, a vigilância patrimonial e a aplicação da legislação.

Alternativas

ID
1609696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultante da combinação de oxigênio com um combustível, liberando calor, luz e usualmente chama, a expressão incêndio florestal é utilizada para definir a ocorrência de todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. A respeito das causas, efeitos, prevenção e combate a incêndios florestais, julgue o próximo item.


Uma das técnicas de controle de incêndio florestal é a queima controlada em flanco, que consiste em iniciar incêndio em vários pontos simultâneos, que vão se encontrando antes que se tornem muito grandes e se propaguem de forma intensa e violenta.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de queima de flancos consiste em acender linhas de fogo paralelas à direção do vento, de modo que o fogo se propague formando um ângulo reto com o mesmo.

     

     

  • Não seria necessário saber o conceito da técnica de queima de flancos, só prestar atenção na palavra "técnica de controle de fogo", visto que a queima controlada não é uma. Mas, sim, o uso de fogo para um manejo planejado.

  • GABA. E

    Queima de flancos Consiste em acender linhas de fogo paralelas à direção do vento, de modo que o fogo se propague formando um angulo reto com o mesmo. Este método de queima não deve ser utilizado quando ocorrem alterações na direção do vento.

    • Usada para limpeza do terreno e renovação de pastos.
    • Combustível: Leve e fino, por exemplo, gramíneas.
    • Características da Queima: É uma queima segura e de fácil controle. O comportamento do fogo é regulável com a distância de separação entre linhas. Porém, para isto, se requer pessoal com experiência. 

    Queima por focos ou pontos Emprega uma série de pequenos pontos ou círculos de fogo que queimam em todas as direções mas vão se encontrar antes de se tornarem muito grandes propagando-se violentamente. Usada para limpeza do terreno e renovação de pastos.

    • Combustível: Leve e fino, por exemplo, gramíneas.
    • Características da Queima:

    -Pode ser aplicada em grandes extensões de terrenos e em diferentes condições para reduzir combustíveis leves ou pesados;

    -A zona de maior intensidade linear (e, portanto, a de maior impacto) está onde se juntam os pontos ou manchões;

    -É barata, porque a queima se realiza rapidamente e não requer linhas de segurança intermediárias;

    -Não é recomendável aplicá-la em terrenos com uma forte inclinação ou com presença de ventos. 


ID
1609699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultante da combinação de oxigênio com um combustível, liberando calor, luz e usualmente chama, a expressão incêndio florestal é utilizada para definir a ocorrência de todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. A respeito das causas, efeitos, prevenção e combate a incêndios florestais, julgue o próximo item.


Um incêndio florestal pode ser dividido em cabeça ou frente, base ou cauda e lados ou flancos. A cabeça é a parte que avança mais rapidamente, mas queima com intensidade intermediária; a cauda, situada em posição oposta à cabeça, queima com menor intensidade; e os flancos queimam com maior intensidade. Em uma operação de combate direto, os brigadistas devem atuar nos flancos, para maior segurança.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. 

     

    Não sei se consta mais erros, mas um é que não é necessariamento pelos flancos que se deve iniciar o combate ao incêndio. Só se deve quando os flancos avançam com relativa lentidão.

     

  • Flancos não queima com maior intensidade

  • Cabeça > avanço da propagação; > intensidade da queima; + difícil controle

    Flancos e Base < intensidade e mais fácil controle.

  • Gabarito: errado.

    Frente ou cabeça: é a parte do incêndio que se movimenta mais rápido. Um incêndio pode ter duas ou mais frentes e quando o vento muda de direção, os flancos ou a retaguarda podem se transformar em novas frentes.

    • Cauda ou retaguarda: é a parte do incêndio que se move mais lentamente, propagando-se contra o vento.

    • Flancos ou alas: são os dois lados do incêndio (esquerdo e direito), que devem ser determinados olhando-se da cauda em direção a cabeça.

    Ataque inicial ou primeiro ataque

    Essa fase também é conhecida com o termo “Impedir o avanço da frente principal do incêndio”, pois é a ação tomada com os recursos disponíveis para o primeiro combate ao incêndio.

    Corresponde à primeira ação de combate propriamente e, nela, deve-se proceder estritamente de acordo com o definido no reconhecimento.

    O normal e lógico é tratar, em primeiro lugar, de deter a frente de avanço que represente os maiores problemas (cabeça do incêndio).

    Fonte: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/sejaumbrigadista.pdf


ID
1640974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os incêndios florestais são responsáveis por grandes prejuízos econômicos, ambientais e sociais, portanto, preveni-los é a melhor solução. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.


Nos incêndios florestais, a temperatura do solo a até 30 cm de profundidade varia muito, podendo atingir até 800 ºC, afetando principalmente os teores de matéria orgânica, porém não influencia na capacidade de troca catiônica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.Existem dois erros na questão:1) Durante experimentos conduzidos por COUTINHO (1980), a temperatura da superfície do solo durante um incêndio foi de 74ºC, sendo que a 5 cm a temperatura aumentou em apenas alguns graus. Dessa forma, não há que se imaginar que, a 30cm de profundidade, a temperatura chegue a 800ºC.2) Realmente o fogo afeta o teor de matéria orgânica (somente sobre a MO não decomposta da superfície), sendo assim, como a CTC é altamente ligada ao teor de MO, ela será sim influenciada ao longo do tempo.
  • A medida que aumenta a profundidade a temperatura reduz drasticamente.

  • E detalhe: afeta a matéria orgânica, mas não a CTC. Relacionam-se diretamente.


ID
2003782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Um incêndio que libere alta quantidade de calor e apresente uma coluna de convecção de grande dinamismo deve ser combatido pelo método

Alternativas
Comentários
  • Método paralelo ou intermediário

    Usado quando não é possível o método direto e a intensidade do fogo não é muito grande. Consiste em limpar, com ferramentas manuais, uma estreita faixa, próxima ao fogo, para deter o seu avanço e possibilitar o ataque direto.

    Método Progressivo Funcional

    No método progressivo ou funcional cada bombeiro realiza apenas uma função na linha, de forma que a linha estará concluída somente após a passagem do último homem.

    Método direto

    Usado quando a intensidade do fogo permite uma aproximação suficiente da brigada à linha de fogo. São usadas as seguintes técnicas e materiais: água (bombas costais, baldes ou moto-bombas); terra (pás); ou batidas (abafadores).

    Método indireto

    Usado em incêndios de intensidade muito grande. Consiste em abrir aceiros com equipamento pesado (tratores, etc.), utilizando ainda um contra-fogo, para ampliar a faixa limpa e deter o fogo, antes que chegue ao aceiro.

     

    http://www.floresta.ufpr.br/firelab/tecnicas-de-combate/


ID
2372095
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito das intervenções humanas e de suas consequências na natureza, julgue o item a seguir.

A queima de florestas compromete o equilíbrio da inter-relação entre herbívoros e plantas, uma vez que as plantas fornecem oxigênio e açúcares aos animais e os animais, por sua vez, oferecem gás carbônico às plantas.

