SóProvas


ID
1609699
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Enquanto o fogo pode ser definido como um fenômeno resultante da combinação de oxigênio com um combustível, liberando calor, luz e usualmente chama, a expressão incêndio florestal é utilizada para definir a ocorrência de todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. A respeito das causas, efeitos, prevenção e combate a incêndios florestais, julgue o próximo item.


Um incêndio florestal pode ser dividido em cabeça ou frente, base ou cauda e lados ou flancos. A cabeça é a parte que avança mais rapidamente, mas queima com intensidade intermediária; a cauda, situada em posição oposta à cabeça, queima com menor intensidade; e os flancos queimam com maior intensidade. Em uma operação de combate direto, os brigadistas devem atuar nos flancos, para maior segurança.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. 

     

    Não sei se consta mais erros, mas um é que não é necessariamento pelos flancos que se deve iniciar o combate ao incêndio. Só se deve quando os flancos avançam com relativa lentidão.

     

  • Flancos não queima com maior intensidade

  • Cabeça > avanço da propagação; > intensidade da queima; + difícil controle

    Flancos e Base < intensidade e mais fácil controle.

  • Gabarito: errado.

    Frente ou cabeça: é a parte do incêndio que se movimenta mais rápido. Um incêndio pode ter duas ou mais frentes e quando o vento muda de direção, os flancos ou a retaguarda podem se transformar em novas frentes.

    • Cauda ou retaguarda: é a parte do incêndio que se move mais lentamente, propagando-se contra o vento.

    • Flancos ou alas: são os dois lados do incêndio (esquerdo e direito), que devem ser determinados olhando-se da cauda em direção a cabeça.

    Ataque inicial ou primeiro ataque

    Essa fase também é conhecida com o termo “Impedir o avanço da frente principal do incêndio”, pois é a ação tomada com os recursos disponíveis para o primeiro combate ao incêndio.

    Corresponde à primeira ação de combate propriamente e, nela, deve-se proceder estritamente de acordo com o definido no reconhecimento.

    O normal e lógico é tratar, em primeiro lugar, de deter a frente de avanço que represente os maiores problemas (cabeça do incêndio).

    Fonte: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/servicos/sejaumbrigadista.pdf