Alternativas
Comentários
  • Animais oferecem gás carbônico ?

  • As plantas fornecem oxigênio e açúcares necessários aos animais que, por sua vez, oferecem gás carbônico às plantas, componente indispensável para que elas produzam seu alimento.


ID
2419288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os incêndios florestais são responsáveis por grandes prejuízos econômicos, ambientais e sociais, portanto, preveni-los é a melhor solução. A respeito desse assunto, julgue o item.

Nos incêndios florestais, a temperatura do solo a até 30 cm de profundidade varia muito, podendo atingir até 800ºC, afetando principalmente os teores de matéria orgânica, porém não influencia na capacidade de troca catiônica.

Alternativas

ID
2424346
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Pode-se afirmar que o fogo é a consequência de uma reação química denominada combustão, que produz calor e luz. Para que essa reação química ocorra, deve-se ter no mínimo dois reagentes que, a partir da existência de uma circunstância favorável, poderão combinar-se. Os elementos essenciais do fogo são, EXCETO:

Alternativas

ID
2544151
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No modelo da cinética da carbonização de Kanury e Blackshear, é a situação que representa o final da segunda fase:

Alternativas
Comentários
  • O modelo de Kanury e Blackshear (1970) descreve as etapas do processo e a maneira como a carbonização ocorre. Este modelo dá uma ideia qualitativa dos fenômenos que ocorrem durante a transformação da madeira.

    Período I: 0<T<T1 ==> madeira secando (secagem da madeira)

    Período II: T1<T:<T2   ==> Período I + pirolisando (surgimento da frente de pirólise)

    Período III: T2<T:<T3   ===> Período I + Período II + frente de Carvão (surgimento da frente de carvão)

    Período IV: T3<T:<T4 à Período I + Período II + Período III + camada de carvão

    .

  • GABA. E


ID
2544193
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Numa carvoaria os fornos produzem 5000 kg de carvão (a.s.), a partir de 42 st de lenha. O peso da lenha = 16000 kg a.s.; a densidade do granel = 230 kg/mdc e o teor médio de carbono do carvão = 74,5 %.


Dessa forma, os rendimentos (%) gravimétrico, volumétrico e em carbono fixo são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Rendimento gavimétrico = massa de carvão/massa de madeira x 100% = 31,25

    Só por saber esta já mata a questão, porém ao tentar calcular o volumétrico senti falta do fator de cubicagem, como se faltasse algo a mais.

    Quem conseguir resolver os outros ficarei grato!

    Gabarito D

     

  • Complementando a resposta do @RodConcurseiro.

    Rendimento gravimétrico = (massa de carvão/massa de madeira) x 100 = 31,25

     

    Rendimento volumétrico: necessário tranformar primeiro a quantidade de carvão produzida em Kg em volume de carvão. Como temos a densidade do granel, conseguimos obter o volume de carvão através da equação: d=m/v em que, 

    d: densidade do granel em kg/m³ ou kg/mdc

    m: massa do carvão em kg

    v: volume do carvão

    d = m/v
    230 = 5000/v
    Volume = 21,739 mdc

    Significa dizer que com 42 st de lenha obtêm-se 21,739 mdc, ou seja, um rendimento volumétrico de 51,76% (21,739/42).

     

    Rendimento em carbono fixo: calcula-se através da multiplicação entre o rendimento gravimétrico e o teor de carbono
    RCf = 31,25 * 0,745 = 23,28.

     

    Alternativa D


ID
2705902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à prevenção e ao combate a incêndios florestais.


Nos incêndios florestais em áreas de vegetação de cerrado, a formação de fumaça branca indica a existência de material combustível fino no local, com pouco material lenhoso e alto teor de umidade.

Alternativas
Comentários
  • FUMAÇA BRANCA - material combustível fino, com pouco material

    lenhoso, com alto teor de umidade . A cor branca se deve,

    principalmente, ao volume de vapor d’água nos combustíveis.

    FUMAÇA CINZA – mais escura ou mais clara – material

    combustível mais seco e com maior quantidade de material lenhoso.


ID
2705905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à prevenção e ao combate a incêndios florestais.


O método direto de combate a incêndio florestal consiste em construir a linha de fogo a uma distância variável da margem das chamas (em geral, superior a três metros) em forma paralela ao avanço, especialmente nos flancos, de maneira a reduzir o comprimento da cabeça em forma de cunha.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA. O método em forma paralela ao avanço das chamas é chamado de método paralelo. O método direto é quando ha aproximação suficiente do pessoasl para combater direto as chamas.

  • Combate a Incêndio Florestal

    O Combate a incêndios florestais é o conjunto de medidas tomadas no sentido de eliminar o incêndio florestal, por intermédio de sua completa extinção ou de se impedir sua propagação. 

    1 - Método Direto: 

    É aquele pelo qual permite a aproximação suficiente do pessoal ao fogo para o combate direto às chamas, onde são usados os seguintes materiais: água (por meio de AB, AT, mochilas d’água, bomba costal, etc), terra (utilizando pás ou enxadas) ou ainda por meio de abafadores, galhos de árvores, sacos molhados etc. É um método que tem bom efeito em vegetação rasteira. 

    2 - Método Indireto: 

    Aplicado em incêndios de grande proporção, quando a intensidade do fogo é muito grande e não há possibilidade de aproximação, podendo ser aplicado de duas maneiras: a) através de abertura de aceiros - o fogo é eliminado ao atingir o aceiro, que impedem a sua propagação. b) fogo de encontro - é o método indireto pelo qual é colocado fogo controlado, a partir de um aceiro natural ou construído, no sentido contrário à propagação do fogo e em direção à frente principal. Como a propagação normal do incêndio é no sentido do vento, o fogo de encontro é colocado no sentido contra o vento, e quando os dois se encontram, provoca-se a sua extinção, pois em ambos os sentidos não haverá combustível para a propagação. É uma técnica eficiente que deve ser aplicada por pessoal experiente, porém perigosa, caso não se tenha pleno controle da situação. 

    3) Método Paralelo:

    Quando o calor desenvolvido pelo fogo permite certa aproximação, mas não o suficiente para o ataque direto, usa-se esse método, que consiste em: 

    a) fazer rapidamente um pequeno aceiro de 0,30 m a 1, 00 m de largura, paralelo à linha do fogo. Ao chegar ao aceiro, o fogo diminuirá a intensidade e poderá ser atacado diretamente;

    b) fazer a construção de uma linha fria com o uso de água por meio de viaturas ou bombas costais de forma a criar-se um obstáculo úmido à frente do fogo e, havendo possibilidade, envolvendo o seu perímetro, para ser atacado diretamente. 

    4) Método Aéreo:

    É efetuado em áreas ou locais de difícil acesso pelo pessoal de combate aos incêndios. Este método é usado em incêndios de copa ou incêndios aéreos de grande intensidade, utilizando-se aviões e helicópteros adaptados ou construídos especialmente para debelar esses incêndios. 

    Referência: https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAqCcAG/combate-a-incendios-florestais?part=3


ID
2705908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à prevenção e ao combate a incêndios florestais.


De acordo com a Lei n.º 9.605/1998, referente a crimes ambientais, provocar incêndio em mata ou floresta é passível de pena de reclusão de seis meses a dois anos e pagamento de multa, se o crime for culposo.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:

    Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

    Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

     

    Foco,PRF!

  • Provocar incêndio em mata ou floresta:

    Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

    Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

     

  • O erro está na Pena.

  • gab e

    Crime ambientais: INCÊNDIO

    Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:

    Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

    Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.


ID
2705911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à prevenção e ao combate a incêndios florestais.


Os aceiros feitos com fogo formam barreiras nos habitats naturais e prejudicam o escape da fauna no caso de incêndios florestais.

Alternativas

ID
2802232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tendo em vista que os índices de perigo de incêndios são indicadores que apontam para a probabilidade de ocorrência de um incêndio, assim como para a facilidade de ele se propagar, com base nas condições atmosféricas do dia ou de uma sequência de dias; e sabendo que os principais índices de perigo de incêndio utilizados por empresas ou instituições florestais na prevenção de incêndios no país são o índice Angstron (B), o índice de Nesterov (G), a fórmula de Monte Alegre (FMA) e a fórmula de Monte Alegre alterada (FMA+ ), podendo esses índices ser acumulativos ou diários, julgue o item seguinte.

De acordo com o índice G, que foi desenvolvido na Rússia e tem como variáveis a temperatura e o déficit de saturação do ar, o grau de perigo é estimado e sua interpretação é feita em uma escala de perigo na qual o valor de G compreendido no intervalo de 501 a 1.000 corresponde a um grau de perigo grande.

Alternativas
Comentários
  • vai de 300 a 4000

  • G ≤ 300 Nenhum

    De 301 a 500 Pequeno

    De 501 a 1000 Médio

    De 1001 a 4000 Grande

    ≥ 4000 Muito Grande


ID
2802235
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tendo em vista que os índices de perigo de incêndios são indicadores que apontam para a probabilidade de ocorrência de um incêndio, assim como para a facilidade de ele se propagar, com base nas condições atmosféricas do dia ou de uma sequência de dias; e sabendo que os principais índices de perigo de incêndio utilizados por empresas ou instituições florestais na prevenção de incêndios no país são o índice Angstron (B), o índice de Nesterov (G), a fórmula de Monte Alegre (FMA) e a fórmula de Monte Alegre alterada (FMA+ ), podendo esses índices ser acumulativos ou diários, julgue o item seguinte.


A FMA tem-se mostrado um índice eficiente na avaliação do perigo de incêndios em várias regiões do Brasil; e, assim como o índice G, a interpretação do grau de perigo de incêndios estimado é feita por meio de uma escala de perigo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Índice de Nesterov:

    G Grau de Perigo

    ≤ 300 Nenhum

    De 301 a 500 Pequeno

    De 501 a 1000 Médio

    De 1001 a 4000 Grande

    ≥ 4000 Muito Grande

    Índice da Formula de Monte Alegre

    FMA Grau de Perigo

    ≤ 1 Nenhum

    De 1,1 a 3 Pequeno

    De 3,1 a 8 Médio

    De 8,1 a 20 Grande

    ≥ 20 Muito Grande


ID
2802238
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tendo em vista que os índices de perigo de incêndios são indicadores que apontam para a probabilidade de ocorrência de um incêndio, assim como para a facilidade de ele se propagar, com base nas condições atmosféricas do dia ou de uma sequência de dias; e sabendo que os principais índices de perigo de incêndio utilizados por empresas ou instituições florestais na prevenção de incêndios no país são o índice Angstron (B), o índice de Nesterov (G), a fórmula de Monte Alegre (FMA) e a fórmula de Monte Alegre alterada (FMA+ ), podendo esses índices ser acumulativos ou diários, julgue o item seguinte.


De modo igual aos índices G e FMA, a interpretação do grau de perigo de incêndio estimado pela FMA+ é feita por uma escala de perigo, porém a quantidade de material combustível do local (biomassa) foi acrescentada à FMA para proporcionar uma indicação da intensidade de propagação do fogo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A FMA é baseada em apenas duas variáveis meteorológicas: a umidade relativa do ar, registrada às 13 hrs, empregada diretamente no cálculo do perigo, e o total diário de precipitação pluviométrica, o qual é aplicado como fator restritivo, não a quantidade de biomassa.

     FMA = ∑ 100 ;

    H

    A Fórmula de Monte Alegre Alterada inclui em sua estrutura a velocidade do vento, o que permite avaliar também o potencial de propagação do incêndio.  


ID
2802241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tendo em vista que os índices de perigo de incêndios são indicadores que apontam para a probabilidade de ocorrência de um incêndio, assim como para a facilidade de ele se propagar, com base nas condições atmosféricas do dia ou de uma sequência de dias; e sabendo que os principais índices de perigo de incêndio utilizados por empresas ou instituições florestais na prevenção de incêndios no país são o índice Angstron (B), o índice de Nesterov (G), a fórmula de Monte Alegre (FMA) e a fórmula de Monte Alegre alterada (FMA+ ), podendo esses índices ser acumulativos ou diários, julgue o item seguinte.


A umidade relativa do ar é uma variável presente, direta ou indiretamente, na obtenção dos índices de perigo de incêndios B, G, FMA e FMA+ , dos quais G é o único diário, sendo todos os demais acumulativos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A umidade relativa do ar é uma variável presente, direta ou indiretamente, na obtenção dos índices de perigo de incêndios B, G, FMA e FMA+ , dos quais G (B - de Angstron) é o único diário, sendo todos os demais acumulativos.


ID
2802244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tendo em vista que os índices de perigo de incêndios são indicadores que apontam para a probabilidade de ocorrência de um incêndio, assim como para a facilidade de ele se propagar, com base nas condições atmosféricas do dia ou de uma sequência de dias; e sabendo que os principais índices de perigo de incêndio utilizados por empresas ou instituições florestais na prevenção de incêndios no país são o índice Angstron (B), o índice de Nesterov (G), a fórmula de Monte Alegre (FMA) e a fórmula de Monte Alegre alterada (FMA+ ), podendo esses índices ser acumulativos ou diários, julgue o item seguinte.


A metodologia da FMA pode ser utilizada em regiões de clima diferente daquele em que ela tenha sido desenvolvida, sendo necessário adaptar-se apenas a escala de perigo.

Alternativas
Comentários
  • A Fórmula de Monte Alegre (FMA) é um índice que leva em consideração a umidade relativa do ar às 13 horas e a precipitação do dia. É um método cumulativo, devendo ser calculado todos os dias. Portanto, é um método que pode ser aplicado em locais diferente do que tenha sido desenvolvido.

  • FMA permite o uso em demais regiões, necessitando adaptar a escala de perigo e o critério de “dias sem chuva”.


ID
2802247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tendo em vista que os índices de perigo de incêndios são indicadores que apontam para a probabilidade de ocorrência de um incêndio, assim como para a facilidade de ele se propagar, com base nas condições atmosféricas do dia ou de uma sequência de dias; e sabendo que os principais índices de perigo de incêndio utilizados por empresas ou instituições florestais na prevenção de incêndios no país são o índice Angstron (B), o índice de Nesterov (G), a fórmula de Monte Alegre (FMA) e a fórmula de Monte Alegre alterada (FMA+ ), podendo esses índices ser acumulativos ou diários, julgue o item seguinte.


O índice de perigo de incêndio deve ser um dos fatores fundamentais a ser levado em consideração para a concessão de permissão para queima. Quando o perigo é alto ou muito alto, não se devem permitir queimas, pois existe o risco de o fogo escapar ao controle e transformar-se em incêndio.

Alternativas

ID
2802262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Tendo em vista que a abordagem da população sobre o conjunto de unidades amostrais pode ser aleatória, sistemática ou mista, e que, entre esses arranjos estruturais, situam-se os processos de amostragem mais usuais em inventários florestais — amostragem aleatória simples, amostragem estratificada, amostragem sistemática, amostragem em dois estágios e amostragem em conglomerados —, julgue o próximo item, relativo a esses processos de amostragem.


A amostragem sistemática encontra-se entre os processos probabilísticos não aleatórios, em que o critério de probabilidade se estabelece mediante a aleatorização da primeira unidade amostral e, também, da última.

Alternativas
Comentários
  • Realmente a amostragem sistemática encontra-se entre os processos probabilísticos não aleatórios. Contudo, somente a primeira unidade amostral é estabelecida mediante a aleatorização.

  • GAB: E

  • A amostragem sistemática é um método de amostragem não probabilístico que consiste em selecionar unidades amostrais a partir de um esquema rígido e preestabelecido de sistematização, com o propósito de cobrir uma população, em toda sua extensão, de maneira uniforme.

    Como é um método não probabilístico, a seleção das unidades não se baseia na teoria da amostragem probabilística. As unidades amostrais selecionadas não são independentes entre si, de forma que os erros de amostragem não podem ser calculados pelos estimadores usuais.

    Para contornar esse problema, pode-se casualizar a primeira unidade de amostra e a partir dela, seguindo um esquema rígido, selecionar as demais unidades,

  • A amostragem sistemática encontra-se entre os processos probabilísticos não aleatórios, em que o critério de probabilidade se estabelece mediante a aleatorização da primeira unidade amostral e, também, da última.

    Sistemática segue uma P.A, ou seja, de 10 em 10, ou 15 em 15...

  • CORRIGINDO :a sistemática É PROBABILÍSTICA SIM!!!! só não é aleatória

    amostragens probabilísticas:

    • Amostra Aleatória simples
    • Amostra Sistemática
    • Amostra Estratificada
    • Amostra por Conglomerado

    amostragens NÃO probabilísticas:

    • Amostra por conveniência
    • Amostra por julgamento
    • Amostra por cotas
    • Amostra bola de neve
    • Amostra desproporcional

ID
2915305
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sob o nome genérico de taludes compreendem-se quaisquer superfícies inclinadas que limitam um maciço de terra, de rocha ou de terra e rocha. Podem ser naturais, caso das encostas, ou artificiais, como os taludes de cortes e aterros. A respeito do assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
 

(   ) Taludes de corte são mais estáveis quando o solo não for arenoso e a área cortada atingir a camada mais profunda do subsolo. São normalmente compactados e possuem baixa fertilidade, porque os horizontes superficiais do solo foram removidos.

(   ) Taludes com muita inclinação, mesmo quando são revegetados, são propícios a deslizamentos e a sulcos de erosão. Nas situações de inclinação acentuada, o plantio de mudas ou aplicação de técnicas de semeadura não garantem a estabilização do talude.

(   ) As principais vantagens dos sacos de aniagem são: fácil colocação em larga escala no talude, uso de pouca mão de obra e auxílio no surgimento de plântulas de espécies de folhas largas que rapidamente colonizam o talude.

(   ) Placas de grama são recomendadas para a revegetação de taludes pequenos que requerem revegetação com urgência. As principais vantagens são o rápido revestimento do talude e o efeito estético rapidamente obtido.

(   ) O uso de coquetel de gramíneas nativas na hidrossemeadura não é recomendado. A homogeneidade criada pelo uso desse tipo de sementes torna a área suscetível à ocorrência de incêndios, especialmente em taludes à beira de rodovias, bem como porque as espécies utilizadas podem se propagar para outras áreas.
 

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABA. D

    Cobertura do talude com sacos de aniagem:

    saco verde: Apresenta bons resultado qdo o objetivo for formação de tapete verde

    VANTAGENS: Baixo custo dos sacos, Material biodegradável, Facilita a introdução da vegetação em taludes íngremes. DESVANTAGENS: Dificulta o surgimento de plântulas de espécies de folhas largas, Necessita de fixação individual de cada saco, Demanda de muita mão-de-obra.

    Qto a última alternativa, creio que está falsa pois estas características não se aplicam às gramíneas NATIVAS e sim as exóticas, como visto neste trabalho:

    http://files.pereiraim.webnode.com.br/200000056-ceae9de4f/aula%20revegeta%C3%A7%C3%A3o%20de%20taludes.pdf

    O uso de coquetel de gramíneas exóticas na hidrossemeadura – não recomendado.

    Apesar da rapidez, coquetéis exclusivo de gramíneas pode gerar vários problemas com o tempo

    Suscetível a ocorrência de incêndios – taludes rodoviários.

    Invasão de ecossistemas naturais: Fato esse muito frequente no cerrado.

    Uma alternativa é o uso de espécies nativas.


ID
2915332
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A prevenção aos incêndios florestais compreende um conjunto de atividades cujo objetivo é reduzir ou anular a probabilidade de o incêndio começar, assim como limitar sua propagação caso ele ocorra. Levando em consideração o exposto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Entendi da seguinte maneira: eles precisam fazer um aceiro de 440 metros (400 metros do aceiro + 10% da distância de segurança). Como eles demoram 1 minuto para abrir 18 metros de aceiro, eles gastarão 24,4 minutos para a abertura de 440 metros (440/18), 24,4 metros = 1464 segundos (24,4*60), fiz a transformação para ficar na mesma unidade da velocidade de propagação do fogo (0,8 m.s-¹).

    Depois fiz regra de 3 simples, se em 1 segundo o fogo queima 0,8 metros em 1464 segundos ele queimará 1171,2 metros. Logo, eles precisam ficar distante do fogo 1200 metros no mínimo, para que eles tenham tempo de fazer o aceiro.

    Qualquer erro me avisem por favor!

  • o erro Willian é que a resposta está na questão errada kkkkkkkkkkkk

  • Verdade Rodrigo kkkkkkkk, só vi agora, coloquei na questão correta agora, abraço!

  • GÊNIO !!

  • Agora sim todas as minhas dúvidas foram sanadas


ID
2915335
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sabendo que é necessária a abertura de um aceiro de 400 metros de extensão, para combater um incêndio florestal que se propaga a 0,8 m.s-1, que suas brigadas levam 1 minuto para abrir 18 metros de aceiro e que você deve considerar uma margem de segurança na distância de 10%, assinale a alternativa que mais se aproxima da distância (em metros) em que deve ser posicionada a brigada em relação à frente do fogo para realizar o combate.

Alternativas
Comentários
  • Entendi da seguinte maneira: eles precisam fazer um aceiro de 440 metros (400 metros do aceiro + 10% da distância de segurança). Como eles demoram 1 minuto para abrir 18 metros de aceiro, eles gastarão 24,4 minutos para a abertura de 440 metros (440/18), 24,4 metros = 1464 segundos (24,4*60), fiz a transformação para ficar na mesma unidade da velocidade de propagação do fogo (0,8 m.s-¹).

    Depois fiz regra de 3 simples, se em 1 segundo o fogo queima 0,8 metros em 1464 segundos ele queimará 1171,2 metros. Logo, eles precisam ficar distante do fogo 1200 metros no mínimo, para que eles tenham tempo de fazer o aceiro.

    Qualquer erro me avisem por favor!

  • Fiz da seguinte maneira

    Brigadistas:

    400 + 10% = 440

    440 / 18 m = aproximadamente 24 min

    Fogo:

    0,8 m/s x 60 = 48 m/min

    48 x 24 = 1152. Mais proximo é 1200 letra D


ID
2931448
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
PC-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre o Sistema de Proteção por Extintores de Incêndio, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABA. B

    Correções segundo o IT 21:

    A) É permitida a instalação de uma única unidade extintora de pó ABC em edificações, mezaninos e pavimentos com área construída inferior a 50 m².

    B) Correto. Cada pavimento deve possuir no mínimo duas unidades extintoras, sendo uma para incêndio classe A e outra para incêndio classes B e C. É permitida a instalação de duas unidades extintoras iguais de pó ABC.

    C) A manutenção pode ser de 3 níveis diferentes:

    Manutenção de 1° Nível:  pode ser feita no próprio local da inspeção. São serviços como limpeza de componentes aparentes, reapertos, colocação de quadro de instruções, conferência de peso dos cilindros de CO2. 

    Manutenção de 2° nível: requer a execução de serviços com equipamentos e local apropriado. São serviços que demandam desmonte completo do extintor, verificação de carga, limpeza de todos os componentes, verificação das partes internas e externas quanto à existência de corrosão, substituição de componentes, substituição de válvulas, fixação de componentes, pintura, colocação de lacre.

    Manutenção de 3°nível: requer normas técnicas específicas para execução.

    D) As inspeções devem ocorrer para certificar-se que os extintores estão em condições originais de operação. As inspeções devem ocorrer de 6 em 6 meses para extintores de gás carbônico (CO2), e de 12 em 12 meses para os demais extintores. A partir das inspeções é possível verificar a necessidade da realização de manutenções que podem ser de 1°, 2° ou 3° níveis.

    E) Extintor portátil: possui massa total até 196 N (20 Kgf).

    Extintor sobre rodas: possui massa total superior a 196 N (20Kgf) .


ID
3255940
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre a ocorrência de incêndios na floresta amazônica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABA. B

    Agricultura e pecuária são as principais motivadoras do processo, pois são atividades que necessitam de grandes áreas de terras para acontecerem, por isso, entende-se que o desmatamento é necessário e está ligado ao processo das queimadas na região. Com a retirada de cobertura vegetal, tanto para o avanço da indústria, quanto para o avanço da fronteira agrícola da região e povoamento, a Amazônia vem sofrendo, ao longo dos anos, com o aumento dos focos de incêndio.


ID
3255943
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde ao processo de transferência de energia predominante na ocorrência de um incêndio florestal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C 

    Condução: É a transferência de calor por contato direto com a fonte de calor. Quando uma substância é aquecida ela absorve calor e sua atividade molecular interna aumenta, e com isso aumenta também sua temperatura. A capacidade de conduzir calor varia bastante entre os diferentes tipos de materiais. Os combustíveis florestais são maus condutores de calor, sendo, então, pequena a contribuição da condução na propagação dos Incêndios Florestais.

    Convecção: É a transmissão de calor pelo ar em movimento. O ar quente possui menor densidade e por isso estará nos níveis mais altos e o ar frio sendo mais denso, encontrar-se-á a níveis mais baixos. Pelo princípio da convecção, o fogo pode criar condições de turbulência aspirando oxigênio pelos lados e lançando para cima o ar aquecido. Tal processo é  responsável pelo barulho que se ouve em grandes incêndios. A convecção transporta fagulhas a grandes distâncias da frente principal do incêndio, dificultando bastante o seu controle.

    Radiação: É o processo de transmissão de calor de um corpo a outro através do espaço, realizando-se a transmissão por via dos raios de calor.

    Fonte: https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/MOB-FLORESTAL.pdf

  • Atentar-se para "predominante".

     Condução

    É a transferência de calor por contato direto com a fonte de calor.

     Convecção

    É a transmissão de calor pelo ar em movimento.

     Radiação

    É o processo de transmissão de calor de um corpo a outro através do

    espaço, realizando-se a transmissão por via dos raios de calor.

    Apesar de os três processos agirem em conjunto, em um incêndio

    florestal, a convecção e a radiação são os processos de transferência de

    energia predominantes.


ID
3262864
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os impactos ambientais causados pela ocorrência de incêndios florestais colocaram essa questão entre as de maior relevância para a promoção do desenvolvimento sustentável no país, especialmente considerando a lei de crimes ambientais que, no artigo 38, tipificou como crime “destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção”. Sobre o assunto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) é altamente recomendável a utilização de aceiros, para restringir a eficácia do fogo

    b) > 45º é APP, área não passivel de intervenções que não sejam de Utilidade pública, Interesse Social ou Baixo impacto

    Queima em “V” ou Chevron:

    Esta técnica foi desenvolvida para uso em áreas acidentadas, partido-se sempre do topo para a base das montanhas. As linhas de fogo devem ser iniciadas, simultaneamente, de um único ponto no local mais alto e prosseguirem montanha abaixo, de forma radical.

    c) No Cerrado por exemplo, ele estimula a renovação da vegetação e quebra a dormência de algumas espécies.

    d) Correta!

    e) Ocorre o inverso, as massa se movimentam da maior para menor pressão


ID
3262867
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

O princípio básico de combate aos incêndios florestais é remover um dos elementos do triângulo do fogo (calor, oxigênio e combustível) de maneira rápida e eficiente.

Com relação aos procedimentos de combate, o método __________ consiste em se fazer um aceiro de 0,5 a 1,0 m de largura, próximo à linha do fogo. O método _________ somente é utilizado em ocorrências de baixa intensidade. Já para casos em que não é possível se aproximar do fogo, o ideal é utilizar o método _________ .

Alternativas
Comentários
  • Método Direto: o fogo é atacado diretamente, com abafadores ou através de aplicação de água ou terra, usado para fogos de baixa intensidade que permita aproximação suficiente do pessoal de combate.

    Método Paralelo: método intermediário entre o direto e o indireto, é usado quando o calor produzido pelo fogo permite certa aproximação, mas não o suficiente para o ataque direto.

    Método Indireto: Usado quando a intensidade do fogo é alta e não há possibilidade de se aproximar do mesmo.

    Fonte: Incêndios Florestais: Controle, efeitos e uso do fogo (SOARES E BATISTA, 2007)


ID
3317053
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A construção e a manutenção de aceiros é uma técnica de prevenção da propagação do fogo em incêndios florestais. Em relação às técnicas de prevenção da propagação do fogo, é correto afirmar que aceiros

Alternativas
Comentários
  • é necessário a construção de aceiro em torno da área a ser queimada, que deve ter, no mínimo, 3 metros de largura

  • Os aceiros se definem como barreiras naturais ou construídas, limpas de vegetação, parcial ou completamente, de uma largura variável (em geral,de 5 a 20 metros), instaladas previamente ao incêndio.


ID
3317059
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No combate aos incêndios florestais, devem ser implementadas várias operações, com a finalidade de supressão ou eliminação definitiva do fogo. A partir dessa informação, assinale a alternativa que não apresenta uma operação de rescaldo em incêndios florestais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    rescaldo é a operação de repasse, cujo objetivo é apagar todos os focos remanescentes que possam reacender as chamas. O rescaldo é realizado com duas atividades, apagar todos os focos ativos e eliminar combustíveis dentro da área. Depois do fogo controlado, o trabalho da brigada ainda não terminou.

    https://www.cpt.com.br/noticias/rescaldo-combate-a-incendios-brigadista


ID
3336115
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando os termos utilizados em incêndios florestais às suas respectivas definições.

COLUNA I
1. Aceiro
2. Termo-higrômetro
3. Sala de situação
4. Incêndio florestal
5. Queima controlada ou prescrita
6. Chibanca

COLUNA II
( ) Desbaste de terreno em volta de uma área para, pela descontinuidade estabelecida, na vegetação, evitar a propagação de incêndios.
( ) É a ocorrência do fogo sem controle em qualquer forma de vegetação.
( ) Instrumento para medição de temperatura e umidade relativa do ar. Os modelos mais modernos permitem a gravação da série histórica de aferições, sendo elemento de estações meteorológicas simplificadas.
( ) Consiste na aplicação do fogo na vegetação nativa ou exótica, sob determinadas condições ambientais que permitam que o fogo se mantenha confinado em determinada área.
( ) Ferramenta manual, assim como enxada, enxadão e picareta, para destocar os terrenos, com um lado para cavar a terra e outro para cortar as raízes e tronco das árvores.
( ) Ambiente onde é feito o diagnóstico das condições de trabalho a serem enfrentadas em um incidente.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABA B


ID
3336118
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Analise a seguir os procedimentos a serem observados pelos técnicos com a finalidade de uniformizar as vistorias e orientar o produtor rural para realizar queimada com segurança, alcançando seus objetivos e evitando possíveis incêndios florestais.

I. O croqui da área a ser queimada deve conter a largura do aceiro em todo o seu perímetro (no campo, o aceiro pode ser marcado por fita plástica, estacas, etc.).
II. Tratando-se de derrubada ou terreno com grande concentração de combustíveis pesados, deve-se orientar para que o material seja bem distribuído por toda a área (evitar montões na borda do aceiro).
III. Determinar onde se dará o início da queima (iniciar sempre contra o vento) até que se tenha uma distância segura para, posteriormente, atear fogo a favor do vento.
IV. Lembrar ao produtor: observar o dia da realização da queima se as condições climáticas estão diferentes das habitualmente observadas (ventos fortes, direção do vento diferente da normal, condições atmosféricas instáveis, etc.).
V. Se a área a ser queimada for muito extensa e oferecer riscos (observar tipos de combustível, ventos, declive / aclives), ela deve ser dividida e queimada por partes.
VI. Assim que se iniciarem os trabalhos de queima, posicionar pessoas com equipamentos e ferramentas disponíveis nos locais que ofereçam maior risco de o fogo ultrapassar os aceiros.
VII. Executar a queima preferencialmente à tarde, após a secagem do combustível e o início do resfriamento da atmosfera, mais ou menos às 17 horas.

Estão CORRETOS os procedimentos:

Alternativas
Comentários
  • GABA. A


ID
3482026
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, em ordem cronológica, as etapas da operação de combate ou supressão de um incêndio.

Alternativas
Comentários
  • GABA. B

    PARA MAIS INFORMAÇÕES A RESPEITO: https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/MOB-FLORESTAL.pdf

    EM: PAG. 109, SEÇÃO 3 - FASES DO COMBATE


ID
3539695
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No incêndio florestal temos a combustão, a qual é uma reação química ocorrendo na presença de calor, combustível e oxigênio. Marque a alternativa que indica três tipos de incêndio florestal:

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: D

    Tipos de incêndio:

    1- Superficial: propagação até 1,80 m = Fácil combate.

    2- De Copa (aéreo): propagação pelas copas, acima de 1,80 m = Difícil combate.

    3- Subterrâneo: propagação pelas camadas de húmus e turfa do solo, isto é, abaixo do piso da floresta = Difícil combate.


ID
3539710
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A ação de combate aos incêndios florestais leva em consideração as condições do fogo, terreno, material combustível, fatores meteorológicos, entre outros. Dentre os métodos utilizados marque a alternativa que indica o método indireto de combate:

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: B

    Métodos de combate: 

    1- Direto: utilizado em incêndios de superfície, que permitem a aproximação.

    2- Indireto: utilizado em incêndios em grandes escalas, que não permitem a aproximação.

    3- Paralelo: (intensidade de fogo não muito grande) utilizado quando o calor emanado pelo fogo permite certa aproximação, mas não o suficiente para o ataque direto.

    4- Aéreo: realizado em locais de difícil acesso e em incêndios de copa ou grande intensidade.

  • 1 - MÉTODO DIRETO

    Usado quando a intensidade do fogo permite uma aproximação suficiente da brigada à linha de fogo. São usadas as seguintes técnicas e materiais: água (bombas costais, baldes ou moto-bombas); terra (pás); ou batidas (abafadores).

    2 - MÉTODO PARALELO OU INTERMEDIÁRIO

    Usado quando não é possível o método direto e a intensidade do fogo não é muito grande. Consiste em limpar, com ferramentas manuais, uma estreita faixa, próxima ao fogo, para deter o seu avanço e possibilitar o ataque direto.

    3 - MÉTODO INDIRETO

    Usado em incêndios de intensidade muito grande. Consiste em abrir aceiros com equipamento pesado (tratores, etc.), utilizando ainda um contrafogo, para ampliar a faixa limpa e deter o fogo, antes que chegue ao aceiro.

    4 - MÉTODO AÉREO

    Usado nos incêndios de copa, de grande intensidade e área e em locais de difícil acesso às brigadas de incêndio. São usados aviões e helicópteros, especialmente construídos ou adaptados para o combate ao incêndio.

    Deve-se procurar encurralar o fogo, tão logo seja possível. Em incêndios pequenos e fracos, o ataque pode ser feito pelo método direto. Em incêndios maiores, o combate deve ser iniciado pelos flancos e ir avançando até a frente.

    Deve-se revezar as turmas antes que estejam incapacitadas para a luta por cansaço.

    Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/comba.htm


ID
3539743
Banca
IBADE
Órgão
IDAF-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

No incêndio florestal uma das fases do processo de combustão ocorre quando os gases liberados entram em combustão, produzindo chamas e altas temperaturas, que podem atingir 1.250°C. Nesse estágio do processo de combustão os gases estão queimando, mas o combustível, propriamente dito, ainda não está incandescente. Marque a alternativa que indica a fase descrita:

Alternativas
Comentários
  • COMBUSTÃO GASOSA ou DESTILAÇÃO

  • Só complementando o comentário anterior...

    ✔️ Gabarito: C

    O texto foi retirado de https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/MOB-FLORESTAL.pdf

    Gasosa ou Combustão gasosa: Os gases destilados na primeira fase entram em combustão (surgimento de chamas), produzindo altas temperaturas, que podem atingir cerca de 1.250°C. Importante lembrar que nesta fase apenas os gases estão queimando, o combustível ainda não e o volume de gás liberado interfere diretamente no tamanho das chamas.


ID
3560827
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Maracanã - PA
Ano
2019
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os incêndios florestais podem ocorrer de forma generalizada ou atingir um grau particular, em termos de localização. 

Sobre o assunto, analise as assertivas seguintes: 

I - Os incêndios de copa são os tipos mais comuns e atingem qualquer tipo de cobertura florestal, homogênea ou heterogênea, sendo de rápida expansão, o que provoca danos generalizados; 

II - Os incêndios de superfície situam-se, especialmente, acima da superfície do solo, nas copas das árvores, principalmente de resinosas, nas florestas coníferas; 

III - Os subterrâneos são tipos de incêndios que surgem na ausência de quantidades plenas de oxigênio e umidade. 

Assinale a alternativa que contempla a(s) assertiva(s) correta(s). 

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: A

    I - Os incêndios de copa são os tipos mais comuns e atingem qualquer tipo de cobertura florestal, homogênea ou heterogênea, sendo de rápida expansão, o que provoca danos generalizados;

    II - Os incêndios de superfície situam-se, especialmente, acima da superfície do solo, nas copas das árvores, principalmente de resinosas, nas florestas coníferas;

    ✔️ III - Os subterrâneos são tipos de incêndios que surgem na ausência de quantidades plenas de oxigênio e umidade.

  • Complementando o colega, o incêndio subterrâneo é o menos comum e no Brasil ocorre com mais frequência na região do cerrado.

    Fonte: Incêndios Florestais: Controle, efeitos e uso do fogo


ID
3561430
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A ocorrência e o uso do fogo em áreas rurais são considerados um problema muito sério em várias regiões no Brasil. Sobre esse assunto, indique a opção correta.

Alternativas

ID
3583762
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os incêndios florestais se iniciam e se propagam de diferentes formas. Considerando homogeneidade dos combustíveis numa dada área, analise os itens que se seguem, classificando-os como verdadeiros (V) ou falsos (F). Em seguida, escolha a opção correta em relação à propagação dos incêndios florestais.


( ) Propagação em forma triangular para terrenos planos e presença de ventos.

( ) Propagação em forma elíptica alongada em terrenos inclinados.

( ) Propagação em forma circular em terrenos planos e ausência de ventos.

( ) Propagação máxima ocorre entre as 14 e 18 horas do dia.

( ) Propagação mínima ocorre entre as 0 e 2 horas da madrugada.

Alternativas

ID
3584356
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2012
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os incêndios florestais podem ser classificados quanto ao tipo e propagação. Indique a opção que define incêndios superficiais.

Alternativas

ID
3645013
Banca
IBADE
Órgão
DEPASA - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os métodos de combate a incêndios florestais a que se ajustam os diferentes tipos de luta podem ser classificados em quatro categorias. Existe um método que é mais utilizado para conter fogo subterrâneo. Consiste em se limpar uma área próxima à borda do fogo, de preferência com o uso de um arado, jogando-se a leiva para o interior. A faixa deve ter em torno de 60 cm, e deve ser mantida limpa. A profundidade de aradura deve ser suficiente para atingir o solo mineral. As principais desvantagens do método são: devido à limpeza da linha de contenção, o excesso de confiança pode ocasionar descuido à sua vigilância; deixa entre o bordo do fogo e o costado interior da linha de contenção uma faixa de material combustível, que poderá contribuir para a persistência do fogo. Este método de combate é o:

Alternativas
Comentários
  • ✔️ Gabarito: E

    Os 4 métodos são: direto, indireto, paralelo (direto+indireto) e de dois pés.

    Método de dois pés: o trabalho pode ser executado a uma pequena distância da margem do fogo (dois pés ou 60 cm, daí deriva o nome), o que proporciona o melhor uso das ferramentas manuais e permite o emprego de equipamentos leves, em alguns casos. É indicado para incêndios de pouca intensidade e baixa velocidade de propagação, com combustíveis leves.

    Vantagens: os combatentes recebem a radiação calórica menos intensa e na construção da linha de controle já pode ser feita a queima de expansão (tipo aceiro) e a própria extinção do incêndio.

    Desvantagens: deve ser aplicado em incêndios de pouca intensidade e baixa velocidade. Caso a linha de controle não seja construída corretamente ou não seja feita a queima de expansão, o incêndio pode se propagar.

    Fonte: https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/227-FOGO.pdf

    A principal diferença em relação ao método direto é permitir a formação de montes de folhas e de outros materiais combustíveis leves entre a linha e a margem do fogo para que se queimem rapidamente, facilitando a extinção dos focos mais perigosos. 


ID
3667621
Banca
NC-UFPR
Órgão
UNILA
Ano
2010
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os extintores de incêndio para os trabalhos com equipamentos elétricos energizados devem ser: 

Alternativas

ID
3682807
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2007
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os incêndios florestais têm diversas origens:
• natural: quando a causa são raios, decorrentes de tempestades;
• criminosa: quando o indivíduo, deliberadamente, coloca fogo na mata;
• tabagismo: quando o indivíduo, inadvertidamente, joga cigarro aceso na mata;
• queimada: quando o produtor rural queima a floresta para o cultivo.
Os incêndios florestais na Amazônia são um dos maiores responsáveis pela emissão de carbono na atmosfera, além de causarem prejuízos financeiros de porte. Esse fato se agrava com o fenômeno El Niño. Acerca dos incêndios florestais na Amazônia, julgue o item que se segue.
Quando se perde o controle do fogo em uma cultura agrícola e ele atinge áreas vizinhas constituídas de pastagens, os prejuízos com a perda do pasto, por exemplo, podem ser contabilizados pelo custo de arrendamento de outras pastagens durante 15 meses — período mínimo requerido para recuperação do capim queimado.

Alternativas
Comentários
  • GABA. E

    "Na escala das propriedades rurais, as principais perdas advindas do uso do fogo acontecem quando queimadas agrícolas escapam ao controle e atingem acidentalmente áreas vizinhas. Neste caso, se as áreas vizinhas atingidas forem constituídas de pastagens, os prejuízos com a perda do pasto, por exemplo, podem ser contabilizados pelo custo de arrendamento de outras pastagens durante cerca de três meses, tempo este necessário para que o capim queimado se recupere."

    FONTE:

    https://ipam.org.br/wp-content/uploads/2002/09/o_prejui%CC%81zo_oculto_do_fogo_custos_econo%CC%82mi.pdf


ID
3906163
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Xavier - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Na Lei de Crimes Ambientais, são circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime ambiental, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    Lei 9605/1998

    Art. 15. São circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:

    I - reincidência nos crimes de natureza ambiental;

    II - ter o agente cometido a infração:

    a) para obter vantagem pecuniária;

    b) coagindo outrem para a execução material da infração;

    c) afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a saúde pública ou o meio ambiente;

    d) concorrendo para danos à propriedade alheia;

    e) atingindo áreas de unidades de conservação ou áreas sujeitas, por ato do Poder Público, a regime especial de uso;

    f) atingindo áreas urbanas ou quaisquer assentamentos humanos;

    g) em período de defeso à fauna;

    h) em domingos ou feriados;

    i) à noite;

    j) em épocas de seca ou inundações;

    l) no interior do espaço territorial especialmente protegido;

    m) com o emprego de métodos cruéis para abate ou captura de animais;

    n) mediante fraude ou abuso de confiança;

    o) mediante abuso do direito de licença, permissão ou autorização ambiental;

    p) no interesse de pessoa jurídica mantida, total ou parcialmente, por verbas públicas ou beneficiada por incentivos fiscais;

    q) atingindo espécies ameaçadas, listadas em relatórios oficiais das autoridades competentes;

    r) facilitada por funcionário público no exercício de suas funções.


ID
3928249
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Sobre os efeitos do fogo no ecossistema, analise as afirmativas.

I - A transformação da matéria orgânica em cinzas ocasiona uma redução no pH da camada superficial do solo.

II - A destruição da superfície da cobertura vegetal pelo fogo reduz a matéria orgânica do solo e facilita o escorrimento superficial da água e o processo erosivo.

III - Do nitrogênio presente na matéria orgânica após o processo de combustão, parte volatiliza e é transferido para a atmosfera e a outra parte é incorporada ao solo.

V - A matéria orgânica é mineralizada após a queima, com liberação rápida de nutrientes e produção de resíduos finos que podem ser percolados ou lixiviados rapidamente.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A variação de PH do solo é um outro efeito químico proporcionado pelo fogo. Alguns estudos mostram que a liberação de bases durante a combustão dos resíduos vegetais promove uma elevação do PH do solo. Quando a matéria orgânica é queimada, as substâncias nela contida são liberadas em forma de óxidos que são depositados como cinzas na superfície do solo. Estas cinzas, geralmente ricas em óxidos solúveis de bases, se transformam em carbonatos capazes de neutralizar a acidez do solo. Em fim, esses efeitos químicos que ocorrem no solo após o fogo tais como variações de PH, CTC, bem como os processos de mineralização e volatilização, são de grande importância e merecem um estudo mais aprofundado haja vista que os mesmos apresentam uma relação direta com a fertilidade do solo


ID
4912447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito de incêndios florestais, julgue o item subsequente.


O índice de Nesterov, utilizado para indicar a probabilidade de ocorrência de incêndio, tem como variáveis a temperatura e a umidade relativa do ar.

Alternativas
Comentários
  • G=∑(i=1( di *Ti))

    G = índice de Nesterov; d = deficit de saturação do ar em milibar; T = temperatura do ar em o C; n = número de dias sem chuva maior que 10,0 mm;


ID
4912450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito de incêndios florestais, julgue o item subsequente.


A construção de aceiros, faixas de vegetação removidas de áreas florestais, é, por si só, suficiente para deter a propagação do fogo em florestas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

    Os aceiros se definem como barreiras naturais ou construídas, limpas de vegetação, parcial ou completamente, de uma largura variável (em geral, de 5 a 20 metros), instaladas previamente ao incêndio. Além disso, ele pode ser produzido para auxiliar a ação de combate (acesso, ponto de ancoragem, etc.). Portanto, a abertura de aceiros é uma atividade de prevenção.

    Fonte: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/sejaumbrigadista.pdf


ID
4912453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito de incêndios florestais, julgue o item subsequente.


Após o combate aos incêndios em florestas é necessário realizar a operação de rescaldo para impedir os chamados incêndios de pontos, causados por fagulhas lançadas pela frente do fogo.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Rescaldo [Medida de segurança pós Combate] = ataque direto para apagar os vestígios de fogo da área queimada.


ID
4912456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A respeito de incêndios florestais, julgue o item subsequente.


Os incêndios florestais são uma das principais causas de erosão em regiões acidentadas, pois destroem a cobertura vegetal expondo a superfície do solo à força e a frequência dos pingos da chuva.

Alternativas

ID
4932394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O aumento demográfico, associado à abertura de novas fronteiras agrícolas, na maioria das vezes sem o devido planejamento ambiental, levou a alterações significativas dos ecossistemas naturais e, com isso, ao aumento da incidência de incêndios florestais, que têm sido apontados como um dos grandes fornecedores de gases do efeito estufa. Acerca de incêndios florestais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABA. D

    PODE HAVER DÚVIDA EM RELAÇÃO A LETRA E, PORÉM, QUEIMA CONTROLADA NÃO CHEGA A SER UM TIPO DE "INCÊNDIO FLORESTAL". SEGUNDO O IBAMA:

    Considera-se Queima Controlada o emprego do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropastoris ou florestais, e para fins de pesquisa científica e tecnológica, em áreas com limites físicos previamente definidos.

    De acordo com o Código Florestal, a queima controlada é permitida nas práticas de prevenção e combate aos incêndios e nas de agricultura de subsistência exercidas pelas populações tradicionais e indígenas


ID
4932463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

O aquecimento global é um dos maiores problemas ambientais que a humanidade enfrenta. Para tratar desse desafio, foi criado o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), por meio do qual poderão ser adotados projetos de reflorestamento e florestamento que visam remover CO2 da atmosfera e, com isso, gerar reduções certificadas de emissões ou créditos de carbono. As definições e modalidades para a inclusão das atividades de reflorestamento e florestamento no MDL foram estabelecidas na 9.ª Conferência das Partes, em Kyoto, no Japão. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABA. C

    PARA MAIS DETALHES, SEGUE O GUIA:

    https://cetesb.sp.gov.br/proclima/wp-content/uploads/sites/36/2014/05/guia_mdl_mct_2009.pdf